Verso Áureo:
“E não por meio de sangue de bodes e bezerros, mas pelo Seu
próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas,
havendo obtido uma eterna redenção”.
(Hb 9:12).
INTRODUÇÃO DA LIÇÃO
Você já ouviu alguém confessar que O hol’Mehushkyah não completou na
cruz a obra de salvação? Os adventistas, por meio dos escritos de
sua [falsa] profetisa Ellen White, dizem que hol’Mehushkyah fez na
cruz, apenas parte da obra da redenção do pecador.
Afirmam que Ele ficou, desde Sua ascensão até 1844, no primeiro
compartimento do santuário celestial [Lugar Santo], quando então se
transferiu para o Santo dos Santos [Santíssimo – onde fica a
arca da Aliança e por
suposto, o Trono do ETERNO], para iniciar uma obra denominada "Juízo
lnvestigativo", que na verdade, seria a purificação daquele
santuário. Assim, fica claro que não crêem ter sido concluída na
cruz a obra de perdão de pecados e redenção do pecador.
NOTA:
Isto contradiz as Escrituras (frontalmente), pois lemos em Ap 3:21
que Ele esteve sentado ao lado do Pai desde a Sua ascensão... A não
ser que TAMBÉM o Pai (YAOHUH UL’HIM) tenha ficado do lado de fora do
Santíssimo, todo este tempo!
QUESTIONÁRIO
1. Segundo as Escrituras, O hol’Mehushkyah deixou ainda alguma
coisa por fazer, concernente a purificação de nossos pecados?
O hol’Mehushkyah realizou um único e definitivo sacrifício. Com Sua
morte expiou imediata e totalmente, os pecados dos crentes (Hb 7:27;
9: 11,12,28; 10: 10,12). Sha’ul disse "...Em quem temos a
redenção... ", Ele não falou no futuro e sim no presente!
(Ef 1:7; Cl 1:14).
2. Quando o crente efetivamente é purificado e tem seus pecados
cancelados?
Preenchidas as condições de arrependimento, na imersão pública em
nome de YAOHUSHUA (Não
e nome de um falsa “nome” – jesus) para remissão de pecados (At
2:38; 22:16). Neste momento seus pecados passados são cancelados (At
3:19). Leia Jo 3:18.
3. Após este processo, os pecados do crente ainda ficam, em
memória diante do CRIADOR, até um tempo determinado?
Hb 8:12; 10:3, 18, 18: "Ora, havendo remissão destes, não
há mais oferta
pelo pecado " e " ... jamais me lembrarei dos seus pecados e
das suas iniquidades. "
Segundo a ‘profetisa’ White, O ministério do sacerdote,
durante o ano todo, no primeiro compartimento do santuário, para
dentro do véu que formava a porta e separava o lugar Santo do pátio
externo, representa o ministério em que Cristo entrou, ao
ascender ao Céu. Era a obra do sacerdote no ministério
diário a fim de apresentar perante deus, o sangue da oferta pelo
pecado bem como o incenso que ascendia com as orações de Israel.
“Assim pleiteava Cristo com Seu sangue,
perante o Pai, em favor dos pecadores, apresentando também, com o
precioso aroma de Sua justiça, as orações dos crentes arrependidos.
Esta era a obra ministerial no primeiro compartimento do
santuário celeste.
(...) O sangue de Cristo, oferecido em favor dos crentes
arrependidos, assegurava-lhes perdão e aceitação perante o
Pai; contudo ainda
permaneciam seus pecados nos livros de registro”... O
Grande Conflito, pág 420.
"Assim Cristo apenas completara uma parte de Sua obra
como nosso intercessor perante
o Pai em favor dos pecadores." O Grande Conflito, pág
428.
Ora, se o crente é remido mediante a imersão e ETERNO não se
lembra mais de seus pecados, como explicar que o hol’Mehushkyah
seguiu oferecendo Seu sangue e que um juízo investigativo
segue no Céu desde 1844, relembrando os pecados?
Definitivamente, o hol’Mehushkyah não seguiu fazendo ofertas pelo
pecado por 1810 anos, pois na cruz, ofereceu num único e suficiente
sacrifício, o Seu sangue. Se, continuou havendo oferta pelo pecado
até 1844 e depois se abriram livros, para se examinar obras, o
ETERNO não se esqueceu dos pecados dos arrependidos (!?!).
"E não por meio de sangue de bodes e bezerros. mas pelo Seu próprio
sangue, entrou no
Santo dos Santos, uma vez por todas, havendo obtido uma
eterna redenção."
(Hb 9:12). Nada ficou para
depois!
4. A partir de quando todo o povo santo passou a ter acesso
diretamente ao ETERNO? Até quando o
caminho ao Pai estava fechado?
Quando O hol’Mehushkyah morreu, o véu que fazia separação entre o
Santo Lugar e o Santíssimo, no Templo, rasgou-se em dois, de alto a
baixo (Mt 27:50, 51). Isto significa que a partir de então estava
aberto o caminho (Hb
9:8) e todo o crente tem acesso ao Pai, por meio de nosso
Sumo-Sacerdote, Yaohushua... (Hb 6:19, 20; 10:19, 20). Hoje,
portanto, vivemos o sacerdócio de Melquisedeque/Molkhi’Tzaodóq; o
sacerdócio de todo o crente com o nosso Sumo Sacerdote, Yaohushua!
Embora os judaicos seguissem com os serviços, estava terminado na
cruz o sistema araônico; e agora hol’Mehushkyah entrara por nós,
além do véu; no Santo dos Santos, onde, ESTÁ assentado à destra do
ETERNO e por nós intercede (Hb 4:14-16).
Com Sua morte e ascensão hol’Mehushkyah já entrou imediatamente no
Santo dos Santos, no Céu. Não ficou num Santo Lugar, intermediário,
até 1844 (Ap 3:21) – a não ser que o Trono do Pai, TAMBÉM estava
fora!!!
5. Segundo as Escrituras, onde o hol’Mehushkyah entrou e
encontra-se após Sua ascensão?
Hol’Mehushkyah ficou à destra do Pai (Hb 9:24; 10:12; At 7:54, 55).
É absurda e contraditória a filosofia de White, ao querer que
hol’Mehushkyah tenha estado FORA do santíssimo, ou seja fora do
Trono do Pai: "O ministério do sacerdote, durante o ano todo, no
primeiro compartimento do santuário, para dentro do véu que formava
a porta e separava o lugar Santo do pátio externo, representa o
ministério em que Cristo entrou, ao ascender ao céu. Era a obra do
sacerdote no ministério diário, afim de apresentar perante deus o
sangue da oferta pelo pecado..." O Grande Conflito, pág
420.
A Escritura ENSINA: |
A IASD DIZ QUE: |
UMA só E ÚNICA OFERTA NA CRUZ |
O MESSIAS SEGUIU OFERTANDO SEU SANGUE |
REDENÇÃO COMPLETA NA CRUZ |
O PROCESSO SEGUE EM 1844 |
REMOÇÃO DE PECADOS IMEDIATA |
AGUARDA O JUÍZO INVESTIGATlVO |
CERTEZA DA SALVAÇÃO IMEDIATA |
DEPENDE DO JUÍZO INVESTIGATlVO |
ENTROU NO SANTO DOS SANTOS |
ENTROU NUM SANTO LUGAR |
PARA DENTRO DO SEGUNDO VÉU |
PARA DENTRO DO PRIMEIRO VÉU |
ASSENTOU-SE À DESTRA DO PAI |
FICOU NO SANTO COM O PAI |
SEMPRE NO SANTÍSSIMO COM O PAI |
O MESSIAS (E O PAI) FORA DO SANTíSSIMO ATÉ
1844 |
AGIU COMO SUMO SACERDOTE |
AGIU COMO SACERDOTE ATÉ 1844 |
REPETIMOS:
A Escritura é farta em passagens que diz que hol’Mehushkyah
sentou-se ao lado do Pai. Como o trono do ETERNO só pode estar no
Santíssimo (simbolizado pelo propiciatório da Arca da Aliança) e,
segundo esta doutrina apócrifa, hol’Mehushkyah só entrou no
Santíssimo em 22 de outubro de 1844 – o Yon Kipur judaico;
isto quer dizer que TAMBÉM o Pai só pode entrar em 1844???
OBS:
Até na data do Yon Kipur daquele ano, ela errou; pois, em vez de 22
de outubro, havia sido em 23 de setembro... Um erro de quase um mês,
atribuído ao Criador?!? Alegam a existência de um calendário Caraíta
(uma dissidência dos ortodoxos) à parte do judaísmo e que este seria
o calendário certo a ser usado; negado até mesmo pelos Caraítas...