Verso Áureo:
"E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos
mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos
profetas, teus servos, e aos santos, ...e o tempo de destruíres os
que destroem a terra .. " (Apocalipse 11:18)
INTRODUÇÃO DA LIÇÃO
Nossa esperança tem que estar fundamentada em algo realmente sólido,
assim como o fundamento da Igreja/Kehiláh.
Nossa casa tem que estar edificada na rocha, que é a Palavra do
CRIADOR, caso contrário sucumbiremos no dia final e não haverá
organização religiosa que nos sustente. Para onde vamos? Que nos
sucederá logo após a morte?
Muitos pensam num lugar intermediário, onde os santos ficam: o Seio
de Abrul'han. Baseiam-se na parábola do Rico e Lázaro. Outros já
acham que o cristão, logo após a morte, segue imediatamente para o
Céu. Qual será a verdade?
RECAPITULAÇÃO
Morada nos Céus não vem dos profetas nem dos apóstolos (Jo 13:36);
Chegado o tempo, as nações entregarão o poder a Cristo (Ap 11: 15);
Hol’Mehushkyah vai se assentar no trono de Dao’ud, em Yah’shua-oleym
(Mt 25:31; At 2:30);
A Pedra que feriu a estátua fica e enche toda a Terra (Dn 2:35,44).
QUESTIONÁRIO
1. O que ensina as Escrituras sobre o estado do homem após a
morte? Continuaria vivendo num mundo espiritual, paralelo ao nosso?
Após a morte o homem dorme um sono profundo, Não há consciência de
nada; absolutamente nada sabe do que se passa (I Ts 4:13; I Co
15:18-20; Ec 9:5,6,10; Sl 6:5; 17:15; 115:17; 146:4).
Melhor testemunho disto nos deu hol’Mehushkyah, ao afirmar que
Lázaro estava dormindo (Jo 11:11-14). Somente acordaremos por
ocasião da ressurreição (Jo 5:28,29; 6:39-44, 54). Cf. Hb 11:39-40.
2. Onde permanecem os mortos?
Quantas ressurreições estão previstas?
Os mortos dormem no pó da terra, até a ressurreição do último dia
(Dn 12:2; Jó 17:13; Sl 115:17; Ec 3:19,20; 12:7; Is 26: 19).
Estão previstas duas ressurreições: a primeira, para os santos, na
vinda de hol’Mehushkyah e a segunda, no fim do Milênio, quando os
ímpios ressuscitam para o juízo final (Ap 20:4-6,11-13).
3. Os heróis da fé (Hebreus 11) já estariam desfrutando das
promessas divinas?
O que se passa com eles atualmente? Existe um tempo determinado para
a entrega do galardão aos santos?
Já temos visto que todos os mortos dormem no pó da terra, logo
ninguém, mesmo os heróis da fé, pode estar desfrutando das promessas
divinas (Hb 11:39-40).
O hol’Mehushkyah afirmou que os justos ressuscitarão no último
dia (Sl 105:28,29; 6:39-44, 54; Ver I Co 15:22,23). O CRIADOR
tem em memória o testemunho dos santos e todos receberão, na
ressurreição, a promessa: a vida eterna (Lc 14: 14).
Não é verdade que os 144 mil ou outros santos já estejam com Cristo
reinando. Ninguém recebe adiantado (Hb 11:13, 39-40; Mt 19:27-29; Ap
11:18; 22: 12). Na vinda de hol’Mehushkyah ocorrerá a primeira
ressurreição, a dos santos, dando fim ao ajuntamento de tropas no
Armagedom e a guerra no Vale de Yaohu’shuafát, que se estendeu por
todo o planeta.
Ocorrerá então o ajuntamento dos santos – vivos e que presenciarão a
Volta de hol’Mehushkyah – nos ares, pelo arrebatamento, para o
encontro com Ele; a descida sobre o Monte das Oliveiras; a conversão
de Yaoshor’ul e a implantação do Reino Milenar na Terra, com o
hol’Mehushkyah no trono de Dao’ud.
4. E o seio de Abrul'han, de que fala a parábola de Lucas
16:19-31? Não é um lugar onde os salvos ficam até a vinda de
hol’Mehushkyah?
Primeiramente, é bom sabermos o que é uma parábola. É uma forma de
ilustração comparativa que visa esclarecer uma verdade qualquer. Nem
sempre usa de uma história verídica, nem tenta contar algo que deva
ser aceito como uma história real e sim um tipo de narrativa que nem
sempre ocorreu realmente. (Ver Enciclopédia de Escritura Teologia e
Filosofia, Vol. 5, pág. 57).
A parábola do rico e Lázaro, na verdade ilustra a situação dos
judaicos, ricos espiritualmente, por possuírem os oráculos divinos
(Rm 3:1; 9:4,5), mas duros de coração; e dos homens (das nações),
pobres, estranhos aos concertos da promessa e sempre na dependência
das migalhas (Ef. 2:11,12,19; Mt 8:8-12; 15:21-28; At 10:28). Estes,
todavia foram sensíveis na aceitação de hol’Mehushkyah e Sua Causa.
Na verdade, os que buscam entender literalmente a parábola, o fazem
para defender a imortalidade da alma, dogma de origem pagã,
introduzido na religião cristã apostatada (todo o cristianismo com
origens na ICAR). Analise e diga-nos quantas graves contradições
surgirão se você tentar literalizar a parábola.
5. E quanto a Enoque, Elias e Moisés? Não tiveram estes um
tratamento diferenciado?
Segundo as Escrituras, todos os homens devem morrer (Hb 9:27).
Enoque, bem como todos os demais santos, morreram (Hb 11:13, 32-34;
Jd 9). Elias, cerca de 10 anos depois de seu arrebatamento, enviou
uma carta a Yeorão (II Cr 21:12), rei de Yaohu’dah. Onde estava
Elias? No Céu? Quanto ao Monte da Transfiguração note as palavras de
hol’Mehushkyah ao descer do monte: ...Enquanto desciam do monte,
Yaohushua lhes ordenou: A ninguém conteis a visão, até que o
Filho do homem seja levantado dentre os mortos. Mt 17:9 (tiveram
uma visão).
6. Pense, se estes homens do CRIADOR já desfrutam da salvação,
como entender a passagem que diz ser hol’Mehushkyah "primícias entre
os mortos"?
Houve ressurreições de mortos antes e depois da ressurreição de
hol’Mehushkyah, todavia hol’Mehushkyah foi o único que reviveu
para a vida eterna. Os demais, todos morreram de novo.
(I Rs 17:22-24; II Rs 4:34,35; 13:20-21; Mt 9:25; Lc 7:12-15; Jo
11:43,44; Mt 27:52,53; Hb 11:35; At 9:40).
Por isso O hol’Mehushkyah é considerado primícias dos que dormem, ou
seja, o primeiro ressurreto que vive eternamente. Isto descarta a
possibilidade de haver outros, já ressurretos para a vida eterna. Os
que são de hol’Mehushkyah, reviverão na Sua vinda, (At 26:23; I Co
15:20-23; Fp 3:20-21).
...e serás bem-aventurado; porque eles não têm com que te retribuir;
pois retribuído te será na ressurreição dos justos.
Lucas 14:14
OBS:
Solicite mais informações sobre Enoque, Elias e Moisés...