Verso Áureo:
"A tua justiça é como os montes do ETERNO, os teus juízos são
como o abismo profundo. Tu, hol’Mehushkyah, preservas os homens e os
animais”. (Salmo 36:6).
INTRODUÇÃO DA LIÇÃO
Ao criar nosso planeta, o plano original do CRIADOR determinava que
este fosse habitado por homens que O servissem.
Os animais vieram para complementar a alegria dos homens e viverem
em plena harmonia. A rebelião de
lúcifer veio
transtornar, ainda que transitoriamente, a paz aqui reinante.
Como tudo tem um tempo, nestes seis mil anos de história o efeito do
pecado tem trazido muito sofrimento a todos os habitantes da Terra,
mas em breve tudo estará em seus devidos lugares e funcionando
exatamente conforme o projeto original de nosso sábio
Criador. Nada irá
alterar a vontade do ETERNO e o mal ficará para trás.
QUESTIONÁRIO
1. De acordo com a exposição de hol’Mehushkyah, na parábola do
Trigo e do Joio, para que tipo de semente foi preparado o campo e o
que aconteceu quando esta cresceu e frutificou?
O campo foi trabalhado para receber o trigo e não o joio,
todavia este apareceu mais tarde (Mt 13:24-26).
2. Como reagiram os servos do pai de família, diante do
surgimento do joio e quem semeou esta má semente?
Os servos do Pai de família (os anjos e não os homens), ao
constatarem o joio no meio do trigo, quiseram arrancá-lo, todavia
foram aconselhados, para assim, não prejudicar o trigo e aguardar o
tempo da colheita (Mt 13:30). Cf. Mt 7:16.
3. De acordo com a orientação de hol’Mehushkyah, como se
processará a colheita final?
Os ceifeiros devem primeiro, colher o joio, atá-lo em molhos para o
queimar e depois sim, ajuntar o trigo, no celeiro (Mt 13:30).
4. Qual é a real interpretação da parábola? Que definições você
conhece e por que muitos não conseguem entendê-la?
O entendimento da Palavra do CRIADOR é reservado aos que
verdadeiramente são sinceros. Não está ao alcance de todos (Mt
13:11-15; Pv 2:6,7). A razão dos religiosos não darem a verdadeira
explicação é porque eles não a aceitam como é, e assim ficam sem
chance da revelação do Espírito (Yaohushua), que é santo!
Esta parábola é muito profunda em seus objetivos e responde a muitas
de nossas indagações, revelando os planos do CRIADOR para o planeta
e à humanidade:
a)
Vs. 24 e 37: A pessoa que semeou a boa semente é o Filho do homem,
ou seja, hol’Mehushkyah. Ele é a Palavra, o
verbo. (Jo 1:1, 3, 10;
Sl 33:6; Cl 1:16; Hb 1:2; 11:3)
b)
Vs. 25-28, 38, 39: O campo: É o mundo, a Terra. Os homens
dormiram:
Houve um tempo em que Lúcifer tratou de promover sua rebelião e
conseguiu seduzir uma parte dos anjos (Ap 12:4, 7-11).
Aqui na Terra o homem não vigiou e pecou, desobedecendo a ordem
divina (Gn 3:1-6).
A boa semente, o trigo:
representa os filhos do reino, os justos. O joio: Os filhos
do maligno, os ímpios. O inimigo é que semeou o joio: É o
diabo que, fazendo o homem pecar, deu origem aos pecadores e ímpios
(Rm 5:12).
O CRIADOR providenciou a salvação, todavia, nem todos a aceitaram. O
Pai de família: O CRIADOR. Os servos do Pai de família,
que quiseram arrancar o joio: os anjos do CRIADOR (não o homem).
c)
Vs. 29,30,40-43: Ceifa. tempo
para arrancar o joio: O CRIADOR não permitiu que os anjos
arrancassem os ímpios da face da Terra, pois poderiam prejudicar aos
filhos do reino com tal destruição, e ademais, o campo não estava
pronto para a colheita. Ficou claro que a Terra não é o lugar de
habitação dos ímpios. A ceifa deve se dar no fim do mundo.
Os ceifeiros:
são os anjos que serão enviados pelo hol’Mehushkyah (Mt 24:31;
13:41, 49, 50) para arrancar o joio do campo, isto é, para destruir
os ímpios, queimando-os no fogo do Armagedom.
O campo é o reino
de hol’Mehushkyah: Com a colheita do joio (destruição dos
ímpios) a terra estará limpa. Os poucos sobreviventes dentre as
nações e os judaicos remanescentes (Is 24:6), servirão ao
hol’Mehushkyah e darão continuidade à espécie humana e aos povos.
Isto prova definitivamente que aqui é o Reino de hol’Mehushkyah e
que, portanto, aqui estará o Seu trono.
5. Na vinda de hol’Mehushkyah, os anjos virão na frente para uma
dupla missão:
Separar e destruir os ímpios (tirando-os do Seu Reino) e ajuntar o
trigo (os filhos do reino)
no celeiro. Em que ordem se dará estes eventos???
Diferentemente do que se tem pregado, os santos não serão removidos
da Terra (um tirado e outro fica – Mt 24:40-41), mas, estarão
divinamente protegidos e verão a destruição (tirados) dos ímpios (Ap
1:7). Na sequência, ou durante a destruição, aí sim, se dará o
arrebatamento, quando os santos serão reunidos nas nuvens
para recepcionar o hol’Mehushkyah que vem estabelecer o Seu Reino
terreal.
Numa grande lavoura, o celeiro não fica longe da plantação, mas num
lugar dentro da propriedade. Os santos, reunidos nos ares, não irão
para o Céu (Sl 115:16); descerão com o hol’Mehushkyah, na Palestina,
para a Sua entronização e permanecerão na Terra!
6. A que conclusão chegamos com a explicação da parábola?
A Terra é o Reino de hol’Mehushkyah e está ocupada pelos
filhos do reino (os
santos) e os filhos do maligno (os ímpios).
Os anjos, ao virem o estrago causado pelo pecado, quiseram vir e
destruir os ímpios, mas o CRIADOR mandou que esperassem o tempo da
colheita, ou seja, a consumação dos séculos [a Segunda Vinda – nas
Escrituras, não temos suporte para uma
terceira Vinda ou uma
segunda Vinda,
DIVIDIDA em duas fases; Hb 9:28]. A terra, portanto, é o lar dos
santos e não o lugar dos ímpios.
Estes serão desarraigados (Pv 2:21,22; Sl 11:6). Os justos não serão
removidos do planeta. Os anjos, como águias, consumirão
[tirarão] a todos os causadores de escândalo e de iniquidade que
estão atualmente contaminando o Reino.
Finalmente, os reinos serão entregues ao hol’Mehushkyah e Ele
ocupará o Seu trono. A Terra e a obra da criação do CRIADOR
seguirão, conforme os Seus planos.
Respondeu-lhes ele: Toda planta que meu
Pai celestial não plantou será arrancada.
Mateus 15:13.