Verso Áureo:
"Porque não me envergonho do Evangelho de hol’Mehushkyah, pois é
o poder do CRIADOR para salvação de todo aquele que crê:
primeiro do judaico, e também do grego." (Rm 1:16).
NOTA:
porque Sha’ul falava
ora do grego e ora do gentio? Porque ele fazia esta diferença?
Gregos ou Gentios, não seriam a mesma coisa?
INTRODUÇÃO DA LIÇÃO
Vimos no estudo anterior que, a princípio, a salvação foi pregada
com exclusividade à Casa de Yaoshor’ul (os gentios – Cristo era um
gentio de criação, segundo Yahshua’yaohuh 9:1). Jo 1:31; Mt 15:24;
10:5, 6. E, mesmo após a morte de hol’Mehushkyah, o evangelho seguiu
por mais três anos e meio sendo pregado aos judaicos, completando
assim as 70 semanas... Depois disto, abriu-se espaço aos demais
homens, das nações. Na verdade, a este povo foi dado o privilégio de
representar o CRIADOR e Seu reino e levar a luz; o conhecimento da
verdade a todas as
nações. Yaoshor’ul falhou e hol’Mehushkyah permitiu que a Verdade
fosse levada a outro povo, até um tempo determinado. (Rm 11:25).
Quanto aos 144 mil, algumas correntes religiosas afirmam que este
número de escolhidos também envolve os homens (das nações)
convertidos; outras dizem que o período de assinalamento ainda é
futuro. Qual é a verdade a respeito?
QUESTIONÁRIO
1. Como tem sido definido os 144 mil, pelos dispensacionalistas e
pelos defensores da Torre de Vigia?
Acreditando que o anticristo assumirá o comando do governo do
planeta, após um suposto rapto secreto da “igreja”’ e a retirada do
deus “espírito santo”, os dispensacionalistas afirmam que se
levantarão 144 mil, dentre os atuais yaoshorul’itas e que estes se
tornarão poderosos pregadores e haverá um trabalho de evangelismo
como nunca houve antes.
Já a Torre de Vigia, defende que os 144 mil, pequeno rebanho
ou congregação-igreja de jeová, é uma classe de pessoas cujo
assinalamento começou no Pentecostes, mas que ainda hoje existem
alguns lugares disponíveis. Parte desta elite já está no Céu, de
onde, governa os súditos, a grande multidão, que ficou na
Terra. Ensina que a vinda ou presença de jesus já é real
desde 1914, época em que começou a reinar desde os céus quando teria
ocorrido a ressurreição espiritual ou celestial dos 144 mil
selados (mesmo estando incompletos). Os que vão morrendo,
ressuscitam espiritualmente e vão imediatamente ao Céu, juntar-se
aos demais. (Estudo Perspicaz das Escrituras, vol 3, Págs. 432,433).
2. Escriturísticamente, qual era a situação do povo não-judaico
(gregos, na Escritura), em relação ao CRIADOR e Seu povo?
Os “demais” estavam separados do povo do CRIADOR (Ef 2:11-14). Eram
considerados imundos e não havia um bom relacionamento com eles (At
10: 28; 11: 3,18; Jo 18: 28; Mt 8: 8,10). De Yaohu’dah era tudo: os
oráculos divinos (as Escrituras), o culto, os concertos, a lei, as
promessas e o próprio hol’Mehushkyah (Rm 3:1; 9:2-5).
3. Que promessas tinham os demais e desde quando cresceu sua
participação entre o povo do CRIADOR?
O CRIADOR queria que os homens das nações servissem-No e recebessem,
igualmente, as promessas dadas a Yaoshor’ul (Is 55:35; 56:3, 6,7).
Sua participação, nos dias do AT, era muito modesta e limitava-se
aos poucos prosélitos incorporados a Yaoshor’ul.
O judaísmo, nos dias de hol’Mehushkyah estava decadente; falhou em
sua missão sacerdotal, fazendo-se necessário uma reorganização.
Hol’Mehushkyah, com Sua morte, restabeleceu o Pacto (a Renovada
Aliança) e reergueu o Tabernáculo de Dao’ud, abrindo espaço às
nações (At 15:7,14-17; Am 9:11,12; Rm 9:25; Jo 10:16). Ao
mostrarem-se hostis ao hol’Mehushkyah e à Sua mensagem, os judaicos
estavam rejeitando a Pedra Angular; abriram mão de sua exclusividade
como arautos da mensagem do CRIADOR, compartilhando o sacerdócio com
outros povos (Mt 21:40-43; I Pe 2:7-10; At 13:46).
4. A quem, primeiramente, foi dirigida a pregação do Evangelho?
Era imprescindível, conforme já estudamos, que o pacto fosse
renovado com o povo de
Dayan’ul. A mensagem de hol’Mehushkyah, realmente foi anunciada a
Yaoshor’ul (Mt 10:5, 6; 15:22-28; Lc 24:47; At 3:26; Rm 1:16 e 2:9,
10) e os que aceitaram a fé iam multiplicando-se (At 2:41, 47; 4:4;
5:4; 6:1,7; 9:31). O número de 144 mil yaoshorul’itas teria que
ser alcançado, antes do ingresso da
grande multidão.
Cornélio marcou o início da grande
multidão na
Igreja/Kehiláh.
Distinção entre os dois grupos. |
OS 144 MIL |
A GRANDE MULTIDÃO |
a) São yaoshorul’itas naturais; |
a) É de todas as nações; |
b) Podiam ser contados; |
b) É incontável; |
c) São um número fixo; |
c) É um número ilimitado; |
d) Assinalados em tempos de paz; |
d) Salvos em qualquer tempo; |
e) São primícias; |
e) Salvos após os 144 mil; |
f) São virgens |
f) Contém povos vindos do paganismo. |
EXPLICANDO:
a)
Existem contrastes entre os dois grupos (Ap 7:1-15; 14:1-5). Isto é
bom, pois não admite confusão ou mistura de seus participantes.
b/c)
Os 144 mil representam um número limitado de yaoshorul’itas
naturais; a grande
multidão é incontável
e é formada por pessoas de todas as nações da Terra.
d)
Os 144 mil foram recrutados em um tempo de paz (os quatro ventos
estavam retidos, pelos quatro anjos - Ap 7:1-3; At 9:31). A
grande
multidão, não! Esta tem-se formado em todos os tempos; de paz
ou de guerra.
e)
Os 144 mil são primícias (assim como o hol’Mehushkyah), ou seja,
primeiros frutos. São formados dos primeiros yaoshorul’itas
convertidos (judaicos que se tornaram cristãos), na era apostólica
(Ap 14:4). Não é possível considerar-se primícias, os crentes
de nossos dias.
f)
Os 144 mil não se contaminaram com mulheres; são virgens (Ap 14:4),
isto é, nunca fizeram parte de organizações religiosas, fora do
judaísmo. Mulher, na Escritura, pode significar religião ou
Igreja; verdadeira ou falsa (II Co 11:2; Ap 12:1,2,6; 17:1-6). Os
demais, mesmo convertidos, vieram de religiões pagãs, eram
contaminados e não se ajustam aos requisitos dos 144 mil.
OBS:
Na ressurreição dos salvos, virão os 144 mil juntamente com a grande
multidão (salvos de todos os tempos) para recepcionarem os salvos,
vivos, logo após o toque da Sétima trombeta!
5. Por que não se pode colocar “gregos” convertidos entre os
cento e quarenta e quatro mil ou confundi-los com os yaoshorul’itas
espirituais?
Dizer que os 144 mil são yaoshorul’itas espirituais (“gregos”
convertidos) é o mesmo que destruir as muitas diferenças que os
caracterizam como dois grupos distintos (Ap 7:4, 9). Portanto, esta
conotação de “igreja gentílica” ou Yaoshor’ul Espiritual é mais uma
doutrina de homens para desvirtuar a Verdade e descaracterizar o
sacrifício de hol’Mehushkyah (dizendo que ELE errou na
escolha do Seu povo e teve que dar um “jeitinho” para não ficar sem
povo!). Principalmente o fato de os demais terem origens em diversas
religiões advindas do paganismo (a trindade - pagã - é a principal
característica destas denominações que se dizem cristãs; seguido
pela crença na imortalidade da alma - Is 4:1). Todas as vezes que
aparecem gentios e judaicos lado a lado, temos que entender
literalmente, ou seja, judaicos (das tribos do sul) e gentios
naturais (yaoshorul’itas provenientes das dez tribos do norte –
Yaoshor’ul ou Efraim). Veja nestas passagens, que judaico é judaico
e gentio, é gentio. (At 13:45, 46; Rm 1:16; 2:9; Gl 3:28).
OBS:
Estes 144 mil serão reinos e sacerdotes (Ap 5:10; 20:6) que pregarão
o evangelho, durante o reinado Messiânico terreal, até que venha o
fim (Mt 24:14), após o milênio (Is 66:19, 21). Sha’ul é conhecido
como o apóstolo dos gentios porque foi cumprir – dentro das nações –
a missão dada a ele, por Cristo, de resgatar os gentios (Casa de
Yaoshor’ul – Mt 10:6; 15:24 cf Is 9:1).