Verso Áureo:
"Setenta semanas estão determinadas sobre
o teu povo e sobre a tua santa cidade, para extinguir a
transgressão, e dar fim aos pecados, e expiar a iniquidade, e trazer
a justiça eterna... " (Dayan’ul 9:24).
INTRODUÇÃO DA LIÇÃO
As setenta semanas proféticas de Dayan’ul determinou a vinda de
hol’Mehushkyah e Seu sacrifício expiatório, que deu fim ao antigo
sistema araônico de purificação dos pecados.
Dali por diante, embora os judaicos seguissem o serviço do templo,
já nenhum valor mais tinha aquele sacerdócio (Mt 27:51).
Hol’Mehushkyah foi o Cordeiro que tira o pecado do mundo!
QUESTIONÁRIO
1. É certo tomar como ponto de partida o ano 457 a.Y. como início
das setenta semanas? E as 2300 tardes e manhãs: podem igualmente ser
interpretadas por 2300 anos literais e ter seu início na mesma época
das setenta semanas?
Segundo Dayan’ul 9:25, sete semanas, e sessenta e duas semanas estão
determinadas, a partir da saída da ordem para restaurar e edificar a
Yah’shua-oleym.
Completadas as 69 semanas, então o hol’Mehushkyah é tirado, fazendo
assim cessar o sistema de expiação por sangue de animais.
As 2300 tardes e manhãs representam 2.300 dias literais e cumprem-se
dentro dos 2.520 dias da última semana, das 70 de Dayan’ul
9... 2.300 dias correspondem aos dias em que houve a pregação do
evangelho (ministério terrestre de hol’Mehushkyah), sendo que na
metade da semana ocorreu a Sua morte e no fim da semana - com a
morte de Estevão – acaba as semanas e o correspondente tempo dado
aos judaicos para que mudassem o seu proceder em relação ao CRIADOR.
Releia o verso áureo!
Querer desvincular o capítulo 8 do cap 9 de Dayan’ul porque entre
eles existem um lapso de 15 anos é não dar atenção ao contexto
maior... O capítulo 8 termina com a confissão do profeta de que não
entendera a visão e o capítulo 9 começa com uma intensa oração de
Dayan’ul sobre o tempo dado ao seu povo estando ainda a orar, veio a
ordem do CRIADOR ao anjo para que explique a visão. Que visão, se
até este momento do cap. 9 não HOUVE visão alguma? A visão que ele,
Dayan’ul na entendera!!! Agora o anjo vem com mais detalhes e
explica que este tempo seria o tempo dado aos judaicos para se
converterem das suas iniquidades (vs 24-27).
OBS:
Atribuir as 2.300 tardes... à Etíoco Epifânio também é uma
incoerência pois mesmo que se esforce, este não profanou o templo
por 1.150 dias como querem; além de que o capítulo 11 de Dayan’ul
tem uma porção dedicada à este governo...
Também nada tem com 2.300 anos, pois para chegarmos a anos
teríamos que aplicar duas
transformações (interpretação) proféticas à uma mesma profecia: a
primeira para dias e a segunda, TRANSFORMAR este resultado em
anos... Portanto, também derruba-se o ano de 1844 como sendo o seu
fim e consequentemente também derruba o Juízo Investigativo, como
crêem os que aceitam o ano de 1844 (IASD).
Solicite mais informações sobre as 2.300 tardes...
2. Como entendiam os reformadores protestantes a questão do
Anticristo? Que pensavam eles do líder da religião romana?
John Wyclif: "Por que é necessário procurar por outro anticristo? No
capítulo sétimo de Dayan’ul o anticristo é forçosamente descrito
como sendo uma ponta se levantando no tempo do quarto reino" (Froom,
vol. 2 pag. 55).
Lutero (1483-1546): "Nós aqui temos a convicção de que o papado é o
lugar do verdadeiro e real anticristo ... pessoalmente declaro que
devo ao papa nada mais que uma obediência ao anticristo". (Idem,
pago 256).
Em seu livro "No Cativeiro Babilônico da igreja", ele disse
do papado: "nada mais que o reino de Babilônia e do verdadeiro
anticristo".
Melanchthon (1497-1560): " ...é mais manifesto e, na verdade, sem
qualquer dúvida, que o pontífice romano com toda sua ordem e reino é
o verdadeiro anticristo.".
OBS:
As Escrituras nos apontam para o Anticristo e para os anticristos
que são poderes, ao longo das eras que estiveram, estão ou estarão a
serviço do Anticristo!
3. Porque os dispensacionalistas acreditam que a 70º semana está
separada da 69º e que esta se cumprirá no fim dos tempos?
Conforme exposto na lição anterior, a idéia da vinda de
hol’Mehushkyah em duas fases, não era conhecida antes do início do
século 19. “Teólogos” da época concluíram que o período entre as
duas fases era de sete anos e que a profecia de Dayan’ul 9:24-27
forneceria subsídios para sustentação da doutrina. Para isto,
“provam” que o UNGIDO não é Cristo, mas sim o PRÍNCIPE que há de
vir (o Imperador Romano)!
4. Que eventos estão previstos para os sete anos?
De acordo com o dispensacionalista N. Lawrence Olson, após o “rapto
da igreja”, o governador do mundo, o anticristo, fará um acordo de
sete anos com o povo judaico. Todavia, no meio da semana, ou seja,
após três anos e meio, romperá o pacto que permitiu o
restabelecimento da religião judaica e a reconstrução do templo
(para poderem voltar a sacrificar e assim aguardarem a PRIMEIRA
vinda do seu messias), no lugar onde está a Mesquita d’Omar.
Colocará no Santo dos Santos a abominação desoladora (Dn
9:27; Mt 24:15), que pode ser sua própria imagem e exigirá adoração
(Ap 13:15). Assim, esta segunda metade da semana, de 1260 dias
literais, será a Grande Tribulação e afetará o povo judaico.
OBS:
Na realidade a Grande Tribulação correspondem ao período das Sete
últimas pragas...
Alguns destes, também, identificam o filho varão da mulher do
cap 12 de Apocalipse como sendo o remanescente fiel de Yaoshor’ul,
os 144 mil.
No fim dos sete anos e da Grande Tribulação, as nações, aliadas ao
anticristo, reunir-se-ão contra Yah’shua-oleym e aí então serão
derrotados por Cristo, em Sua vinda (2º fase, ou terceira vinda
com uma consequente 4º vinda após o milênio!) com os santos. (O
Plano Divino através dos Séculos, pág 125-129).
5. Qual é a verdade sobre as setenta semanas? Podemos desmembrar
destas a última semana?
Dayan’ul falou de um período de setenta semanas que determinariam a
vinda de hol’Mehushkyah. Este tempo mede 490 anos; teria início do
ano 457 a.Y. e não poderia ser aumentado. São 70 semanas sequenciais;
ininterruptas. Abrir um parêntesis entre a 69ª e a 70ª é uma
manipulação da profecia para ajustá-la aos reclamos do
dispensacionalismo. Se for permitida esta manobra, o que impediria
alguém de colocar outro intervalo em qualquer outro ponto das 70
semanas uma vez que ali temos citadas algumas outras porções, da
mesma?
OBS:
Durante o ministério de hol’Mehushkyah, Ele referiu-se à este tempo
dado ao judaicos em suas colocações quando, por exemplo, ao dizer à
Kafos sobre o perdão; 70 vezes 7 (os 490 anos dado aos judaicos para
se penitenciarem e obterem o perdão); ao enviar em missão 70
discípulos somente à Casa de Yaoshor’ul (os VERDADEIROS gentios); ao
falar com a mulher sírio-fenícia, etc.
Na plenitude dos tempos - desta profecia – o ETERNO envia o Seu
Filho para cumprir a Sua promessa de perdão (Lc 4:19); porém estes
rejeitaram-no e no fim
dos tempos (da profecia) selaram o seu destino, com a morte de
Esteban... Abrindo espaço para os demais, das nações; mas isto até
que se completem o tempo dado aos gentios (os descendentes –
perdidos – das 10 Tribos do Norte; Is 9:1). Cf. Rm 11:25.
Pense:
Seria correto dizer que de São Paulo a Brasília tem 50 quilômetros?
Sim, se seguir o método futurista: Você roda 45 Km e desliga o
velocímetro e ao se aproximar de Brasília, o liga-o de novo e aí
totalizará os 50 km... Uma solução simples, não é?