Verso Áureo:
"Ele, porém, respondendo, disse: Toda a planta que meu Pai
celestial não plantou, será arrancada. " (Mt 15:13).
INTRODUÇÃO DA LIÇÃO
Com a febre do rapto secreto implantada a partir do início do século
19, a idéia de um estágio no Céu assumiu grandes proporções, a
ponto de, com raras exceções, todos os cristãos acreditarem em uma
vida celestial. Quem vai querer ficar aqui nesta terra? É uma das
muitas perguntas, cuja resposta é sempre negativa. Ninguém está
interessado em ficar na Terra. De onde, no entanto, surgiu a
doutrina de que o homem que servir ao CRIADOR vai para o Céu? E,
quando O hol’Mehushkyah vier, um será levado e outro deixado:
quem é quem nesta história?
QUESTIONÁRIO
1. Os discípulos de hol’Mehushkyah tinham a fé de uma morada no
Céu?
Os judaicos, em geral, esperavam a vinda de hol’Mehushkyah, que os
livrasse de seus inimigos e assumisse o trono em Yah’shua-oleym (Lc
19:11,12; 24:21; 1:69-71; Jo 6:15; At 1:6-8). Em nenhum momento
pensavam em um reino no Céu; esta idéia era tão estranha à eles que
quando, por diversas vezes, o hol’Mehushkyah preanunciava a Sua
morte, não entendiam o que Ele queria dizer... Hoje, nós, com nossas
mentes pré-concebidas, ao lermos tais passagens, pensamos, cá com os
nossos botões: Como eram ingênuos!!! Observe as questões a seguir:
2. Ao informar aos judaicos incrédulos da Sua ida para um lugar
onde não poderiam seguí-Lo, a que conclusão chegaram?
Isto os intrigou e perguntaram entre si: "...Para onde irá este,
que o não acharemos? Irá porventura para os dispersos entre os
gregos?" Ver João 7:33-36. Numa outra abordagem
hol’Mehushkyah repetiu-lhes o assunto (Jo 8:21-23) e desta vez,
pensaram que Ele queria se matar. O hol’Mehushkyah, porém
disse-lhes: "Vós sois de baixo”.
NOTA:
Observe aqui que eles criam que o hol’Mehushkyah iria resgatar os
dispersos (gentios – os yaoshorul’itas espalhados por entre as
nações) entre os gregos...
3. Aos judaicos incrédulos, era-lhes impossível seguir
hol’Mehushkyah ao Céu. Será que a situação com os apóstolos era
diferente?
Igualmente, os discípulos desconheciam a possibilidade de uma ida ao
Céu e quando hol’Mehushkyah repetiu-lhes a mesma Palavra, ou seja,
que não podiam segui-Lo, ficaram imaginando coisas.
Pedro/Kafos intrigado indaga: "Mestre/Maoro’eh; para onde vais?".
Eles não faziam a menor idéia; nem sequer cogitavam em numa ida
aos Céus! (Jo 13:33-38). A tristeza que abateu os discípulos,
portanto, não era por não poderem ir ao Céu, mas por terem
que se separar da companhia de hol’Mehushkyah. Kafos estava disposto
até a morrer, para que isto não acontecesse!
4. Para confortar Seus servos e conscientizá-los de que a
separação era uma condição necessária e provisória, o que lhes
prometeu o Mestre/Maoro’eh?
Preparar-lhes lugar e depois voltar para estar com eles (uma
analogia ao sistema judaico de casamento onde o noivo contraia
núpcias e volta para a casa dos seus pais; prepara-se para assumir
uma vida à dois e então volta para a sua noiva). Durante este
período, eles seriam confortados pela presença do santo Espírito
(presença do Pai ou de hol’Mehushkyah, em espírito – Jo 14:23) e se
ocupariam em testemunhar do Evangelho do Reino para todas as nações;
até a implantação do Reino - presença física de hol’Mehushkyah (Jo
14:3, 16-18; At 1:6-8).
A cidade celestial (com os seus "lugares") virá para cá, depois do
Milênio e da restauração da Terra (Ap 21: 1-4). Aí sim, O ETERNO
habitará com os homens...
OBS:
Os que crêem em um estágio nos céus não conseguem explicar Ap 21:1-3
que diz que SÓ então o ETERNO vem habitar com os homens... Quer
dizer que todo o tempo (sete anos ou mil anos) que estiveram nos
céus não desfrutaram da presença do ETERNO?
5. Tem sido dito aos crentes que muitos ficarão aqui na vinda de
hol’Mehushkyah e que isto não é bom. Que passagens são usadas para
se provar isto?
Mateus 24:40, 41 e Lucas 17:34-36. Os textos falam que, nesta
ocasião, uns serão levados e outros deixados.
6. De acordo com a hermenêutica, o que somos recomendados a fazer
ao estudarmos a Palavra? Que importante revelação hol’Mehushkyah
deixou-nos?
Embora os “teólogos” sejam unânimes em dizer que não se pode isolar
um verso do contexto e forçá-lo a dizer outra coisa, esta prática é
muito comum, até entre os que ensinam isto...
O capítulo 14 de João/Yao'khanan é um exemplo usado e mal
interpretado. Na frase que diz "...Na casa de Meu Pai há muitas
moradas; vou preparar-vos lugar", ignoram que todo o contexto,
desde o final do capítulo 13, trata de uma separação e da tristeza
dos discípulos e não de uma ida aos Céus.
OBS:
Realmente na casa do Pai do nosso hol’Mehushkyah, existem muitas
moradas e quando a Terra estiver completamente livre da ação do
pecado - após o milênio terreal - estas moradas serão o nosso
galardão, pois elas virão até nós para substituir a
Yah’shua-oleym terrena (Ap 21:1-3).
Analisando fielmente Mateus 24:38-41, vamos constatar que
hol’Mehushkyah não disse que os justos serão levados da terra. Muito
pelo contrário; Ele afirmou que, como foi nos dias de Noé,
será também na Sua vinda. Nos dias de Noé, quem foi levado? Quem foi
levado ou destruído pelas águas do dilúvio? O justo ou o ímpio? Se
nós concordarmos com hol’Mehushkyah, vamos entender que os ímpios
é que serão levados ou destruídos! Os justos ficam!
7. Se tratando dos salvos, os justos, as Escrituras mencionam que
estes serão retirados da terra? Quem será desarraigado daqui?
Vários textos bíblicos alertam-nos de que os ímpios serão
desarraigados da Terra (Sl 52:5,6; 10:16-18; 37:9,10,
20,35,36,39,40) mas, os santos aqui permanecerão (Pv 2:21,22; Sl
91:7- 10).
Está correto, pois nós somos os filhos do reino e o reino é
nosso. Quem tem que sair daqui é o joio, que não é planta do
CRIADOR; esta tem de ser arrancada: "Ele, porém, respondendo,
disse: Toda a planta que meu Pai celestial não plantou, será
arrancada." (Mt 15:13).
O ETERNO deu a Terra aos filhos dos homens e não o Céu, pois este é
o Seu trono (Sl 115:15,16; Mt 5:5; At 7:49).
8. Sabemos que da destruição advinda do Armagedom, juízo do
CRIADOR sobre reis e nações, poucos homens restarão (Is 24:6). O que
ocorrerá aos demais?
Na parábola do trigo e do joio, este tempo foi chamado de
ceifa (Mt 13:30).
É o grande momento de separar-se o joio do trigo; os filhos do
maligno, dos filhos do Reino.
Este trabalho compete aos anjos de hol’Mehushkyah, que virão na
frente e alcançarão como águias, os ímpios (Mt 13:40-42, 49, 50;
24:28; Lc 17:37). Estes serão colhidos, juntados em molhos,
queimados e destruídos.
OBS:
Isto acontece para dar fim ao Armagedom e preparar a Volta de
hol’Mehushkyah!
Na sequência o trigo, os salvos vivos e transformados, serão
juntados pelos anjos nas nuvens, para o encontro com o
hol’Mehushkyah nos ares e serem levados até Yah’shua-oleym, em
Yaoshor’ul – a Terra Prometida! (Mt 24: 31; I Ts 4: 17) para
assistirem a posse do Grande Rei, juntamente com os salvos
ressurretos de todos os tempos!
Conclusão:
Em quem crer: No hol’Mehushkyah e nas Escrituras, que provam aqui
ser a habitação dos justos ou no pensamento pagão (diga-se
evangélicos) que promete o Céu do ETERNO aos seus adeptos? Alinhe-se
à fé dos apóstolos e profetas e saia da Babilônia! Ap 18:4.
OBS:
Mateus/Man'yaohu 25 fala-nos do julgamento dos homens santos
e dos ímpios. Ao primeiro (nós) lemos:
34
Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos
de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde
a fundação do mundo; Aqui não diz que o Reino é nos Céus! Já
para o segundo grupo (eles), também lemos:
41
Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos
de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus
anjos; Também não diz que este fogo fica no Inferno! Quanto à
palavra eterno, convém lembrar que aqui apenas temos uma
referencia de procedência - procede do CRIADOR (Judas 7). E
complementa: 46 E irão eles para o castigo eterno, mas os
justos para a vida eterna. Amnao!
E então, ainda quer ser levado?