Verso Áureo:
"Os céus são os céus do ETERNO; mas a terra deu-a, Ele, aos
filhos dos homens. " (Salmo 115:16)
INTRODUÇÃO DA LIÇÃO
A maior ansiedade dos religiosos, ou pelo menos da grande maioria, é
um dia ser trasladado ao Céu, onde o ETERNO habita e tem Seu trono;
e lá passar algum tempo ou mesmo a eternidade.
Seria isto possível? Haveria algum respaldo bíblico a sustentar esta
teoria?
Muitos acham que sim, e valem-se de certas passagens escriturísticas
para se apoiarem. No entanto, é necessário que se examine tais
textos com muito temor e cuidado. Não se toma um versículo isolado
de seu contexto.
A interpretação correta das Escrituras é aquela em que os versículos
harmonizam-se com a inspiração de todo o capítulo ou assunto
tratado.
ATIVANDO NOSSA MEMÓRIA
De onde, na verdade, procede a idéia de morar por algum tempo ou
eternamente no Céu, já que isto não vem dos santos apóstolos e
profetas?
A história fala-nos dos homens, denominados filósofos, que criaram
ou introduziram na religião romana papal, a idéia de se morar no
Céu. O povo de Yaoshor’ul nunca creu nisto.
Bertrand Russel
em "História da Filosofia Ocidental" diz: "O Deão Inge*, em
seu valioso livro sobre Plotino, ressalta acertadamente, o que o
cristianismo lhe deve: o platonismo - diz ele - é
parte da estrutura vital da teologia cristã, com a qual nenhuma
outra filosofia, ouso dizê-lo, poderia funcionar sem atritos. Há,
diz, uma extrema impossibilidade de extirpar-se o platonismo do
cristianismo, sem o que o cristianismo se faça em pedaços".
Assinala, portanto, que Agostinho refere-se ao sistema de Platão
como o "mais puro e brilhante de toda a filosofia".
*Agostinho
é tido como um dos maiores mestres da religião papal.
Recomendamos que se pesquise o assunto de morada no Céu e
imortalidade da alma em obras que versem sobre as idéias dos antigos
filósofos gregos. Muitas surpresas advirão!
QUESTIONÁRIO
1. Qual era a esperança de Yaoshor’ul e dos apóstolos quanto à
vinda de hol’Me-hushkyah?
Em nenhum momento os apóstolos e demais yaoshorul’itas manifestaram
crença em um reino ou morada no Céu com o hol’Mehushkyah:
Lucas 1:67-75
- Uma libertação literal dos inimigos e uma era de paz.
Lucas 24:21
- Desapontados, pois esperavam já o reino messiânico.
Lucas 19: 11; João 6:14
- Achavam que o reino seria implantado imediatamente.
Atos 1:6-8
- Hol’Mehushkyah declara a missão da Igreja/Kehiláh, antes de
estabelecer o Reino.
2. Podemos encontrar nas Escrituras, vestígios da intenção de
morar ou alcançar o Céu?
A primeira intenção de que temos notícia, foi a dos seguidores de
Nimrode (neto de cam –
Gn 9:20-25*), em Babel, na terra de Sinear (Região entre os
rios Tigre e Eufrates, mais tarde denominada Babilônia).
Nota:
Ver ou Conhecer, nas Escrituras denota relação
sexual... De Cam surgiu os homossexuais de Sodoma e Gomorra e em Ap
22:15 vemos o seu fim... [cães – filhos de Cã ou sodomitas:
GLS/LGBT; uma doença hormonal].
Eles elaboraram um projeto de edificar uma cidade com uma torre que
tocasse os céus. O CRIADOR não aprovou tal arrogância e
confundiu-lhes as línguas, paralisando a obra (Gn 10:8-10; 11:1-8).
Tal qual a idolatria e seu culto ao deus-sol, a teoria de uma ida
ao Céu, também tem suas raízes em Babilônia.
3. Que personagem planejava não só subir ao Céu, bem como lá
estabelecer seu trono e tornar-se semelhante ao Altíssimo?
Satanás teve este plano e daí pode ter saído a inspiração para os
pagãos inventarem uma recompensa totalmente estranha às promessas
das Escrituras (Is 14:13,14).
4. Que lugar, segundo as Escrituras, é destinado aos homens
justos?
Os mansos herdarão a Terra e os ímpios dela serão desarraigados (Mt
5:5; Sl 37:3, 9-11, 18-20, 22, 29, 34; 10:16; 52:5; Pv 2:21,22;
10:30).
Na vinda de hol’Mehushkyah, os habitantes dentre os homens que
sobreviverem à grande destruição, converter-se-ão e buscarão ao
hol’Mehushkyah. As promessas a Abrul'han implicam num reino aqui na
terra (Rm 4:13; Gn 12:1-3,7; 13:14-17) e é isto que os homens
convertidos, igualmente herdarão (Gl 3:29).
5. Afinal, o que vem a ser o Céu?
O Céu é o trono do ETERNO (At 7:49; ls 66:1; Sl 11:4; Hb 12:2). O
hol’Mehushkyah o confirma, proibindo juramento (Mt 5:34,35) e
revelando, inclusive, que Yah’shua-oleym terrena é a cidade do
grande Rei. Vemos aí a arrogância dos homens!
6. Não disse hol’Mehushkyah em Jo 14:2,3 que, na Casa do Pai
havia muitas moradas, e que os salvos seriam trasladados para lá?
Na verdade, hol’Mehushkyah disse que na Casa do Pai havia sim,
muitas moradas e que Ele tinha que lá comparecer, mas não disse que
iríamos para lá para recebê-las. Se nós entendemos que estas moradas
referem-se à santa Yah’shua-oleym Celestial, convém examinar
Apocalipse 21:1-4.
Aqui constatamos que esta cidade vai descer do Céu depois do
Milênio; depois que a Terra estiver totalmente renovada!
Notaremos, inclusive, que nela não há homens. Sim, depois que descer
é que será a habitação do CRIADOR com os homens.
Jo 14, na verdade, é uma continuação do capítulo 13, onde o
hol’Mehushkyah dialogava com os Seus discípulos sobre a Sua
separação, deles. Este diálogo os entristeceu e hol’Mehushkyah
alentava-os, instando-os a seguirem firmes; que não estariam órfãos
e que Ele voltaria para estar novamente com eles, primeiro em
espírito onipresente (consolando
- Mt 18:20) e depois, fisicamente (I Ts 4:14-16). Eles não sabiam
sequer para onde o hol’Mehushkyah iria. Como poderiam então ter uma
crença de uma morada no Céu?
7. Como compreender as passagens, que parecem dizer que o Céu é o
lar dos remidos?
Notem que todas as passagens que falam de uma cidade, pátria nos
Céus, não dizem que vamos habitar lá. Esta cidade vem para cá.
Lembre-se que o Céu é o trono de YAOHUH UL’HIM. Reino dos
céus está correto e é diferente de Reino nos céus.
Repetimos:
a Nova Yah’shua-oleym só vai abrir suas portas e ser habitada pelos
homens, depois do Milênio, quando ela vier para a Terra e O
hol’Mehushkyah entregar o planeta totalmente purificado ao Pai (I Co
15:24-28; Ap 21:1).
OBS:
Esta expressão "o Reino dos Céus" só é encontrada no livro de Mateus
(cerca de 32 vezes) e jamais ele diz: Reino nos Céus...