Nos
estudos anteriores, estudamos as incríveis profecias de
Dayan’ul e da Purificação do Santuário que ocorreu após a
cruz...(e não em 1844, como querem os da IASD). Descobrimos
que os 2.300 dias proféticos correspondem ao Ministério
terrestre de Yaohushua e que terminou juntamente com as
Setenta Semanas, com o apedrejamento de Esteban. No ultimo
estudo examinamos cuidadosamente o serviço do Santuário do
Antigo Testamento que apontava para o ministério de
Yaohu’shua no plano da Salvação. Nós constatamos três fases
deste ministério de Yaohu’shua como Messias. O Pátio
representava o serviço do Sacrifício de Yaohu’shua, o Lugar
Santo Seu serviço de Oferta (de si mesmo) e o Lugar
Santíssimo Seu serviço de Intercessão no Grande Julgamento,
purificando finalmente o Santuário das máculas do pecado.
A
purificação do Santuário no Antigo Testamento referia-se ao
serviço de julgamento de Yaohu’shua, o qual Dn 8:14 indica
que iria começar no fim dos 2300 anos proféticos; o que
ocorreu após a cruz. Sabemos que Apocalipse 12 nos mostra
que o primeiro passo foi dado com a expulsão de ha’satan e
de suas hostes malignas, do céu... Neste estudo desejamos
examinar o conceito todo do julgamento como aparece em Dn 7,
8 e 9. De fato, o julgamento parece ser o foco destes três
capítulos.
O JULGAMENTO
EM DAYAN’UL 7
1.
Dê o símbolo bíblico de Dn 7 para cada um dos poderes
mencionados abaixo: (Dn 7:1-8).
Bavel:
__________;
Medo-Pérsia: _________;
Grécia:
________________;
Roma
Pagã: ____________________ ;
10
Tribos: ______________________ ;
Roma
Papal: _______________________ .
2.
O que aconteceu depois da queda do poder do chifre pequeno?
(Dn 7:9, 10).
“...Assentou-se o ______________ , e se abriram os
livros...”.
Nota
de oCaminho:
Dayan’ul retrata o panorama das nações, cada uma seguindo
outra. A próxima grande cena é nenhuma outra senão a do
julgamento.
3.
A sequência de impérios é repetida novamente no capítulo 7.
Nomeie os poderes que surgiram após o reino quarto animal
que são mencionados em Dn 7:19, 20.
a.
“... a respeito do _________ animal...” (Roma pagã).
b.
“... a respeito dos _____ chifres...” (tribos bárbaras).
c.
“... e do outro _________ que subiu...” (o chifre pequeno
de Dn 7:8 = Roma papal).
Nota
de oCaminho:
Sabemos pela história que a Roma papal só se estabeleceu em
538 d.Y.; e, o estudo dos 4 cavaleiros do Apocalipse isto
nos mostra...
4.
Quanto tempo o poder do chifre pequeno prevaleceu contra os
santos? (Dn 7:21, 22).
“...até
que veio o Ancião de dias e fez _____________ aos santos do
Altíssimo...”.
Nota
de oCaminho: Aqui
novamente encontramos Dayan’ul enfatizando o fato do poder
do chifre pequeno prevalecer sobre as mentes dos homens até
o Ancião de Dias (o Criador) começar o julgamento. Para os
trinitarianos, o Ancião de Dias é o ETERNO... Mas, devemos
levar em conta duas passagens: Jo 1:18 e Jo 5:22. Além
destas, uma outra passagem nos mostra que tão somente os
ímpios é que estão sendo julgados; leia: Quem crê nEle
não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto
não crê no Nome do Unigênito Filho do ETERNO. Jo 3:18.
Em tempo: Que Nome? Certamente que não é ‘jesus’!
5.
Dayan’ul novamente menciona o quarto animal, os dez chifres,
e o chifre pequeno pela terceira vez no capítulo 7. Que
evento Dayan’ul descreve? (Dn 7:23-26).
“...Mas,
depois, se assentará o ________________ para lhe tirar o
domínio...”.
Nota
de oCaminho: Três
vezes em um capítulo, Dayan’ul vinha pensando sobre a
sequência após o quarto animal. A cena de um julgamento
sempre segue o reinado do poder do chifre pequeno. E, quando
é que o chifre pequeno se estabeleceu, mesmo?
6.
Quanto tempo reinará o poder do chifre pequeno? (Dn 7:25).
“...e os
santos lhe serão entregues nas mãos, por ______________,
______________ e ____________ dum ___________...”.
Nota
de oCaminho: Um
tempo, tempos e metade de um tempo são iguais a 1.260 dias,
ou anos proféticos [aqui, esta transformação está correta,
já que se aplica uma única regra]. Os 1.260 anos começaram
com a destruição do último dos três poderes [unitarianos;
seguidores de Árius – veja, se estavam contra o papado, e o
papado para poder se estabelecer, teve que elimina-los, é
porque estes estavam com a Verdade. Mt 12:26.] que
precederam o papado o qual teria então total supremacia. Em
538 d.Y., o decreto de Justiniano o qual deu ao papa, o
poder no ocidente estava finalmente consolidando o papado,
em Roma. Em 1.798 d.Y., exatamente 1.260 anos mais tarde, o
general francês Berthier, sob as ordens de Napoleão, levou o
papa prisioneiro, terminando a soberania temporária do papa
e completando exatamente os 1.260 anos proféticos. Dn 7
previu que este poder do chifre pequeno controlaria e
dominaria os santos por este período de 1.260 anos. Quando
este período tivesse acabado, o Criador convocaria o
julgamento. Isto explica porque Dayan’ul vê a cena do
julgamento dos ímpios vindo exatamente após o reinado do
poder do chifre pequeno. Em Dn 7 aprendemos que o julgamento
ocorre algum tempo depois de 1.798. Dn 8 nos dá os detalhes
finais os quais identificam exatamente quando o julgamento
inicia.
O JULGAMENTO
EM DAYAN’UL 8
Em Dn 8,
percebemos que Dayan’ul dá a mesma sequência de reinados
como Dn 7. Esta constante repetição serve para gravar em
nossas mentes a importância da sequência de eventos que
precederiam ao julgamento.
7.
Dê a interpretação para cada um dos símbolos listados abaixo
em Dn 8.
a. O
carneiro: ______________________________ (Dn 8:20).;
b. O
bode: _____________________ (Dn 8:21).;
c. O
chifre notável: __________________________________ o Grande
(Dn 8:21).;
d. Os
quatro chifres: ______________________________ (Dn 8:22).;
e. O
chifre pequeno: Roma _________ (Dn 8:9).
f. O
chifre crescido: Roma _________ (Dn 8:10).
8.
De acordo com Dn 8, qual a próxima coisa que acontece após o
reino do chifre pequeno? (Dn 8:13, 14).
“.…e o
santuário será __________________…”.
Nota
de oCaminho: A
purificação do Santuário é paralela ao julgamento; em Dn 7 a
cena do julgamento é o evento que vem depois do reinado do
chifre pequeno; em Dn 8 o evento paralelo é a purificação do
Santuário. Uma vez que Dn 7 nos deu o tempo aproximado para
o início do julgamento (algum tempo depois de 1798)., Dn 8
nos dá os detalhes exatos – começa no fim dos 2300 dias, em
1844.
Daniel 7 |
Daniel 8 |
Interpretação |
Leão |
|
Babilônia |
Urso |
Carneiro |
Medo-Pérsia |
Leopardo |
Bode |
Grécia |
4 Cabeças |
4 Chifres |
4 divisões da
Grécia |
Animal |
Chifre pequeno |
Roma Pagã |
10 Chifres |
|
10 Tribos Bárbaras |
Chifre Pequeno |
Chifre crescido |
Roma Papal |
Tribunal |
Purificação do
Santuário |
Julgamento |
AS BOAS
NOVAS DO JULGAMENTO
Estas são
notícias maravilhosas! O julgamento do Criador iniciou-se
após a cruz com a guerra que lá teve lugar, onde
Yaohush’shua venceu-os, graças ao pode de Seu sangue remidor
– Ap 12:11. Para algumas pessoas, é assustador, como sendo
más notícias. Mas nas Escrituras, o julgamento é sempre
tratado como boas novas para o povo do ETERNO, não más
notícias!
9.
O que é alarmado no Céu quando o Criador mostra Seu
julgamento? (Ap 19:1-3).
“..._____________! A salvação, e a ___________, e o _______
são do nosso o Criador...”.
Nota
de oCaminho: Isto
parece inacreditável, mas todo o céu vai dar os maiores
louvores ao Criador porque Ele mostra os Seus julgamentos.
Ap 14:6-12 descreve uma mensagem especial que está sendo
levada para todo o mundo no tempo do fim. Ela é simbolizada
por três anjos voando no ar, proclamando esta mensagem.
10.
Qual a mensagem que o primeiro anjo diz sobre o julgamento?
(Ap 14:7).
“...Temei
ao Criador, e dai-Lhe glória; pois é _____________ a hora do
seu __________...e __________ aquEle que fez o céu, e a
terra, e o mar, e as fontes das águas...”.
Nota
de oCaminho:
Perceba a tensão presente neste verso. Quando esta mensagem
especial é proclamada, o julgamento não está no futuro, nem
no passado, está em pleno desenvolvimento. Esta mensagem de
um julgamento se desenrolando só poderia ser proclamada a
partir da cruz, quando o Criador venceu ha’satan e assim
teve “ética” para finalmente expulsa-lo dos céus, como vemos
em Apocalipse 12.
MINHA
DECISÃO: Criador o Criador, hoje descobri que minha
vida está sendo julgada por Ti. Como pecador que sou, peço a
Tua misericórdia e o Teu perdão para os meus pecados, desta
forma lhe peço que me ajude a fazer a Tua santa vontade. |