O Livro de Daniel[Dayan'ul]

 

 

HOME

TEMAS DVS

ÍNDICE

Curso: As Profecias de Dayan'ul

Estudo 12 - O Julgamento já se Iniciou para os Ímpios

Introdução & Cadastro

01 - A Guerra Universal entre o Bem e o Mal

02 - A Importância da Obediência ao ETERNO

03 - O Sonho de Nebucha-dnezar

04 - Adorar ou Não Adorar!

05 - Conversão Após a Queda

06 - O Mistério de Bavel

07 - Dayan’ul na Cova dos Leões

08 - Os animais e a Bavel Espiritual

09 - O Tempo Está Cumprido

10 - As 2300 Tardes e Manhãs e as 70 Semanas

11 - O Santuário

12 - O Julgamento já se Iniciou para os Ímpios

13 - Por que o Santuário Precisa ser Purificado?

14 - Um Tempo de Paz

15 - Há Vida após a morte?

16 - O Destino dos Ímpios

17 - O Chifre Pequeno Pode Mudar a Lei?

18 - O Sábado Pode Ser Mudado?

19 - O Sábado ou Domingo?

20 - O Criador e a Hostilidade Humana

21 - A Segunda Vinda de Yaohu’shua

22 - O Verdadeiro Yaoshor’ul

23 - Lealdade ao Criador

24 - Quem é o Povo do ETERNO nos Últimos Dias?

25 - O Último Chamado do Criador

26 - O dom de Profecia

27 - A Cruz de Yaohu’shua hol’Mehushkyah

28 - Dayan’ul e a Nova Terra

 

CLIC AQUI para baixar uma versão de impressão do Curso Completo

ou

Siga On-Line

 
 

Nos estudos anteriores, estudamos as incríveis profecias de Dayan’ul e da Purificação do Santuário que ocorreu após a cruz...(e não em 1844, como querem os da IASD). Descobrimos que os 2.300 dias proféticos correspondem ao Ministério terrestre de Yaohushua e que terminou juntamente com as Setenta Semanas, com o apedrejamento de Esteban. No ultimo estudo examinamos cuidadosamente o serviço do Santuário do Antigo Testamento que apontava para o ministério de Yaohu’shua no plano da Salvação.  Nós constatamos três fases deste ministério de Yaohu’shua como Messias. O Pátio representava o serviço do Sacrifício de Yaohu’shua, o Lugar Santo Seu serviço de Oferta (de si mesmo) e o Lugar Santíssimo Seu serviço de Intercessão no Grande Julgamento, purificando finalmente o Santuário das máculas do pecado.

A purificação do Santuário no Antigo Testamento referia-se ao serviço de julgamento de Yaohu’shua, o qual Dn 8:14 indica que iria começar no fim dos 2300 anos proféticos; o que ocorreu após a cruz. Sabemos que Apocalipse 12 nos mostra que o primeiro passo foi dado com a expulsão de ha’satan e de suas hostes malignas, do céu... Neste estudo desejamos examinar o conceito todo do julgamento como aparece em Dn 7, 8 e 9. De fato, o julgamento parece ser o foco destes três capítulos.

O JULGAMENTO EM DAYAN’UL 7

1.  Dê o símbolo bíblico de Dn 7 para cada um dos poderes mencionados abaixo: (Dn 7:1-8).

Bavel: __________;

Medo-Pérsia: _________;

Grécia: ________________;

Roma Pagã: ____________________ ;

10 Tribos: ______________________ ;

Roma Papal: _______________________ .

2.  O que aconteceu depois da queda do poder do chifre pequeno? (Dn 7:9, 10).

“...Assentou-se o ______________ , e se abriram os livros...”.

Nota de oCaminho: Dayan’ul retrata o panorama das nações, cada uma seguindo outra. A próxima grande cena é nenhuma outra senão a do julgamento.

3. A sequência de impérios é repetida novamente no capítulo 7. Nomeie os poderes que surgiram após o reino quarto animal que são mencionados em Dn 7:19, 20.

a.      “... a respeito do _________ animal...” (Roma pagã).

b.     “... a respeito dos _____ chifres...” (tribos bárbaras).

c.      “... e do outro  _________ que subiu...” (o chifre pequeno de Dn 7:8 = Roma papal).

Nota de oCaminho: Sabemos pela história que a Roma papal só se estabeleceu em 538 d.Y.; e, o estudo dos 4 cavaleiros do Apocalipse isto nos mostra...

4. Quanto tempo o poder do chifre pequeno prevaleceu contra os santos? (Dn 7:21, 22).

“...até que veio o Ancião de dias e fez _____________ aos santos do Altíssimo...”.

Nota de oCaminho: Aqui novamente encontramos Dayan’ul enfatizando o fato do poder do chifre pequeno prevalecer sobre as mentes dos homens até o Ancião de Dias (o Criador) começar o julgamento. Para os trinitarianos, o Ancião de Dias é o ETERNO... Mas, devemos levar em conta duas passagens: Jo 1:18 e Jo 5:22. Além destas, uma outra passagem nos mostra que tão somente os ímpios é que estão sendo julgados; leia: Quem crê nEle não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no Nome do Unigênito Filho do ETERNO. Jo 3:18. Em tempo: Que Nome? Certamente que não é ‘jesus’!

5. Dayan’ul novamente menciona o quarto animal, os dez chifres, e o chifre pequeno pela terceira vez no capítulo 7. Que evento Dayan’ul descreve? (Dn 7:23-26).

“...Mas, depois, se assentará o ________________ para lhe tirar o domínio...”.

Nota de oCaminho: Três vezes em um capítulo, Dayan’ul vinha pensando sobre a sequência após o quarto animal. A cena de um julgamento sempre segue o reinado do poder do chifre pequeno. E, quando é que o chifre pequeno se estabeleceu, mesmo?

6. Quanto tempo reinará o poder do chifre pequeno? (Dn 7:25).

“...e os santos lhe serão entregues nas mãos, por ______________, ______________ e ____________ dum ___________...”.

Nota de oCaminho: Um tempo, tempos e metade de um tempo são iguais a 1.260 dias, ou anos proféticos [aqui, esta transformação está correta, já que se aplica uma única regra]. Os 1.260 anos começaram com a destruição do último dos três poderes [unitarianos; seguidores de Árius – veja, se estavam contra o papado, e o papado para poder se estabelecer, teve que elimina-los, é porque estes estavam com a Verdade. Mt 12:26.] que precederam o papado o qual teria então total supremacia. Em 538 d.Y., o decreto de Justiniano o qual deu ao papa, o poder no ocidente estava finalmente consolidando o papado, em Roma. Em 1.798 d.Y., exatamente 1.260 anos mais tarde, o general francês Berthier, sob as ordens de Napoleão, levou o papa prisioneiro, terminando a soberania temporária do papa e completando exatamente os 1.260 anos proféticos. Dn 7 previu que este poder do chifre pequeno controlaria e dominaria os santos por este período de 1.260 anos.  Quando este período tivesse acabado, o Criador convocaria o julgamento. Isto explica porque Dayan’ul vê a cena do julgamento dos ímpios vindo exatamente após o reinado do poder do chifre pequeno. Em Dn 7 aprendemos que o julgamento ocorre algum tempo depois de 1.798. Dn 8 nos dá os detalhes finais os quais identificam exatamente quando o julgamento inicia.

O JULGAMENTO EM DAYAN’UL 8

Em Dn 8, percebemos que Dayan’ul dá a mesma sequência de reinados como Dn 7. Esta constante repetição serve para gravar em nossas mentes a importância da sequência de eventos que precederiam ao julgamento.

7. Dê a interpretação para cada um dos símbolos listados abaixo em Dn 8.

a. O carneiro: ______________________________ (Dn 8:20).;

b.  O bode: _____________________ (Dn 8:21).;

c.  O chifre notável: __________________________________ o Grande (Dn 8:21).;

d. Os quatro chifres: ______________________________ (Dn 8:22).;

e. O chifre pequeno: Roma _________ (Dn 8:9).

f. O chifre crescido: Roma _________ (Dn 8:10).

8. De acordo com Dn 8, qual a próxima coisa que acontece após o reino do chifre pequeno? (Dn 8:13, 14).

“.…e o santuário será __________________…”.

Nota de oCaminho: A purificação do Santuário é paralela ao julgamento; em Dn 7 a cena do julgamento é o evento que vem depois do reinado do chifre pequeno; em Dn 8 o evento paralelo é a purificação do Santuário. Uma vez que Dn 7 nos deu o tempo aproximado para o início do julgamento (algum tempo depois de 1798)., Dn 8 nos dá os detalhes exatos – começa no fim dos 2300 dias, em 1844.

Daniel 7

Daniel 8

Interpretação

Leão

 

Babilônia

Urso

Carneiro

Medo-Pérsia

Leopardo

Bode

Grécia

4 Cabeças

4 Chifres

4 divisões da Grécia

 

Animal

Chifre pequeno

Roma Pagã

10 Chifres

 

10 Tribos Bárbaras

Chifre Pequeno

Chifre crescido

Roma Papal

Tribunal

Purificação do Santuário

Julgamento

AS BOAS NOVAS DO JULGAMENTO

Estas são notícias maravilhosas! O julgamento do Criador iniciou-se após a cruz com a guerra que lá teve lugar, onde Yaohush’shua venceu-os, graças ao pode de Seu sangue remidor – Ap 12:11. Para algumas pessoas, é assustador, como sendo más notícias. Mas nas Escrituras, o julgamento é sempre tratado como boas novas para o povo do ETERNO, não más notícias!

9. O que é alarmado no Céu quando o Criador mostra Seu julgamento? (Ap 19:1-3).

“..._____________! A salvação, e a ___________, e o _______ são do nosso o Criador...”.

Nota de oCaminho: Isto parece inacreditável, mas todo o céu vai dar os maiores louvores ao Criador porque Ele mostra os Seus julgamentos. Ap 14:6-12 descreve uma mensagem especial que está sendo levada para todo o mundo no tempo do fim. Ela é simbolizada por três anjos voando no ar, proclamando esta mensagem.

10. Qual a mensagem que o primeiro anjo diz sobre o julgamento? (Ap 14:7).

“...Temei ao Criador, e dai-Lhe glória; pois é _____________ a hora do seu __________...e __________ aquEle que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas...”.

Nota de oCaminho: Perceba a tensão presente neste verso. Quando esta mensagem especial é proclamada, o julgamento não está no futuro, nem no passado, está em pleno desenvolvimento. Esta mensagem de um julgamento se desenrolando só poderia ser proclamada a partir da cruz, quando o Criador venceu ha’satan e assim teve “ética” para finalmente expulsa-lo dos céus, como vemos em Apocalipse 12.

MINHA DECISÃO:  Criador o Criador, hoje descobri que minha vida está sendo julgada por Ti. Como pecador que sou, peço a Tua misericórdia e o Teu perdão para os meus pecados, desta forma lhe peço que me ajude a fazer a Tua santa vontade.

 

Preencha o Formulário abaixo para solicitar um estudo sobre um tema específico ou dar a sua opinião sobre este estudo...

Não fique com dúvidas!!!

ATENÇÃO: Verifique se o seu  email está certo; pois não teremos como responder [veja em sua caixa de email, a resposta]!

CONTATOS

[15] 9 9781-0294 (VIVO)

        

cyocaminho@gmail.org

Horário de atendimento: 9:00/19:00hs -  Exceto das 17:00hs/sexta às 15:00hs/sábado [Reuniões do Shabbos] Horário de Brasília

 

DÚVIDAS

 
 

  

ESTE QUADRO AO FICAR EM BRANCO É PORQUE O FORMULÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO

AGUARDE A NOSSA RESPOSTA EM SUA CAIXA DE EMAIL!

 

 

SAIR