O estudo
10 examinou os 480 anos do tempo profético de Dn 9 o qual se
iniciou em 457 a.Y. com a Medo-Pérsia e terminou nos dias de
Yaohushua. Ali, as 2.300m tardes foram calculadas e vimos a
sua coerência dentro da última semana, a despeito dos IASD a
“transformar” em 2300 anos (confirmadas, principalmente,
pela sua “profetiza” – Ez 13;7). Em Dn 9 descobrimos que o
Criador previu com exatidão não só os anos do batismo, assim
como a crucifixão de Yaohu’shua. Então, temos toda confiança
que o evento final dos 2300 dias, a purificação do
Santuário, viria conforme a predição do tempo, após a
CRUZ!!!. Mas o que é o Santuário e por que ele é tão
importante?
O SANTUÁRIO
DO ANTIGO TESTAMENTO E SEUS SERVIÇOS
1.
Qual era o propósito do antigo Santuário e como era chamado
o Santuário no Antigo Testamento? (Ex 25:8).
“...E me
farão um Santuário, para que Eu possa ____________ no meio
deles...”.
“...Farás
o ____________________...”.
Nota
de oCaminho: Os
yaoshorul’itas eram nômades no deserto do Sinai/S’neah.
Neste tempo o Criador pediu que eles construíssem um
Tabernáculo para que Ele pudesse habitar no meio do povo. O
Santuário do Antigo Testamento consistia em três seções: O
Pátio, o Lugar Santo e o Lugar Santíssimo [nos dias de
yaohushua
tais lugares eram popularmente chamados de ‘caminho’,
‘verdade’ e ‘vida’ – Jo 14:6. Cada uma destas seções tinha
sua própria mobília: No Pátio estava o Altar da Queima e
Oferecimento dos Sacrifícios. No Lugar Santo, estavam a Mesa
dos Pães da Proposição, os Sete Castiçais e o Altar do
Incenso. No Lugar Santíssimo, estava a Arca do Concerto,
contendo os 10 Mandamentos. A Arca tinha uma tampa dourada
chamada Tampa de Expiação ou Propiciatório a qual cobria a
Lei. Sobre o Propiciatório estavam dois querubins, e entre
eles estava a Glória Shekináh, a presença literal do ETERNO,
na terra.
2.
Quando a pessoa desejava ser perdoada do pecado no
Yaoshor’ul antigo, o que ela trazia ao Santuário? (Lv 5:6).
“...orgo
sua ____________ pela culpa, pelo pecado que cometeu...”.
Nota
de oCaminho: O
Santuário era o lugar onde o perdão dos pecados era obtido.
O serviço do Santuário apontava para a remoção (ou perdão)
do pecado vindo do pecador e transferindo este pecado e sua
recompensa (morte) para o substituto (o
cordeiro). O
pecador colocava suas mãos sobre a cabeça do cordeiro e
confessava seu pecado. Então o pecador matava a ovelha no
Altar das Ofertas Queimadas. O sangue do cordeiro era então
aspergido antes do véu pelo Altar do Incenso no Lugar Santo.
Desta maneira simbólica, o pecado cometido era então
perdoado e era atribuído ao Santuário. Este trabalho de
sacrifício era realizado pelos pecadores todos os dias;
então se tornou conhecido como “diário”.
QUEM
PROJETOU O SANTUÁRIO?
3.
Foi Mehu’shua que projetou o Tabernáculo e que
características tinha este Tabernáculo? (Ex 25:9, 40 e Hb
8:5).
“...Vê,
pois, que tudo faças segundo o ____________ que te foi
mostrado no monte...”.
“...os
quais ministram em ____________ e _____________ das coisas
celestes...”.
Nota
de oCaminho:
Mehu’shua não projetou o Tabernáculo do Antigo Testamento;
ele o fez de acordo com o modelo mostrado a ele pelo Criador
quando estava no Monte S’neah. Foi o Criador quem projetou o
Santuário! Mehu’shua construiu o Tabernáculo de acordo com o
modelo do Santuário Celestial, mostrado a ele pelo próprio
Criador.
4.
Quantos Santuários existem na Bíblia? (Hb 8:1-5).
“...orgo
Ministro do Santuário, e do verdadeiro Tabernáculo, que o
Criador __________ , não o ___________ ...”.
Nota
de oCaminho: O
escritor de Hebreus indica claramente que existem dois
Santuários, um terrestre (o Tabernáculo e todos o serviços
do Templo) e um Santuário Celestial. Este último foi
levantado pelo Criador e o terrestre levantado por
Mehu’shua; por isto, SOMBRA do celestial – Hb 8:5.
YAOHU’SHUA
CUMPRE O SERVIÇO DO SANTUÁRIO
As três
partes do Santuário – o Pátio, o Lugar Santo e o Lugar
Santíssimo – indicam as três fases da salvação pelo
ministério de Yaohu’shua, uma fase é simbolizada pelo Pátio
[sacrifícios], a segunda fase é simbolizada pelo Lugar Santo
[oferta], e a terceira fase é simbolizada pelo Lugar
Santíssimo [intercessão].
5.
Que fase do ministério de Cristo é simbolizada pelo serviço
do Pátio? (Hb 9:26; Jo 1:29).
“...se
manifestou uma vez por todas, para aniquilar, pelo
_______________ de si mesmo, o pecado...”.
“...Eis o
______________ do ETERNO, que tira o pecado do mundo...”.
Nota
de oCaminho:
Yaohu’shua, por Sua morte na cruz do Calvário, cumpriu o
serviço do Pátio do Antigo Testamento. Ele se tornou o
Sacrifício do pecador: o Cordeiro do ETERNO. O Pátio
simbolizava o sacrifício de Yaohu’shua; sacrifício este que
era oferecido no Lugar Santo pela aspersão do sangue dos
animais imolados. O povo não se sacrificava pessoalmente ao
oferecer um cordeiro ao ETERNO quando confessava seu pecado;
mas Yaohu’shua, o Cordeiro do ETERNO, Este sim, morreu por
nossos pecados.
6.
Quem é o Sumo Sacerdote do Santuário Celestial e como é
cumprido o Seu ministério neste lugar? (Hb 4:14 e 9:24).
“...__________ , o Filho do ETERNO...”.
“...Porque Cristo não entrou em Santuário _________ por
________, figura do verdadeiro, mas no mesmo ________, para
comparecer, agora, por _______ diante do ETERNO...”.
Nota
de oCaminho: No
Santuário Celestial existe somente um sacerdote... Ele não é
outro senão o Cordeiro do ETERNO, Yaohushua! Em Sua
ascensão, Yaohu’shua entrou não só no Lugar Santo do
Santuário Celestial, mas também obteve pleno acesso ao
Santíssimo. As Escrituras nos deixam claro que Ele, após a
ascensão, SENTOU-SE ao lado do Pai e SE Yaohushua estivesse
tão somente no Lugar Santo (como quer a IASD) isto faria com
que o TRONO do ETERNO também estivesse no Lugar Santo; uma
incoerência para com a Santidade de YAOHUH! Quando nós
pecadores confessamos nossos pecados e aceitamos a morte e
ressurreição de Yaohu’shua como nossa própria, Yaohu’shua
está no Santuário [como um todo – Hb 9:24] reclamando nosso
perdão através de Seu sangue intercessor. Resumindo então,
temos que o Pátio representa o serviço de sacrifício de
Yaohu’shua; o Lugar Santo o Seu trabalho de “oferecer” a Si
próprio (propiciação) e o Lugar Santíssimo, o Trono do
ETERNO, onde, desde a cruz, Yaohushua intercede por nós!!!
7.
Como o apóstolo Sha’ul indica que os indivíduos são
restaurados para um relacionamento correto com o Criador?
(Rm 5:10).
“...fomos
reconciliados com o Criador mediante a ________ de seu Filho
...seremos salvos pela sua _________...”.
Nota
de oCaminho: Estes
dois aspectos [oferta e intercessão] do ministério de
Yaohu’shua no Santuário são cumpridos plenamente, desde a
cruz – Jo 20:17. Ele é o único que pode restaurar
completamente uma pessoa à um relacionamento correto com o
ETERNO. Hb 7:25.
8.
Quantos mediadores existem entre o Criador e a humanidade
desde os tempos do Novo Testamento? (I Tm 2:5).
“...Porquanto há __________ o Criador, e _________ Mediador
entre o Criador e os homens, __________________,
homem...”.
Nota
de oCaminho: Nos
tempos do Novo Testamento não era mais preciso um sistema de
sacerdócio terrestre. Depois que Yaohu’shua morreu na cruz e
ressuscitou, o ministério do Grande Sumo Sacerdote começou.
Não existe, contudo, nenhum outro mediador entre o Criador e
a humanidade, exceto Yaohu’shua.Hb 8:1.
O DIA DA
EXPIAÇÃO
Enquanto
o serviço no Pátio e no Lugar Santo era realizado todo dia,
o serviço no Lugar Santíssimo era realizado uma vez por ano.
Então, enquanto o anterior era conhecido como “.diário”, o
ultimo era conhecido como “anual”. O serviço do Dia da
Expiação é a terceira e final fase do ministério de
Yaohu’shua. Vamos examinar os eventos deste, o mais solene
dia na vida do Yaoshor’ul antigo.
9.
O que acontecia ao Santuário no Dia da Expiação? (Lv 16:29,
30).
“.…porque
naquele dia se fará expiação por vós, para
____________________ ...”.
Nota
de oCaminho: O
propósito do dia da Expiação era tipificar a purificação dos
pecados lançados sobre o Santuário. A purificação do
Santuário era obtida através do serviço no Lugar Santíssimo.
10.
Quantos bodes eram escolhidos no Dia da Expiação e o que
representavam estes animais? (Lv 16:5 e 8).
“...tomará ________ bodes para a oferta pelo
pecado...lançará sortes sobre os dois bodes: uma para o
___________, e a outra, para o _______________________...”.
Nota
de oCaminho: Um
bode era escolhido como Oferta ao ETERNO; o outro era para
ser o bode expiatório e era conhecido como ‘para Azazel’.
Muitos (diga-se IASD) diz que Azazel era um outro nome dado
a ha’satan. Se assim fosse, neste dia em particular dois
bodes eram escolhidos, um para o Criador e outro
representava a ha’satan e, a nossa salvação não se deve tão
somente ao Messias, mas também a ha'satan!?! Veja a
incoerência: Dois bodes PUROS e sendo assim, perguntamos:
ha’satan puro??? Ocorre que, primeiro, “azazel” é uma
palavra do hebraico arcaico e que significa nada mais que
emissário (apesar de soar como o nome de um demônio). E,
então, porque dois bodes? Dois, para tipificar o sacrifício
do Messias: Julgado e Condenado DENTRO da cidade (OFERTA =
Lugar Santo) e Morto fora da cidade; daí o segundo bode
sendo levado para morrer no deserto (abandonado à sua
própria sorte - Mt 27:46. Portanto, os dois bodes
representam o ministério da cruz!!! Vejamos:
11.
O que acontecia ao bode para o ETERNO? (Lv 16:9 e 15).
“...Arão
fará chegar o bode sobre o qual cair a sorte para o Criador,
e o oferecerá por ___________ pelo ____________...”.
“.…e
trará o seu ___________ para dentro do véu...aspergi-lo-á no
_________________, e também diante ______________ ...”.
Nota
de oCaminho: A
tampa do Propiciatório, também conhecida como tampa de
misericórdia, ficava dentro do Lugar Santíssimo (perceba
que esta é a única vez a cada ano que o sumo sacerdote
entrava no Santo dos Santos). Um pouco deste sangue era
aspergido sobre o Altar do Incenso no Lugar Santo, e outro
tanto era aspergido sobre o Propiciatório, no Lugar
Santíssimo. Portanto, como este serviço anual tipificava a
cruz, isto nos mostra que o Messias teve acesso a ambos os
compartimentos do Santuário Celestial, logo após a cruz!
12.
A aspersão do sangue do bode para o ETERNO sobre o
propiciatório era para fazer expiação para qual parte do
Santuário e por que este lugar precisava ser purificado? (Lv
16:16).
“...Assim
fará expiação pelo __________________...por causa das
________________ dos filhos de Yaoshor’ul, e das suas
__________________, e de todos os seus pecados....”.
Nota
de oCaminho:
Perceba novamente que o sumo sacerdote está no Lugar
Santíssimo, mas ele está fazendo uma expiação pelo Santuário
ou Lugar Santo. A razão pela qual o sumo sacerdote entrava
no Lugar Santíssimo era para purificar o Lugar Santo de
todos os pecados dos filhos de Yaoshor’ul que tinham sido
transferidos para lá por todo o ano através do serviço do
Lugar Santo. Afinal, todo pecado é uma ofensa direta ao
ETERNO!
13.
O que acontecia ao bode vivo quando o serviço de purificação
do Santuário era completado? (Lv 16:20, 21).
“...e
sobre ele confessará todas as iniquidades dos filhos de
Yaoshor’ul, todas as suas transgressões e todos os seus
pecados; e os porá sobre a cabeça do bode, e enviá-lo-á ao
____________, pela mão dum homem à disposição para isso...”.
Nota
de oCaminho: O vs.
22 no diz que o bode seria solto no deserto... E, lemos em
Hb 13:11-13 as seguintes palavras: Porque os corpos dos
animais, cujo sangue é trazido para dentro do santo lugar
pelo sumo sacerdote como oferta pelo pecado, são queimados
fora do arraial. Por isso também Yaohushua, para santificar
o povo pelo seu próprio sangue, sofreu fora da porta.
Saiamos, pois a ele fora do arraial, levando o seu
opróbrio. Daí, não tem cabimento a IASD afirmar que o
segundo bode seja há’satan, e a ele imputar o pecado! Todo
pecado parte do Livre
arbítrio do
ser humano que escolhe seguir às tentações de há’satan.
Portanto, o homem peca por sua própria escolha!!! Tg 1:14.
Por isto, este era o mais solene dia na história de
Yaoshor’ul, porque os yaoshorul’itas sabiam que seus pecados
estavam sendo removidos do Santuário. Havia a esperança num
Salvador!
MINHA
DECISÃO: Meu Pai, ETERNO, pelo ritual do Santuário
terrestre compreendemos o plano perfeito de salvação que o
TU nos destes pelo sacrifício de Yaohu’shua. Eu aceito o
sacrifício de Yaohu’shua pelos meus pecados. |