Como
vimos no estudo anterior, no capítulo 8 de Dayan’ul, verso
14, o Criador marca um tempo para determinados
acontecimentos. Ele diz: “Até duas mil e trezentas tardes e
manhãs; e o santuário será purificado”. Vimos também que uma
tarde e manhã significam um dia e que um dia profético
equivale a um ano literal (Ez 4:7). Porem, vimos que aplicar
as DUAS regras para o mesmo evento é um erro e se
assim o fizermos estaremos, erroneamente, transformando o
tempo dado para que o santuário fosse purificado, em algo em
torno de 2300 anos. Mas, ainda estamos tentando saber de que
tempo Yaohu’shua falava quando anunciou a Si mesmo como o
Messias, declarando que “o tempo está cumprido”. (Mc 1:15).
Já sabemos que o Criador informou que depois de 2300 dias o
Santuário seria purificado. Mas ainda nos falta saber duas
coisas: 1ª o que, exatamente, deveria ocorrer ao final dos
2300 dias, e 2ª quando se iniciariam esses 2300 dias (não
anos). Todas essas respostas nós vamos encontrar neste
interessante estudo.
DAYAN’UL
RECEBE A PRIMEIRA INTERPRETAÇÃO
1.
Quem deu a Dayan’ul a primeira interpretação da visão das
2300 tardes e manhãs? (Dn 8:16).
“...E
ouvi uma voz de ___________ de entre as margens do Ulai, a
qual gritou e disse: ___________, dá a entender a este a
visão...”.
Nota
de oCaminho: O
profeta Dayan’ul não conseguiu entender bem o que estava
ouvindo, e Alguém providenciou o esclarecimento... Alguém
maior do que o anjo Gabor’ul, ordenou-lhe que o fizesse.
2.
A que tempo se referia essa visão? (Dn 8:17-19).
“...e
vindo ele, fiquei amedrontado, e caí com o rosto em terra.
Mas ele me disse: ________, filho do homem, pois esta visão
se refere ao ________ do ______ . ... e disse: Eis que te
farei saber o que há de acontecer no ______ ______ da ira;
pois _____ pertence ao determinado ________ do _____ .
Nota
de oCaminho: Aqui
temos mais uma informação: a visão se refere ao “tempo do
fim”. Mas, com esta explicação temos uma constatação
interessante: O anjo diz “tempo do fim” e estamos
acostumados a pensar em “Fim dos Tempos”. Porém, estas
expressões se referem a eventos diferentes, isto é, a
primeira (tempo do fim) ao cumprimento da profecia em pauta
e a segunda ao dia final da Era do Pecado! Daí, Dn 8:27 nos
mostrar que Dayan’ul não conseguiu entender, e que ninguém a
podia explicar a PROFECIA e, por isto, a necessidade de
explica-la.
O CRIADOR
[MIKHA’UL] DÁ A RESPOSTA A DAYAN’UL
O
capítulo 9 se inicia com uma comovente oração de Dayan’ul
pedindo entendimento, e o restante é dedicado a explicar-lhe
a visão, e a fornecer detalhes capazes de lhe dar, e também
a nós, confiança na providência divina.
“...Voltei o rosto a UL, o meu Criador, para O buscar com
_________ e ___________ , com _________, pano de saco e
cinza...”.
Nota
de oCaminho: Aquela
visão era além do entendimento e realmente preocupou
Dayan’ul, pois haviam se passados 14 anos e ele ainda
tentava decifrar o seu significado. Ele esteve estudando as
profecias de Yarmi’yaohuh (da esperança de libertação do
cativeiro após setenta anos), e assim tentando encontrar um
indício para a interpretação dos 2300 dias... Em sua oração
para compreensão desta profecia, confessava seus pecados e
os de seu povo, na esperança que de alguma forma o Criador o
ouviria.
4.
Quem apareceu a Dayan’ul em resposta a sua oração? (Dn 9:20,
21).
“...o
Homem __________ , que eu tinha observado na minha
_________ ao princípio...”.
Nota
de oCaminho: O
mesmo anjo que deu a Dayan’ul a visão original do capítulo 8
veio e apareceu para ele novamente. Dayan’ul não tinha
recebido qualquer outra visão naqueles 14 anos desde a visão
dos 2.300 dias...
5.
Qual é o propósito da visita de Gabor’ul desta vez? (Dn
9:22, 23).
“...Dayan’ul, agora saí para fazer-te _____________ o
__________..._____________ , pois, considera a coisa e
entende a _________...”.
Nota
de oCaminho:
Gabor’ul chama a atenção de Dayan’ul para a visão dos 2.300
dias. Ele veio para dar a Dayan’ul uma compreensão daquela
visão e dizer para ele considerar e entendê-la. Podemos
então esperar alguma coisa mais sobre os 2.300 dias nos
próximos versos.
AS SETENTA
SEMANAS
6.
Quanto tempo foi decretado ao povo judaico? (Dn 9:24).
“..._______________ semanas estão determinadas sobre o teu
povo...”.
Nota
de oCaminho:
Setenta semanas estão decretadas para o povo judaico. O
tempo de setenta semanas vezes sete dias por semana é igual
a 490 dias. O qual, por simbologia profética torna-se 490
anos (agora sim, aplica-se Ez 4:7). Lembre-se, o povo do
ETERNO esteve em cativeiro na Bavel, por causa de sua
rebelião espiritual contra o Criador. Fora profetizado um
cativeiro de 70 anos... Agora o Criador está dizendo que
eles têm 490 anos para se redimir e assim, verdadeiramente
serem libertos do pecado (veja a oração de Dayan’ul, no
início do cap). Como 2300 dias representam cerca de 6 anos
(e não 2300 anos como querem os da IASD), estes só podem
estar DENTRO das Setenta semanas que acertadamente
correspondem a 490 anos, como vimos acima.
“...desde a saída da _________ para restaurar e para
edificar Yah'shua-oleym...”.
Nota
de oCaminho: A
ordem para restaurar e edificar Yah'shua-oleym foi dada por
Artaxerxes em 457 a.Y. (Ed 7:13-26). Dos três decretos
encontrados em Esdras/Ozór, os três incluem a ordem para
formar um governo com a construção do templo, porém o último
é o mais importante uma vez que dá autonomia civil e
jurídica ao povo judaico (Ed 7:25). Yah'shua-oleym foi mais
uma vez o centro espiritual e governamental para os
judaicos.
8.
O que aconteceria no fim das 69 semanas? (Dn 9:25).
“...até
ao ___________ , ao ____________, sete semanas, e sessenta e
duas semanas...”.
Nota
de oCaminho: Da
ordem para restaurar e reconstruir Yah'shua-oleym em 457
a.Y. até o Ungido, o Príncipe vir seriam 7 semanas, mais
sessenta e duas semanas. 7 semanas + 62 semanas = 69
semanas. 69 semanas x 7 dias/semanas = 483 dias simbólicos
ou 483 anos. Se de 483 anos, subtrairmos 457 a.Y. nós
estaremos no ano 27 d.Y. do nosso calendário; em pleno
tempo para a aparição do Ungido, na ÚLTIMA semana de Dn
9:24-27. Yaohu’shua foi ungido pelo Santo Espírito [Seu Pai,
YAOHUH UL’HIM – Jo 4:24] para Seu ministério em Sua imersão
(Lc 3:21, 22 e Atos 10:37, 38). Ele foi imerso em 27 d.Y.
durante o décimo quinto ano do reinado de Tibérius César (Lc
3:1). Isto havia sido dito [até o Príncipe que há de vir –
vs 25] que ocorreria na última semana das setenta!
9.
Qual a primeira mensagem que Yaohu’shua proclamou
seguindo-se à Sua imersão? (Mc 1:14, 15).
“...O
tempo está ___________ , e o reino do ETERNO está
próximo...”.
Nota
de oCaminho: O
relógio profético do ETERNO tinha acertado, e Yaohu’shua
apareceu no tempo que a Bíblia havia previsto! A Bíblia
previu precisamente o exato ano do batismo de Yaohu’shua; no
“tempo do fim” da longa profecia [490 anos] dada aos
judaicos para mudarem seus corações... Leia Jo 1:11.
10.
O que acontece ao Messias dentro da última semana? (Dn
9:26).
“...será
_________ o ungido, e já não ___________...”.
Nota
de oCaminho: A
Bíblia não somente previu o batismo de Yaohu’shua, mas
também previu que Yaohu’shua morreria. E percebam que é dito
“não por Ele próprio”. Nós todos deveríamos morrer como
resultado de nosso próprio pecado. Yaohu’shua morreu muito
embora Ele nunca tenha pecado. Sua morte foi substitutiva
para a raça humana inteira.
11.
Quanto tempo o Ungido confirmou o pacto com os judaicos? (Dn
9:27).
“...Ele
fará firme aliança com muitos por ______ semana...”.
Nota
de oCaminho: Uma
semana são sete dias proféticos, os quais significam sete
anos. Adicionando sete anos ao ano 27 d.Y. nos traz ao ano
34 d.Y. Durante este período de sete anos finais dos 490
anos proféticos o evangelho seria confirmado ou pregado
exclusivamente ao povo judaico.
12.
O que ocorreu com o Ungido na metade desta última semana?
(Dn 9:27).
“...na
metade da semana fará __________ o sacrifício e a
____________ ...”.
Nota
de oCaminho: Três
anos e meio antes, Yaohu’shua iniciou o Seu ministério, Ele
é o motivo do sacrifício cessar. Yaohu’shua concluiu este
sacrifício pela Sua morte na cruz no outono de 31 d.Y.
Yaohu’shua, o Cordeiro do ETERNO morreu; para não mais
existirem sacrifícios de animais. Somente uma pessoa poderia
interromper os sacrifícios de animais, aquEle que foi o
Único que se tornou Ele próprio um sacrifício. Quando
Yaohu’shua foi pendurado na cruz, as cortinas do templo
foram rasgadas em duas partes indicando o fim do sistema
sacrifical. Por três anos e meio depois da morte de
Yaohu’shua (o restante da semana de confirmação), os
discípulos trabalharam principalmente pelo povo judaico.
Contudo, no ano 34 d.Y., a nação judia selou a sua rejeição
ao evangelho pelo apedrejamento de Esteban (Atos 7:54-59). A
perseguição começou naquele tempo e forçou os cristãos,
espalhados através do globo, a pregarem o evangelho não só
aos gentios, como também (Atos 8:4) aos estrangeiros (At
10:17-22). Ai, encerrou-se o tempo do selamento dos 144.000
judaicos...
13.
Quando os 2.300 dias proféticos terminam e o que acontece no
final deste período? (Dn 8:14).
“...Até
duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será
_______________...”.
Nota
de oCaminho:
Lembre-se, os 2.300 dias estão DENTRO da última das 70
semanas. E, observe que 1 semana profética representam 7
anos. 7 X 360 dias = 2.520 dias. Observamos que a última
semana se inicia com o anúncio do nascimento do Messias,
porém, ANTES o anjo havia anunciado o nascimento de
Yao'khanan, o imersor; primo de Yaohushua! Este era 6
meses mais velho que Yaohushua e veio para anunciar a Vinda
do Redentor – Is 40:3. Assim, até o nascimento se passaram 6
meses, ou seja, 6 X 30 = 180 dias... Após a imersão, mais 40
dias haveriam de se passar até que o Messias realmente
iniciasse o seu ministério! Portanto, 180 dias + 40 dias =
220 dias. Dos 2.520 dias da última semana profética tiramos
os tais 220 em que não houve a pregação do Evangelho pelo
próprio Redentor... e, eis aí as 2.300 tardes e manhãs
(2.520 – 220 = 2.300)! Nos próximos estudos iremos nos
aprofundar nestes dias...
MINHA
DECISÃO: UL, meu Criador, compreendo que Tu tens
dirigido todos os passos da humanidade. Quero colocar também
a minha vida em Tuas mãos para que também dirija todos os
meus passos. |