I Co 11:2-16.
Na sua primeira carta aos crentes de
Corinto no capítulo 11, encontramos Sha'ul argumentando
sobre o motivo pelo qual a mulher cristã deve cobrir a sua
cabeça durante o culto público da igreja local.
O que levou Sha'ul tratar sobre este assunto certamente foi o fato de
algumas irmãs não estarem cobrindo a cabeça durante o culto
da igreja em Corinto.
Jabesmar Aguiar
Guimarães
Edição de oCaminho
O Véu:
Certamente Sha'ul usou a tradição judaica que diz que é
vergonhoso para uma mulher sair em público com a cabeça descoberta e que
agora estava entrando em conflito com a cultura helenística.
Quais seriam então as
razões (bíblicas) para uma mulher cristã cobrir a cabeça nas reuniões da
igreja? Haveria um motivo justo para que ainda hoje isto seja observado? Já
que na nossa cultura, no nosso país [ocidental] não é vergonhoso sair à rua com a cabeça
descoberta, seria necessário então o uso de cobertura por parte das irmãs no
culto da igreja? Estas são perguntas que certamente tem sido feitas por
muitos e que certamente são válidas.
Para que possamos entender
melhor este assunto é bom que tenhamos em mente que ele (Sha'ul) fala de três
símbolos importantes na igreja de Yaohushua: a cabeça, o pão e o vinho. O
pão simboliza o corpo de Cristo que foi morto em nosso lugar; o vinho o seu
sangue derramado a nosso favor para lavar nosso pecado e a cabeça simboliza
uma hierarquia divinamente estabelecida.
Com isso em mente tentemos
entender os seguintes motivos expostos por Sha'ul para justificar o velar da
cabeça por parte da mulher cristã nos cultos da igreja local:
I. UMA HIERARQUIA
DIVINAMENTE INSTITUÍDA.
Esta hierarquia é posta na
seguinte ordem: o ETERNO
ð Cristo
ð homem
ð mulher
[YAOHUH UL'HIM
ð
Yaohushua
ð
Adan
ð
Khav’yah]; onde cada um dos
três primeiros é cabeça do seguinte. Nesta Passagem cabeça não deve
ser entendida como um sinal de superioridade e sim como fonte de derivação
de autoridade, de origem (cf. 8,9). A Escritura é clara em dizer que
Yaohushua proveio do ETERNO (Pv 8:22-30). Yaohushua é o Filho do ETERNO (Jo
1:14) e é por isto que o ETERNO é o cabeça de Cristo; e Este, como CRIADOR
de tudo,
é o cabeça do ser humano...
É Também nesse sentido que
o homem é cabeça da mulher pois em Gênesis 2 temos a narrativa da criação
onde uma certa prioridade é atribuída ao homem (cf. Ef 5:22ss; Cl 3:18,19;
I Tm 2:11ss). Lemos ali que a mulher derivou-se do homem quando, da costela
deste [DNA - lembre-se que da medula dos ossos chatos é que temos as células
troncos], Yaohushua a formou!
É então com esta
argumentação que Sha'ul inicia o assunto do uso de cobertura da cabeça
(assunto desta sessão da epístola e não "exclusivamente véu" como querem alguns) no
culto da igreja. Então, logo a seguir, continua a explicar qual deve ser a
postura do homem e da mulher nas reuniões da igreja. A partir do versículo
quatro (4-10) ele faz isso de forma mais direta. Veremos então o segundo
motivo dado por Yaohushua, em espírito (Rúkha Yaohushua), através do apóstolo
Sha'ul, para que a
mulher cubra a cabeça no culto.
II. UMA QUESTÃO DE
IMAGEM E DE GLÓRIA.
Sha'ul salienta que a
ordem das funções entre os sexos opostos, já determinada na criação, não foi
abolida pela salvação em Cristo Yaohushua. Ele afirma que todo homem que ora ou
profetiza com a cabeça coberta desonra (envergonha) a sua cabeça (cabeça
espiritual = Cristo). No versículo sete (7) ele mostra a razão pela qual o
homem não deve cobrir a cabeça ao afirmar que ele "é a imagem e a
glória do ETERNO" – isto desaconselha o uso do kipá que além de não ser bíblico,
só tornou-se pratica sistemática, no século XIX; além do talit
sobre a cabeça, nas orações...
Nota de o Caminho: O kipá tem
origem no Egito (os eunucos o usavam) e não na MITRA sacerdotal dos hebreus,
como querem os defensores do kipá... Este costume veio para o cristianismo
(já paganizado) através da ICAR e, somente em fins do século 19, com o fim
da inquisição, os judaicos ortodoxos - aqueles que não aceitam a Cristo -
passaram a usá-lo para se diferenciarem dos demais, não judaicos... Isto é uso bíblico???
Como o ponto culminante da
criação, o homem (como nada mais pode fazê-lo) reflete a glória do ETERNO.
Sendo assim, ao cobrir a sua cabeça, ele estaria desprezando o lugar de
dignidade que lhe foi dado pelo ETERNO na ordem da criação. Por este
motivo não é apropriado que a glória do ETERNO (o homem) se apresente com a
cabeça coberta perante Ele, na igreja.
Nota de o Caminho: Dizer que a
pessoa que cobre a cabeça com o kipá está "dizendo" que existe "alguém"
acima dele, é estabelecer doutrina própria; indo de encontro com as
Escrituras que estabelece razões diferentes para NÃO usá-lo!!! Além de que
se assim fosse, o KIPÁ passaria a ser um símbolo (idolátrico) do ETERNO - Dt
4:12, 15.
Por outro lado, a mulher
que ora ou profetiza sem usar cobertura desonra a sua cabeça (o homem; e, por
extensão, Cristo). É então empregada uma linguagem bastante forte
afirmando que é tão vergonhoso a mulher orar com a cabeça descoberta quanto
seria ter a cabeleira rapada. Dizem alguns historiadores que, no contexto da
cidade de Corinto, ter o cabelo tosquiado era identificar-se como uma das
prostitutas cultuais da cidade. E, quando uma judaica era pega em
prostituição, o primeiro ato de punição, era tosquiar a sua cabeleira...
Sha'ul queria que as irmãs entendessem que
era tão vergonhoso orar com a cabeça descoberta quanto seria ser
identificada como uma prostituta de um culto pagão.
Além de que, o motivo pelo qual a
mulher deve cobrir a cabeça é por ser ela a glória do homem (pois ela
foi feita para o homem - cf. vs. 9). A argumentação que se segue então é: se
a glória do ETERNO (o homem) não deve apresentar-se perante Ele, na igreja,
com a cabeça coberta, a glória do homem (a mulher) não deve apresentar-se
diante do ETERNO, na igreja, com a cabeça descoberta (cf. vs. 10);
reconhecendo assim, a ascendência via "o homem"...
Já dissemos que, num certo
sentido, na ordem da criação, a mulher é "subordinada" ao homem. Pois
bem, assim como na criação há uma ordem, também na igreja ela deve ser
reconhecida e manifestada através da cobertura que a mulher usa na cabeça.
O uso de cobertura na
cabeça indica submissão por parte da mulher à ordem estabelecida pelo
Criador
na criação. Portanto, assim como o homem por ser o ponto culminante da criação
e que não está subordinado a nenhuma outra criatura, não deve trazer sinal
de subordinação sobre a cabeça, assim também, a mulher que foi feita do
homem e por causa dele, deve trazer sobre sua cabeça um sinal de
subordinação. Indicando assim que aceita de bom grado a ordem hierárquica
estabelecida pelo Criador, na criação.
O versículo 15 diz que a
glória da mulher é o seu cabelo... Assim como o ETERNO tem a sua glória (o homem);
assim como o homem tem a sua glória (a mulher); também a mulher tem a sua
glória que é o seu cabelo! Talvez possamos entender com isso que assim como
a glória do homem (a mulher) deve apresentar-se na igreja coberta, assim
também, a gloria da mulher (o seu cabelo) deve, por sua vez apresentar-se
coberta (velada aos demais)...
Nota
de o Caminho: É por isto que é vergonhoso ao homem usar cabelos
compridos como o de mulher... vs. 14. A ordem de não aparar as pontas dada em Lv 19:27 (e isto
aos sacerdotes levitas) era porque os homens vindos do
Egito, tinham também o costume de raspar as cabeças como os egípcios
faziam (e cobrir-se com um kipá)...
Passemos agora ao
terceiro, e talvez mais profundo motivo exposto pela Escritura para a mulher
cobrir sua cabeça.
III. UMA QUESTÃO
ESPIRITUAL.
O versículo 10 diz: "Por
causa disto deve a mulher ter autoridade (Gg. exousia) sobre a
cabeça, por causa dos anjos". A frase por causa disto (portanto),
está se referindo ao que já foi argumentado nos versículos anteriores. Mas
há aqui uma referência direta aos anjos como outro motivo pelo qual a mulher
deve ter sobre a cabeça um sinal de autoridade.
Em uma tradução pessoal do
texto grego do versículo 10 cheguei ao seguinte resultado: "Por esta
razão e por causa dos anjos, a mulher deve ter sobre a cabeça um
sinal de autoridade" [e não SUBMISSÃO, como foi traduzido nas versões
pentecostais]. Fica, então, evidente que uma das causas pelas
quais a mulher deve cobrir a cabeça são os anjos. A questão não é de
escolha, de época, de gosto ou cultura, pois os
anjos são supraculturais e atemporais. Quando eles são postos como
motivo para o uso de cobertura, a Palavra nos prende, por assim dizer e toda
argumentação a respeito do assunto não deveria fugir a este aspecto.
Quase toda argumentação
contra o uso de cobertura por parte das irmãs nos nossos dias parte do
pressuposto que isto era um costume isolado da igreja em Corinto. Quase
sempre levam o assunto para o lado cultural (época). Contudo como já vimos os anjos
estão totalmente fora de qualquer uma destas considerações.
Surge a pergunta óbvia:
que anjos são estes? O que a Escritura quer dizer com isto?
Reconhecendo que este é um
dos versículos mais obscuros da Palavra do ETERNO, tentemos analisá-lo à luz
de outras passagens (a Escritura é interprete de si mesma). Vejamos então as
opções que temos.
A. Anjos Caídos.
Para justificar esta menção a anjos como
o motivo pelo qual as mulheres devem cobrir a cabeça, alguns já tentaram
ligar este versículo a Gn 6:1ss. Ali lemos que os filhos do ETERNO (que
os pentecostais entendem ser anjos caídos) tomaram para si mulheres de entre as filhas dos homens.
Juntam isso a Jd 6, onde lemos que alguns anjos não guardaram o seu
estado original (entendendo que isso significa que mantiveram relação sexual
com mulheres - em tempo, os pentecostais tem a mente tão poluída que ensinam
que o pecado imperdoável é a prostituição) então chegam à conclusão que os anjos caídos sentem-se
atraídos sexualmente pelas mulheres que estão no culto sem usar cobertura
[!?!].
Segundo eles, o uso de cobertura seria então uma proteção contra estes anjos
caídos que desejam desencaminhar as mulheres [mais um sinal de suas mentes
poluídas: exigem que as mulheres sentem em bancos (ala) diferentes dos
homens, para não "provocarem" os homens]. Portanto, o uso do véu mediante
esta razão (anjos caídos: como ensina a "Congregação Cristã do Brasil) é
antibíblica e corrompe a Verdade sobre a necessidade do uso do véu!
Esta interpretação, porém,
é forçosa e não tem o apoio claro da Palavra do ETERNO. Em Gênesis 6 a
referencia é aos "filhos do ETERNO" que mantinha-se no bom Caminho (Como ABEL, apesar do
pecado de Adão) enquanto que os "filhos dos homens" é uma clara referencia aos
filhos de Caim (mundanos). Yaohu'dah fala dos anjos (que segundo o Ap 12
seriam 1/3 das hostes celestiais) que seguiram a satanás... Além disso,
porque tais anjos só se sentiriam tentados pelas irmãs na hora dos cultos?
Porque não se sentem atraídos pelas outras mulheres descrentes que também
não usam cobertura, no dia a dia. Esta conclusão, portanto, é descabida!!!
Nota de o Caminho: Usar textos
desconexos, isto é, fora do contexto é extremamente perigoso, veja um
exemplo deste tipo de raciocínio: Em
Dayan'ul lemos que LEÃO é o símbolo de Babilônia e em Apocalipse lemos que
Cristo é o LEÃO da tribo de Yaohu'dah; e, portanto, Cristo então seria BABILÔNIA, certo? Errado!!!
B. Anjos Bons.
A probabilidade é que a Escritura esteja
afirmando a presença de anjos não caídos conosco, especialmente nos cultos.
Entretanto, Não fica claro qual seria o papel dos anjos no culto da igreja.
Seriam eles meros observadores? Estariam eles a observar como a igreja
preserva a ordem natural estabelecida pelo ETERNO na criação? Tentemos entender
isso.
Em Apocalipse 8:3 vemos
que um anjo está colocando diante do ETERNO as orações dos santos. Em Hebreus
1:14 vemos que a função dos anjos é servir aos salvos. Então já conhecemos
algumas das funções dos anjos.
Contudo, mais significante ainda é o que lemos
em Ef 3:10 que diz: "para que pela igreja a multiforme
sabedoria do ETERNO se torne conhecida agora dos principados e potestades, nos lugares
celestiais." Então ficamos sabendo que, de certa forma, a Kehiláh
(com suas reuniões nas oholyaos) é usada
para manifestar aos anjos a sabedoria do ETERNO. Portanto, os anjos, como
mensageiros, estão presentes em nossos cultos; participantes!
Entendo que quando a
igreja local [oholyao = congregação] se reúne seguindo os princípios estabelecidos pelo ETERNO, os
anjos podem ver que a ordem hierárquica estabelecida por Ele está sendo
respeitada. Creio ser isso uma lição tanto a uma quanto à outra classe de
anjos. Aos anjos caídos que quebraram esta hierarquia ao se rebelarem,
tentando tirar o ETERNO do Seu trono e aos anjos bons que ainda O respeitam.
Neste sentido a igreja deve procurar ser uma "oholyao perfeita" para que os anjos
posam fazer um bom relato ao Pai (e aos demais,não caídos). Ap 8:3.
IV. CONCLUSÃO.
Depois de praticamente
esgotar sua argumentação a favor do uso de cobertura por parte das mulheres,
Sha'ul lança uma pergunta de crucial importância: Julguem entre vocês
mesmos: é apropriado a uma mulher orar ao ETERNO com a cabeça descoberta?
(vs. 13). Na verdade ele está perguntado: "depois de tudo que lhes foi
apresentado, vocês ainda entendem que uma mulher deve orar na igreja com a
cabeça descoberta?" A resposta que ele espera ouvir é, com toda a certeza,
não! A Escritura diz: "Toda mulher, porém, que ora, ou profetiza, com a cabeça
sem véu (descoberta), desonra a sua própria cabeça, porque é como se
a tivesse rapada" (I Co 11:5).
Outra observação
importante a fazer é quanto ao vs. 15. A Escritura na Edição Revista e
Corrigida, diz que o cabelo foi dado a mulher em lugar de véu. Isto tem
levado muitos a entender que a mulher que tem o cabelo comprido está
dispensada de cobrir a cabeça. Mas na verdade o texto em grego diz que o
cabelo lhe foi dado em lugar de manto, mantilha. A palavra usada aqui é "peribolaiou"
em contraste com "katalupto" que é usada nos versículos anteriores e que é
traduzida como véu.
Aliás em todo o texto
grego do capítulo 11 a palavra véu não aparece uma vez sequer. Katalupto foi
traduzida por véu porque normalmente o pano que cobre a cabeça das mulheres
no oriente é conhecida por nós como véu. Esta tradução pode nos ajudar a
entender melhor, mas também pode trazer confusão como vimos acima. Portanto,
neste texto fica melhor traduzir katalupto com o seu significado primário
que é cobrir (cobertura).
Veja, em uma escritura unitariana, como a ESN -
Escrituras Sagradas segundo o Nome, tal confusão não existe; antes é muito
claro, veja:
Porque as mulheres sentem orgulho no comprimento do seu cabelo, que lhe
foi dado como um véu, enquanto que para os homens é vergonhoso o cabelo
muito comprido e semelhante ao das mulheres.
Iniciamos este estudo com
algumas perguntas entre as quais uma questionava sobre a validade ou não do
uso de cobertura por parte das mulheres na igreja atual [ocidental]. Espero que tenhamos
chegado à conclusão que, desde que seja feito com entendimento, permanece
para as irmãs a validade do uso de cobertura nos cultos da igreja de todos
os tempos.
Contudo devemos evitar os
exageros de querer obrigar as irmãs a usarem o véu (uso a palavra véu
por ser a que melhor expressa o uso de cobertura na nossa língua) deste ou
daquele tamanho, deste ou daquele tecido, deste ou daquele formato, desta ou
daquela cor e por aí vai... infelizmente! A Escritura não especifica nada
destas coisas e quando o fazemos estamos pondo na boca de Yaohushua
aquilo que Ele nunca disse. Fazer isto traz prejuízo e é pecado (Gl 5:4). O próprio
apóstolo Sha'ul (que foi diretamente inspirado por Yaohushua ao escrever esta
carta), após mostrar o que ele cria ser da vontade do Criador para a igreja,
deixa, por assim dizer, a igreja em liberdade para que julgassem entre eles
se era ou não apropriado usar o véu (vs. 13 - se bem, que ele deixa claro o
que espera da "igreja", diga-se, mulheres cristãs). Mesmo esperando uma resposta
positiva em relação ao uso do véu, esta foi a sua atitude. Sha'ul não era um
ditador como muitos líderes: 'não pode cortar nem uma ponta do cabelo, se
não não vai para o céu'!!! Creio que o seu raciocínio era o de que só se deve prestar ao
ETERNO
um culto de coração voluntário e não por imposição de ninguém. Ele usou toda
a argumentação bíblica, mas deixou ao Espírito (YAOHUSHUA) o papel de convencer
a igreja de Corinto (e a nós) destas Verdades.
Quanto a idade ou quando
uma irmã deve começar a usar o véu a Escritura não especifica. Contudo, apesar
da nossa tradição rezar que só depois de batizada uma irmã está autorizada a
usar o véu, entendo que a partir do momento no qual ela aceita a Cristo como
seu Salvador pessoal ela pode e deve usar o véu. Quanto a isso a Palavra do
ETERNO não faz nenhuma restrição. Mas também temos algo a mais: 15Desde
pequenino conheces as santas Tanakh’s. São elas que te dão a verdadeira
sabedoria e que conduzem à salvação, pela fé em hol’Mehushkyah Yaohu’shua
- II Tm 3:15.
Creio não ter nenhum valor
espiritual uma pessoa que use o véu sem entendimento nenhum do seu
significado ou usar somente por tradição. Não adianta, por exemplo, usar o
símbolo da submissão, da hierarquia estabelecida pelo ETERNO, se em casa não se
é submissa* ao marido. Isto se parece mais com uma tradição supersticiosa do
que com um culto racional, inteligente, com entendimento (cf. Rm 12:1).
* Nota de oCaminho: submissão não é 'ser
escrava'; sem opinião própria!!!
Por último é bom lembrar
que, longe de desmerecer a mulher, o véu lhe confere um lugar de dignidade
na assembléia onde se adora ao ETERNO. Lugar este que, ainda hoje, é
negado à mulher judia e a mulher islâmica (maometana), no seu culto. Este
símbolo lhe assegura um elevado lugar na igreja, ainda que deixe claro que
não é o lugar do homem. Numa sociedade patriarcal, as mulheres tornam-se
meros objetos (posse), enquanto que em uma sociedade genuinamente cristã, a
mulher torna-se a Glória do Homem (a despeito de algumas seitas, fazê-las
sentarem em bancos diferentes)!!!
Sha'ul encerra este assunto
afirmando que se alguém quer ficar criando polemica a esse respeito, este
não era o seu costume [objetivo] e nem o das demais igrejas co-irmãs em Cristo.
Isto sugere que o uso do véu era praticado também pelas igrejas
neo-testamentárias das OUTRAS cidades. Sendo que a polêmica só existiu
na complicada igreja em Corinto (ou em nossas congregações messiânicas).
Ao ETERNO Toda a Glória.
Amnao!!!
_____________________
1. Prostitutas cultuais
eram as mulheres usadas pelos homens para prestar culto pagão ao seu ídolo
através do ato sexual. Este costume era bem antigo pois já é mencionado em
Jó (Jó 36:14, ver também I Rs 14:24; 15:12; 22:47). É bem provável que Gomer,
a mulher do profeta Oséias/Ho'shua, fosse uma prostituta cultual.
Nota Final de oCaminho: Hoje
muita polêmica existe entre os judeu-messiânicos e movimentos do tipo, os
nazarenos, sobre o uso do kipá, talit e véu... Devemos nos lembrar que
somente a Luz das Escrituras devem ser usada para consolidar uma doutrina...
Por exemplo, entre os nazarenos temos muitas verdades - entre elas a dos goyins - mas
eles pecam quando não dizem aos neófitos que não são monoteísta (na
concepção da palavra) e quando estes novos iniciados percebem, são
conduzidos ao MODALISMO (um erro, pois como explicar a imersão de Cristo;
como explicar a Sua morte; a Sua ressurreição e o sentar-Se à direita do
Pai, se não pelo unitarianismo?)...
ADENDO
(EDITADO SOB A ÓTICA CRISTÃ)
By o Caminho:
ACERCA DO KIPÁ
(solidel)
NA ÓTICA JUDAICA
- Como justificam o uso do solidel, os seus defensores....
"O uso do Kipá (no plural Kipot) não está de forma direta determinada pela
Toráh ou pelas Kitvei HaKodesh (Escrituras Sagradas). Trata-se do uso de um
objeto, arredondado, sobre a cabeça das pessoas do sexo masculino, como
sinal de submissão a D'us, como sinal de constante
aprendizado e humildade diante dEle, o Rei do Universo. É, também, sinal
da igualdade entre todos os irmãos homens. Tem servido ao longo dos séculos
como educação e formação do caráter do povo de HaShem, e aos mais jovens faz
lembrar a presença do Eterno, abençoado é seu nome, no nosso meio. Ao
utilizá-lo na Sinagoga estamos manifestando o respeito aos Mandamentos do
Eterno, principalmente, no que respeita à Vayicrá (Levítico) 19:30
(...reverenciareis o meu santuário) e dando ouvidos aos ensinamentos do
sábio rei Sh’lomo em Cohélet (Eclesiastes) 5:1 (guarda o teu pé, quando
entrares na Casa de D'us...). Utilizamos o Kipá, também, em ocasiões
domésticas, como quando nos reunimos para estudar as Kitvei HaKodesh
(Escrituras Sagradas), quando nos reunimos para fazer o Cabalat Shabat etc.
Enfim, e em resumo, quando utilizamos o Kipá manifestamos ao mundo que
HaShem, comanda nossa vida e nossa existência, pois estamos totalmente à
mercê da sua mão. Além disso, conforme ensina Rabi Shaul (Sha'ul) em I aos
Coríntios 3:16 e 17 e 6:12-20, somos santuários do Altíssimo e a Torá,
expressamente, determina que tenhamos reverência pelo santuário do
Altíssimo, em Vayicrá (Levítico) 19: 30".
Outra
Citação:
"Cobrir a cabeça é uma alusão à
onipresença divina e conscientização de que a humildade é a essência da
religião. Não se sabe ao certo quando e por qual motivo surgiu o costume do
uso da Kipá e por muito tempo as autoridades religiosas não consideravam
obrigatório o seu uso. Somente no século XIX, os judeus ortodoxos adotaram a
kipá como símbolo da particularidade judaica e fizeram do costume, uma lei".
Mais uma Citação:
"O kipá não é bíblico. É simplesmente
uma tradição judaica, embora sempre o povo oriental tinha a cabeça coberta
em sinal de submissão a D-us. O kipá moderno, uma miniatura que cobre parte
da cabeça simboliza que D-us está acima da minha pessoa e que deverei
prestar contas a Ele de tudo, principalmente, das palavras que saem da minha
boca. Mas, Sha'ul disse, fazei fraco para ganhar os fracos... ( I Co 9:22).
Então, deixamos livre entre os irmãos judeus crentes que o usem ou não, pois
se são judeus, podem guardar suas tradições. E ter um sinal de submissão à D-us, creio ser uma boa tradição. Mas, o kipá em si não tem importância
nenhuma e nem põe ninguém mais santo ou menos santo. Também é um Símbolo de
fé".
NOTA "o Caminho": Podemos ver
que REALMENTE, nenhum texto bíblico é apresentado para validar a prática do
homem cobrir a cabeça; apenas TRADIÇÃO! Portanto ficamos com Sha'ul:
Todo homem que ora ou
profetiza com a cabeça coberta desonra a sua cabeça. I Cor 11:4
Amnao!!!
Saiba Mais:
O Talit! |