Ninguém
jamais viu YAOHUH UL'HIM. O Filho Unigênito, que está no
seio de Abi/Pai, Esse O deu a conhecer.
Jo 1:18
Yaosh, perante Ele - At 5:13-15 |
Miguel (em hebraico:
מִיכָאֵל
(Micha'ul ou Mîkhā'ul; é um arcanjo nas
doutrinas religiosas judaicas, cristãs e islâmicas. Os católicos, anglicanos
e luteranos se referem a ele como S. Miguel Arcanjo ou simplesmente como S.
Miguel. Os ortodoxos se referem a ele como Texiarca Arcanjo Miguel ou
simplesmente como Arcanjo Miguel. Já, os "evangélicos", simplesmente como
Miguel!
Em hebraico, Mikha'ul significa "aquele que é similar ao
Criador" (mi-"quem", ka-"como", ul-"criador"), o que é tradicionalmente
interpretado como uma pergunta retórica: "Quem como Criador?", para a qual
se espera uma resposta negativa, e que implica que "ninguém" é como
CRIADOR/UL’HIM. Assim, Mikha'ul é reinterpretado como um símbolo de humildade
perante UL’HIM/YAOHUH, o ETERNO!
|
Na Bíblia Hebraica, Mikha'ul é mencionado três vezes no
Livro de Daniel/Dayan’ul, uma como um "grande príncipe que defende os filhos
do Seu povo" – Dn 12:1. A idéia de Mikha'ul como um advogado de defesa dos
judeus se tornou tão prevalente que, a despeito da proibição rabínica contra
se apelar aos anjos como intermediários entre o ETERNO e
seu povo, Mikha'ul acabou
tomando um lugar importante na liturgia judaica.
Em Apocalipse 12:7-9, Mikha'ul lidera os exércitos do
ETERNO contra as forças de Satã e seus anjos e os derrota durante a guerra
no céu.
Na Epístola de Judas/Yaohu’dáh, Mikha'ul é citado
especificamente como "arcanjo". Os santuários cristãos em honra a
Mikha'ul
começaram a aparecer no século IV, quando ele era percebido como um anjo de
cura, e, com o tempo, como protetor e líder do exército do ETERNO contra as
forças do mal. Já no século VI, a devoção a S. Miguel já havia se espalhado
tanto no oriente quanto no ocidente. Com o passar dos anos, as doutrinas
sobre ele começaram a se diferenciar.
O termo “Arcanjo” [grego]:
Arcanjo, num fragmento da Epístola de Judas/Yaohu’dáh
no Codex Sinaiticus (330-350 d.Y.)
Arcanjo tem duas raízes, “arch” e “angelos”.
O prefixo grego “arch” (ἀρχ)
deriva de “arché” (ἀρχή)
que se refere tanto a “começo, ponto de partida,
princípio”, como “suprema substância subjacente” ou “princípio supremo
indemonstrável”.
A partir dessa raiz “arché” temos o antepositivo “arch”,
em português, com o sentido de “aquilo que está na frente, o que está no
começo, na origem, ponto de partida de um entroncamento”, sendo traduzido
“acima”, “superior” ou “mais importante” e “o que governa, que dirige, que
comanda, que lidera” e ainda carregando consigo idéias de poder, autoridade,
império e superioridade.
Quanto ao grego “angelos” (άγγελος)
vertido para “anjo”, significa simplesmente “mensageiro”.
A partir dessas raízes, portanto, a palavra “Arcanjo” (αρχάγγελος)
se traduz “Líder dos Mensageiros”; “Chefe
dos Mensageiros”; "Capitão dos Anjos"; "Primeiro Anjo"; “Acima dos Anjos”,
“Superior aos Anjos”; “Anjo Superior”; ou, “Anjo Chefe”, num aspecto
qualitativo de liderança e substancialmente de superioridade, da mesma
maneira que se traduz palavras com o mesmo radical, tal como “arquiteto”
(chefe dos construtores), “arcebispo” (classe hierárquica superior a bispo),
“hierarquia” (poder sagrado) ou “anarquia” (falta ou ausência de poder).
O termo “Mikha'ul” [hebraico]:
A tradução literal para o nome Mikha'ul é “Aquele/Quem
como Criador”.
Mi = Aquele/Quem(?)
Ka = Como
UL = CRIADOR
Como no hebraico não existe sinais de pontuação,
algumas palavras trazem consigo um significado inquisitivo. Por isso a
partícula “Mi” que significa “quem” muitas vezes é traduzida sintaticamente
como interrogação, ocorrendo em 350 textos do Antigo Testamento onde é
mencionada13 .
Exemplo:
“Depois disto ouvi a voz do Criador, que dizia: A quem
enviarei, e quem irá por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.”
(Is 6:8)
Dessa forma, o Talmude sugere uma interpretação
inquisitiva para o nome Mikha'ul, tendo a tradução contextual “Quem é como o
ETERNO”? ou “Quem é semelhante a o
ETERNO"? Este entendimento hoje não é compartilhado somente pela
comunidade judaica, pois mais tarde foi incorporado pela cristandade em
geral “para não colocar em causa própria, a Escritura”, tanto por católicos;
evangélicos; como adventistas e também outras comunidades
religiosas como as Testemunhas de Jeová (?) e os islâmicos. Mas para as cosmovisões judaica, jeovista
(?) e muçulmana, o pressuposto de não haver
nenhuma outra pessoa igual ao ETERNO (Sl 35:10; 89:8) é literal,
implicando sugestivamente a resposta “Ninguém é Igual ao ETERNO” num
entendimento retórico.
Quanto ao sufixo “UL”, é também relacionado de forma
regular com o Nome; apontando, portanto, invariavelmente para “o ETERNO” e, em todos os casos
associados à uma de Suas qualidades, presentes em Seus mensageiros,
tal como em Dayan'ul/Daniel (o ETERNO é Juiz), Emanu'ul (o ETERNO é Conosco),
Kozoqi'ul/Ezequiel
(A Força é do ETERNO), Samuel/Shamu'ul (Chamado pelo Nome do ETERNO), Gamali'ul (o
ETERNO me Faz o Bem), Anan'Yaohuh/Ananias (o ETERNO é Clemente),
Yaohu'khánam/João (A Graça é do
ETERNO), Ishma'ul/Ismael (o ETERNO Ouve), etc. Esse entendimento é compartilhado por
algumas denominações cristãs trinitarianas e alguns famosos comentaristas
bíblicos como Matthew Henry e até o próprio João Calvino, pai da Igreja
Congregacional, da Presbiteriana e de muitas outras reformadas,
entendendo o termo segundo a tradução literal. Para
esses, diferentemente dos judeus, muçulmanos e Testemunhas de Jeová, o
Arcanjo Mikha'ul não tem natureza angélica, e sim divina, sendo o próprio
Cristo que veio com esse “nome de guerra” fazendo um desafio a satanás que,
desde o princípio, sempre desejou estar acima dos anjos e ser igual ao Criador
(Is 14:12–14).
Mas notem que TODOS incorporaram este sufixo (UL) em
sua forma paganizada, EL - numa evidente referência ao ídolo El, pai de Baal.
Além de que em outros nomes (dos profetas) ABREVIARAM o tetragrama presente
nestes nomes na forma (transliterada), IÁ! Muitos, até afirmam que esta
forma abreviada (IÁ) é possível uma vez que existem algumas passagens
escriturísticas nesta forma; principalmente em alguns Salmos/Tehillin's (Ex:
Sl 150). Porém, como estes que assim agem, são trinitarianos convictos, e
para ELES, tudo é DEUS, não diferenciam ou melhor, não distinguem as
citações do VT quando fazem referências ao Pai [YAOHUH UL'HIM] ou ao Filho
[Yaohushua ou UL/CRIADOR, no VT]. Lendo atentamente, tais passagens onde "IÁ"
está presente, pelo contexto vemos que fazem referências ao nosso CRIADOR;
que, segundo Jo 1:3 (Hb 1:2) Ele, a Palavra (vs 14), é Yaohushua!
Além disto, o próprio profeta Yaohu'khánam/João nos diz
que NINGUÉM [jamais] viu ao ETERNO e, quem O revelou, foi o SEU Filho
Unigênito - Jo 1:18*. Sendo assim, ao lermos no VT: ELE falou, veio,
disse, mostrou, etc. não pode fazer referência ao PAI, mas sim ao Filho, o
nosso Criador e Redentor, Yaohushua! O trinitarianos não enxergam isto; os
judaicos por Tê-lo renegado, escondem este fato e os TJs, por má informação
ensinam um monoteísmo onde o Filho tem uma participação ínfima, só
aparecendo no NT [jamais no VT e por isto desconsideram Mikha'ul; pois para
eles, ali TUDO é Jeováh**] e mesmo assim, contraditória em muitas
passagens ao ponto de obscurecer Seu reinado revelado no último livro das
Escrituras.
* Muitas bíblias, para dar "legitimidade" à
trindade (ARA, por exemplo) adulteraram esta passagem - e muitas outras -
substituído o termo FILHO por DEUS...
** Veja no fim deste artigo, um pequeno estudo
sobre o Nome e as razões para se rejeitar este nome (jeová) como sendo o
Nome do ETERNO referente ao Tetragrama Sagrado!
Referências nas Escrituras
Bíblia Hebraica
Na Bíblia Hebraica (o Antigo Testamento dos cristãos), o
profeta Dayan'ul/Daniel teve uma visão após um jejum (Dn 10:13-21), um anjo
(Gabor'ul) identifica Mikha'ul como o protetor de Yaoshor'ul/Israel. O profeta se refere a
Mikha'ul
como "um dos primeiros príncipes" ou simplesmente o "principal". Posteriormente, em Dn 12:1,
Dayan'ul/Daniel é informado sobre o papel de Mikha'ul durante o "tempo do
fim"; lemos: “Nesse tempo se levantará
Mikha'ul, o grande
príncipe que se levanta a favor dos filhos do teu povo".
Assim, embora as três referências a Mikha'ul no Livro de
Dayan'ul/Daniel sejam referentes ao mesmo indivíduo que age de forma similar nos três
casos, o último se coloca no "tempo do fim" - não confunda com "fim dos tempos"
que é o último evento a se realizar e está descrito principalmente em Ap 20
- enquanto que os outros dois
(anteriores) ocorrem na época contemporânea, na Pérsia. Estas são as únicas referências
literais ao arcanjo Mikha'ul, isto é, citando explicitamente Seu Nome na Bíblia Hebraica.
Porém, há outras passagens que apontam para Ele...
As referências ao "comandante dos Exércitos de
UL'HIM" que
estão no Livro de Yaosh/Josué nos primeiros dias da campanha pela Terra Prometida
(veja Js 5:13-15) foram por vezes interpretadas como sendo referentes ao
arcanjo Mikha'ul. Mas, muitos rejeitam esta interpretação dizendo que como o
ANJO recebeu adoração - segundo estes, "anjos não aceitam adoração" e para
afirmarem isto, tiram do seu contexto imediato algumas citações no NT - esta figura
só pode ser o próprio YAOHUH. Mas, mais uma vez, esta posição demonstra que
os tais (trinitarianos) não estudam com profundidade as Escrituras,
ignorando Jo 1:18 - Ninguém viu!!! Ali (como nas demais) só
pode ser o Filho do ETERNO...
Além desta passagem, temos diversas outras onde vemos a
presença do "Anjo do ETERNO" presente entre os homens [Gn 12:7; 18:10;
21:17; 22:11; 32:24; Ex 3:2; etc.]. Em Ex 23:21 é dito que este ANJO possui
o NOME do ETERNO em Seu próprio Nome (cf. Jo 17:11, 12 - ARA, TNM, etc). E,
o próprio Sha'ul/Paulo confirma a identidade deste ANJO, ao escrever aos de
Corintos (I Co 10:1-4). Sendo assim, a presença do ANJO do ETERNO no VT é
uma referência ao nosso CRIADOR (Yaohushua) e, cada vez que ele É VISTO, foi
na forma de um HOMEM (o Filho do Homem) ou Mensageiro - Mikha'ul
[Respondendo à pergunta implícita em Seu Nome: só ELE pode ser semelhante ao
ETERNO]!
No Novo Testamento
O livro das Revelações (Ap 12:7-9) descreve uma guerra no
céu na qual Mikha'ul, sendo o mais forte, derrota satã: “Houve no céu uma guerra, pelejando
Mikha'ul e
seus anjos contra o dragão. O dragão e seus anjos pelejaram, e não
prevaleceram; nem o seu lugar se achou mais no céu. Foi precipitado o grande
dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e satanás, aquele que engana
todo o mundo; sim, foi precipitado na terra, e precipitados com ele os seus
anjos”.
Após o conflito, satã foi atirado à terra juntamente
com os anjos caídos donde eles ainda tentam "desviar o caminho da
humanidade". quando isto ocorreu? Após a cruz, quando o sangue do
Cordeiro foi derramado! Leia o vs 11...
Em outro trecho, na Epístola de Yaohu'dah/Judas (Jd
1:9), Mikha'ul é referido especificamente como sendo um "arcanjo" quando ele
novamente confronta satã: “Mas quando
Mikha'ul, o arcanjo, discutindo com
o diabo, altercava sobre o corpo de Mehu'shua, não ousou fulminar-lhe sentença
de blasfemo, mas disse: O ETERNO te repreenda”. Muitos (trinitarianos), que
não aceitam que Mikha'ul seja Yaohushua (em Sua forma angelical ou
espiritual), usam esta
passagem apontando para esta aparente "ausência de poder". Porém, na
realidade estes trinitarianos (ou TJs?) estão ignorando o respeito que o
Filho tem pelo Pai, não desejando de forma alguma, passar por cima de Seus
desígnios!!!
Uma última referência a um "arcanjo" também aparece em I
Tessalonicenses (I Ts 4:16) - “porque o CRIADOR mesmo descerá do céu com
grande brado, com voz de arcanjo e com a trombeta do ETERNO, e os mortos em
Cristo, ressuscitarão primeiro”. Ali, Yaohushua mantém a Sua característica
de arcanjo!
Devemos nos lembrar que no anúncio do nascimento (gravidez de Maoro'hem),
um ANJO apareceu... Não nos é dito o seu nome, mas, usando a nossa inteligência, podemos crer que
este arcanjo, seja Gabor'ul que assumiu as funções do arcanjo Mikha'ul, que
em breve haveria de nascer entre os homens, em carne, através do casal Maoro'hem/Maria & Yaohu'saf/José,
cujo Nome seria Yaohushua [a Salvação vem de YAOHUH]
- Hb 10:5; Fl 2:6-8 e ser morto em uma cruz!
Nos apócrifos
No livro de Enoque/Kanoch, Mikha'ul é designado como o príncipe
de Yaoshor'ul. No livro dos Jubileus, ele é retratado como o anjo que instruiu
Mehu'shua na Toráh. Nos Manuscritos do Mar Morto é retratado lutando contra
Belial.
Cristianismo
Cristianismo primitivo
Os primeiros cristãos consideravam alguns mártires -
como S. Jorge e S. Teodoro - como patronos militares. Porém, a S. Miguel,
eles entregavam o bem-estar dos doentes e foi como um curador que ele era
venerado na Frígia (na moderna Turquia).
O mais antigo e mais famoso santuário de S. Miguel no
antigo Oriente Próximo era associado com suas águas medicinais. Ele era
chamado de Michaelion e foi construído no início do século IV pelo imperador
romano Constantino I em Calcedônia, no local de um templo anterior chamado
Sosthenion.
Protestantismo primitivo
Alguns dos primeiros acadêmicos protestantes
identificaram Mikha'ul com a pré-encarnação de Cristo, baseando sua visão
parcialmente na justaposição de "criança" e "arcanjo" no capítulo
12 do Kanodgaluth/Apocalipse (Revelação) e também nos atributos dados a ele
por Dayan'ul.
Testemunhas de Jeová
As Testemunhas de Jeová (?) acreditam acertadamente que há apenas um
"arcanjo" no céu e nas Escrituras. Eles ensinam que o Yaohushua de antes da
encarnação e após a ressurreição, e o Arcanjo Mikha'ul são a mesma pessoa: "a
evidência indica que o Filho do ETERNO era conhecido como Mikha'ul antes de
vir à Terra e é conhecido também por este nome após o seu retorno ao céu,
onde ele agora está na forma do glorificado Filho do ETERNO" Eles
notam que o termo "arcanjo" na Bíblia só é usado no singular; jamais de
forma clara, no plural. Eles também afirmam que Mikha'ul é o mesmo "Anjo do
ETERNO" que conduziu os israelitas no deserto e visto por Yaosh/Josué. Sob este ponto de
vista, o espírito (Hb 1:14) que leva o nome de Mikha'ul é chamado de "um dos principais
príncipes", "o grande príncipe que tem o comando de Seu [e de Dayan'ul] povo" e
"o arcanjo" (Dn 10:13; 12). Mas não O identificam (Mikha'ul ou
Yaohushua) como sendo o próprio CRIADOR - Jo 1:3; Hb 1:2!
Adventistas do Sétimo Dia
Adventistas do Sétimo Dia acreditam corretamente - indo
além dos TJs - que Mikha'ul era um
outro nome para o Verbo Divino (como em Jo 1:1, 3; Hb 1:2) antes d'Ele ter se
encarnado como "Yaohushua". Ele seria o Verbo, não criado, por conta de quem
todas as coisas são criadas. O Verbo então se fez nascer encarnado como
Yaohushua.
Eles ensinam que o nome "Mikha'ul" é importante para
mostrar a Sua verdadeira identidade e sempre presente entre nós, Sua
criação! Eles acreditam que o nome significa "aquEle que é como o
ETERNO" e que, como "Arcanjo" ou "comandante ou líder dos anjos", ele
liderava os anjos e, por isso, a afirmação em Apocalipse 12:7-9 que
identifica Yaohushua como sendo Mikha'ul***. Além disso, "Mikha'ul"
seria um dos muitos títulos associados ao Filho do ETERNO, que para eles - a
sua única falha, nesta interpretação - é a segunda pessoa da Divindade (triúna).
E este ponto de vista (exceto a ref. trinitariana; um conceito advindo do
paganismo de Roma, via Grécia) não estaria de modo algum em conflito com a
crença em sua Divindade Plena, pré-existência anterior ao tempo e, também de
maneira nenhuma, seria uma diminuição de Sua pessoa ou obra; mas sim, uma
característica mais que positiva: sempre presente (e preocupado) entre Suas
criaturas!
*** Note que a batalha só foi vencida (vs 11 - o
"sangue do Cordeiro"), após a vitória, na cruz!
Ainda na visão adventista, a afirmação em I
Tessalonicenses 4:16 identifica claramente Yaohushua com Mikha'ul, assim
como João 5:25. Nas Escrituras Ele é mostrado fazendo coisas que também
se aplicam a Cristo desde o início, ele é também o Cristo pré-encarnado.
Mórmons
A Igreja de "Jesus Cristo dos Santos dos
Últimos Dias" acredita que Mikha'ul é Adão; o Ancião de Dias (de Dn 7), um
príncipe e um patriarca da família humana e que Mikha'ul ajudou "Jehovah" (a
forma celeste de Yaohushua) na criação do mundo sob a direção do ETERNO
Pai. A confusão/incoerência é tanta, que não merece comentário...
Portanto, Yaohushua, É a encarnação do Arcanjo Mikha'ul?
Um dos temas mais debatidos (e menos compreendido)
entre os crentes das diversas denominações... Adventistas e Testemunhas de Jeová
(?) afirmam que Yaohushua seria a encarnação de Mikha'ul, o Príncipe dos
Exércitos do "Senhor". Para entender melhor isto, precisaremos redefinir
certos conceitos, mais arraigados a tradições dogmáticas humanas do que
necessariamente às Escrituras.
A primeira, se refere aos anjos. As pessoas comumente
pensam que os anjos são uma classe de seres na Hierarquia Celestial abaixo
de outras, tais como os Serafins e os Querubins, entretanto isso não é bem uma
verdade. Como vimos, inicialmente, palavra “anjo” vem do hebraico Mal'ak, que significa simplesmente
“mensageiro”, não se referindo a classe alguma na Hierarquia Celeste, apenas
os seres que transmitiam a mensagem do ETERNO aos homens. Esses "anjos", por
sua vez, é que podem ser de diferentes classes, as mais conhecidas,
biblicamente falando, são os Serafins, Querubins e Ofanins (Tronos), estes
últimos aparecem no último livro da Bíblia, o Apocalipse, como os 24 anciãos
sentados em seus tronos. Dessa forma, Yaohushua também pode ser considerado
um anjo, mas é o maior dos ANJOS, o maior dos Mensageiros, pois traz a
mensagem do ETERNO (YAOHUH UL'HIM) a toda humanidade.
Como vimos, curiosamente, o título dado
a Mikha'ul é o de Arcanjo, que não é uma classe celestial também, o prefixo
“Arc”, repetimos, significa “acima”, “superior” ou “mais importante”. A palavra
“Arcanjo” ou “Arc-anjo” literalmente significa “Aquele que está acima dos
Anjos” ou “Líder dos Anjos”, ou seja, Mikha'ul é o líder dos mensageiros,
também sendo o maior dentre os mensageiros. A Bíblia só utiliza este título
para designar somente um ser, nunca ocorrendo no plural, nem se referindo a
outra pessoa que não seja Mikha'ul, só existe um Arcanjo, um líder dos
anjos (II Ts. 1:7; Mt 24:30-31; 25:31; Ap 12:7). Como se não bastasse isso,
vimos que o
significado do nome Mikha'ul traz ainda outras revelações. Seu nome ocorre
apenas cinco vezes nas Escrituras e o seu significado é motivo de debate.
Alguns supõem que esse nome seria uma pergunta retórica: “Quem é qual o
ETERNO?”, em resposta à afronta de Lúcifer de querer ser como o ETERNO.
Entretanto, é mais certo que seja uma afirmação, Mikha'ul vem do hebraico
Mikha'ul (“Aquele que é qual o ETERNO”), pois o sufixo “UL” - em sua
essência - sempre aponta
para “o
ETERNO” tal como nos diversos nomes dos escritores escriturísticos, das
pessoas nestes tempos e TAMBÉM na atualidade!
Como pudemos observar, os nomes terminados com este sufixo
nunca são perguntas – mas sempre afirmações. Então, o Arcanjo Mikha'ul é “o
líder dos mensageiros que É Qual o ETERNO”. E, quem mais seria “Qual o ETERNO” se não o próprio Filho do
ETERNO? As semelhanças começam a ficar gritantes.
Vimos também que em certas passagens do Antigo Testamento,
cita-se um anjo
especial e misterioso chamado de “o anjo do ETERNO”. Este ANJO (mensageiro) é
muito distinto dos demais; não é apenas mais "um anjo do ETERNO”, mas sim “o anjo
do ETERNO”, sendo certas vezes confundido com o próprio ETERNO, pelos
trinitarianos e pelos TJs. Analisemos, com mais profundidade, os Seus principais aparecimentos ao longo do Antigo Testamento:
Hagár
Após Hagár, a serva de Abrul'ham/Abraão, dar a luz a
Ishma'ul/Ismael, ela
e a estéril Sorai/Sarai já não podiam mais coexistir pacificamente. Sorai/Sarai a tratou
severamente por ela ter se ensoberbecido até que Hagár fugiu para o deserto;
é então que “o Anjo do ETERNO" a encontrou no deserto, perto de uma fonte”
(Gn 16:7). O anjo disse para Hagár voltar para trás e apresentar-se a
Sarai e prometeu que o seu filho, Ishma'ul, seria o pai de uma grande nação.
Quando o “anjo” desapareceu, Hagár “invocou o nome do CRIADOR", que lhe
falava: Tu és o CRIADOR que vê [Atá'ul-rói]; pois disse ela: Não olhei eu neste lugar para
aquele que me vê?” (vs 13). Hagár reconheceu que o “anjo
do ETERNO”, que tinha falado com ela era realmente o CRIADOR e, sendo assim,
isto não destoa de Jo 1:18!!!
Abrul'ham/Abraão
Entre as diversas vezes que o Anjo do ETERNO" falou com
o "Pai das Nações" temos a ocasião em que o CRIADOR disse a Abrul'ham/Abraão que sacrificasse o seu filho
Isaac/Yatzkh'aq no monte Moriáh. Ele estava prestes a cravar sua adaga no
"filho da
promessa" “Mas o anjo do ETERNO lhe bradou desde o céu, e disse: Abrul'ham,
Abrul'ham! E ele respondeu: Eis-me aqui. Então disse o Anjo: Não estendas a mão
sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes ao
ETERNO, visto que não me negaste teu filho, o teu único filho”. (Gn 22:11,12)
É claro que Abrul'ham/Abraão estava oferecendo o seu filho ao
Criador [para os trinitarianos, DEUS ou SENHOR] e não a um simples anjo. “Então, do céu bradou pela segunda vez o
Anjo do ETERNO a Abrul'ham, e disse: Jurei, por mim mesmo, diz o CRIADOR,
porquanto fizeste isso e não me negaste o teu único filho, que deveras te
abençoarei e certamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas
dos céus e como a areia na praia do mar; a tua descendência possuirá a
cidade dos seus inimigos, nela serão benditas todas as nações da terra,
porquanto obedeceste à minha voz.” (Gn 22:15-18). Recontando esta
experiência de Abrul'ham/Abraão, em Atos 3:25, Kafos/Pedro também identifica este “anjo do
ETERNO” que fez um pacto com o Patriarca, como sendo o CRIADOR: Vós sois
os filhos dos profetas e do pacto que o CRIADOR fez com vossos pais, dizendo
a Abrul'ham: Na tua descendência serão abençoadas todas as famílias da terra!
Também confirmado pelo escritor de Yaohu'dins/Hebreus em Hb 11:17-18.
Yaohu'caf/Jacó
Enquanto fugia de seu zangado irmão, Essáv/Esaú,
Yaohu'caf/Jacó teve um
sonho em que o CRIADOR confirmou a aliança de Abrul'ham com ele. Depois de
receber a garantia de que o CRIADOR estaria com ele e o levaria de volta em
segurança para sua casa, em Canaã, Yaohu'caf/Jacó jurou dizimar sobre todos seus rendimentos,
sob bênçãos... Yaohu'caf/Jacó tomou a pedra que havia posto por travesseiro
e a erigiu em coluna, sobre cujo topo entornou azeite. Em seguida, ele
nomeou o lugar de Bet'ul [Bohay'ul], a Casa do CRIADOR, pois Ele havia lhe aparecido
lá. Novamente levemos em consideração Jo 1:18.
Vinte anos mais tarde, Yaohu'caf/Jacó estava em seu caminho para
casa, não como um pobre fugitivo, mas como um homem rico. O CRIADOR decidiu
relembrar que tinha realmente lhe trazido sucesso. Veja como Yaohu'caf/Jacó conta a
história: “E o Anjo do ETERNO me disse em sonho: Yaohu'caf! Eu respondi: Eis-me
aqui!”. (Gn 31:11). No versículo 13, este “anjo do ETERNO”
identifica-se: “Eu sou o UL de Bet'ul, onde ungiste uma coluna, onde me
fizeste um voto”.
Então, quando Yaohu'caf/Jacó lutou com um Ser divino (Gn
32:22-32), foi lhe dado um novo nome (Yaoshor'ul/Israel) e ele foi abençoado.
“Àquele
lugar chamou Peni'ul, pois disse: Vi ao Criador face a face, e a minha
vida foi salva” [lembre-se de Jo 1:18]. No Novo Testamento, Yaohushua é o que abençoa o Seu povo e
lhes dá um novo nome (Mt 5:3-12; Ap 2:17). Ficando cada vez mais
evidente que o Anjo do ETERNO é o próprio Yaohushua hol’Mehushkháy.
Quando Yaohu'caf/Jacó estava em seu leito de morte e abençoou os
2 filhos de Yaohu'caf/José, Efroím/Efraim e Menashé/Manassés, ele usou os termos “ANJO” e “CRIADOR”
intercambiavelmente: “O CRIADOR [UL] em cuja presença andaram meus pais Abrul'ham
e Yaohutz'kaq, o CRIADOR [UL] que me sustentou durante a minha vida até este
dia, o ANJO que me tem livrado de todo mal, abençoe estes rapazes; seja
neles chamado o meu nome e o nome de meus pais Abruhám e Yaohutz'kaq; e cresçam em
multidão no meio da terra”. (Gn48:15-16).
As Escrituras parecem bem claras, não há outro Redentor
e Salvador [UL, o CRIADOR]; e, apenas um que é ETERNO [YAOHUH UL'HIM]. “Eu, eu sou o
CRIADOR, e fora de mim não há
Salvador”. (Is 43:11-14). Mais uma vez vemos que o ANJO que redimiu/salvou
Yaohu'caf/Jacó
é outro nome para o nosso CRIADOR Yaohushua! Leia I Co 8:4up, 5-6.
Mehu'shua/Moisés
Mehu'shua/Moisés viu um arbusto queimando que não se consumia e
“apareceu-lhe o anjo do ETERNO em uma chama de fogo do meio duma sarça”
(Ex 3:2). O Verso 4 identifica este anjo: “Vendo o CRIADOR que ele se
voltava para ver, o CRIADOR, do meio da sarça, o chamou”. E, no versículo 6,
Ele identifica-se novamente. “Eu sou o CRIADOR de teu pai, o CRIADOR de
Abrul'ham, o CRIADOR de Yaohutz'kaq e o CRIADOR de Yaohu'caf. Mehu'shua escondeu o rosto,
porque temeu olhar para o CRIADOR”. O anjo do ETERNO identifica-se como o
CRIADOR; sempre sob a ótica de Jo 1:18!
Em seu último sermão antes de ter sido apedrejado até à
morte, Esteban concorda com o que o Shua'mós/Êxodo conta: “Decorridos quarenta anos,
apareceu-lhe, no deserto do monte Sinai, um Anjo, por entre as chamas de uma
sarça que ardia. Mehu'shua, porém, diante daquela visão, ficou maravilhado e,
aproximando-se para observar, ouviu-se a voz do CRIADOR: Eu sou o CRIADOR de teus pais, o
CRIADOR de
Abrul'ham, o CRIADOR de Yaohutz'kaq e o CRIADOR de Yaohu'caf. Mehu'shua tremendo
de medo, não ousava contemplá-la.” (At 7:30-32).
E agora uma passagem que a grande maioria desconhece:
"Eis que eu envio um Anjo adiante de ti, para
guardar-te pelo caminho, e conduzir-te ao lugar que te tenho preparado. Anda
apercebido diante dele, e ouve a Sua voz; não sejas rebelde contra Ele,
porque não perdoará a tua rebeldia; pois nEle está o Meu Nome”. (Ex
23:20-21). Perguntamos: Um ANJO com um tremendo poder que até mesmo não
perdoa? A QUEM foi dado o poder de julgar (e condenar, se necessário)?
Leia Jo 5:27.
Sabiamente, o Nome do nosso Redentor é hebraico [Jo
4:22] e
por isso diz-se Yaohu'shua hol'Mehushkyah (Yaohushua, o Messias), que é composto
por cinco letras do aleifbeit (o alfabeto hebraico): Yod-He-Shin-Vav-He que
deriva das quatro letras que compõe o Tetragrama Sagrado do Nome do ETERNO
de Yaoshor'ul, YAOHUH (YHVH), que foi corrompido nas bíblias trinitarianas como “SENHOR”
(Baal),
DEUS (Zeus) e quando muito como Yahweh ou “Javé”. Para os TJs,
"transliteraram" o Nome do ETERNO (YHWH) como Jeováh; no entanto, esta foi a
pior "transliteração" (antes a transliteração dos católicos: Iahweh), pois a
letra J nunca existiu no hebraico, no grego e muito menos no latim...
Ela é muito recente; cerca de 500 anos! Dai ser YAOHUSHUA, “YAOHUH salva”; tendo,
portanto, o Nome do Seu Pai no Seu Nome - Jo 17:11, 12 cf. Ex 23:1.
Afirma-se que os judeus, evitavam dizer o
nome do ETERNO, temendo incorrer no pecado de "dizer o Seu Santo Nome em
vão", quando liam alguma passagem onde este Nome se encontrava, falavam “Adonai”.
Esta palavra significa "meu senhor" numa clara referência ao ídolo Adonis!!!
Foi "traduzidas", portanto, nas Bíblias trinitarianas como “SENHOR”. Como se
diz: um ERRO puxa outro!!!
"Amarás o ETERNO, teu UL'HIM [CRIADOR ETERNO], de todo teu coração,
com
toda a tua vida, e de todo o teu entendimento" (Mt 22:37)
Yaoshor'ul/Israel
Em outro exemplo, os filhos de Yaoshor'ul foram conduzidos
através do deserto pelo CRIADOR [I Co 10:1-4]. “O CRIADOR ia adiante deles, durante o dia,
numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa
coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de
noite”. (Ex 13:21). Mehushua/Moisés depois descreve este Ser que os
conduzia desta maneira: “Então, o Anjo do ETERNO, que ia adiante do exército
de Yaoshor'ul, se retirou e passou para trás deles; também a coluna de nuvem
se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles”. (Ex 14:19). Mais uma vez, “o anjo
do ETERNO” é identificado como sendo o CRIADOR. Para os trinitarianos, isto
não faz a mínima diferença, já que para eles, TUDO é DEUS (triúno)!
Como então este mensageiro (ANJO), apesar de ser
identificado como sendo o CRIADOR ao mesmo tempo não é YAOHUH? Não devemos esquecer
que o próprio Yaohushua, apesar de Se dizer ser um com o Pai [no bom
português, isto significa "um" em propósitos, isto é "andam juntos"; e,
portanto, JAMAIS o texto (contexto) está dizendo que AMBOS são o mesmo - Jo
10:30 cf. Jo 17:21-23; Cl 1:15-23],
daí, vermos textos onde Yaohushua se põe com
frequência num grau inferior a YAOHUH UL'HIM (YHWH)...
Quando o anjo do ETERNO apareceu a Yaosh/Josué, este
prostrou-se e o adorou: “...Não; mas venho agora como príncipe
do exército do ETERNO. Então Yaosh, prostrando-se com o rosto em terra, o
adorou” (Js 5:14). Essa atitude nos confirma que Esse anjo
era uma manifestação do próprio CRIADOR (Yaohushua); do contrário, o anjo teria
proibido Yaosh/Josué de adorá-Lo, tal como o anjo que proibiu o apóstolo
Yaohu'khánam/João (Ap 19:10;22:8-9); tal como Yaohushua, que recebe adoração,
assim também este "Anjo" foi adorado. Fica claro que esse Anjo do ETERNO que
aparece frequentemente no Antigo Testamento é ninguém menos que o próprio
CRIADOR (Yaohushua, a Palavra) antes de nascer em Maoro'hém (Hb 10:5); sendo Mikha'ul portanto um dos seus títulos
(ou "aparência" minimizada para que o ser humano possa vê-Lo).
O livro do profeta Dayan'ul/Daniel é a maior evidência de
que Mikha'ul é um dos nomes de honra do Divino Mestre. Ali,
apresenta-se a maior das evidências de que o nome “Mikha'ul” deve
obrigatoriamente ser aplicado a Cristo. Temos neste livro quatro grandes
blocos proféticos que dão ênfase a Yaohushua e ao Seu Reino. Estes blocos
proféticos nos ajudam a entender o livro, seu propósito e também a descobrir
quem é o personagem principal das profecias da Bíblia - não é à toa que aos
judaico é "proibido" (ou incentivado a ignorar) tal livro!
Capítulo 2: Yaohushua aparece como sendo a Pedra que
destrói a estátua do sonho do rei Nebuchadnezar.
“Mas há um CRIADOR no céu, o qual revela os mistérios;
Ele, pois, fez saber ao rei Nebuchadnezar o que há de acontecer nos últimos
dias; o teu sonho e as visões da tua cabeça que tiveste na tua cama são
estes: Estando tu, ó rei, na tua cama, subiram os teus
pensamentos, acerca do que há de ser depois disto. Aquele, pois, que revela
os mistérios te fez saber o que há de ser. E a mim me foi revelado esse mistério, não porque haja
em mim mais sabedoria que em todos os viventes, mas para que a interpretação
se fizesse saber ao rei, e para que entendesses os pensamentos do teu
coração. Tu, ó rei, estavas vendo, e eis aqui uma grande
estátua; esta estátua, que era imensa, cujo esplendor era excelente, e
estava em pé diante de ti; e a sua aparência era terrível. A cabeça daquela estátua era douro fino; o seu peito e
os seus braços de prata; o seu ventre e as suas coxas de cobre; As pernas de ferro; os seus pés em parte de ferro e em
parte de barro. Estavas vendo isto, quando uma Pedra foi cortada, sem
auxílio de mão, a qual feriu a estátua nos pés de ferro e de barro, e os
esmiuçou” (Dn 2:28-34).
Capítulo 7: Yaohushua aparece como o Filho do Homem,
que se dirige ao Ancião de Dias (YAOHUH UL'HIM).
“Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis
que vinha nas nuvens do céu um como o Filho do Homem; e dirigiu-se ao Ancião
de Dias, e o fizeram chegar até ele. E foi-Lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para
que todos os povos, nações e línguas o servissem; o Seu domínio é um domínio
eterno, que não passará, e o Seu reino tal, que não será destruído” (Dn
7:13-14).
Capítulo 8: Yaohushua aparece como sendo o Príncipe dos
príncipes.
“Aquele carneiro que viste com dois chifres são os reis
da Média e da Pérsia, mas o bode peludo é o rei da Grécia; e o grande chifre
que tinha entre os olhos é o primeiro rei. Ter sido quebrado, levantando-se quatro em lugar
dele, significa que quatro reinos se levantarão da mesma nação, mas não com
a força dele. Mas, no fim do seu reinado, quando acabarem os
prevaricadores, se levantará um rei, feroz de semblante, e será entendido em
adivinhações. E se fortalecerá o seu poder, mas não pela sua própria
força; e destruirá maravilhosamente, e prosperará, e fará o que lhe
aprouver; e destruirá os poderosos e o povo santo. E pelo seu entendimento também fará prosperar o engano
na sua mão; e no seu coração se engrandecerá, e destruirá a muitos que vivem
em segurança; e se levantará contra o Príncipe dos príncipes, mas sem mão
será quebrado” (Dn 8: 20-25).
Capítulo 10: Mikha'ul aparece como libertador.
“E naquele tempo se levantará Mikha'ul, o grande
Príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo
de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas
naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no
Livro. E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida
eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno” (Dn 12:1-2).
Se Mikha'ul não fosse Yaohushua, o sincronismo do livro
de Dayan'ul/Daniel (apresentado em seus blocos proféticos) seria quebrado! É muito
estranho imaginarmos que nos três primeiros blocos proféticos o centro é o
CRIADOR (Yaohushua, a Palavra, antes de nascer em Maoro'hém) enquanto que no último o personagem principal
seria uma
criatura! Uma criatura que julgará!?! Jo 5:22. lembre-se de
Suas palavras: Portanto, quando virem a abominação desoladora, de que o
profeta Dayan’ul falou... Mt 24:15.
Todos os blocos proféticos terminam com a manifestação
do Cristo e do Seu reino. Por isso, para que o sincronismo do livro de
Dayan'ul/Daniel seja mantido, Mikha'ul TEM que ser um dos nomes de Yaohushua! Além
disso, deve-se destacar que o conflito entre o bem e o mal se dá entre
Cristo (o CRIADOR) e Lúcifer (criatura) e não entre dois seres criados (ver
Ap 12:7-9). É importante salientar também que o mesmo livro chama a
Mikha'ul de “um dos primeiros Príncipes”; diz ser Ele “o vosso Príncipe”
(Dn 10:21) e “o grande príncipe” (Dn 12:1). Comparando estes textos
com Is 9:6 e Atos 5:31 (preste atenção no termo “príncipe”), não podemos
ter dúvidas de que o Ser mencionado em Dn 10:13 é o próprio Cristo. Na
verdade, Mikha'ul seria “o primeiro dos principais príncipes”. Repetimos, no livro
apócrifo de Enoque, Mikha'ul é retratado como príncipe de Yaoshor'ul, enquanto
que nos Jubileus, ele é descrito como o anjo que instruiu Mehushua na Toráh.
Mais algumas características em comum:
- Tanto na vinda de Mikha'ul, descrita no livro de
Dayan'ul/Daniel, quanto na vinda de Yaohushua, descrita no livro do Apocalipse,
haverão tribulações.
- Tanto a vinda de Mikha'ul quanto a de Yaohushua estão
relacionadas a ressurreição.
- Mikha'ul é descrito como tendo um exército de anjos;
Yaohushua também possuía anjos que O serviam - Mt 24:30-31.
- Tanto Mikha'ul quanto Yaohushua são descritos como
Superiores aos anjos. Sendo que a Bíblia descreve uma aproximação ainda mais
clara entre Yaohushua e Mikha'ul: “Porque o CRIADOR mesmo descerá do céu com grande brado,
à voz de arcanjo, ao som da trombeta do ETERNO, e os que morreram em Cristo
ressuscitarão primeiro” (I Ts 4:16).
- Yaohushua e Mikha'ul reagem de maneira similar ao
discutir com satanás: “Mas o arcanjo Mikha'ul, quando contendia com o diabo e
disputava a respeito do corpo [cadáver] de Moisés, não ousou pronunciar
juízo de maldição contra ele; mas disse: O ETERNO te repreenda!” (Js
1:9). “Vai-te, satanás! Porque está escrito: Ao ETERNO, o teu Criador adorarás, e só a
Ele servirás.” (Mt 4:10).
- Mikha'ul é retratado como aquEle que lidera os
exércitos do ETERNO; no final do livro do Apocalipse, Yaohushua é retratado
como o Cavaleiro no cavalo branco que guia o exército do Céu.
- Tanto Mikha'ul quanto Yaohushua enfrentam satanás e
suas hostes diretamente; Mikha'ul no Antigo Testamento, e Yaohushua no Novo
Testamento. Ao que parece este é um encargo particular de Yaohushua/Mikha'ul,
o de enfrentar e sempre vencer os poderes das trevas.
“E estava na sinagoga deles um homem com um espírito
imundo, o qual exclamou, dizendo: Ah! que temos contigo, Yaohushua, dos nazarenos?
Vieste destruir-nos? Bem sei quem és: o Santo do ETERNO.” (Mc 1:23-24).
“Mas o príncipe do reino da Pérsia me (Gabor'ul) resistiu por
vinte e um dias; e eis que Mikha'ul, um dos primeiros Príncipes, veio para
ajudar-me, e eu o deixei ali com os reis da Pérsia.” (Dn 10:13)
Mikha'ul é “um dos primeiros Príncipes”; na verdade
existem traduções em que se lê “o primeiro dos Príncipes”. Yaohushua é o
Filho do ETERNO, o Altíssimo. Daí, ser o primeiro Príncipe; e, esta palavra
(príncipe) significa: PRINCIPAL. Conhecendo um pouco a
pessoa de Yaohushua, não seria estranho supor que Ele nomearia outros anjos,
talvez um de cada Hierarquia Celestial, para governar ao lado dEle como
príncipes. Este parece ser uma das amostras de bondade de Yaohushua, dividir
o Seu Trono com os seus servos. Provavelmente, um dos príncipes que Mikha'ul (Yaohushua)
deve ter escolhido para reinar ao seu lado foi Lúcifer, o príncipe da casta
dos Serafins [erroneamente dito 'querubim" em Ez 28 nas bíblias paganizadas], e provavelmente o mais sábio dentre todos os seres criados pelo ETERNO (Gn 3:1).
Parece que, para impedir as ambições de Lúcifer,
Mikha'ul, o Filho do ETERNO, tem enfrentado constantemente Lúcifer (agora
satanás), por isso
Ele aceitou "diminuir-Se" (Fl 2:6-8) para morrer em uma cruz (um instrumento
maldito - Gl 3:13) e assim resgatar das mãos de satanás, o Reino do ETERNO. Yaohushua é o único
digno de abrir o livro com os Sete Selos, iniciando assim o processo de
purificação e renovação da Terra, descrito no livro do Apocalipse.
Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a
vida eterna; e são elas que dão testemunho de Mim...
(Jo 5: 39)
ADENDO:
O Nome de Deus - Jeová,
Javé ou Yahweh?
Até agora nada pedistes em Meu Nome; pedi, e recebereis, para que o vosso
gozo seja completo.
Jo 16:24
O verdadeiro Nome do Altíssimo – um
dilema:
Todos nós sabemos que "Jeová" não é a correta pronúncia
do Nome do ETERNO. Sim, até mesmo a Sociedade Torre de Vigia (TJs) concorda
com este fato, pois em várias publicações que tratam a respeito deste
assunto, existe algo explicando o porque desta incerteza. Um exemplo disto
pode ser visto no livro Perspicaz vol.2, sob o verbete Jeová.
Segundo a própria Sociedade menciona e até mesmo concorda em suas
publicações, os especialistas em língua e escritas em hebraico afirmam que o
Nome do Criador entrou no esquecimento, devido ao fato de que na escrita
hebraica original não se utilizavam vogais, mas apenas consoantes.
Isto é um fato. Todos nós aprendemos que judeus ortodoxos, por
supersticiosamente acharem o "nome" divino sagrado demais para ser
pronunciado deixaram de usá-lo, substituindo-o na hora da leitura pela
palavra "Adonai", que em português quer dizer "Senhor", nos lugares onde
havia a ocorrência do tetragrama "hvhy"
(lê-se da Direita para a Esquerda), que transliterados para o nosso tipo de
escrita, correspondem às letras "YHWH" ou "YHVH".
Segundo os estudiosos da língua, o "nome" mais correto,
ou a "pronúncia" mais próxima daquela que os hebreus utilizavam no passado
ao referir-se ao Altíssimo, e que a Sociedade parece concordar, é a forma "Yahweh/Javé".
Eles afirmam que isto é apoiado pela existência da expressão "Halelu-Yah/Louvai
a Jah" , no Salmo 89:8 e em outros locais das Escrituras, ao
invés da expressão "Halelu-Yeo/Louvai a Jeo", que deveria ser
o correto, caso o "nome" do ETERNO fosse realmente Jeová.
Aparentemente parece lógico.
Em vista disso perguntamos: Se a forma, possivelmente a
mais correta, para o Nome do ETERNO fosse realmente "Yahweh", por que então
a Sociedade não aderiu à este nome ao invés do nome "Jehovah/Jeová"?
A Sociedade responde que opta pelo nome "Jehovah/Jeová" por este ser
o mais "conhecido" e estar a mais tempo em uso, e que mudar este
"nome" implicaria na mudança de muitos outros nomes bíblicos. Perguntamos:
Desde quando poderíamos nós "optar" pelo Nome do Ser mais sublime do
universo, o Criador ETERNO,
tendo como base o "nome" que é mais conhecido ao invés daquele que
seria realmente o mais correto? Quem nos deu este direito de
"escolha"? Não foi o próprio ETERNO que atribuiu a si o Seu "nome"? Quem
somos nós para mudá-lo ou escolhe-lo? Será que o ETERNO "troca de nomes", ou
atende por outros nomes, só porque as pessoas estão mais acostumadas a
chamarem-no por um nome que
elas preferem? Fica aí algumas questões para nossa reflexão.
Pensar desta forma poderia dar margem para o seguinte
argumento: Se utilizarmos o conceito de que o mais "conhecido" ou o mais
"aceito" seja realmente a coisa razoável a se seguir ou adotar, então a
Sociedade deveria fazer uso dos ensinos que ela mesma tem rejeitado tais
como a Trindade, Cruz, Inferno de Fogo, Alma Imortal, uma vez que estes
conceitos são os mais "conhecidos" ou "aceitos" pelas religiões que se dizem
Cristãs, assim como se dá com o suposto Nome do Messias, aceito atualmente.
Ademais, admitindo que fosse correto
traduzir nomes próprios - o que não é – os nomes bíblicos atuais que temos
hoje disponíveis, de qualquer forma não se harmonizam com o nome "Jeová". Se
o Nome do Altíssimo fosse realmente "Jeová", então:
Isaías teria sido traduzido como Isajes
Zacarias teria sido traduzido como
Zacarjes
Sofonias teria sido traduzido como
Sofonjes
Josué teria sido traduzido como Jesué
Jeremias teria sido traduzido como
Jeremijes
...pois todos estes nomes têm o
tetragrama [WHYH] em sua formação! Mas assim não foram traduzidos! Foi o
"Nome" realmente esquecido?
Contudo, o assunto a respeito do "Nome"
não para por aí! Perguntamos: É coerente compartilharmos o mesmo raciocínio
destes "estudiosos" em línguas, muitos dos quais nem mesmo crêem na
existência de um Messias, quando eles afirmam que ninguém saberia pronunciar
o Seu "nome" corretamente em nossos dias, devido ao fato deste "Nome" ou sua
correta pronúncia ter caído no esquecimento ou se perdido?
Bem, uma coisa podemos afirmar, se
pensarmos desta forma estaremos indo de encontro ao que o próprio ETERNO
disse em Ex 3:15, quando o CRIADOR revelou pela primeira vez o sagrado
"Nome" à humanidade. Ele disse : "...hvhy...
porque este é o Shuam (Nome) Eterno, a ser lembrado através de todas as
gerações".
Portanto, concluirmos que este "nome" não
tenha se perdido no tempo e que ninguém mais seja capaz de pronunciá-lo
corretamente em nossos dias, pois sendo assim, estaríamos afirmando que o
ETERNO mentiu - Leia Tt 1:2. Será que o ETERNO permitiria que a correta
pronuncia do Seu sagrado Nome caísse no esquecimento? E o que dizer então
das formas que atualmente conhecemos como sendo as mais prováveis pronúncias
do "nome" do ETERNO?
De qualquer maneira, nenhuma forma que
comece pela letra J tem apoio escriturístico, pois não existe a
consoante "J" bem como nenhuma forma parecida na língua hebraica [nem
no grego e nem no latim], tanto é que a transliteração correta do
tetragrama "hvhy " (lido da direita para a esquerda),
tem na sua primeira letra um "Y" (
y
– lê-se yod em hebraico), que corresponde ao som da letra "i"
em português. Então, um erro já acontece logo no começo, pois um "J",
cujo som é totalmente diferente de "i" é usado no início destes nomes
conhecidos atualmente, quando que o correto seria utilizar a consoante "Y"
ou mesmo a vogal "i", pois ambos produzem o mesmo som, e o que
importa realmente é a pronúncia, e não a escrita! Este é um dos motivos que
"teoricamente" a forma Yahweh estaria mais próxima do correto, ou
seja, por começar com a letra (Y/I) que produz o som correto ou o
equivalente ao original. Contudo, há evidências que mostram que o nome
Yahweh também não poderia ser o correto Nome do ETERNO.
Comecemos por um detalhe digno de
nota: Os hebraicos, em vez de chamar o ETERNO por Seu Nome, usam a palavra
há-shem [o nome] por um simples respeito desmedido; isto quando não
o diminui usando a palavra
adonai [I Co 8:5-6]. E, acabaram por JUNTAR esta pronuncia ao tetragrama
dando a palavra YEHOVAH [Jeová] ou YAHWEH [Javé].
Pode ser que alguém argumente: "Mas os
nomes estão traduzidos para a nossa língua e por isso eles começam
com a letra J". Isto não tem fundamento! Primeiramente temos que ter em
mente que as muitas línguas existentes hoje na terra não são frutos de uma
bênção da parte do CRIADOR e sim de uma maldição. E em segundo lugar temos
que entender que nomes próprios não são traduzíveis. Se uma pessoa se
chama "Pierre", na França, ela deverá se chamar "Pierre" em qualquer lugar
do mundo não importa a língua do local em que ele viva. Já imaginou se o
nome do ex-presidente dos EUA, George Bush, fosse traduzido para a
nossa língua – ele iria se chamar Jorge Arbusto. Que dizer então do
ex-secretário de estado James Baker? Ele iria se chamar Tiago
Padeiro! Com certeza estes dois exemplos, cômicos por sinal, jamais
identificariam corretamente estas duas personalidades. Para identificarmos
um indivíduo devemos utilizar o seu nome original com a correta pronuncia,
ou pelo menos a mais aproximada que a nossa língua nos permita falar.
Ao invés de traduzirmos um nome, o que podemos e
devemos fazer é transliterá-lo para a nossa língua, que é um processo
completamente diferente de traduzir. Transliterar, consiste no ato de
transportarmos o som, sílaba por sílaba de uma palavra, da língua de
origem para outra língua, utilizando as letras disponíveis correspondentes
ao som da pronúncia na língua original.
É evidente que neste momento, poderá
surgir outra pergunta: "Como poderíamos saber qual a pronúncia correta do
Nome do ETERNO?" Veja, se o próprio Altíssimo disse que seu "nome" seria "lembrado de geração após geração",
certamente Ele não permitiria que o mesmo caísse no esquecimento, como
muitos afirmam...
Portanto, é a pronúncia o que
realmente importa e não a forma como o nome é escrito. Podemos ilustrar isso
da seguinte maneira: Digamos que existam três pessoas num recinto – uma se
chama Kátia, a outra Kathya, e a ultima se chama Cátia.
Se chamarmos por qualquer um dos três nomes, com certeza as três olharão;
isto, porque o que importa realmente neste caso, é a pronuncia (o som), ou
aquilo que é dito, e não a forma como os nomes estão escritos, que embora
usem escritas diferentes, produzem o mesmo som. O mesmo vale para o "Nome"
do ETERNO [e de Seu Filho]. Devemos nos preocupar com a correta pronúncia
dele, e não com a maneira como o escrevemos, não importa o idioma que
falamos. Bem, vamos então às evidencias que temos, para nos ajudar saber
qual é o Verdadeiro Nome do Altíssimo.
Essas questões podem parecer irrelevantes
ou sem importância alguma, mas é o próprio ETERNO que diz que o
seu "nome"
foi profanado entre as nações [Ez 36:23]; e, diz que o
seu povo saberia Seu
Nome [Is 52:6]. Também, somos questionados com respeito a este
conhecimento em Pv 30:4 que lança a desafiadora pergunta para todos
nós (além de derrubar a trindade): "Quem subiu ao céu para descer? Quem
ajuntou o vento na concavidade de ambas as mãos? Quem embrulhou as águas
numa capa? Quem fez todos os confins da terra se levantar-se? Qual é o
Seu Nome e qual o Nome do Seu filho, caso [o] saibas?" – [TB]. Outra
tradução usa o termo "Diga-me se você souber!" [New Internetional Version].
Por tudo isto é que está Escrito: "todo aquele que invocar o Nome de
hvhy será salvo" (Jl 2:32; At 2:21).
Evidências do Verdadeiro "Nome"
Sabemos que os hebreus ao darem nomes aos
recém-nascidos, geralmente selecionavam um nome que possuía algum
significado. Até mesmo a filha de Faraó, ao retirar aquela criança do rio
Nilo fez isso, ou seja, atribuiu-lhe o nome "Moisés" devido ao fato dela "tê-lo
tirado dá água". Definitivamente os nomes tinham um significado!
O interessante é que muitos nomes
daqueles dentre o "povo do Criador" naquela época, também continham o
"nome" do ETERNO embutido
em seus próprios nomes. Vou citar alguns exemplos: Isaias, Jeremias,
Sofonias, João, etc... Cada um desses nomes (no original e não nesta
forma corrompida, que conhecemos) tem um significado, e traz embutido em si
a pronúncia correta do Nome do Criador. Infelizmente, por não terem sido
feitas as corretas transliterações dos nomes da língua original
(hebraica) para as demais, e sim traduções, perdeu-se esta visão
(teofania - sentido profético) do "nome" sagrado dentro dos nomes antigos.
Contudo, se fizermos a correta transliteração, ou seja, trazermos os mesmos
sons da língua hebraica original [o hebraico arcaico e não o atual, já
paganizado] para o nosso idioma, poderemos claramente perceber uma "palavra"
comum em todos estes nomes que mencionamos anteriormente. Aqui estão,
portanto, alguns exemplos de nomes transliterados do hebraico para o
português:
Em hebraico |
Tradução
errada |
Transliteração correta |
vhyiwy |
Isaias |
Yaoshuayaohu |
vhymry |
Jeremias |
Yarmiyaohu |
hdvhy |
Judá |
Yaohu’dah |
vhyway |
Josias |
Yaosh’yaohu |
vhyla
|
Elias |
Uli’yaohu |
Iwvhy
|
Josué/Jesus |
Yaohu’shua |
Todos contém o tetragrama, ou seja, o Nome do
Eterno Criador!
Existe algo especialmente interessante
com respeito ao último nome da lista "Josué/Jesus", o que mostra como a
tradução de nomes, e não a correta transliteração, infelizmente produzem
problemas sérios de identidade nas traduções da Bíblia. No Hebraico antigo,
YAOHUshua, que significa "yhvh
é a salvação" ou "yhvh Salvará", no primeiro
caso em que aparece nas traduções da Bíblia, é transformado em "Josué",
que teoricamente seria o mais correto, e no segundo em "jesus". Ambos
possuem o mesmo nome no hebraico original, mas se tornaram diferentes com o
processo das traduções da Bíblia. Este é um detalhe curioso e que
infelizmente poucos se dão conta da sua importância e até que ponto os
homens chegam, não se importado com a Verdade – Jo 8:32.
Com relação aos nomes bíblicos citados no
exemplo acima, de uma forma geral qualquer pessoa poderá notar que a palavra
"YAOHU"* aparece claramente nestes nomes. Este som (iaorru) é
percebido na pronúncia de muitos outros nomes registrados nas escrituras, e todos eles dizem respeito ao Criador.
Podemos ver que até mesmo na escrita
hebraica desses nomes aparecem 3 das 4 letras do tetragrama : "vhy"
(da direita para a esquerda), sendo elas o "YHW" correspondentes no
nosso idioma.
Trata-se simplesmente de uma forma
"abreviada" do Nome do ETERNO ou trata-se de sua forma "completa"? A ultima
letra "h", que corresponde a nossa letra "H", pode ser omitida na escrita
destes nomes, devido ao fato da mesma não produzir som algum no Nome do
Altíssimo e, portanto, não é uma abreviação. Atualmente existem sinais
[massoréticos] que apontam para o som vocálico das consoantes hebraicas.
Alguns ao invés de utilizarem o correto
massorético [Qamets Qaton] ao transliterar a vogal logo após o "Y" que
produz o ditongo "AO", utilizam o Qamets Gadol que dá o som de 'A'
aberto, resultando na transliteração YAO-HU.
É significativo também o fato dos
judaicos (que são o povo que se chama pelo Seu "Nome", segundo as
Escrituras) serem chamados de "YAOHUdim" (ydvhy) em seu idioma nativo, o que
deveria ser ..."YAHWEdim",
caso o Nome correto do criador fosse Yahweh/Javé ou mesmo "YEHOVAdim"
caso fosse Yehovah/Jeová. Isso não seria mais coerente (e menos
embaraçoso para os TJs)? E mesmo atualmente em nossos dias existem pessoas
que trazem em seus nomes a mesma "palavra" hebraica contida nos nomes
antigos acima citados. Um exemplo atual disso é o do ex-primeiro ministro de
Israel que se chamava Benyamin Nethanyaohu (com a correta
transliteração) – indicando que o Nome do ETERNO, na verdade nunca foi
esquecido.
Veja abaixo a representação gráfica que mostrar como o
tetragrama é pronunciado (Deve-se observar que em hebraico a leitura
é feita da direita para a esquerda):
Será que nós mesmos não somos os responsáveis por não
utilizarmos o Verdadeiro Nome do ETERNO, por justamente alegarmos
erradamente que ninguém jamais poderia conhecer sua pronuncia correta,
quando na realidade ela nunca foi esquecida - em harmonia com Suas próprias
palavras - pois sempre esteve ali, disponível para quem quer que se
interesse em conhecê-la? Será que este som, "iaorru", presente em
tantos nomes bíblicos, cujo significado refere-se ao próprio ETERNO, e que é
produzido pelos mesmos caracteres do tetragrama, é simplesmente uma
mera casualidade ou coincidência?
E o que dizer do Nome do Messias, cuja correta
transliteração é "YAOHUSHUA" (iwvhy – YAOHU é a Salvação), ao invés
de "jesus", o qual todos nós estamos acostumados a nos referir, e
cuja origem é claramente greco/romana e não judaica? Influem essas
diferenças de nomes de alguma maneira na nossa adoração e consequentemente
na nossa salvação, ou o Nome pelo qual nos dirigimos aos Seres mais
importantes do universo não faz nenhuma diferença para Eles? Faria diferença
se alguém chamasse você por outro
nome que não o seu? Seja sincero!!! Antes de responderem à estas perguntas,
leiam atentamente, por favor, no livro de Atos 2:21 e Atos 4:12,
e depois sim, baseado no que lerem nestes textos, tirem suas próprias
conclusões.
Um nome FALSO para o Messias
O falso nome "Jesus" não poderia nunca ser o verdadeiro Nome do Messias, por
diversas razões:
§
Não existe letra "J" em hebraico, portanto
nenhum nome que contenha a letra "J" poderia jamais ser um nome de origem
hebraica.
§
O Nome do Pai está contido no Nome do Messias, o
Filho, e, obviamente, não está contido no falso nome "jesus" [Ex 23:21; Jo
17:11-12].
§
O falso nome "Jesus" não tem o significado que
foi dado ao Nome do Messias pelo enviado, qual seja: "...porque Ele salvará
o Seu povo dos pecados deles". Este significado é exato e perfeito para o
verdadeiro Nome YAOHUSHUA (IAORRUSHUA), mas não possui relação alguma com o
falso nome "jesus".
§
A origem do falso nome "jesus" é greco-latina,
proveniente de ídolos mitológicos.
§
O falso nome "jesus" só apareceu após o século
XIV, uma vez que a letra "J" só apareceu no século XIV, sendo impossível que
no século primeiro se pudesse escrever um nome com uma letra inexistente. A
letra "J", com o som que lhe é característico, não faz parte nem do
hebraico, nem do latim e nem do grego.
§
O falso nome "jesus" não aparece profetizado em
nenhum lugar do Antigo Testamento, como aparece o verdadeiro Nome YAOHUSHUA
(IAORRUSHUA), e nem poderia, uma vez que no idioma original do A.T. (Tanakh),
não há palavras escritas com a letra "J".
Há no Antigo Testamento alguns homens que foram figuras
ou tipos do Messias, e que, assim, tinham o nome Yaohushua. Eram tipos
simbólicos do Messias que viria. É curioso notar a obra de corrupção dos
tradutores (traidores) quando no lugar destes tipos que tinham o nome
Yaohushua, eles colocaram "Josué", o que é igualmente falso. Quanto ao
Messias, que recebeu o Nome YAOHUSHUA (IAORRUSHUA) [Mt 1:21; “João” 17:6,11;
Heb 1:4], eles substituíram pelo falso "jesus". Nem na corrupção eles usaram
de coerência, e é realmente esperar demais que corruptos sejam coerentes!
Cumpre-se Apocalipse 13:8!
Caros irmãos, libertem-se destes nomes
paganizados; pois ...conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará!
(Jo 8:32).
Amnao/Amém!
Tenha certeza que esta é a pronuncia correta para o massorético Qametz Gadol [ao],
clicando aqui!
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