A maioria dos livros do Novo
Testamento são cartas que foram escritas pelos santos apóstolos para
varias congregações, e que o cristianismo aceita como Palavra
autorizada do CRIADOR para nossa época. Mas existe algo que faz do
Apocalipse um livro sagrado realmente singular. É a revelação que o
próprio Messias fez, expressa em cartas enviadas a sete igrejas
situadas na Ásia com instrução para elas e com mensagens proféticas
aplicadas a sete períodos específicos da história da igreja ao mesmo
tempo em que contêm mensagens universais que produzem a edificação
espiritual do crente.
Damos graças ao ETERNO porque
neste estudo, hoje, temos a oportunidade de lê-las, estudá-las e ser
abençoados com suas orientações. Mas lembremos que, além de penetrar
em seu conteúdo, devemos obedecer a Ele (Ap 1:3) e sermos
bem-aventurados.
TRÊS MENSAGENS UNIVERSAIS
Há alguma coisa em comum nas
cartas às sete igrejas: escreve-se ao anjo ou mensageiro de cada uma
delas. Em cada caso, o Messias Se apresenta com uma identificação
especial, adequada às necessidades desse período da igreja. Por
exemplo, ao escrever a Esmirna (era de perseguição e martírio),
apresenta-Se como “o que esteve morto e tornou a viver” (Ap 2:8). Há
sempre um elogio que reflete as virtudes desses períodos (menos no
caso da Laodicéia, devido a sua mornidão espiritual se bem que
poderíamos usar Ap 22:11-12). Há uma reprovação destinada a crescer
em áreas débeis da igreja, com exceção do período de Esmirna (era
das perseguições e martírio) e Filadélfia (era do reavivamento).
Também se inclui uma admoestação e uma promessa. As promessas nós a
veremos no estudo número 8.
1
– Há três declarações do Messias
que aparecem em Sua mensagem a todas as igrejas e que tem relevante
importância para os cristãos de todas as eras. Quais são essas três
mensagens universais? a) Conheço as tuas
_____________...(Ap 2:2, 9, 13,19; 3:1, 8). b) Ao
___________________... (Ap 2:7, 11, 17,26; 3:5, 12,21). c)
Quem tem ouvido, ouça o que o _____________ diz às igrejas...(Ap
2:7, 11, 17,29; 3:6, 13, 22).
Dessas três declarações,
surgem nitidamente três mensagens do CRIADOR para todas as pessoas
do nosso tempo: (1) o CRIADOR me conhece totalmente, não
posso enganá-Lo. (2) É imperativo vencer; Paulo/Sha’ul nos dá
a chave: Tudo posso nAquele que me fortalece... Fl 4:1.
(3) Devo obedecer à voz do CRIADOR sempre – Ap 3:20.
ANALISANDO AS SETE IGREJAS
Veremos os pontos mais
destacados da mensagem às sete igrejas, as quais estavam localizadas
na província romana da Ásia, conhecida como Ásia Menos, na atual
Turquia.
As sete igrejas são a
primeira das séries de sete no Apocalipse (sete igrejas; sete
selos; sete trombetas, etc). A repetição abundante do número sete
nos aponta para um uso simbólico. O fato de que nessa região havia
mais de sete igrejas, indica a idéia de que foram escolhidas devido
à suas características, como símbolo profético de sete períodos
específicos que a igreja de Cristo iria viver. O estudo da história
universal confirma esta idéia. A igreja passaria de sua pureza para
a apostasia!
Éfeso: era da pureza apostólica
2
– Quais seriam as características mais destacadas da igreja durante
o período profético de Éfeso? Ap 2:1-7 a) Elogio: Conheço
as tuas obras, assim o teu ______________
____________________________ Ap 2:2 ...e que puseste à prova os
que a si mesmos se ______________ e não o são, e os achaste
_______________________________ Ap 2:2 b) Reprovação: ...que
______________________________ Ap 2:4.
Éfeso
representa a época dos apóstolos; durante o século I (31 a 100
d.Y.). Foi um tempo de grande crescimento. O historiador Gibbons diz
que os cristãos chegaram a ser nessa época uns seis milhões. Os
apóstolos deixaram bem claro, na Santa Escritura, a doutrina pura do
Messias. Foi nesta época que o ETERNO derramou do Seu poder (Atos
2); havia amor, união, companheirismo, firmeza e comunhão. Esta
Igreja deve ser o nosso alvo, pois as que surgiram depois dela (Mt
16:18) foram suas concorrentes...
ESMIRNA: ERA DE PERSEGUIÇÃO E
MARTÍRIO
3
– Quais seriam as características mais notáveis da época da igreja
simbolizada por Esmirna? Ap 2-8-11. a) Elogio: Conheço a
tua _____________________ , a tua _______________________
, mas tu és rico... Ap 2:9.
Esmirna
representa a igreja desde o ano
100 a 313 d.Y. Foi o período de horrendas perseguições do Império
Romano (Roma pagã) contra os cristãos que foram queimados vivos,
decapitados, entregues às feras no circo romano, etc. Para estes
fiéis mártires o Messias não tem reprovação. O período termina com o
edito de Milão, assinado por Constantino no ano de 313. O período de
dez dias que a profecia se refere corresponde aos dez anos de
perseguições (303 a 313 d.Y.) durante o governo de Diocleciano.
NOTA:
Solicite os estudos sobre Constantino e o Edito de Milão e
É Vergonhoso Ser Considerado Ariano? para saber mais sobre este
importante período por que passou a igreja de Cristo!
PÉRGAMO: ERA DE COMPROMISSOS
4
– Quais seriam os principais traços do cristianismo durante a época
representada por Pérgamo? Ap 2:14-16. a) Elogio: ...conservas
o Meu _________________ e não negastes a Minha _________
Ap 2:13. b) Reprovação: ...e tens aí os que sustentam a
__________ ______ de ______________ ...sustentam a
______________ dos _________________. Portanto,
________________ Ap 2:14-16.
Pérgamo
cobre os séculos IV, V e a primeira metade do século VI (313 a 538
d.Y.). Como satanás não pode destruir a igreja com as perseguições,
tratou de corrompê-la e colocá-la em compromisso com o Estado (união
entre igreja e
estado), introduzindo
na igreja, pagãos não-convertidos e que conservaram parte de suas
idéias. Esse paganismo introduzido na igreja foi tirando a sua força
espiritual e coincide com o inicio do governo de Constantino que
oficializou o domingo (dia do Sol) como dia de guarda e a nefasta
doutrina da trindade que destrói a obra redentora do Messias. O
principal erro do trinitarianismo, além de introduzir “outros
deuses” - Ex 20:3 – é colocar o Messias como sendo um SEGUNDO deus
(e não o Filho do ETERNO – I Jo 2:22) e com isto descaracterizando o
Seu sacrifício, pois um “deus” não morre [e nem pode ser tentado –
Tg 1:13] e por isto, não poderia servir de exemplo. Jo 16:33; Ap
3:21. Por isto é que foi dito por Ele que ali esta o trono de
satanás...
TIATIRA: ERA DE APOSTASIA
5
– Quais seriam os pontos
principais da mensagem à época representada por Tiatira? Ap 2:18-29.
a) Elogio: Conheço as tuas obras, o teu
________________, a tua _____________, o teu
_______________, e a tua _________________... Ap 2:19. b)
Reprovação: ... Que essa mulher, ___________________, ...
não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a
_________________ e a comerem coisas sacrificadas aos
____________ Ap 2:20.
Tiatira
representa o período que vai desde o século VI ao XVI – é a Idade
Média (538 a 1517 d.Y.). Yezabel, filha de um rei sidônio; adoradora
de Baal (I Rs 18; 19), a qual introduziu a idolatria e corrupção
religiosa em Israel/Yaoshor’ul, é aqui o símbolo da apostasia e
corrupção aberta. A “igreja” se paganizara. O seu início corresponde
ao surgimento do papado (o bispo de Roma recebe a supremacia sobre
os demais). Neste período, milhões foram mortos; a Escritura era
proibida de ser lida e a fidelidade ao ETERNO era punida com a morte
na fogueira. O Apocalipse 13 trará mais detalhes deste período... O
que seriam 1200 anos, foram abreviados pelo Messias com o advento da
Reforma posta em prática pelo monge Lutero em 31 de outubro de 1517.
Nota:
A ICAR pretende voltar à este período de supremacia afirmando que é
a única que pode trazer salvação (indo de encontro à Mt
16:18) e como primeiro passo, pretende voltar a esconder as
Escrituras “rezando” suas missas em latim...
6
– Que palavras indicam que ainda ficara um pequeno grupo
remanescente? Ap 2:24 ...os demais de Tiatira, a tantos quantos
_____________________________. (I Rs 19:18).
SARDES: ERA DA REFORMA
7
– Quais seriam as características mais destacadas da igreja durante
o período representado por Sardes? Ap 3:1-6.
a) Reprovação: ...
Conheço as tuas obras, que tens nome de que ________________ ,
e estás _________________ Ap 3:1 b) Elogio: ...Umas
poucas _____________________ que não se contaminaram as suas
vestiduras Ap 3:4.
Sardes
corresponde à igreja no século XVI até o século XVIII (1517 a 1798
d.Y.), quando a verdade bíblica começou a abrir caminho por meio da
pregação dos reformadores. Representa a alegria causada pela Reforma
protestante apesar das perseguições do santo ofício (inquisição).
Mas foi, com a queda do papado nas mãos de Napoleão em 1798, que
findou-se este período em que a Verdade pode ser pregada sem o
“perigo” das fogueiras...
No entanto, Apocalipse 3:2
profetiza a tragédia vivida pelas igrejas que, após a morte de seus
fundadores, deixaram morrer parte das verdades descobertas e
pregadas pelos reformadores (deixaram de “continuar” a pesquisar).
Os reformadores também não se livraram totalmente das doutrinas
pagãs da igreja mãe, entre elas a imortalidade da alma, o
trinitarianismo e um dia de guarda paganizado, além do natal, o
domingo dos domingos...
FILADÉLFIA: ERA DO
REAVIVAMENTO
8
– Quais os traços preeminentes do período da igreja de Filadélfia?
Ap 3:7-13. a) Elogio ...que tens pouca força, entretanto
___________________ e ________________ Ap 3:8.
Filadélfia,
que quer dizer amor fraternal representa o século XVIII e a primeira
parte do século XIX (1798 a 1929 d.Y.), com o nascimento e expansão
dos movimentos missionários e a organização das Sociedades Bíblicas.
Começa a estudar-se Daniel/Dayan’ul e Apocalipse e surgem os maiores
reavivamento da História. Diversas igrejas surgiram destes
movimentos (Adventistas, Testemunhas, Congregação, etc), no entanto,
todas concorrentes à igreja que o Messias fundou (Mt 16:18 em
cumprimento à Is 4:1). Foi neste período (1929) que se consolidou a
recuperação do papado através de Benito Mussolini que doou à igreja
romana o reino do Vaticano. Desde então, estamos vivendo o reinado
dos Sete reis do Apocalipse 17 e este atual, Francisco, é o sétimo e
depois dele, o último rei... depois disto, a tentativa do
anti-cristo reinar e a volta do Messias. Ele está às portas!!!
LAODICÉIA: A ERA PRESENTE
9
– Quais as características profetizadas para o nosso tempo? Ap
3:14-22. a) Elogio: Não há! b) Repreensão: ... nem
és ___________ nem ____________... porque és morno
estou a ponto de _________________ da
____________________________ Ap 3:15, 16. c) Conselho: Aconselho
que de Mim compres ____________________ ...e vestiduras
_______ ...e __________________ para ungires os teus olhos...
Ap 3:18.
10
– Qual é a conduta que deveria seguir a orgulhosa e auto suficiente
Laodicéia? Ap 3:19. Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê,
pois zeloso e _____________________.
Apesar da triste condição de
auto-suficiência e miséria espiritual de Laodicéia, o Messias
continua a amá-la; não tolera seus erros, mas lhe dirige os
conselhos mais comovedores e inclusive faz o mais terno
oferecimento: entrar em comunhão íntima, se Lhe abrirmos o coração.
Ap 3:20. Veja que após Laodicéia não há mais nenhuma igreja... Toda
e qualquer igreja que surgiu dentro deste período - 1844; 1909;
1914; etc – não é a VERDADEIRA Igreja do ETERNO (Mt 16:18); Ef 5:27.
Note também que boa parte dos sinais que antecedem a volta de Cristo
(Mt 24; Ap 6:13) já ocorreram. O evangelho, no entanto, estará sendo
pregado por todas as tribos, línguas, povos e nações após a
Sua volta, ou seja, Durante
o Seu governo milenar (Is 66:19). E, então virá o fim (após o
milênio)...
NOTA:
Mateus 24, erroneamente é
interpretado como os sinais que apontam para a Volta do Messias, mas
o assunto ali é claro: o Messias fala do Tempo do Fim (que só ocorre
após o Seu governo milenar). Evidentemente, entre os sinais, está a
Sua volta, em glória (depois de ARREBATAR o joio para o “fogo”) para
então assumir o Seu trono messiânico, aqui na Terra...
Minha Decisão:
Vendo o imenso amor do
ETERNO por Seus filhos e Sua admoestação, decido aceitar o conselho
do Messias... Santíssimo, entra em meu coração e dá-me o novo
nascimento que prometeste a Teus Filhos...
Minha Assinatura:________________________
Data:____ /_____ /_______.