O
Anjo de UL’HIM (CRIADOR ETERNO - lit. YAOHUH) que aparece em
diversas passagens das Escrituras é comparado com, e,
no entanto diferenciado, de YAOHUH. A passagem que
melhor descreve esta relação encontra-se em Is 63:8-9, onde
o ETERNO é chamado de Salvador de Yaoshor’ul, mas é o Anjo
da Sua presença que Salva Yaoshor’ul.
“Um estudo de Teofania nas Escrituras”
Callum
Beck
Edição
de oCaminho*
*Sob
a ótica do unitarianismo, já que os “trinitarianos” não
distinguem as passagens no VT e NT, onde se fala do PAI
[YAOHUH UL’HIM] e ou do FILHO, o nosso CRIADOR [UL] e
Redentor!
Este Anjo do ETERNO [de UL'HIM] é geralmente visto pelos
primeiros pais da Igreja como o Logos ou a Palavra de UL’HIM
(Jo 1:1), aquEle que se fez carne e cuja glória nós vimos
(Jo 1:14,18; cf Jo 12:45; 14:9; II Co 4:4-6; Cl 1:15; 2:9;
Hb 1:3). Veja-se E. W. Hengstenberg, Cristologia do Velho
Testamento, pp. 80-91, 1279-1312 para uma discussão profunda
do assunto. Segue uma lista de versículos onde este
Anjo/Logos aparece:
-
Gn 16:7-14; 21:17-19; 22:1-2,11-18; 31:11-13. Cf 28:13 &
35:1,3,7,15; 48:15-16.
-
Ex 3:1-6; 13:21-22; 14:19; Nm 20:16; 23:20-23. Cf At
7:30-38.
-
Nm 22:21-35. Cf 22:9,20; 23:3-5,15-16; 24:2,4,16
-
Jz 2:1-5; 6:11-24; 13:2-23.
-
Is 63:8-9.
-
Os 12:3-5. Cf Gn32:24-30.
-
Zc 1:7-12: 2:3-5,8-11; 3:1-10; 12:8.
-
Ml 3:1 (mensageiro
da aliança
= anjo da
aliança).
Este Anjo/Logos é primeiramente chamado de Anjo de YAOHUH
(Malak YHWH), mas também é referido como o Anjo de UL’HIM, o
Anjo, o
meu Anjo e um
Anjo. Por vezes, no entanto, essas expressões são utilizadas
em outras figuras (Ex 32:34-33:4; Ec 5:6; Ml 2:7; 3:1 ‘o
meu
mensageiro). Por vezes [nas Escrituras trinitarianas] não é
certo se, se pretende referir ao Logos ou a um anjo normal
(Gn 24:7,40; Jz 5:23; II Sm 24:16-17; I Rs 19:5-7; II Rs
1:3,15; 19:35; I Cr 21:11-30; II Cr 32:21; Sl 34:7; 35:5-6;
Is 37:36; Dn 6:22); porém, levando-se em conta Jo 1:18
–“ninguém jamais viu ao Pai” – temos que ao lermos a
expressão “o Meu Anjo” se refere a um ANJO a serviço do
Criador
[Mika’ul no VT e o Verbo/Yaohushua, no NT]!
O Logos também apareceu no Venho Testamento em várias formas
humanas (Gn 18:1-19:22; 21:1 com 18:10; 32:24-30; Js
5:13-6:2; Ez 1:25-2:4; 8:1-4; Dn 3:25,28; 8:15-16;
10:5-9,16-11:1; 12:6-9; Zc 11:4-17; 13:7). O Homem que lutou
com
Jacó/Yah'kof
(Gn 32:24-30) é especificamente chamado de “o Homem... até
YAOHUH”; em Os 12:3-5, o
comandante do
exército de
UL’HIM (Js 5:14) é quase certamente o
anjo de Ex
23:20-23; Números 22:21-35, e provavelmente todas as figuras
que são referidas como o Anjo de UL’HIM; isto é, SEU Filho
em Sua forma espiritual (Hb 1:14).
Também existem outras teofanias, ou manifestações do
CRIADOR, no Velho Testamento. Essas não estão associadas a
qualquer forma angelical ou humana em particular; quando
Ele, o nosso UL [o Logos] fala em sonhos, visões ou
diretamente ao Seu servo. Veja-se, por exemplo:
-
Gn 12:7; 17:1-22; 26:2,24; 28:13-17; 35:1,9
-
Ex 19:3,8-25; 20:18-22; 24:1-2,9-18; 29:42-46; 31:18;
32:30-34:11; 34:29-35; 40:34-35
-
Nm 1:1; 9:15-23; 11:16-17,24-25; 12:4-10; 14:10-14;
16:42; 20:6-7.
-
Dt 1:30-33; 4:10-15,32-37; 5:4-5,22-27; 33:2; 34:10.
-
Jó 38:1; 42:5.
-
Is 6:1. Cf. Jo 12:39-41.
-
Ez 1:1; 3:23-24; 9:3-4; 10:1-4,18-20; 11:22-23; 43:1-7;
44:4; 48:35.
-
Am 9:1
Mais uma vez parece que em muitos desses casos, se não mesmo
em todos, o CRIADOR [Yaohushua, o Verbo de UL’HIM] apareceu
na forma de um Anjo. Isto é certo no caso da teofania a
Jacó/Yah'kof
em Beit’ul, pois em Gn 31:11-13 o Anjo de UL’HIM diz que Ele
é o CRIADOR de Beit’ul a quem
Jacó/Yah'kof
tinha feito um voto em Gn 28:18-22. Também parece que a
presença (literalmente “face”) de UL [não UL’HIM] em Ex
33:14-15 é outro titulo para o Anjo de Ex 23:20-23, pois
ambos desenvolvem o mesmo trabalho de liderar Yaoshor’ul
para a terra prometida (cf Dt 4:37). Mais evidências deste
fato vêm da expressão “Anjo da Sua Presença” (lit. “face”).
Parece ter sido formado por conjugação de dois nomes e
sugere que o profeta inspirado equacionou a “face de YAOHUH”
com “o Anjo em quem está o nome do ETERNO - YAOHUH (Ex
23:21); cf. Jo 1:18 e 17:11, 12.
A Escritura declara que nenhum homem viu ou pode ver o
ETERNO (Ex 33:20. Cf. Jo 1:18; 5:37; I Tm 6:16; I Jo
4:12,20), exceto, é claro, YAOHUSHUA (Jo 6:46). Como temos
muitas aparições do CRIADOR [UL’HIM para o Pai e UL para o
Filho] no Velho Testamento, conforme já referimos e a
declaração expressa de Yaohushua de que aquele que o viu
também viu o Pai (através dEle - João 1:18; 12:45;
14:9), temos que João 12:38-41 expressamente identifica o
CRIADOR como sendo Ele (Yaohushua) em Is 6:1 e em TODAS as
teofanias onde lemos as palavras “veio, falou, apareceu”,
etc.
Portanto, confirmando a única conclusão lógica que pode ser
retirada de tudo isto; é que Yaohushua, na sua forma
pré-encarnada como a Palavra = Logos, também desenvolveu o
trabalho de revelar o ETERNO ao Homem, como SEU Porta Voz
[MALAK], no tempo do Velho Testamento. O Logos manifestou-se
a si próprio
na forma do Anjo
[Mika’ul – Dn 10:13, 21], algumas vezes como figura humana,
algumas vezes como um fenômeno natural (Ex 13:21; 20:18-22
cf. I Co 10:1-4), e algumas vezes de forma não identificada
(Gn 17:1,22; 35:9). Porque o Logos é identificado como o
Filho do ETERNO e nosso CRIADOR (João 1:1; Hb 1:2), e assim
confirmar Jo 1:18 [ninguém jamais viu...].
Outros aspectos a realçar é que para os trinitarianos,
apenas Moisés/Mehushua, de todos os profetas, viu o Pai,
embora “justifiquem” que não foi literalmente; isto é, viu-O
face a face, figurativamente (Ex 33:18-23; 34:5-7,29; Nm
12:6-8; Dt 34:10); e no tempo que está para vir nós
reveremos o CRIADOR (Jó 19:25-27; Sl 11:7; 17:15; Mt 5:8; I
Jo 3:2; Ap 22:4); assim como o Pai [YAOHUH ABI] – Ap 21:1-3.
Assim, para os trinitarianos, em Ex 3:15, QUEM falou a
Moisés/Mehushua foi o próprio ETERNO [YAOHUH UL’HIM];
porém, o contexto novamente confirma Jo 1:18, quando o lemos
na Torah ou em uma Escritura unitariana; veja: 13Mehu’shua
replicou ainda: Se eu for ter com o povo de Yaoshor’ul e lhe
disser que foi o UL dos nossos pais quem me enviou, eles vão
perguntar-me - 'mas, de que, Criador, estás falando-nos?' E
o que é que eu lhes digo? 14-15AQUELE
QUE É O QUE É, foi a resposta. Diz assim: AQUELE
QUE É foi
quem me mandou. Sim, diz-lhes: YAOHUH, o UL’HIM dos nossos
antepassados Abrul’han, Yahtzkh’aq e Yah'kof mandou-me ter
convosco. Porque este é o Shuam (Nome) Eterno, a ser
lembrado através de todas as gerações.
Aqui temos duas considerações: Primeiro, o tetragrama SUMIU
das trinitarianas; segundo. Moisés/Mehushua estava “falando”
com o Anjo de UL’HIM (vs. 2) e
este [Anjo de
UL’HIM = UL, o nosso Criador] faz-se revelar o Nome de Seu
Pai, o ETERNO!!!
Estudo Especial em
Daniel/Dayan’ul
1. O Anjo/Palavra é manifestado como:
A. Um como o
filho de UL’HIM = O Seu anjo - 3:25, 28; 6:22.
B. O Príncipe Celestial - 8:11,25; cf Js 5:14.
C. Um Santo falando - 8:13-14; cf 12:6-7.
D. Com a aparência de
homem = um
homem vestido
com linho - 8:15-16; 10:5-9,16-19; 12:6-7; cf Ez 9-10.
E. O grande CRIADOR de
Dayan’ul
- 10:17 (ver C. 4 abaixo).
F. O Messias:
a) Um como o
filho do
Homem - 7:13-14.
b) Príncipe (nagid) / Ungido - 9:24-25.
2. Miguel/Mika’ul é manifestado como:
A. Parte do fiel Anfitrião Celestial - 8:10-12.
B. Um dos Príncipes Principais (sar) - 10:13.
C. O Príncipe de Yaoshor’ul (sar) - 10:21; 12:1; cf
Jd 9 & Ap 12:7.
3. Gabriel/Gabor’ul (a serviço de Miguel/Mika’ul*) é
manifestado como:
A. Parte do Fiel Anfitrião Celestial - 8:10-12.
B. Um santo que questionou o Anjo - 8:13-14; cf
12:6-7.
C. O Anjo de Interpretação* - 7:16; 8:16-19;
9:21-22; 10:10-15,20-11:1; 12:8-9.
* Ele entregou as revelações em 7:17-27; 8:19-26; 9:22-27;
11:2-12:4; 12:9-13.
D. Mestre/Maoho’he menor de
Daniel/Dayan’ul
- 10:16b-17,19b; 12:8.
E. Um dos anjos pelo rio - 12:5-6.
* No NT, Gabriel/Gabor’ul é que traz as Boas Novas a
Maria/Maoro'ehm
– Mt 1:20 cf. Lc 1:26.
Nota sobre batalha espiritual:
O Príncipe de Yaoshor’ul, Miguel/Mika’ul, teve em batalha
como Príncipe da Pérsia [simbolismo de há’satan, também um
anjo (Saraf = serafim e não querubim, como se lê nas
trinitarianas; Ez 28:14)] no primeiro ano de Dário, o Medo
(11:1). Gabriel/Gabor’ul foi enviado para “confirmar e
fortalecer Miguel/Mika’ul (11:1) em resposta à oração de
Daniel/Dayan’ul
(cf. cap. 9, especificamente v. 23). O seu apoio, pela
análise de 9:1 e 9:20-23 pareceu, primeiramente, destinado a
ajudar
Daniel/Dayan’ul
a ter entendimento sobre a visão, que neste caso envolveu a
entrega da profecia messiânica à humanidade.
Parece que Gabriel/Gabor’ul ficou sozinho a batalhar com “os
Reis da Pérsia” (10:13,21).
Daniel/Dayan’ul
orou por ajuda para compreender a visão [mareh] dada dois
anos antes, (10:1-3,12 cf. 9:23), mas o Príncipe da Pérsia
estava a evitar que Gabriel/Gabor’ul chegasse até
Daniel/Dayan’ul
(10:12-13). Deste modo, Miguel/Mika’ul veio para a ajuda de
Gabriel/Gabor’ul (10:13), libertando-o de modo que ele
pudesse dar a
Daniel/Dayan’ul
entendimento do que iria acontecer ao seu povo nos últimos
dias (10:14).
Dois pontos de interesse. Primeiro: o que acontece na terra
(oração) move forças celestiais na batalha contra os
principados e poderes (Ef 6:12), e eles, em volta, ministram
aos homens (no livro de
Daniel/Dayan’ul,
primeiramente, ao dar entendimento sobre os eventos futuros
do povo de UL’HIMe de seu Messias, o nosso UL). Em segundo
lugar, Gabriel/Gabor’ul, que é um dos principais guerreiros
do CRIADOR contra as forças demoníacas, também tem
conhecimento do poder (futuro) deles e da sua final
destruição. Isto deve ter sido de grande consolação para ele
[Gabriel/Gabor’ul]
à medida que se preparava para uma batalha futura contra os
inimigos do CRIADOR.
Estudo Especial em Ezequiel/Kozoq’ul
1. O Anjo/Palavra
A. Visões do CRIADOR - 1:1; cf 8:3; 11:24; 40:2.
B. Glória* do CRIADOR - 3:23; 8:4; 9:3; 10:4, 18-20;
11:22-23; 43:1-7; 44:4.
C. Uma semelhança como um Homem - 1:25-2:4; 8:1-4;
10:20.
D. O Messias Príncipe (nasi) - 44:2-3, etc. (17
vezes em Ez 44-48); cf 34:24; 37:25.
* Repare que, a Glória do CRIADOR [não UL’HIM (Jeovah), como
querem os TJs] e o ser que parece como um Homem, estão de
fato no mesmo contexto. Compare 10:20 com 1:26-28.
2. Duas Figuras Importantes
A. O homem em Linho Branco - 9:2-4,6,11; 10:2-3,6-7.
B. O homem cuja aparência era como bronze, o qual
guia Ezequiel/Kozoq’ul na volta pelo Templo - 40:3-4; 42:6;
44:1,4; 46:19-47:12.
3. Anjos
A. Os quatro seres viventes = Querubim 1:5-25;
10:1-22.
B. Os seis anjos destruidores - 9:1-7.
O Anjo no Novo Testamento
Não há menção do Anjo de UL'HIM nos Evangelhos ou nas
Epístolas e apenas uma referencia história em Atos (7:38). É
necessário perguntar porque razão uma figura tão destacada
no Velho Testamento desaparece subitamente no Novo. A
resposta clara é: não desapareceu! Apenas assumiu uma
diferente forma. Na Renovada Aliança, o Anjo de UL’HIM
tornou-Se carne como o Filho do Homem [Jo 1:14; Fl 2:6-8; Gl
4:4], Yaohushua, o Messias [o Cordeiro de Ul’HIM – Jo 1:29].
Todos os atributos e trabalho antes descritos, atribuídos ao
Anjo de UL’HIM, são agora encontrados em Yaohushua. Através
de ambas as formas, UL desenvolve as
suas tarefas
de redenção, julgamento e revelação. E não é assim que o
escritor de Hebreus/Yaohu’dins descreve o Messias? Veja: “o
brilho da Sua Glória e a própria imagem da Sua substância” –
Hb 1:3.
No entanto, o Anjo/Logos reaparece no último livro do Novo
Testamento e aqui revela-se em toda a
sua glória
(Ap 1:10-4:1; 14:14-16; 19:11-21; 22:7,12-20).
João/Yao'khanan equaciona-o, claramente, com as figuras de
Ezequiel/Kozoq’ul e
Daniel/Dayan’ul
que tinham a aparência de um
homem. Mais
à frente é designado como a Palavra de UL’HIM (19:13); o
Filho do ETERNO (2:18), e como aquEle que estava morto e que
vive para sempre. Se fosse necessária qualquer outra prova
que o Anjo de UL’HIM é o Logos na sua forma ESPIRITUAL
[Rukha Yaohushua – Gl 4:6, cf. Fl 1:19; I Pe 1:11], isto
seria suficiente. A descrição de João/Yao'khanan de “um
como o Filho do Homem” também esclarece que o
Anjo é uma
pessoa divina – pois ele, como o Pai (1:8), é o Alfa e o
Omega; o Principio e o Fim (22:13).
Amnao! |