SANTUÁRIO TERRESTRE
Adventistas - Crêem
CYC* - Crêem
*Congregação Yaoshorul'ita oCaminho
Batistas - Crêem
Metodistas - Crêem
Pentecostais - Crêem
Presbiterianas - Crêem
Sara Nossa Terra - Crêem
Test. de Jeová - Crêem
SANTUÁRIO CELESTIAL"Azazel: termo hebraico traduzido por "bode emissário" (Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia - vol. 1 - pg. 410)
"Azazel: bode "ez" que se vai "azal" (O Novo Dicionário da Bíblia vol. 1 - pg. 174).
"Mas o bode sobre que cair a sorte para ser bode emissário apresentar-se-á vivo perante o CRIADOR, para fazer expiação com ele, para enviá-lo ao deserto como bode emissário" (Lv 16:10).
IMPORTANTE NOTA SOBRE AZAZEL
"Não há motivo suficiente para aceitar a tradução "para Azazel" em vez de bode emissário (...)
Lançam-se sortes sobre os dois bodes para determinar seu destino. Um é "para YAOHUH UL", o outro "para bode emissário".
Neste último caso a Versão Revisada, como muitas outras autoridades, põe "para Azazel", com alternativa na margem "para mandar embora", que vem a ser quase a mesma coisa como a tradução antiga.
Azazel é meramente uma adaptação da palavra hebraica, cujo sentido e emprego têm sido tão discutidos que alguns consideram o caso um enigma insolúvel.
Mas é certo que as duas primeiras letras da palavra significam "bode", e que é um bode sobre o qual cai a sorte. O restante da palavra significa "ir embora" ou "partir", e isso é exatamente o que faz o bode; por que então haver qualquer dúvida sobre o sentido?
(...) A verdade é que os dois bodes são uma só oferta pelo pecado (v. 5) e, evidentemente, uma dupla representação de Cristo, e o ponto principal é que os pecados pelos quais o primeiro morre, são levados embora pelo segundo. Tudo isto é bastante simples, e não precisa de idéias esquisitas, que somente obscurecem o sentido. Assim o bode não é de modo algum enviado a satanás"
Enciclopédia Zondervan:
"Azazel... três vezes no ritual do Dia da Expiação (Lv 16;8, 10, 26) se faz a referência a um dos dois bodes considerados para Azazel. Ainda é incerto a conexão da origem e significado da origem de Azazel.
Três possíveis interpretações tem sido consideradas:
(1) Equivaleria ao próprio nome do bode, significando "o bode que parte", no exemplo da Versão King James, que fala do "bode que escapa". Isto não é admissível uma vez que o bode era enviado "para" ou "por" Azazel.
(2) A visão rabínica é que Azazel designa a área para a qual o bode era liberado, sendo um lugar rude e desolado.
Entretanto, o paralelismo do verso 8, virtualmente demanda um nome pessoal em aposição 'ao Messias'.
(3) Muitos escolares aceitam que Azazel é o líder dos espíritos maus do deserto, possivelmente identificados como demônios (Dt 32: 17; e Sl 106:37) e "sátiros" (II Cr 11: 15). Em I Enoque, Azazel aparece como cabeça dos anjos rebeldes.
O significado do ato depende da procedência do Dia da Expiação: Os críticos estudiosos posicionam isto no período pós-exílio, aceitando que isto desenvolveu-se de ritos antigos, incluindo a oferenda do bode emissário para Azazel. Contudo, é improvável que os judeus, em um período exílico, teriam deliberadamente introduzido uma concepção especificamente pagã... ". (Enciclopédia Ilustrada Zondervan, Vol. I, pg 426, de Merril C. Tenney, Casa de Publicação Zondervan).
O detalhe mais importante a ser considerado, está no fato de que ambos os bodes, conforme já vimos, eram aplicados no serviço de expiação e tomados para este fim. (Lv 16: 5, 10).
Considerar o bode emissário como satanás seria forçar a idéia de que satanás pode tomar parte na expiação do povo. Isto seria no mínimo ilógico, haja visto ser ele o originador do pecado e mentira.
Acreditar, como os adventistas, que como o bode emissário, satanás, estará na terra vazia durante o Milênio, é o mesmo que dizer que a obra de expiação não foi realizada completamente na cruz por Cristo e ainda está dependente de que os pecados sejam confessados sobre a cabeça de satanás.
Isto contradiz veementemente a Palavra do ETERNO e torna ineficaz o sacrifício do Cordeiro do ETERNO. É muito grave tal concepção!
A verdade é que ambos os bodes e aquela cerimônia representam o eterno sacrifício por meio de Yaohushua e a total purificação de nossos pecados perante o Pai.
A Palavra do ETERNO afirma que Yaohushua efetuou na cruz, num único e cabal sacrifício, uma eterna redenção.
Não ficou nada para depois e muito menos a necessidade de uma participação de satanás para completar a Obra (Hb 9: 11, 12 e Jo 1:29). Veja ainda Hb 10:17, 18).
Nota: Os animais apresentados ao ETERNO, deveriam ser sem mancha e sem defeito. No caso, eram tão semelhantes, que foi lançado sortes entre ambos. Se um dos dois bodes representava satanás, perguntamos: Desde quando este personagem é sem mancha ou defeito?
Por que não foi escolhido um bode defeituoso qualquer para melhor simbolizá-lo e assim, dispensar a necessidade de um sorteio?
E VOCÊ, AINDA CRÊ QUE ESTE BODE SEJA SATANÁS?
NOTA: Portanto, os dois bodes representariam o sacrifício de Yaohushua pelo pecado, sendo condenado dentro da cidade e morto fora dela!
ENDEREÇO
Rua Cel Bento Pires, 1001 - Centro
18.275-040 - TATUÍ/SP
CONTATO
E-mail: cyocaminho@gmail.com
Celular: (15) 9 8800-1763 [OI]
9 8121-3482 [TIM]
9 9781-0294 [VIVO]
9 9191-8612 [CLARO]
LINKS or PC
[...e conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará - Jo 8:32]
© oCaminho - 2005-2017d.Y .