SHEMA YSRAEL, YAOHUSHUA ELOHENU UL, YAOHUH  ECHAD! Dt 6:4.

Escuta Yaoshor'u! Yaohushua é o nosso Criador; o Eterno é um Só!

O Batismo e ou o Rebatismo é Necessário?

Exclua o item que desejar, chegando o mause no canto esquerdo, no doc que abrir!

Imprimir

“Sepultados com ele na tevilah (batismo), nele também ressuscitastes pela emunah (fé) no poder do YAOHUH, que o ressuscitou dos mortos”. Cl 2:12

A Imersão é um assunto fundamental a ser ensinado na Congregação de Yaohu’shua, uma vez que: A IMERSÃO ESTÁ ATRELADA À SALVAÇÃO! E, salvação de quê? A Salvação do homem no no domínio deste mundo. A Imersão retrata a mudança de reino, ou seja, todo aquele que recebe a Yaohu’shua e, crê no nome daquELE que O enviou (Jo 3:16), é transportado do reino das trevas, para o reino do amor do YAOHUH. Portanto, a Imersão é um ato físico mediante a emunah e, também um simbolismo do que ocorre no reino espiritual.

Diante disso, podemos afirmar que, Imersão vai muito além de um ato de testemunho público acerca do que cremos; ela está relacionada a RENOVO, RESSURREIÇÃO, PURIFICAÇÃO, NOVA VIDA.

Por isso, sabemos que a Imersão é uma doutrina que deve estar bem solidificada em nossa mente, afim de podermos avançar, segundo Sha’ul, rumo à perfeição, conforme nos foi ensinado em Hb 6:1-2  "Por isso não continuemos sempre com as noções elementares da doutrina yaohushua’hee, mas, avancemos no sentido do amadurecimento. Não fiquemos como que a lançar de novo os mesmos alicerces, do arrependimento do pecado e das obras mortas, da necessidade da fé em YAOHUH, do ensino referente à imersão, da imposição das mãos, da ressurreição de mortos e do julgamento eterno”.

Quando nos adentramos nas Escrituras, observamos que tanto Yao’khanan, o imersor, bem como Yaohu’shua e, seus emissários enfatizaram a necessidade da imersão, a qual se dava logo após o homem se arrepender de suas obras mortas, de modo a receber o perdão de YAOHUH UL’HIM!

Embora, as Escrituras nos dêem evidências da importância da Imersão, ainda é muito comum, depararmo-nos com pessoas apregoando contra ela usando os seguintes argumentos:

1 – A Imersão se dá em lágrimas do arrependimento. Assim sendo, para estes, quando a pessoa se arrepende, ela é automaticamente imersa nessas lágrimas!

2 – Há quem apregoe que não devemos ser imersos, porque associam a Imersão ao Mitraísmo, logo, os que se sujeitam a Imersão, na visão destes, estão servindo ao deus Mitra!

3 – Há quem apregoe que o sangue de Yaohu’shua derramado na cruz, já é o batismo daqueles que O recebem, pois nesse sangue, o homem é purificado!

4 - Há os que invalidam a imersão fazendo uso do texto que se encontra em Rm 6:3, o qual diz o seguinte: "Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Yaohu'shua hol’Mehushkyah, fomos imersos na sua morte?” Dessa forma, na visão destes, uma vez batizados em Yaohu’shua, não se faz necessário a imersão nas águas!

5 – Há os que usam I Pe 3:21 “que também agora, por uma verdadeira figura - o batismo, vos salva, o qual não é o despojamento da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com UL’HIM, pela ressurreição de Yaohu'shua hol’Mehushkyah”,  para dizer que não se trata de uma lavagem física do corpo pela água, mas sim voltarmo-nos para YAOHUH UL’HIM, pedindo-lhe que limpe as nossas consciências do pecado; afirmando que é bem claro que as águas eram uma REPRESENTAÇÃO do batismo, então se é uma representação, não é o batismo real.

6 – Há os que recorrem a Ef 4:5 “um só Criador, uma só fé, um só batismo”; para não serem imersos, uma vez que já foram imersos anteriormente em outras denominações, mesmo que não tenha sido imerso na Verdade ao usarem a fórmula batismal apócrifa de Mt 28:19.

7 – E tem aqueles ‘sábios’ (Rm 1:22) que apontam para o ladrão na cruz – Lc 23:43  “E Yaohu'shua respondeu: Garanto-te hoje, estarás comigo no paraíso” – que foi salvo sem a necessidade de ter sido imerso...

Diante dos argumentos pontuados acima, fica notório que, os que são contra o batismo nas águas, NÃO se atentam para o que nos é ensinado em Rm 6:4, onde Sha’ul retrata a Imersão, como sendo um sepultamento, no qual o velho homem, morto em Yaohu’shua, é com Este sepultado nas ÁGUAS e, com Este renasce das ÁGUAS, para uma nova vida. Assim sendo, EM NENHUM momento Sha’ul, invalidou o ato de Imersão, através do ensino dado aos Romanos, ao contrário! Como bom conhecedor dos costumes e tradições judaicas, Sha’ul sabia muito bem o que a Imersão representa tanto no reino físico, quanto no espiritual.

Portanto o sermos sepultados com Yaohu’shua na Imersão, faz com que nELE também sejamos ressuscitados pela emunah no poder de YAOHUH, que O ressuscitou dentre os mortos! Assim sendo, o ser imerso nas águas, retrata a morte do velho homem com sua natureza de pecado e, o novo nascimento deste, mediante o sacrifício de Yaohu’shua.

Mas a questão é: O que as Escrituras nos revelam sobre a Imersão? E, qual a importância desta, na vida do crente?

Analisemos os textos abaixo:

Mt 3:1-6  " Enquanto viviam entre os Nudtzoroth’dins, Yao'khanan, o Imersor, começou a pregar no deserto de Yaohu’dah: Arrependam-se! O reino [que vem] dos shan'maym (céus) está próximo! Já o profeta Yashua'yah tinha anunciado este trabalho de Yao'khanan: Um brado se ouve no deserto: Preparem um Caminho para YAOHUH; endireitem o Caminho por onde Ele há de andar... Gente de Yah’shua-oleym e de todo o vale do Yardayan, e até de todas as partes de Yaohu’dah, vinham ao deserto para ouvi-lo pregar. 6Apartavam-se dos seus pecados, e Yao'khanan imergia-os no rio Yardayan”.

Mt 3:11 "Eu imerjo com água quem se arrepende; mas, vem aí outro, muito maior do que eu, tão grande que nem sou digno de lhe levar os sapatos! Ele vai imergir-vos no fogo de hol’kod-shua Ruk'hah (o santo Espírito)”.

Marcos 16:15-16 "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for imerso será salvo; mas quem não crer será condenado”.

Como podemos observar, a Imersão realizada por Yao’khanan, o Imersor, dava-se após o indivíduo dar crédito à sua pregação, a qual estava voltada para o ARREPENDIMENTO e, a CONVERSÃO do homem de seus pecados e/ou, de sua má inclinação, fazendo-o percorrer caminhos maus! Dessa forma, o Imersor apresentava ao homem o meio pelo qual ele poderia fazer parte do Reino do YAOHUH! E, nisso, vale ressaltarmos o seguinte: o arrependimento, não é apenas falar "estou arrependido!", o arrependimento está relacionado ao Reconhecimento do erro, juntamente com a pré disposição de não mais cometê-lo. Leia At 17:30.

Daí compreendermos a importância do chamado de Yao’khanan, o Imersor,ou seja, mostrar ao povo que sem arrependimento, não há liberação de perdão! Portanto, uma vez que, o indivíduo não reconhece seus erros, do que ele se arrependerá? E não havendo arrependimento, do que ele será perdoado?

A Imersão no Antigo Testamento

De acordo com as Escrituras, no Antigo Testamento, a prática da imersão é conhecida por TEVILAH, que em hebraico, está relacionado a banhar-se em águas correntes, ou seja, de rio, embora descobertas arqueológicas, tem nos revelado que essas imersões também eram realizadas em mikve, isto é, em tanque ou depósito de água para ritual de purificação, onde a própria pessoa realizava em si mesma, esse ritual, conforme podemos observar no texto abaixo:

Dt 23:10-11 “Se houver entre vós alguém  que por motivo de polução noturna não esteja limpo, sairá do acampamento; não permanecerá nele. Porém, em declinando a tarde, lavar-se-á em água; e posto o sol, entrará para o meio do acampamento”.

Diante disso, tanto os Cohanim (sacerdotes), dentre outros que por algum momento, tornavam-se ritualmente impuros, banhavam-se constantemente nos mikvês. No próprio Santuário havia a mikve (pia)!

Outro exemplo que podemos citar, referente a tevilah, diz respeito ao casamento, onde a noiva torna-se santificada pela imersão na água. Essa imersão representa uma demonstração externa de uma realidade interna, isto é, significa a necessidade dela separar-se do mundo, para unir-se ao seu esposo. Dessa forma, a noiva deixa sua vida passada, para dar sequência a uma nova vida em matrimônio.

Do mesmo modo, nós como "noiva" de Yaohu’shua, precisamos passar por esse ritual, mostrando dessa forma, obediência e submissão desde o início da nossa comunhão com Ele.

Vejamos abaixo, mais um texto que nos revela o propósito da purificação através da tevilah:

Nm 31:19-24 "Todos os que mataram alguém ou que tenham tocado num corpo morto deverão ficar fora do acampamento durante sete dias, purificando-se a si e às cativas no terceiro e no sétimo dia. Lembrem-se também de purificar as vossas roupas e tudo o que seja feito de pele de animal ou de pêlo de cabra, assim como os recipientes de madeira. Ul'ozor, o sacerdote, disse para os homens que tinham combatido: Este é o regulamento que o Criador deu a Mehu'shua: tudo o que possa suportar o fogo, tal como ouro, prata, bronze, estanho ou chumbo, deverá ser passado pelo lume, a fim de ficar ritualmente puro; além disso, deve ser purificado pela água de purificação. No entanto aquilo que não suportar o calor passará apenas pela água. No sétimo dia lavarão os seus trajes e purificar-se-ão; só depois poderão regressar ao acampamento”.

Há relatos de Imersão no Novo Testamento?

Embora muitos afirmem que no novo testamento, não há relatos de imersão, mostramos abaixo textos que revelam o quantos estes estão completamente enganados em suas afirmações:

Atos 2:37-38 "Estas palavras de Kafos causaram tanta convicção que o povo disse a ele e aos outros emissários: Irmãos, que devemos fazer? E Kafos respondeu: Cada um deve arrepender-se do seu pecado, converter-se a YAOHUH e ser imerso em Shuam (Nome) de Yaohu'shua hol’Mehushkyah, para perdão dos pecados. E então receberão também deste dom do hol’kod-shua Ruk'hah (o santo Espírito)”.

Atos 2:41-42 "De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações”.

Atos 8:9-13 "Havia ali um homem chamado Shami’ul que desde há anos era feiticeiro. Gozava de grande influência e orgulhava-se das coisas espantosas que fazia. O povo shomroní (samaritano) dizia até que era um Homem de UL e assim o chamavam de Grande. Mas, agora esse mesmo povo acreditava antes na mensagem de Fylyp, que lhes anunciava Yaohu'shua hol’Mehushkyah e o reino de UL. Como resultado, muitos homens e mulheres foram imersos. O próprio Shami’ul creu e foi imerso, começando a acompanhar Fylyp por onde quer que andasse, assistindo com espanto aos milagres que realizava”.

Atos 8:36-38 - "Entretanto chegaram a um local onde havia água e o oficial disse: Água aqui já tem! Porque é que eu não hei de ser imerso? 37-38Com certeza que sim, respondeu Fylyp, se creres de todo o teu coração. E o oficial etíope: Creio que Yaohu'shua hol’Mehushkyah é ha’Bor de YAOHUH. Parou o carro e, descendo ambos para dentro da água, Fylyp imergiu-o”.

Atos 9:18 "Imediatamente, caindo-lhe como que escamas, dos olhos, Sha’ul recuperou a vista, e, levantando-se, foi imerso”.

OBS: Os ‘espertos’ (Rm 1:22) usando este texto que por não falar em águas (e precisava?), dizem que Sha’ul foi “batizado apenas no espírito” e assim, “eles” desejam o mesmo em suas ‘igrejas’!

Atos 10:47-48 "Kafos perguntou então: Poderá alguém opor-se a que sejam imersos, agora que receberam de hol’kodshua Ruk'hah (o santo Espírito) tal como nós? E assim deu ordem que fossem imersos em Shuam (Nome) de Yaohu'shua hol’Mehushkyah. Depois Cornélio pediu-lhe que ficasse em sua casa durante vários dias”.

Vale ressaltarmos o seguinte: o texto citado acima faz menção a Cornélio e, toda a sua casa, incluindo seus servos! Todos estes, ao ouvirem as palavras ditas por Kafos, receberam do hol’kodshua Ruk'hah! Observem que mesmo eles recebendo o hol’kodshua Ruk'hah, este recebimento NÃO os isentou de serem imersos nas águas! E, por que não os isentou? Porque a imersão no âmbito espiritual simboliza o sepultamento do velho homem e da sua vida de pecado; ou seja, representa o renascimento deste para um viver em novidade de vida! E, no âmbito físico, a imersão é testemunho físico, público, de emunah acerca do que se crê.

Atos 16:13-15 " No Shabbos, saímos da cidade para a beira do rio, onde julgávamos que algumas pessoas se reuniram para oração. Encontramos então algumas, mulheres que ali foram e falamos-lhes. Uma delas era Lídia, vendedora de púrpura, natural de Tiatira. Ela já adorava YAOHUH, e, enquanto ouvia, YAOHUH abriu-lhe o coração, e aceitou tudo o que Sha’ul dizia. Foi imersa com todos os seus familiares e pediu-nos que fôssemos seus hóspedes: Se acham que sou fiel a YAOHUH, venham e fiquem na minha casa. E tanto teimou que acabamos por aceitar”.

Atos 16:30-33 "Trazendo-os para fora, perguntou-lhes: Meus chefes, que devo fazer para ser salvo? 31Eles responderam: Crê no Maoro’eh Yaohu'shua e serás salvo, tu e a tua casa. Anunciaram-lhe então, a ele e a todos os seus familiares, as Boas Novas de UL Naquela mesma hora, o carcereiro lavou-lhes os ferimentos e, com toda a sua família, foi imerso”.

Atos 18:3-8 "Sha’ul vivia e trabalhava com eles, pois, como ele próprio, tinham o ofício de fazer tendas. Todos os Shabbos Sha’ul ia para a sinagoga, tentando convencer tanto yaohu’dins como gregos. Depois de Silo’ahn e Yah'tam chegarem da Macedônia, Sha’ul passava o seu tempo pregando e a provar aos yaohu’dins que Yaohu'shua era hol’Mehushkyah (o Messias). 6Mas, quando os yaohu’dins se lhe opuseram e o insultaram, Sha’ul sacudiu a sua capa em sinal de protesto e disse: Vocês recusam e permanecem perdidos! Pois a responsabilidade é inteiramente vossa. Quanto a mim estou inocente do que vier acontecendo-vos e passarei a ir pregar aos gentiles. Depois disto, ficou em casa de Teitus, o Justo, que adorava YAOHUH e vivia ao lado da sinagoga. Crispo, dirigente da sinagoga, e toda a sua casa creram em YAOHUH. E muitas outras pessoas em Qorintyah que ouviram-no creram e foram imersas”.

Atos 22:14-16 " Então disse-me: 'o UL’HIM de nossos pais escolheu-te para conheceres a Sua vontade, veres o Tzaodok (o Justo) e ouvi-lo falar. Deverás levar a sua mensagem a toda a parte, contando o que viste e ouviste. Agora, não te demores. Levanta-te e vai imergir-te, e lava os teus pecados, invocando o Shuam (Nome) de Maoro’eh Yaohu'shua”.

I Co 1:14-16 - " Estou bem contente, agora que não tenha imerso nenhum de vocês, com exceção de Crispo e Gaio. Porque assim ninguém poderá pensar que eu tenha tentado inaugurar uma espécie de oholyao de Sha’ul. (Lembro-me ainda que imergi a família de Estéfanas, mas, creio que não imergi mais ninguém)”.

I Pe 3:18-21 " Hol’Mehushkyah também sofreu. Ele morreu uma vez pelos pecados; o justo pelos pecadores, para levar-nos a YAOHUH. Foi morto fisicamente, mas tornou a viver pelo Ruk'hah (UL’HIM, em Espírito onipresente). E foi neste mesmo Ruk'hah (UL’HIM, em Espírito onipresente) que visitara e pregara aos espíritos, agora em prisão, os daqueles que já antes recusaram obedecer a YAOHUH, apesar da paciência com que YAOHUH esperava, enquanto Nokh construía a Arca, na qual apenas oito pessoas se salvaram da morte, no dilúvio. E isto é uma figura da imersão, que agora vos salva pelo poder da ressurreição de Yaohu'shua hol’Mehushkyah. Não se trata de uma lavagem física do corpo pela água, mas, sim voltarmo-nos para YAOHUH, pedindo-lhe que limpe as nossas consciências do pecado".

Como podemos perceber, o ser imerso nas águas, não é um preceito novo! Imersão é um ato que vemos ter sido praticado tanto no que conhecemos por Velho Testamento, tanto, no que conhecemos por Novo Testamento! E, compreendermos a importância da Imersão pelos seguintes motivos:

1 – A Imersão representa no âmbito espiritual, uma MUDANÇA DE REINO, isto é, o homem que recebe a Yaohu’shua, crê no Nome de quem O enviou [YAOHUH]; é transportado do reino das trevas, para o reino da luz, reino este Eterno; e, edificado por YAOHUH para o Filho do seu amor (Cl 1:13).

2 – A Imersão representa ainda no âmbito espiritual, uma MUDANÇA DE IDENTIDADE/FILI-AÇÃO, isto é, todos quanto recebem a Yaohu’shua, passa a ser chamado filho do Altíssimo; (Jo 1:12).

3 – A Imersão também no âmbito espiritual representa a MORTE, o SEPULTAMENTO DO VELHO HOMEM e, a RESSURREIÇÃO DESTE pelo poder do YAOHUH, manifesto através de Yaohu’shua; (Cl 3:1-3).

4 – A imersão neste âmbito espiritual representa nosso revestimento em Yaohu’shua; (Gl 3:27).

5 – E a Imersão neste mesmo âmbito espiritual representa a PURIFICAÇÃO da Congregação como "noiva" de Yaohu’shua (Ef 5:25-26).

6 - A Imersão no âmbito físico representa o testemunho de nossa emunah na palavra de YAOHUH e, na Salvação [Yaohu’shua] que ELE nos enviou, levando-nos a viver segundo o Seu padrão, a Lei Moral;

Sabemos que, para sermos salvos, de modo a fazermos parte do Reino de Yaohu’shua hol’Mehushkyah, faz-se necessário emunah! Ou seja, faz-se necessário darmos crédito a pregação das Boas Novas, de modo que, assim fazendo, sejamos participantes deste Reino.

Assim sendo, todo aquele que pela emunah, torna-se participante do Reino de UL, submete-se ao batismo nas águas! E, como é feita essa imersão? É o que abordaremos a seguir!

 

A Imersão na Congregação

A abordagem, acerca de como deve ser realizada a Imersão em meio aos crentes, é algo que requer de nós, uma análise mais detalhada, pois o que não falta, são inúmeros debates a respeito desse assunto, até mesmo entre os crentes em Yaohu’shua ou os ditos messiânicos.

Vejamos...

No livro de Matt’yaohuh 28, nas paganizadas (almeidas; thompsons; viva; etc) a instrução de Yaohu’shua em relação ao batismo, deu-se da seguinte maneira: "portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo". No entanto quando nos deparamos com os Apóstolos no ato de evangelização, que é também uma ordenança do próprio ungido, lemos sobre o batismo sendo realizado apenas no Nome do Filho, ou seja, no Nome de Yaohu’shua, a exemplo de At 2:38  “E Kafos respondeu: Cada um deve arrepender-se do seu pecado, converter-se a YAOHUH e ser imerso em Shuam (Nome) de Yaohu'shua hol’Mehushkyah, para perdão dos pecados. E então receberão também deste dom de hol’kodshua Ruk'hah (o santo Espírito)”.

Sendo assim, perguntamos: Teriam os apóstolos desobedecido a instrução do Mestre? A resposta para essa pergunta buscaremos através da análise crítica textual!

Analisando as fontes:

1 - Bíblia de Jerusalém

Nesta encontramos em uma nota de rodapé referente ao texto que se encontra em Mt 28:19, o seguinte: "É possível que, em sua fórmula reflita influência do uso litúrgico posteriormente fixado na Comunidade Primitiva. Sabe-se que os Livro dos atos fala em batizar no nome do Ungido (cf At 1:5; 2:38; etc). Mais tarde deve ter-se estabelecido a associação do batizado às três pessoas da trindade. Quaisquer que tenham sido as variações nesse ponto, a responsabilidade profunda permanece a mesma. O batismo une à pessoa do Ungido; ora toda a sua obra salvadora procede do amor do Pai e, se completa pela efusão do Espírito”. Ou seja, uma maneira diplomática d se dizer que esta ORDEM nunca fora dada pelo Mestre! Leia em Mc16:16 a simplicidade da imersão sem nenhuma “fórmulas”...

Portanto, Mt 28:19 é, uma inserção posterior à elaboração do texto em questão. Tal afirmação, não chega a nos causar espanto, já que ao confrontamos as imersões em Atos (vistas acima), essa constatação de que Mt 28:19 foi manipulado, posteriormente em prol da trindade, faz sentido! Porém... só isto já nos bastariam, mas como pessoas que buscam conhecimento, precisamos recorrer a outras fontes, de modo que, mediante a uma análise da crítica textual, possamos aprofundar e, enriquecer nosso entendimento acerca desse assunto.

2 - Didaquê

Antes de adentrarmos nas informações, que obtemos através da Didaquê, sobre Imersão, convém primeiramente, ainda que de maneira sucinta, explicarmos o que é a Didaquê:

Didaque é um conjunto de instruções, datado da 2ª metade de Século I d.Y., que servia como "bússola" e/ou, manual, na  qual os crentes se baseavam para viverem uma vida em comunidade. É, nessa fonte historiográfica (Didaquê), aceita pela crítica textual, que encontramos evidências que corroboram com as instruções que vemos descritas no texto em Atos 2:42.

No livro: ‘Didaquê, o Catecismo dos primeiros cristãos para a Comunidade de hoje’, da Editora Paulus, lemos as seguintes instruções acerca do Batismo: "Quanto ao batismo, procedam assim: Depois de ditas essas coisas, batizem em água corrente, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Se você não tem água corrente, batize em outra água; se não puder batizar em água fria, faça-o em água quente. Na falta de uma e de outra, derrame três vezes água sobre a cabeça, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.

Como podemos perceber no texto acima, este corrobora com as instruções dadas pelo ungido descritas em Mateus 28:19, ou seja uma imersão nas águas, feita em nome de três pessoas distintas, mas... também nos chama a atenção, outras formas de batismo que encontramos descritas nela, como por exemplo: o batismo em que é derramado por três vezes água sobre a cabeça do crente, o qual era realizado na falta de água corrente, bem como o imergir em águas aquecidas, quando o batismo não puder ser feito em água fria!

De acordo com Justo L. González, em seu livro: ‘Uma Breve História das Doutrinas Cristãs’, da Editora Hagnos, afirma o seguinte: "Desde seu início, a igreja praticou o batismo. Exatamente o que o rito significava para os primeiros cristãos não está de todo claro. Mas sem dúvida foi considerado poderoso". Outro ponto importante mencionado por Gonzaléz, diz respeito a flexibilidade na administração do batismo, onde este era realizado de forma plural, isto é, de maneira diversa!

Acreditamos que, essa flexibilidade esteja relacionada a fatores climáticos, geográficos e hídricos, vivenciados pelas Comunidades, daí, quando nos deparamos na Didaquê com a instrução de se realizar o batismo em água morna, provavelmente isso se dê, em razão do fato climático, onde em períodos frios, a realização do batismo em água fria, torna-se inviável! O mesmo ocorre em regiões em que há escassez de água corrente, bem como o armazenamento desta, em tanques, cisternas, piscinas. Daí, provavelmente com o intuito de cumprir a ordenança do Ungido, procurou-se adequar à realidade do crente, no que diz respeito ao fator hídrico, com o cumprimento o batismo, o qual de acordo com a Didaquê era realizado derramando por três vezes, água sobre a cabeça do crente, como faz a ICAR!

Diante dessa flexibilidade que encontramos na Didaquê, convém ressaltarmos o seguinte: independente de como o batismo era realizado pelos crentes na Antiguidade, todos eles, de acordo com a Didaquê, eram realizados proferindo-se: em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo... porém, encontramos nos textos em Atos, batismos em que NÃO é mencionado a forma como estes foram realizados... se em água corrente, em tanques, ou derramando água sobre a cabeça do crente! Não informam se na realização desses batismos, proferiu-se: em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo! O que fica claro é que em Atos, o batismo era realizado... em alguns vemos estes sendo realizados em nome Yaohu’shua, já outros, como no caso do Eunuco e, o do Apóstolo Sha’ul, não é revelado as palavras proferidas na realização do batismo... o que podemos afirmar, é que teve água! E, se ouve a manipulação do texto (formula batismal) , esta ocorreu ANTES da Didaquê; isto se o texto da Didaquê que chegou até nós, também não está manipulado!

E, nisso, percebemos o quão importante é a análise crítica textual, pois através dela podemos levantar teses, questionamentos de como ritos cerimoniais eram realizados por povos antigos e, verificarmos os fatores que predominavam na região por eles habitada e, se esses fatores quer sejam: geográficos, climáticos e/ou hídricos influenciavam ou não, na realização do batismo!

Daí, a necessidade de analisarmos outras fontes, além da Didaquê, como por exemplo: os Manuscritos do Novo Testamento, onde temos os Papiros; os Códices, de modo a verificarmos se a instrução "batizai em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo", “dada” por Yaohu’shua aos Apóstolos, consta ou não nessas fontes textuais.

Cremos que, por assim procedermos, não significa que estamos colocando em dúvida a ordenança do batismo, até porque, tal prática é evidenciada na Brit Hadasha (Novo Testamento), mas SIM, mostrar que, desde o início da emunah em Yaohu’shua, a realização do batismo, dava-se de forma plural, isto é, havia várias formas de realizá-lo, conforme podemos observar nos textos abaixo:

Atos 8:36-38 - "E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Yaohu’shua hol’Mehushkyah é o Filho de YAOHUH UL’HIM. E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou”.

Atos 9:18 " E, logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado".

Percebam que no texto, não é relatado a forma como se deu o batismo de Sha’ul.. se foi em água corrente, ou em água parada... se foi realizado em nome Yaohu’shua, ou se foi proferido: em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo; mas TAMBÉM não há um único lugar onde tenha sido usado esta formula trinitariana, nas Escrituras.

Atos 16:13-15 "E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram. E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a YAOHUH(Yh), nos ouvia, e YAOHUH lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Sha’ul dizia. E, depois que foi batizado, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel a YAOHUH, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso”.

O mesmo ocorre com o Batismo de Lídia. No texto, não é revelado a forma como se deu o batismo que ela foi submetida... se em nome Yaohu’shua... ou proferindo em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. O texto apenas nos informa que Lídia foi batizada, o que nos leva a pré supor que havia água, mas o procedimento... não foi revelado!

Atos 19:5 "E os que ouviram foram batizados em nome de Yaohu’shua".

Percebam que, nesse texto, embora não seja revelado de que maneira se deu o batismo, o que podemos afirmar ao certo é que, ao contrário dos textos anteriores, neste o batismo foi realizado no Nome de Yaohu’shua, confirmado At 2:38; 8:16; 10:48 (aqui desobedeceram ao Mestre? Se bem que em nenhum lugar foi usado a formula de Mt 28:19).

Além do mais, Mt 28:18 começa afirmando que “toda autoridade Me foi dada” e se FOI, então, porque dividi-la? Esta autoridade não foi confirmada aos colossenses: Veja: “E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Yaohu’shua hol’Mehushkyah, dando por ele graças a YAOHUH’ABI. Cl 3:16.

 

UM REBATISMO DESCRITO NAS ESCRITURAS

PORÉM, este texto de At 19 é muito revelador! HOJE, muitos “crentes” se recusam a ser reimersos (rebatismo), pois usam Ef 4:5  “um só UL, uma só emunah, uma só thevilah” para se safarem... Mas lendo o contexto de At 19, temos ali um REBATISMO aprovado pelo próprio Sha’ul, pois aqueles crentes haviam sido imersos – anteriormente – na promessa vindoura e AGORA tomam conhecimento da Verdade: Ele Veio! E assim, foram imersos nesta emunah...

E, QUEM pode fazer a imersão de um irmão? A resposta é simples: Qualquer pessoa que já tenha sido imersa, desde que imersa na Verdade e para isto, exige-se que a pessoa antes de descer às águas, faça uma reciclagem espiritual (temos um curso de doutrinas que tem eeste objetivo; solicite) para que assim possa verificar se suas crenças atuais estão dentro do Está Escrito; como fez o oficial da rainha, quando pediu explicações a Filypy, antes de tomar a decisão pelas águas! At 8:21. Além do mais, os textos que citam águas, diz “águas”, ou seja, água suficiente – corrente ou não – para a imersão (SEPULTAMENTO) total e assim possamos ressurgir (RESSUSCITAR) para Yaohu’shua!

Assim sendo, a prática batismal em nosso meio, é consolidada imergindo o crente de forma completa sob as águas, após a pessoa rever suas crenças pessoais, fazendo o seu voto de arrependimento e de desejar uma nova vida, ao lado do Messias, Yaohu’shua; e assim, passando a fazer parte do Seu corpo, a Kehilah.

Amnao!

 

AGORA, SOLICITE A SUA IMERSÃO EM NOME DE YAOHUSHUA hol’Mehushkyah E FAÇA OS SEGUINTES VOTOS – At 2:38

 

Votos para a Imersão (Teviláh)!

1 – Crê em YAOHUH UL’HIM (iao-rru ul-rrim), O Ser Criador Todo-Poderoso e Eterno e em Yaohu’shua (iao-rru-shua), o Filho unigênito, gerado do ABI-UL’HIM antes da eternidade?

2 – Crê que a Divindade Eterna, hoje se faz presente em Espírito, que é Santo e através da Sua Palavra escrita, as Escrituras Sagradas?

3 - E, como o nosso corpo é o santuário deste RÚKHA hol-kod’shua (ru-rra rol kod-shu-a), Crê que devemos apresentar-nos puros, sem as contaminações dos alimentos considerados por YAOHUH UL’HIM como imundos e sem os vícios deste mundo tais como bebidas fortes e tabaco?

4 – Crê que, o Sacrifício da cruz foi único e suficiente para remir os nossos pecados e que a única parte que nos cabe é renunciar ao mundo de pecados e aceitar Yaohu’shua, como o Seu Salvador?

5 – Crê que, após a morte física e espiritual de Yaohu’shua que se deu em uma quarta-feira, Seu YAOHUH-ABI O ressuscitou nas horas finais do Shabbós ha-kod’shua, o santo sábado e desde então sentou-se ao lado do ABI e vive para interceder por nós, pecadores?

6 – Crê que, segundo as palavras de Yaohu’shua durante o Seu ministério terrestre, a Lei, os Escritos e os Profetas, continuam mais válidos do que nunca, pois a Terra ainda não passou e que isto ocorrerá somente após o Seu governo milenar e terreal?

7 – Crê que, em Seu breve retorno, Yaohu’shua virá ao soar do último shofar, juntamente com TODOS os remidos de todas as épocas que ressuscitam neste momento, para dar fim ao Armagedom, uma guerra literal que se dará na planície do Har’megido, em Israel/Yaoshor’ul, contra o povo de YAOHUH UL’HIM e a partir deste momento, os Seus anjos nos reunirá pelas nuvens do céu, levando-nos para a posse do Molkh’ul (Rei) Yaohu’shua hol’Mehushkyah (o Messias) (mol-qui-ul iao-rru-shua hol-merrush-quia) de Seu trono sobre a Terra, em Yah’ shua-oleym?

8 – Crê na organização do Corpo de Yaohu’shua, a Kehiláh de Yaohushua e que segundo Suas próprias palavras em Matt’yaohuh 16:18 este mesmo Corpo continua ativo até o fim dos séculos na forma congregacional com administração local onde um líder – o rosh – ou à vontade dos membros, exerce o papel de instrutor, apascentador e conselheiro e que com as suas contribuições na forma de ofertas ou dizima pactuada, ajudará no crescimento da nossa oholyáo / congregação?

9 – Crê que, a única forma de participar de Sua igreja, a Kehilah, é através da imersão total em águas, caracterizando assim, um novo nascimento físico e espiritual e que segundo lemos nas Escrituras, este ato público deve ser realizado em NOME de Yaohu’shua, pois é a Ele que foi dada toda a autoridade por YAOHUH UL’HIM?

10 – Crê que somos um grupo de remanescentes desta Kehilah e é o seu desejo fazer parte desta oholyáo / congregação e tem planos de nos ajudar a crescermos, levando para outras pessoas o Yaohu’shua que nos salvou?

Sendo assim, passaremos agora à sua imersão onde o próprio Yaohu’shua estará presente, em espírito para, a partir de agora, habitar em seu coração, juntamente com o nosso Pai, YAOHUH’ABI. Amnao!

...e, eu (seu nome) na qualidade de sacerdote da Ordem de Melquisedeque,  realizo a imersão da(o) nossa(o) irmã(o) (....) em NOME de Yaohu’shua hol’Mehushkyah (iao-rru-shua rol-merrush-quia).

Amnao!

VOLTAR

FINALMENTE!

CTA: Curso de Teologia Aplicada

   SAIBA MAIS...

Agora com Novos Cursos

DÚVIDAS:

ATENÇÃO: Verifique se o seu  email está certo; pois não teremos como responder [veja em sua caixa de email, a resposta]!

 

CONTATOS [015]

9 9781-0294 

(VIVO)

falecom@cyocaminho.com

Horário de atendimento: 9:00/19:00hs -  Exceto das 17:00hs/sexta às 15:00hs/sábado [Reuniões do Shabbos] Horário de Brasília

Pregue a Verdade; Presenteie uma ESN!!!

 A Verdadeira e única edição das Escrituras Sagradas segundo o Nome [ESN - EUC by CYC; Edição Unitariana Corrigida], totalmente sob a ótica de Jo 1:3 onde TUDO foi criado por Yaohushua, está disponível! Nesta edição, muitas passagens onde os judaicos [e trinitarianos] não identificam Yaohushua, Ele está claramente identificado... Além disto, TODOS os nomes de profetas, personagens e locais geográficos estão no Hebraico Arcaico, a língua original das Escrituras. Solicite o seu exemplar e livre-se do paganismo que impera nas bíblias trinitarianas!

Veja mais informações, modelos; e, solicite a sua sem Cartão de Crédito!

Com Cartão de Credito - Clic Aqui!

ADOTE ESTA ESCRITURA EM SUA CONGREGAÇÃO

 

CONHEÇA NOSSOS HINÁRIOS: ADVENTUS & A HARPA YAOSHORUL'ITA

LANÇAMENTO: TODO O NOSSO SITE EM APOSTILAS (TOMOS) - JÁ SÃO MAIS 8 VOL. [CLIC]

- Lições trimestrais: Juvenil & adultos -

Use Nossos Materiais Evangelísticos e Divulgue a Verdade

 CLIC AQUI  para fazer o seu pedido!

 

 

Temas DVs

HOME

CYC

CONGREGAÇÃO

YAOSHORUL'ITA

O CAMINHO