Em Man'yaohu capítulo 16
versículo 18, o Molkhi'ul (Mol-ki-ul - Rei) Yaohu'shua disse: "YAohuh
Ul'HIM (i-ao-rru ul-him) abençoou-te, Shami'ul, filho de Yaohu'nah, porque
quem te revelou isso pessoalmente foi o meu Pai (Abi) dos céus; não é
pensamento humano”. “Tu és Kafos; e sobre essa rocha edificarei a
minha Kehiláh (que-rri-lá/igreja); nem as forças todas do hades
nada poderão fazer contra ela.” A revelação do Pai concernente ao
Mehushkyah (Me-rruch-quia – Ungido) é exatamente a primeira metade do
grande mistério, que é o Ungido e a Kehiláh (Igreja – Ef 5:32).
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O Molkhi'ul Yaohu'shua
também precisava revelar a Kafos – a nós - a segunda metade do mistério, que
é com respeito à Kehiláh (Igreja): a Edificação da Kehiláh
(Igreja). Por isto o Ungido no versículo 18, disse: “Edificarei a
minha Kehiláh (Igreja)”. O edificar da Kehiláh pelo Molkhi'ul Yaohu'shua começou no dia de Pentecoste
com a Sua Volta, em espírito onipresente (At 2:1-4, 41,42). No entanto, a
profecia do Molkhi'ul Yaohu'shua ainda não foi concluída; mesmo em pleno século
vinte e um. Tudo o que vemos por aí, não é a sua Kehiláh (Igreja). Essa profecia
será plenamente cumprida por meio da restauração de Molkhi'ul Yaohu'shua, na qual a edificação da genuína
Kehiláh (Igreja)
vista no Livro de Atos, teve início... As palavras “Minha Kehiláh
(Igreja)” indicam que a Kehiláh (Igreja) verdadeira é de Molkhi'ul
Yaohu'shua; não é a de nenhuma pessoa ou coisa... Não são como as denominações,
que são denominadas conforme o nome de alguma pessoa ou de acordo com alguma
coisa.
NOTA de o Caminho:
Também não é aquela que os judeus (antes da cruz) praticavam na forma
sinagogal pois estes ainda não tinham o Molkhi'ul Yaohu'shua.
Portanto, sobre aquela
Rocha [Verdade proferida pelo apóstolo] o Molkhi'ul Yaohu'shua disse a Kafos que Ele edificaria Sua
Kehiláh
(Igreja): sobre “esta rocha” foram Suas palavras. As palavras
“esta rocha” referem-se não somente ao Ungido, mas também àquela revelação
(que verdadeiramente Ele é o Filho Unigênito de YAOHUH UL'HIM) que
Kafos
recebeu, em espírito, do Pai (Abu).
A EDIFICAÇÃO DA KEHILÁH
(IGREJA) UNIVERSAL
Neste capítulo, o Pai
revela algo dos céus a Kafos. Essa revelação celestial proveniente do Pai é
a rocha/verdade. Não é algo insignificante o fato de a Kehiláh (Igreja)
ser edificada tanto sobre o Ungido como sobre a revelação concernente ao
Ungido. E tem mais, a Kehiláh (Igreja) que foi edificada sobre a revelação
concernente ao Ungido é a Kehiláh (Igreja) genuína, e ela não é
sectária.
O problema hoje é que os
irmãos gostam de formar grupos ou as assim chamadas congregações [oholyáo] segundo
seus conceitos e pontos de vista (na grande maioria judaizantes devido ao
uso do kipá e do talit sobre a cabeça, além da guarda total das 613 leis; alem de praticarem um sidur –
liturgia/vãs repetições – judaica que apenas aponta para um vindouro Ungindo, esquecendo-se
que Ele já veio e que em breve voltará para estabelecer o Seu reino, aqui na
Terra – Atos 15:16). Mas seus conceitos não são as revelações concernentes
ao Ungido. A Kehiláh (Igreja) deve ser edificada sobre “esta rocha”,
isto é, sobre a revelação do Ungido. Se observarmos isto, seremos salvos da
divisão.
Somente uma coisa é
edificada sobre a revelação do Ungido e esta é a Kehiláh (Igreja). Qualquer
grupo que seja edificado sobre doutrinas, opiniões ("eu acho" ou "aqui
pode"), práticas ou conceitos não é a Kehiláh (Igreja) edificada sobre a
revelação com respeito ao Ungido. A revelação concernente ao Ungido é a
rocha sobre a qual o Molkhi'ul Yaohu'shua está edificando a Sua Kehiláh (Igreja)
com a adesão, a cada dia, de mais membros. O problema
hoje é que as pessoas gostam de formar grupos seguindo interesses
próprios...
A OHOLYÁO (CONGREGAÇÃO)
LOCAL
Em Man'yaohu 18 O versículo
17 diz: “Se, mesmo assim, não quiser escutar-te, então leva o caso diante
da oholyáo (congregação).” A Kehiláh (Igreja) revelada em 16:18 é a
Kehiláh (Igreja) Universal, que é o único Corpo do Ungido, enquanto a
"igreja" revelada aqui é a oholyáo (congregação) local, a
expressão do único Corpo do Ungido em certa localidade.
Como vimos, o capítulo
dezesseis relata a edificação universal da Kehiláh (Igreja), enquanto o
capítulo dezoito relata a prática local da igreja/congregação. Ambas, no
entanto,
indicam que a Kehiláh/oholyáo representam o reino dos céus, tendo
autoridade para ligar e desligar. Para estar no reino dos céus (procedência
e não localização) de maneira prática, precisamos estar numa
Kehiláh Local [oholyáo/congregação], onde realmente se pratica a Verdade sobre
o Unigênito Filho do ETERNO!
De acordo com o contexto
do versículo 17, tanto a realidade como o exercício do reino está na oholyáo
(congregação) local... Num Capítulo que aborda os relacionamentos no reino,
o Molkhi'ul Yaohu'shua, por fim, fala sobre a oholyáo (congregação) Local.
Isso prova que a praticidade do Reino hoje está na Oholyáo
Local. Sem a oholyáo (congregação) é impossível exercitar a vida no Reino.
Muitos irmãos hoje falam sobre a vida no Reino, mas sem a vida prática da
oholyáo (congregação), esse falar é em vão. Sem a Oholyáo
local (Reino da Graça), a Kehiláh (Igreja) universal (Reino da Glória)
não pode ser praticada; antes, será algo suspenso no ar (sem fundamentos –
Man 7:26). Portanto, a Oholyáo (congregação) local é a realidade tanto do
Reino como da Kehiláh (Igreja) universal.
SUA BASE
A Primeira Epístola aos
Coríntios 3:11 diz: “Ninguém pode pôr nenhum outro alicerce que não seja
aquele que já está posto: Yaohu'shua, o Ungido Filho de UL'HIM”. Antes que um
alicerce seja lançado, entretanto, uma casa deve ter um terreno no qual ela
possa ser construída. O lote é a base sobre a qual o alicerce é construído.
Então a casa é construída em cima do alicerce. A estrutura é construída
sobre o alicerce e o alicerce é lançado sobre a base. O alicerce é o Ungido.
Mas qual é a base (local onde se encontra o lote/terreno) para a Kehiláh
(Igreja)? A base é a cidade onde ela está. Uma cidade, uma
oholyáo (congregação)!
Isso nós encontramos em
Atos 8:1 há a oholyáo (congregação) em Yaohu'shua-oleym, em atos 13:1 há a
oholyáo (congregação) em Antioquia, em Romanos 16:1 há a oholyáo (congregação) em Cencréia. Há a
oholyáo (congregação) em Corinto (I Co 1:2);
etc.
É interessante observar
que sempre que se fala de uma cidade, a oholyáo (congregação) vem no singular,
mostrando que há uma oholyáo (congregação) em cada cidade; indiferente do
tamanho da cidade. Quando está no plural é porque é uma região e não uma
cidade. Como é o caso de Gálatas 1:2, onde temos as Oholyaos (Congregações)
da Galácia. Galácia era uma província do antigo Império Romano com muitas
cidades. Em Atos 14:23 e 15:41 aqui a palavras Oholyaos (Congregações) usada
é porque havia várias cidades nesta região. Apocalipse 1:11 diz: "Põe por
escrito aquilo que vires e envia-o às sete Oholyaos (Congregações) que estão
na província da Ásia: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardo, Filadélfia e
Laodiceia". Escrever para a oholyáo (congregação) em Éfeso quer dizer
escrever para a cidade de Éfeso.
Essas Oholyaos
(Congregações) são locais. oholyáo (congregação) local não é um termo usado
como um nome, mas ele descreve o fato de haver uma Kehiláh (Igreja) em
uma cidade. A oholyáo (congregação) não tem nome, assim como a prefeitura em
uma cidade. A prefeitura é conhecida pelo nome da cidade, indiferente do
tamanho dessa cidade. Há a prefeitura em Campinas, a prefeitura em Curitiba, a Prefeitura na cidade de São Paulo. É sempre singular: uma prefeitura
uma cidade; e, não importando o partido político que a governe ou o que pensa
as pessoas. Ninguém cria uma nova prefeitura porque não concorda com isso ou
com aquilo. Existe uma cidade, uma prefeitura.
Assim também a oholyáo (congregação) é uma; ela é única não importando a cidade ou o tamanho da
cidade, a oholyáo (congregação) em Campinas, a oholyáo (congregação) em Juiz
de Fora, a oholyáo (congregação) em Belo Horizonte. Não importa o tamanho da
cidade ela é sempre uma, sempre singular. O que pode ter, dependendo do
tamanho da cidade, é ter mais que um local de reuniões. Mas com o mesmo
objetivo, com o mesmo falar. Seria somente para facilitar; para os irmãos se
locomover ou uma questão de espaço, dependendo do número de irmãos.
Portanto, a Kehiláh
(Igreja) é tanto universal como local. O aspecto universal da Kehiláh
(Igreja) é mencionado em Man'yaohu 16:18. Quando Kafos reconheceu que o
Molkhi'ul Yaohu'shua é o Filho de YAOHUH UL'HIM, O Molkhi'ul Yaohu'shua disse a ele
que Ele edificaria a Sua Kehiláh (Igreja) sobre esta rocha (Verdade
Pétrea). A Kehiláh (Igreja) aqui é Universal, compreendendo todos os
crentes de todos os tempos e em todos os lugares, incluindo Sha'ul, Kafos e
todos os santos ao longo destes vinte séculos (I Co 12:13): “Uns são
yaohu'dins, outros gregos; uns são escravos, outros são livres. Mas todos
nós fomos imergidos no corpo do Ungido por um Rúkha, e todos nós recebemos o
mesmo Rúkha (que é Yaohu'shua, em espírito)”.
O Molkhi'ul Yaohu'shua,
nos quatro Evangelhos, menciona a Kehiláh (Igreja) somente duas vezes: uma
vez, como vimos, em Man'yaohu 16:18, referindo-se ao seu aspecto universal,
e a segunda vez foi em Man'yaohu 18:17, referindo-se a seu aspecto local.
Nesta segunda vez o Molkhi'ul Yaohu'shua disse que se temos algum problema que não
podemos resolver, devemos dizer isso para a oholyáo (congregação). Isso se
refere à oholyáo (congregação) em uma cidade. Seria difícil contar um
problema para a Kehiláh (Igreja) universal.
Hoje, muitos irmãos que
amam ao Molkhi'ul Yaohu'shua preocupam-se somente com a Kehiláh (Igreja)
universal. No conceito deles, contanto que sejam membros do corpo do Ungido,
isso é suficiente; mas perguntaríamos, praticamente falando, onde está a
Kehiláh (Igreja) deles? Se tivermos algum problema que para ser
resolvido necessita da ajuda da Kehiláh (Igreja), aonde iremos? Temos
de ter uma Kehiláh (Igreja) local [oholyáo (congregação)] da qual sejamos parte, da qual
podemos obter ajuda – tanto espiritual como material – e à qual podemos ir
com os nossos problemas e dificuldades além de apresentarmos o nosso louvor
à Ele!
Esse é o aspecto prático
da Kehiláh (Igreja) Local - a oholyáo (congregação). Imagine se fosse só a
Kehiláh (Igreja)
universal e a sede administrativa dela fosse a Yaohu'shua-oleym e um irmão de
Roma tivesse um problema que precisasse da Kehiláh (Igreja) para
resolver, como faria? Esse irmão sairia de Roma e iria até Yaohu'shua-oleym
para resolver o seu problema? Ou se no Brasil, a sede administrativa fosse
em Brasília e um irmão da Kehiláh (Igreja) - a oholyáo (congregação) em
Porto Alegre tivesse um problema com um outro irmão. Então ele teria que
sair de Porto Alegre e ir à Brasília para falar à Kehiláh (Igreja) que seu irmão em Porto Alegre o
ofendeu? Isso não seria prático e como o nosso Criador é maravilhoso, pensou
em tudo. Para que isso não acontecesse, Ele não só colocou o aspecto
universal na Kehiláh (Igreja) - a oholyáo (congregação) Local, mas também o seu aspecto prático
na forma congregacional (independência administrativa e corporativismo
doutrinal).
O seu aspecto prático,
portanto, é: uma cidade, uma oholyáo (congregação)! Essa é a expressão
prática da Kehiláh (Igreja) em cada cidade. Uma cidade uma oholyáo (congregação)
com uma administração local para cuidar de cada caso, de cada problema, de
cada irmão. No aspecto universal a Kehiláh (Igreja) é uma, é única -
Man'yaohu 16:18 “edificarei a minha Kehiláh (Igreja)”. Observe que é
singular, é uma só Kehiláh (Igreja), é o corpo do Ungido (Ef 5:30). É isso
mesmo que o Ungido faz com a Kehiláh (Igreja), o seu corpo, de que nós
fazemos parte integrante dentro de uma oholyáo (congregação). Esse corpo é
único, um corpo não pode estar separado, dividido. Um corpo dividido não é
um corpo vivo. Por isso, o que vemos por ai não é a edificação do nosso
Molkhi'ul Yaohu'shua, a
Sua casa, a Sua habitação, o Seu corpo!
Este corpo deve ser único.
Onde todos pensam e falam a mesma coisa [corpo doutrinal único]. E esse corpo universal, tem uma
expressão local, uma expressão prática, que é acessível a todos. Onde todos
podem falar, podem se expressar, podem desfrutar da comunhão com os irmãos.
Essa é a edificação que o Molkhi'ul Yaohu'shua prometeu em Man'yaohu 16:18 e
que ainda não foi concluída até hoje - aceitando, portanto, novos membros
convertido ao nosso Ungido, Yaohu'shua! Que o ETERNO YAOHUH UL'HIM e Seu
Filho, nosso Salvador e Rei Yaohu'shua, com o Seu trabalhar incessante em
Rúkha (onipresente desde o Pentecostes), nos conceda tal revelação, para que possamos ser a Sua edificação;
não só ser, mas completar essa edificação que Ele começou a quase dois mil
anos. E o que nós vemos são montes de tijolos amontoados por ai (ou ossos – Ez 33), monte de materiais
e placas denominacionais, mas não uma edificação. Amnao (Assim seja)!
Edição de oCaminho
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