SHEMA YSRAEL, YAOHUSHUA ELOHENU UL, YAOHUH  ECHAD! Dt 6:4.

Escuta Yaoshor'u! Yaohushua é o nosso Criador; o Eterno é um Só!

Nazaré: a cidade que a teologia romana inventou...

Exclua o item que desejar, chegando o mause no canto esquerdo, no doc que abrir!

Imprimir

Nenhum vestígio na historia : a isto se resume uma suposta cidade chamada Nazaré. Antropólogos, historiadores, pesquisadores , manuscritos , em lugar algum há referência que teria existido uma cidade chamada Nazaré. Mais que isto sabe-se hoje que tal cidade foi inventada em Roma com um intuito de esconder o significado do termo "nazareno", que era
uma denominação para a mais famosa seita judaica messiânica de todos os tempos...

by Karls Eduardo

Edição de oCaminho

 

Sem vestígios

Nazaré não é mencionada nos registros históricos ou textos bíblicos em tempo algum e não recebe nenhuma menção por nenhum historiador contemporâneo. Nazaré não é mencionada no Antigo Testamento, nem no Talmude (o código da lei judaica), nem nos Apócrifos; não aparece em qualquer literatura rabínica e nunca ouve qualquer achado arqueológico [comprovado] de que teria existido tal cidade.

Nazaré não foi incluída na lista de localidades das tribos de Zebulon (Js 19:10-16), que menciona doze cidades e seis aldeias; e, Nazaré não está incluída entre as 45 cidades da Galiléia mencionadas por Flavio Josefo (37a.Y-100d.Y). Philon de Alexandria (judaico helenizado do século I) também lista várias localidades e nunca menciona "Nazaré". O nome também não consta dentre as 63 cidades da Galiléia mencionadas no Talmude.

A primeira e única referência a uma cidade chamada "Nazaré" consta no Novo Testamento (canone criado em Roma no século IV/V - na Vulgata), onde aparece 29 vezes.

Sabemos que tal canone surgiu depois das "cartas" atribuídas aos "primeiros cristãos"; porém, em escritos atribuídos a "Paulo de Tarso" [Sha'ul] ele menciona o termo "Yaohushua" 221 vezes, mas nunca menciona qualquer cidade chamada Nazaré.

A situação é tão complicada que até a "Enciclopédia Bíblica", uma obra escrita por teólogos, e talvez a maior obra de referência bíblica no idioma Inglês, assume: "Não podemos nos aventurar a afirmar categoricamente que havia uma cidade de Nazaré no tempo do Messias".

Não desistem...

Certamente eles não desistem de suas argumentações: Hoje alguns grupos [trinitarianos] tentam desvirtuar afirmando que Nazaré era na verdade um "vilarejo" e por isto nunca foi mencionada em lugar algum. Porém um estudo aprofundado mostra que isto é apenas um álibi. Principalmente porque a "atual" Nazaré está em um vale onde não existem elevações abismais - Lc 4.28-31. Além de que ali não exista um "despenhadeiro", como uma simples e pequena "aldeia", não haveria como existir uma sinagoga! E tem mais, a "Nazaré" bíblica ficava além do Jordão (Galiléia - Is 9:1) e a "atual" fica antes...

Tentam também usar os "mil e um" trocadilhos que nos oferece a palavra "Nazaré", afirmando que pode ser isto, aquilo e aquilo outro e que por ser muito complexo é melhor ficarmos com a versão tradicional romana, a de que era uma cidade. Um argumento pífio para tentar nos convencer de algo; como fazem com a trindade [mais um mistério?].

Os Motivos

"Temos achado que este homem é uma peste, e promotor de sedições entre todos os judaicos, por todo o mundo, e chefe da seita dos nazarenos" [Atos 24:5].

Eis ai acima, a verdade...

Mesmo não sendo aceito por historiadores e pesquisadores em geral como "fonte histórica", o livro "atos" nos afirma categoricamente que hoje quem chamamos de "jesus" [mais uma corrupção romana] foi um líder de uma seita chamada nazarenos e isto tem implicações seriíssimas.

Assim, nos evangelhos canonizados em Roma (no século IV), Yaohushua é chamado de "nazareno" por ter vivido em tal "pretensa cidade"; possivelmente a um erro de tradução feita por teólogos trinitarianos... estão ai então os motivos para inventar tal cidade:

"E, saindo para o alpendre, foi ele visto por outra criada, a qual disse aos que ali estavam: Este também estava com Yaohushua, o nazareno" [Mt 26:71]. E pior: "Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou na sinagoga no dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler" [Lc 4:16].

Mesmo na "famosa" aparição que "converteu" Sha'ul, Yaohushua afirma: "Perguntei: quem és tu, Mestre? Ao que me respondeu: Eu sou "jesus", o nazareno, a quem tu persegues". [Atos 22:8 - ARA].

Estranho que até em espírito, Yaohushua queira mencionar o nome da sua "cidade" junto de Seu Nome... Porém, em uma  versão unitariana este problema não existe; veja:

Yaohushua rejeitado entre os seus

"Então Yaohushua voltou para a Galiléia, cheio do poder do RÚKHA HOL’KODSHUA (YAOHUH, o Santo), e em breve era conhecido em toda aquela região. Ensinava nas sinagogas e todos o elogiavam. Quando foi aos nudtzoróthins, terra da sua infância, dirigiu-se, como de costume, à sinagoga no Shábbos e levantou-se para ler as Tanakh ... Estas palavras provocaram a ira do auditório. Levantando-se, atacaram Yaohushua e levaram-no à beira do monte, sobre o qual a cidade se erguia, a fim de O empurrarem para o precipício. Ele, porém, atravessando a multidão, deixou-os" [Lc 4:15-30]. ESN - Escrituras Sagradas segundo o Nome; EUC - Edição Unitariana Corrigida by CYC.

Na "guerra das traduções", algumas para tentar nos convencer da versão romana tentam nos apresentar o fictício termo "Yaohushua de Nazaré" que obviamente não existe, o termo é "Yaohushua, o nazareno" ou "dos nazarenos"!

O que é "nazaré" então?

Uma vez comprovado que Nazaré (como cidade) nunca existiu nos "tempos bíblicos", sendo criada por teólogos romanos no século IV [na Vulgata] e reconhecida pela ONU como centro da fé católica [cultuado pelos crentes trinitarianos] dentro do atual estado da palestina/israel, chegou a hora de revelar um pouco da verdade.

"Nazareno" a qual Yaohushua e outros são chamados não tem nada haver com uma cidade (que, repito, nunca existiu), antes, porém, Nazarenos era uma denominação religiosa baseada num voto de religiosidade e um dos nomes da mais famosa seita judaica messiânica que existiu.

Da mesma forma que os evangélicos são chamados de: crentes, protestantes, pentecostais, neo-pentecostais, etc. diversos grupos religiosos tem vários nomes para se referir a eles... Com o grupo que era chamado de "nazarenos" era assim, nazarenos era um dos nomes deles; e, havia muitos outros como "Renovada Aliança (termo mais tarde traduzido, erroneamente de 'Nova Aliança', daí 'Novo Testamento')". "Ordem de Molkhi’Tzaodoq" (Tzaodoq era o titulo do líder deles, significa o justo); "oCaminho"; "hassidim" (os santos) "ebion" (os pobres; daí 'ebionitas') e mais tarde "chrestianos" (cristãos), o qual são chamados até hoje. Mas, o nome mais famoso do grupo era "Essênios", do aramaico "assayian", que significa "milagreiros/curandeiros" justamente porque o grupo afirmava fazer milagres físicos a partir do contato espiritual - mediante um rigoroso ritual asséptico - com o ETERNO. Portanto o cego enxergava, o deficiente físico andava, o surdo ouvia; literalmente falando o grupo afirmava fazer diversos milagres físicos, crença mantida por eles até hoje. Eles se dividiam em 12 grupos e eram arqui-rivais, teológicos, dos fariseus.

Tudo começa com o voto "nazir", o voto em que a pessoa passava a deixar o cabelo crescer, não ingerir vinho (e uva) e vivia uma vida monástica (voto que foi pego em parte pela igreja romana). Shamshon e Shamu’ul  fizeram tal voto segundo o antigo-testamento. Nazir, traduzido significa "consagrado"; mais abaixo veremos que tal termo pode gerar vários significados com o termo "rebento" e dá para fazer vários trocadilhos com isto.

Mas "nazir" não é "nazareno"; são dois termos diferentes. Nazarenos era os Essênios (essênes) que faziam o voto "nazir"; a junção disto formava a palavra "nazarene" ou "nazareno". O ultimo super líder deles foi um homem chamado Yah'kof (corrompido como Tiago) que tinha o titulo de líder do grupo "Tzadoq" (o justo - At 18:7 fala de outro essênio); o termo completo era "mestre da justiça" ou simplesmente chamados de "mestre". "Yah'kof, o justo", foi assassino brutalmente nos anos 60, do século I.

A santa ceia

Os Essênios tinham uma ceia sagrada em que os 12 lideres do grupo eram sempre chefiados por alguém que assumia a posição de "nasi" (lider) dentro desta ceia e que representava o messias que eles acreditavam já ter vindo ao mundo; e assim, mantinha contato com eles através de visões. Neste "festival religioso" era permitido ao "nazi" beber vinho; uma única vez.

Conclusão

Assim, você pode entender porque Roma criou a fictícia cidade de Nazaré. Porém, é sempre bom lembrar que nem todos os cristãos do mundo aceitam tal historia... No oriente, existem vários cristãos como os ebionitas (que foram perseguidos no passado e ainda hoje, detém os Escritos Nazarenos) que assumem que nazareno era uma denominação religiosa e negam a existência de tão enigmática cidade.

PS: O Messias não era um "nazir" apesar de ter vivido entre eles... Se tal fosse, teria cabelos compridos (veementemente discriminado por Sha'ul - I Co 11:11); não poderia beber vinho (suco da uva), tocar em cadáveres, etc... Nem era loiro, de olhos azuis como ensina a ICAR e aceito pelos crentes!

Amnao!

VOLTAR

FINALMENTE!

CTA: Curso de Teologia Aplicada

   SAIBA MAIS...

Agora com Novos Cursos

DÚVIDAS:

ATENÇÃO: Verifique se o seu  email está certo; pois não teremos como responder [veja em sua caixa de email, a resposta]!

 

CONTATOS [015]

9 9781-0294 

(VIVO)

falecom@cyocaminho.com

Horário de atendimento: 9:00/19:00hs -  Exceto das 17:00hs/sexta às 15:00hs/sábado [Reuniões do Shabbos] Horário de Brasília

Pregue a Verdade; Presenteie uma ESN!!!

 A Verdadeira e única edição das Escrituras Sagradas segundo o Nome [ESN - EUC by CYC; Edição Unitariana Corrigida], totalmente sob a ótica de Jo 1:3 onde TUDO foi criado por Yaohushua, está disponível! ... Nesta edição, muitas passagens onde os judaicos [e trinitarianos] não identificam Yaohushua, Ele está claramente identificado... Além disto, TODOS os nomes de profetas, personagens e locais geográficos estão no Hebraico Arcaico, a língua original das Escrituras. Solicite o seu exemplar e livre-se do paganismo que impera nas bíblias trinitarianas!!!

Veja mais informações, modelos; e, solicite a sua sem Cartão de Crédito!

Com Cartão de Credito - Clic Aqui!

ADOTE ESTA ESCRITURA EM SUA CONGREGAÇÃO

 

CONHEÇA NOSSOS HINÁRIOS: ADVENTUS & A HARPA YAOSHORUL'ITA

LANÇAMENTO: AGENDA 2018 - EVANGELIZE PRESENTEANDO UMA AGENDA QUE CONTÉM O NT COMPLETO [CLIC]

- Lições trimestrais: Juvenil & adultos -

Use Nossos Materiais Evangelísticos e Divulgue a Verdade

 CLIC AQUI  para fazer o seu pedido!

 

Temas DVs

HOME

CYC

CONGREGAÇÃO

YAOSHORUL'ITA

O CAMINHO