SHEMA YSRAEL, YAOHUSHUA ELOHENU UL, YAOHUH  ECHAD! Dt 6:4.

Escuta Yaoshor'u! Yaohushua é o nosso Criador; o Eterno é um Só!

Mil Anos no Céu ou Mil Anos na Terra?

Exclua o item que desejar, chegando o mause no canto esquerdo, no doc que abrir!

Imprimir

ESTE ESTUDO FOI PUBLICADO EM NOSSO ANTIGO SITE "NO TEMPO DO FIM" ONDE FIZEMOS UMA CONTESTAÇÃO AO ESTUDO, REFUTADO PELOS BEREANOS (EX-ADVENTISTA) COM A PARTICIPAÇÃO DO AUTOR DO MESMO... DAI, COLOCARMOS ABAIXO EM SUA FORMATAÇÃO ORIGINAL PARA DAR ÊNFASE AO "DIÁLOGO"...

NOTA: para publicarmos aqui, apenas fizemos uma edição para adequá-lo ao Nome!

LEGENDA DAS CORES NO TEXTO:

AZUL: Texto Original

VERDE: Contestação By No Tempo do Fim

VERMELHO: Refutação By Bereanos

VERDE: Tréplica No Tempo do Fim

ROSA: Resposta Final do Autor logo após a tréplica!

 ...que se RESUME na passagem de Timóteo (abaixo) e ao colocar o Armagedom para o FIM do MILÊNIO:

II Tim 4:18 - O Criador me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial. A ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém

Atente para os versos iniciais deste capítulo:

 II Tim 4:1-4 - Conjuro-te diante do ETERNO e do Messias Yaohushua, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino; prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos,. e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas...

Pense nisto: Então, o ARMAGEDOM (6ª praga) cai sobre a TERRA depois da sétima praga (Ap 16:1-17) que antecede a Volta (2ª vinda) do nosso Mestre Yaohushua? Portanto, pra se comprovar a "verdade" descrita neste estudo (em AZUL) temos que "desconsiderar as ordens dos fatos narrados nas Escrituras, como faz a IASD com o Apocalipse 20, para comprovar a Terra vazia, descrita por sua (falsa) profetiza?

 

ESTUDO BEREANO (ex-IASD):

Prezado irmãos;

Graça e paz da parte de nosso único Deus o Pai e do nosso Mestre e salvador Yaohushua, vos seja multiplicada sempre e cada vez mais. Amém.

Recebi informações de que alguns adventistas do 7º dia, decepcionados e desiludidos com a atual situação de apostasia da igreja, estão aceitando como verdade, alguns ensinos oriundos de uma denominação religiosa que ensina aos seus membros, que os salvos em Cristo não hão de desfrutar de uma vida feliz e segura na presença do Criador em um paraíso celestial. Segundo esta denominação, nem mesmo por um período de tempo qualquer, os salvos estarão morando no céu. Desta forma e também por isso, ensinam que neste momento, nem Elias e nem Enoque, ou qualquer outra pessoa está no céu, ou em algum lugar qualquer do céu.   Além destes ensinos, há também outro que anda arrastando muitos adeptos e que fala de uma restauração literal do povo de Israel, como nação escolhida e favorecida por Deus, como parte do cumprimento profético. Disto trataremos em outro artigo.

O objetivo deste estudo é o de ajudar aqueles que de alguma forma se encontram em dúvidas quanto às diversas promessas relacionadas a este tema, ou seja, irão todos os salvos algum dia desfrutar da companhia do Criador e das delicias inimagináveis celestiais? Irão ou não para um lugar celestial os salvos, quando pela segunda vez, Yaohushua se manifestar, vindo nas nuvens do céu a esta terra?

Os irmãos devem concordar comigo, que toda verdade expressa na palavra do ETERNO, está em perfeita harmonia, caso contrario, não teríamos uma base para sustentação da fé cristã. Ou seja, havendo claras contradições doutrinárias, jamais seriamos capazes de encontrar a verdade. Em virtude disso, após analisar pacientemente o assunto, orando e comparando com outras verdades fundamentais das escrituras, pude finalmente confirmar uma vez mais, a minha fé, na certeza de que os salvos gozarão, mesmo que por um limitado “período de tempo” as incomparáveis delicias de um lar celestial. 

Nota NO TEMPO DO FIM: Como autênticos bereanos devemos nos livrar das nossas crenças e opiniões pré-concebidas para nos atermos apenas às Sagradas Escrituras... Muitas vezes, alguns textos nos parecem contraditórios ou obscuro por que trazemos dentro de nós doutrinas plantadas ao longo do tempo em que fomos doutrinados pelos líderes das nossas antigas denominações (diga-se IASD)!

Obs: Será que devemos nos livrar de “todas” as nossas crenças ou apenas das que não estejam em harmonia com o que acreditamos ser a verdade na palavra do ETERNO? Creio que devemos também, ter cuidado para não cairmos no erro, de achar que por causa de uma ou mais doutrinas que nos foram ensinadas de forma equivocada, agora, todas as demais sem exceção, também estejam no mesmo saco. Todos os extremos são muito perigosos.

TRÉPLICA No Tempo do Fim: Foi isto que eu disse? Pensei ter deixado claro que “opiniões pré-concebidas” era o perigo! Hoje sabemos que muitas doutrinas foram embasadas para sustentar a trindade e por isto devemos ser autênticos bereanos e ver se é assim mesmo que as Sagradas Letras nos falam...

Obs: Concordo

Evidentemente, o que estamos afirmando não pode estar baseado em cima de suposições e achismos ou de invenções da mente humana. Devemos crer e afirmar sempre com base num claro “Assim diz o Mestre” e/ou, em um claro “Está Escrito”.

Portanto, vamos ao que interessa ao que; “Assim diz O Mestre” e “Assim Está Escrito”.

Qual a maior garantia que temos para crermos que algum dia nós estaremos com o Mestre nos céus? Creio sem dúvidas que são as próprias promessas de nosso Mestre. Por quê? Porque Yaohushua certamente não mentiria para nós.

João 14:1-3

Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também”. (Versão ARC)

Yaohushua prometeu que iria preparar lugares na casa do Seu Pai.  Se Yaohushua foi preparar lugar na casa de Seu Pai, nós precisamos saber onde fica esta casa? Qual é o local ondo ETERNO mora? Qual é o endereço de sua residência? Aonde é que Deus Habita? Temos respostas na Bíblia para estas perguntas? Vejamos.

Nota NO TEMPO DO FIM: Sabemos que Yaohushua preparou-nos lugar na cidade celestial, a Nova Jerusalém! Apoc 21:2

Obs: O irmão afirma que Yaohushua já preparou os lugares. Isso foi uma revelação do ETERNO ao irmão? Não seria melhor ficar apenas com o texto que diz: “... vou preparar-vos lugar...”; e dizer que Ele foi preparar lugar, pois suas palavras incluem a promessa de seu retorno logo após ter preparado este lugar? Estou dizendo isso, embora pareça desnecessário, apenas para não fugir ao conselho bíblico que diz para “não acrescentarmos nada as suas palavras”. (Prov. 30:6).

TRÉPLICA No Tempo do Fim: Sem sarcasmo irmão! Use a Bíblia para mostrar o nosso erro...  Se, Yaohushua disse que iria preparar-nos lugar eu acredito nEle e sei que é poderoso para o ter feito instantaneamente e não precisar de longos séculos para tal... Isto não é um acréscimo ao verso bíblico; apenas é a minha (não é a sua?) certeza de que Ele já o fez!

Obs: Qual é o sarcasmo? Eu acredito em revelação divina sem nenhuma demagogia, mas se o irmão não acredita, não posso fazer nada. Perdoe-me se entendeu dessa forma e ficou ofendido. Não desejo ofender a fé de ninguém, pelo contrário, eu respeito muito a opinião de todos. Sei do poder do ETERNO e de seu Filho, mas não gosto de dizer coisas que não posso provar.

Salmos 123:1

A ti, que habitas nos céus, elevo os olhos!”

Salmos 33:13-14

O SENHOR olha dos céus; vê todos os filhos dos homens; do lugar de sua morada, observa todos os moradores da terra,”

Mateus 6: 9

Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome

Isaias 66: 1.

Assim diz o SENHOR: O céu é o meu trono, e a terra, o estrado dos meus pés; que casa me edificareis vós? E qual é o lugar do meu repouso?

Não há dúvidas; Deus está nos céus. Os céus é o lugar da habitação do Altíssimo, lugar da sua morada. Os textos são por demais claros.

Nota NO TEMPO DO FIM: Correto! Os Céus é a habitação do ETERNO Altíssimo, porém aos seres humanos preparou-nos a Terra; veja: Salmos 115:15 Sede vós benditos do Mestre, que fez os céus e a terra. 16 Os céus são os céus do Mestre, mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens. O NT nos trás esta evidência: Atos 7:48 ...mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta: 49 O céu é meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés. Que casa me edificareis, diz o Mestre, ou qual o lugar do meu repouso? Portanto, todas as referencias à habitação nos céus, se referem ao Eterno!

Obs: Até aqui não houve afirmação contraria de nossa parte irmão! A terra de fato é e será o lar eterno dos redimidos, isso porem, não invalida a promessa do Salvador de um dia estarmos com Ele no céu, morada do Pai, onde nos foi preparar um lugar.

TRÉPLICA No Tempo do Fim: Volto a afirmar – Só porque o nosso lugar está nos céus, significa que eu tenho que ir para lá para receber a minha parte? Releia a nossa nota acima (Sal 115:15, 16). Aplica-se aqui Prov 30:6?

Obs: Não sei como consegues ignorar as palavras de Yaohushua que com toda a clareza afirmou: “Na casa de meu Pai há muitas moradas” ... e vos levarei para que onde eu estiver estejais também” .  Já esta mais do que provado que a casa do Pai é no céu e foi para lá que Yaohushua nos prometeu levar, ignorar a clareza dessas palavras é o mesmo que desejar tapar o sol com uma peneira.

NOTA FINAL No Tempo do Fim: Prov 30:6!!!

Mas, alguém pode afirmar: A Bíblia também fala de outros locais aonde o ETERNO habita.

Por exemplo: O templo que o próprio Deus mandou que seu povo construísse para sua habitação entre eles.

Êxodo 25: 8

E me farão um santuário, para que eu possa habitar no meio deles.

Eu digo que podemos ir até um pouco mais além, pois a Bíblia também diz que Deus habita com o contrito e abatido de espírito, porém sem deixar de habitar um alto e santo lugar. Isaias 57: 15. E mais; Deus faz também do corpo humano um templo para sua habitação I Corintios. 3: 16 -17; Salmos 114: 2.

Porém, precisamos observar também, outras afirmações da Bíblia sobre esta questão. Por exemplo:

II Crônicas 6: 18.

“Mas, de fato, habitaria Deus com os homens na terra? Eis que os céus e até o céu dos céus não te podem conter, quanto menos esta casa que eu edifiquei”.

Atos 7: 48

Entretanto, não habita o Altíssimo em casas feitas por mãos humanas; como diz o profeta:”

Atos 17: 24

O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Mestre do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas.”

Pelos versos anteriores, compreendemos que Deus de fato não habita com os homens ou nos homens na terra, nem tão pouco em lugares feitos por mãos humanas. Salomão sabia disso e se lermos os versos seguintes da oração de Salomão, (II Crônicas 6: 21-39) veremos que é dos céus ondo ETERNO habita que Ele ouve as nossas orações. Então como é que fato Deus habita com os homens ou nos homens e nos templos feitos pelos homens?

Salmos 139: 8-12

Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá. Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa”.

I Corintios 3: 16

“Não sabeis que sois santuário do ETERNO e que o Espírito do ETERNO habita em vós

Ageu 2:5 

...segundo a palavra da aliança que fiz convosco, quando saístes do Egito, o meu Espírito habita no meio de vós; não temais”.

A resposta para a pergunta acima, é sem duvida alguma que Deus habita conosco e em nós por meio do Seu Espírito. “Corporalmente” Deus habita nos céus, mas o Espírito do ETERNO habita em nós e com nós. Também onde dois ou três estão reunidos em nome do seu filho, que é o seu próprio nome. “Corporalmente” Deus não poderia habitar entre nós, em nós, ou nesta terra, pois o pecado causa uma enorme separação entre Deus e tudo que está contaminado com o pecado ou pelo pecado. Isaias 59:2. A perfeição no pode coabitar no meio da imperfeição. Além do que, Ele (Deus) é um fogo consumidor, Hebreus 12:29  “porque o nosso Deus é fogo consumidor.

Nota NO TEMPO DO FIM: Devemos tomar cuidado com nossas palavras em relação ao espírito de ETERNO, ou seja, ao dizer que “o Espírito do ETERNO habita em nós” aparentemente confirmamos que “um outro” habita em nós... Se afirmássemos que Deus, em espírito, habita em nós seria melhor dito...

Obs: Cuidado com conclusões precipitadas irmão! Esta censura se aplica ao apostolo Paulo também ou só a mim? I Corintios 3: 16 “Não sabeis que sois santuário do ETERNO e que o Espírito do ETERNO habita em vós”. O irmão está censurando a forma como Paulo fez tal afirmação? Porque eu apenas repeti suas palavras. Devemos ter cuidado também para não fazermos julgamentos precipitados.

TRÉPLICA No Tempo do Fim: Abaixe os ânimos, irmão (parece que perdeu a habilidade de suportar contestações ou teve uma recaída em prol das instituições?). Eu fiz apenas uma observação sem tom de censura... Se soou como censura, peço que me perdoe! Volto a afirmar:  a tradução colocada em nossas Bíblias é a melhor? Ao dizermos que ETERNO habita em nós por meio “do seu espírito” não seria melhor dito assim: Deus, em espírito habita em nós (eu e em você, caro irmão!). OBS: A melhor tradição judaica em referencia ao espírito de ETERNO sempre escreve “o espírito, o Santo” em vez de “espírito Santo” como o mundo trinitariano gosta de escrever... Todas, traduções válidas (de acordo com a origem doutrinal do tradutor) para o mesmo conjunto de palavras do original grego ou hebraico. Mas este é um outro assunto, não é?

Obs: Creio que o debate esta fugindo ao seu objetivo, e indo muito para o lado pessoal o que não é bom. Não pretendo continuar discutindo desta forma, pois acredito que não ajudará no crescimento espiritual de nossos leitores, por isso, de agora em diante discutiremos este assunto em particular e quando estivermos somente com a bíblia, retornaremos para o site.

NOTA FINAL No Tempo do Fim: Fiquemos com a Bíblia!!!

Já temos a certeza de que Deus habita “corporalmente” nos céus. (Obs: Embora Yaohushua tenha dito que Deus é Espírito, João 4:24, todavia, a Bíblia também nos diz que há corpos celestiais e espirituais, I Cor. 15:40 e 44.) por isso, O céu, ou no céu, é a casa do ETERNO, morada do Pai. Sobre isso não há o que ter duvidas, nem para o mais leigo dos homens. (grifos nosso).

Nota NO TEMPO DO FIM: Não estamos falando do lugar onde o ETERNO, o Pai, habita mas sim onde habitará  Cristo no dia da ressurreição dos salvos!

Obs: Acontece que Yaohushua foi preparar um lugar para os seus seguidores (segundo o texto) onde o Pai habita. (Disse Yaohushua: Na casa de meu Pai há muitas moradas) Responda sinceramente irmão onde o Pai Habita? Pelos textos acima e conforme você mesmo concordou anteriormente é o céu.

TRÉPLICA No Tempo do Fim: E por isto eu tenho que ir lá tomar posse? Ela não virá até mim (Apoc 21 não fala que vem junto com todos os santos?) no fim do milênio?

Obs: Yaohushua disse: Vinde benditos de meu Pai e tomai posse. Para mim estas palavras de Yaohushua bastam.

Nota NO TEMPO DO FIM: Mat 25:34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Pelo que sabemos a TERRA que foi fundada para que nela habitássemos... com Yaohushua!!! Este é o Seu REINO.

Portanto, não tenho dúvidas de que Yaohushua foi ao céu preparar lugares para que seus discípulos pudessem estar com Ele. E se dissermos que a promessa de Yaohushua, é apenas para seus apóstolos, cairemos em outra grande contradição, ou seja, Deus não considera todos os homens iguais. O amor do ETERNO, portanto não é igual para com todos. Alguns filhos serão mais privilegiados do que outros. E o fato de que esta promessa não se restringe apenas para os apóstolos nós veremos mais adiante, ao ver que Yaohushua fez a mesma promessa para outras pessoas também.

É fato que Yaohushua foi ao céu preparar lugar. Os irmãos concordam ou não? Se você concorda há de convir que neste momento os lugares preparados para seus discípulos estão no céu. Correto? Sim! Isso é indiscutível. Yaohushua disse: “Na casa de meu Pai há muitas moradas... Vou preparar-vos lugar...”.

Atos 1:9-11. Yaohushua subiu aos céus e é de lá que Ele irá retornar.

João 14:1-3. “...voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também”.

Yaohushua retornará da casa de Seu Pai.

Observe agora irmão, com bastante atenção este dialogo de Yaohushua em especial com o apostolo Pedro, e também com os demais apóstolos.

João 13: 33.

Filhinhos, ainda por um pouco estou convosco; buscar-me-eis, e o que eu disse aos judeus também agora vos digo a vós outros: para onde eu vou, vós não podeis ir

As pessoas que acreditam num período milenar dos salvos nesta terra após o retorno de Cristo, usam deste verso para apoiarem sua crença. Mas, como veremos a seguir, tal interpretação esta bastante equivocada conforme o contexto do texto nos revelará.

Yaohushua afirmou para seus discípulos que, para onde Ele iria, seus discípulos não poderiam ir. Mas, isso Ele também havia dito aos judeus. Para onde é que Yaohushua iria, que nem os seus discípulos e nem os demais judeus poderiam ir?

João 7: 32-36.

Disse-lhes Yaohushua: Ainda por um pouco de tempo estou convosco e depois irei para junto daquele que me enviou. Haveis de procurar-me e não me achareis; também aonde eu estou, vós não podeis ir”.

O contexto de fato é o céu. Yaohushua realmente disse para seus discípulos e para os demais judeus que eles não poderiam ir para o céu. Visto que Ele iria para junto do Pai e o Pai estava no céu. Mas, voltemos ao dialogo de Yaohushua com seus apóstolos, mais precisamente com o apostolo Pedro e vejamos o que Yaohushua revelou em particular a ele (Pedro) e em seguida aos outros apóstolos também.

João 13: 36.

Perguntou-lhe Simão Pedro: Mestre, para onde vais? Respondeu Yaohushua: Para onde vou, não me podes seguir agora; mais tarde, porém, me seguirás.

Esta é a verdade.  “não me podes seguir agora” Isto significa: Não naquele momento.  “...mais tarde, porém, me seguirás.” Isto é; um dia vocês estarão no céu comigo.

Nota NO TEMPO DO FIM: o verso não afirma categoricamente que estariam NO Céu com Ele...  Apenas diz que onde YAOHUSHUA estaria, todos os remidos estariam com Ele! Se no Céu ou na Terra carecemos de outros versos contextuais.

Obs: A exegese bíblica diz que temos de considerar o contexto do texto. E como acabamos de mostrar com clareza, o contexto explicitamente fala de sua ida ao Pai, no céu, tanto para os judeus quanto para seus apóstolos, portanto Yaohushua esta falando de sua estada no céu e não na terra.

TRÉPLICA No Tempo do Fim: Sinceramente o irmão “enxerga” isto? Yaohushua disse (pelo contexto) que naquele momento – da Sua morte - eles não poderiam seguí-Lo mas que DEPOIS – na ressurreição dos justos – poderiam!

Obs: Sim! Com toda certeza.

Não só Pedro, mas todos os seus discípulos estavam inconformados pelo fato de Yaohushua ter informado a eles que os deixaria.  Por isso logo em seguida, Yaohushua procura acalmá-los com a promessa: “... virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também”.   João 14: 3. ARC.

Nota NO TEMPO DO FIM: se no Céu ou na Terra também não fica claro; o importante que estaremos com Ele!

Obs: Se o texto fosse citado isoladamente creio que o irmão teria razão, porém analisando o contexto como foi observado, não nos resta dúvidas de que Yaohushua esta falando do céu.

TRÉPLICA No Tempo do Fim: Atos 1:11 - ...os quais lhes disseram: Varões galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Esse Yaohushua, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. (Apoc 1:7).  ...para que, onde eu estiver, estejais vós também”.  João 14: 3. Estaremos para sempre com ELE, onde Ele estiver. Amém!

Obs: DEFINITIVAMENTE IRMÃO SE A SEGUINTE PASSAGEM BÍBLICA NÃO O CONVENCER, SINCERAMENTE NÃO SEI MAIS, O QUE, O CONVENCERÁ.

II Timóteo 4:18

O Mestre me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial. A ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém!

Nota NO TEMPO DO FIM: Se o reino é de Yaohushua, certamente que é celestial assim como a TERRA o era antes da queda (sem mácula)!

Veja irmão, se Yaohushua foi preparar lugar na casa de Seu Pai e como já vimos esta casa, está agora nos céus, não há outra hipótese a não ser o céu, o lugar para onde Yaohushua levará seus discípulos. Mesmos usando uma outra versão bíblica, não há como imaginar algo diferente do que acabamos de ver.  Por via das dúvidas vamos verificar.

João 14: 1-3.

Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também. (Versão ARA)

Alguém poderia insinuar que Yaohushua disse aos seus discípulos, que eles estariam com Ele na terra pelo fato de nesta versão, Yaohushua ter usado a seguinte expressão: “... para que, onde eu estou, estejais vós também.”.

Por esta versão, a expressão “onde eu estou” estaria mostrando que naquele momento Yaohushua estava na terra, e por isso, o significado desta expressão, indica que seus discípulos estariam definitivamente com Ele na terra, quando Ele retornasse para eles. Como podemos afirmar que mesmo esta versão, “onde eu estou” significa, estar no céu em lugar de estar na terra?

Precisamos de um “Está Escrito” ou de um “Assim diz o Mestre” para que possamos provar que quando Yaohushua disse “onde eu estou”, de fato, Ele se referiu ao fato de estar junto ao Pai no céu e não na terra. Vejamos.

João 17: 11-13.

E eu já não estou mais no mundo; mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós. Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse. Mas, agora, vou para ti e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos”.

Os versos acima revelam claramente que embora Yaohushua estivesse no mundo naquele momento em que pronunciava estas palavras aos discípulos, Ele, (Yaohushua) já se considerava estando com o Pai naquele momento também. Veja que Yaohushua diz “eu já não estou no mundo”.  Yaohushua tinha certeza de que retornaria ao Pai, por isso falava como se já estivesse com Ele.

Nesta oração intercessora de Yaohushua, é bom ressaltar dois versos que também esclarecem um outro ponto duvidoso para muitas pessoas. Quem estará com Yaohushua por onde quer que Ele ande? Alguns dizem que apenas os apóstolos andarão ao lado de Yaohushua. Outros dizem que um grupo de 144000 pessoas especiais é que seguirão o Cordeiro por onde quer que Ele ande, mas isto não se harmoniza com toda a verdade das escrituras, nem mesmo com as palavras do próprio Yaohushua.  Vejamos.

João 17: 20 e 24

Eu não rogo somente por estes, mas também por aqueles que, pela sua palavra, hão de crer em mim;”

Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me hás amado antes da criação do mundo

Estas palavras revelam um Deus justo e de amor ao mesmo tempo. Na parábola dos trabalhadores na vinha, (Mateus 20:1-15) Yaohushua deixou claro que a recompensa final será igual e/ou a mesma para todos os salvos. Deus não faz acepção de pessoas. Para mim, não haverá um grupo de privilegiados no céu ao lado de Yaohushua e outros na terra. Estas palavras de Yaohushua deixam muito claro que todos nós (os salvos) sem distinção estaremos com Cristo, onde Ele estiver. Embora haja muitas outras provas bíblicas acerca deste tema, (recompensa) que são bases sólidas para provar o que creio e afirmei, não vou entrar neste assunto agora, para não fugir do principal assunto que estamos tratando que é a questão do reino milenar no céu ou na terra. 

Nota NO TEMPO DO FIM: Desde já com Cristo! Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Yaohushua. Rom 8:1 E mais: ...ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que Eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Mat 28:20

Obs: Não entendi o objetivo da menção desses versos, mas quero aproveitá-los para dizer que eles reafirmam uma igualdade entre todos os que estão em Cristo e desfaz um conceito de condição privilegiada sobre qualquer pessoa em particular ou povo, raça e etc.

TRÉPLICA No Tempo do Fim: Leia com mais “coração aberto” irmão, que entenderá o motivo da colocação acima... Quanto à sua observação, os 144.000 não  são uma classe especial?

Obs: Quanto ao meu coração, só Deus o conhece, pois nem mesmo eu o conheço e Deus me julgará. Quanto aos 144000, isto é outro assunto e podemos discuti-lo separadamente em outra ocasião.

Já comprovamos que de fato existe um lugar no céu, que Yaohushua foi preparar para todos quantos fazem à vontade de Seu Pai que esta nos céus. Mas esta não é a única promessa de Yaohushua que temos para tomar como base e fundamento de nossa crença. A crença de que algum dia nós estaremos com Yaohushua no céu.  Vejamos mais.

Lucas 23: 42-43.

“E acrescentou: Yaohushua, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. Yaohushua lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso”. (ARA)

“E disse a Yaohushua: Mestre, lembra-te de mim, quando entrares no teu Reino. E disse-lhe Yaohushua: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso”. (ARC)

Não vou entrar no mérito da discussão sobre o erro que existe quanto à tradução deste verso. Nós sabemos que Yaohushua, não foi ao céu no mesmo dia em que morreu e isto por si só já prova que a promessa de Yaohushua ao ladrão convertido na cruz, era a de que um dia, ele, o ladrão, estaria com Yaohushua no paraíso.  A promessa de Yaohushua foi clara. “Estarás comigo no Paraíso”.

O que precisamos descobrir não é se existe um paraíso. Que ele existe é um fato, caso contrário Yaohushua não o teria mencionado.  Mas, onde é que fica o Paraíso? O que a Bíblia nos fala sobre o paraíso? Onde ele esta neste momento? A primeira referencia que temos desta palavra na Bíblia já foi citada no verso anterior. A segunda referencia é por demais esclarecedora. Vejamos.

II Corintios 12: 2 – 4.

Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) e sei que o tal homem (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir”.

Este é mais um claro “Assim diz o Mestre”. O paraíso está no terceiro céu, ou seja, lugar da habitação do Altíssimo. Seria a promessa de Yaohushua apenas para o ladrão na cruz? É evidente que não. Já vimos isso antes. Estaria Yaohushua mentindo para o ladrão na cruz? Evidente que não.

A promessa é clara. “Estarás comigo no paraíso”. E este paraíso está no terceiro céu, lugar da habitação do Todo Poderoso.

Nota NO TEMPO DO FIM: O lugar onde o Mestre está é o paraíso; é o céu! Devemos nos lembrar que ETERNO, através de Seu filho, o Verbo, criou a TERRA para ser habitada e fez dela um paraíso e este é o plano original da criação. Por isto é que João vê a Terra refeita com a cidade Celestial – com nossas moradas celestiais – descer sobre o Monte das Oliveiras... Note que a Cidade só desce na Terra quando esta está totalmente refeita, sem a mácula do pecado! Quanto ao ladrão da cruz, pergunto: Ele ressuscitou? Já está nas moradas celestiais? Ou ele, assim como os demais (e nós) aguardamos a redenção final (Heb 11:39-40) para adentrarmos no paraíso?

Obs: Muita boa observação. Só veio confirmar o que acabamos de dizer. Existe um paraíso celestial e a promessa de Yaohushua ao ladrão na cruz foi de que um dia ele estaria neste paraíso. De fato o ladrão assim como os mártires e todos os que descansam na sepultura estão aguardando à bem aventurada primeira ressurreição, quando, juntamente com os que estiverem vivos, mas transformados, ascenderão aos céus, para o encontro com o Mestre e assim estarão para sempre com ele (Yaohushua) segundo sua promessa. Concordo também, que a nova Jerusalém só desce a esta terra após sua renovação, isto também só confirma o fato de que nossa recompensa imediata será recebida primeiramente no céu, para depois do tempo que a bíblia denomina de mil anos, continuar sobre a terra. 

TRÉPLICA No Tempo do Fim: O Verso de Luca 23:43-44 diz “estará comigo no Paraíso Celestial”? (Prov 30:6!!!)

Obs: Não, para quem não quer admitir. Mas para o apostolo Paulo sim! Ele mesmo afirmou que o Paraíso fica no terceiro céu e isso não pode ser negado.

Nota NO TEMPO DO FIM: PROV 30:6 - Paulo descreve o que viu... naquele momento foi ao 3º céu!

Apocalipse 2:7

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso do ETERNO”.

Este verso é bastante interessante, pois acrescenta mais alguns detalhes importantes sobre o paraíso.

1º - No paraíso se encontra a árvore da vida.

2º - Todos os vencedores poderão se alimentar do fruto desta arvore que esta no paraíso.

Mas acontece que esta arvore segundo outro texto das escrituras sagradas, esta no meio da praça. A praça da cidade celestial a Nova Jerusalém. E é esta cidade, onde Yaohushua foi preparar lugares para todos os vencedores, todos os apóstolos, todos os discípulos e etc.

Apocalipse 22:2

No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos”.

Apocalipse 22:14

Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas”.

Nota NO TEMPO DO FIM: Segundo o apóstolo João, ele descreve a Cidade após ela ter descido dos céus para que possamos nela habitar... Ele não diz que viu a Cidade Celestial descer com todos os santos nela! Leiamos Apoc 21:1-4  “E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe. E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte do ETERNO, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo. E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo do ETERNO está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o Seu povo, e Deus mesmo estará com eles. Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas”. Os grifos indicam uma ação no futuro e neste caso, poderemos perguntar: ETERNO não esteve com o Seu povo todo este tempo (Mil Anos)? Sabemos que nesta Cidade Celestial estarão dois tronos: o trono de ETERNO e o trono do Cordeiro!

Obs: Sua versão da bíblia ajuda ainda mais nosso entendimento, pois segundo esta versão, o tabernáculo ou santuário do ETERNO está com os homens, significando que os homens já estavam na posse do tabernáculo quando este descia dos céus no momento em que o apostolo João a vê descer. O profeta Zacarias confirma este fato quando em visão ele contempla o ultimo dia da historia do pecado nesta terra e diz: “Naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade, para o sul. Fugireis pelo vale dos meus montes, porque o vale dos montes chegará até Azal; sim, fugireis como fugistes do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá; então, virá o SENHOR, meu Deus, e todos os santos, com ele. Acontecerá, naquele dia, que não haverá luz, mas frio e gelo. Mas será um dia singular conhecido do SENHOR; não será nem dia nem noite, mas haverá luz à tarde. Naquele dia, também sucederá que correrão de Jerusalém águas vivas, metade delas para o mar oriental, e a outra metade, até ao mar ocidental; no verão e no inverno, sucederá isto. O CRIADOR será Rei sobre toda a terra; naquele dia, um só será o SENHOR, e um só será o seu nome. Toda a terra se tornará como a planície de Geba a Rimom, ao sul de Jerusalém; esta será exaltada e habitada no seu lugar, desde a Porta de Benjamim até ao lugar da primeira porta, até à Porta da Esquina e desde a Torre de Hananel até aos lagares do rei. Habitarão nela, e já não haverá maldição, e Jerusalém habitará segura.”   De onde virá o Mestre e todos os santos com Ele?  Ora... A cidade desce do céu, o Mestre desce com ela, e com Ele descem todos os santos. Mas quanto à questão de João ter colocado a frase com a ação no futuro, está claro também, que João esta falando de um fato que ainda esta para acontecer, de qual fato João esta falando? O fato de que os santos ainda (quando digo ainda, isto significa hoje, agora, já) não estão habitando com Deus, (para ser mais exato, vendo-o face a face) por isso João diz que Deus habitará com eles, e Deus mesmo estará com eles. Isto ainda esta para acontecer, porque hoje Deus habita conosco por meio do seu Espírito. 1 Coríntios 13:12  “Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido”.

TRÉPLICA No Tempo do Fim: Zacaria está falando da Segunda Vinda (do Armagedom) ou da descida da cidade eternal? Se, o irmão, como ADVENTISTA (IASD), crer em um Armagedom espiritual então terá dificuldades em explicar versos deste capítulo (14) tais como: (2) Pois eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres forçadas; e metade da cidade sairá para o cativeiro mas o resto do povo não será exterminado da cidade; (16) Então todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém, subirão de ano em ano para adorarem o Rei, o Mestre dos exércitos, e para celebrarem a festa dos tabernáculos. Porém, se, como um autentico bereano – não só em relação à trindade – verás que Zacarias está falando de um Armagedom LITERAL que antecede à 2º Vinda! Nada sobre a descida da Cidade Celestial com TODOS os santos dentro!!!

Obs: O Armagedom é a ultima batalha entre o bem e o mal e esta batalha só acontecerá após o milênio, portanto, quando todos os santos retornarem com Ela (a Nova Jerusalém).

Nota NO TEMPO DO FIM: Após??????????????????????????????

Quando, porém, se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão e sairá a seduzir as nações que há nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reuni-las para a peleja. O número dessas é como a areia do mar. Marcharam, então, pela superfície da terra e sitiaram o acampamento dos santos e a cidade querida; desceu, porém, fogo do céu e os consumiu. Apocalipse 20:7-9

Vimos que a arvore da vida se encontra no paraíso e também no meio da praça da cidade celestial, a Nova Jerusalém. Concluímos que o paraíso, também chamado de Éden, é o jardim do ETERNO, plantado na cidade da Nova Jerusalém. E é neste paraíso, é nesta cidade que estarão todos os resgatados pelo sangue do Cordeiro do ETERNO. Mas esta cidade, a Nova Jerusalém, onde está plantada a árvore da vida, no Éden, o jardim do ETERNO, e onde também esta o trono do ETERNO e do Cordeiro, esta cidade está agora, também nos céus, pois a Bíblia diz que dos céus ela descerá. Apoc. 21: 2.

O que apresentamos até aqui, por si só já seria suficiente para provar que algum dia os salvos estarão no paraíso, ou seja, no céu, e não, que os salvos nunca deixarão a terra como alguns querem afirmar, contrariando as claras e inspiradas palavras. Mas, para o caso de ainda não ser o suficiente, vejamos mais algumas provas.

Lucas 18:18-22

“Certo homem de posição perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Respondeu-lhe Yaohushua: Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão um, que é Deus. Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe. Replicou ele: Tudo isso tenho observado desde a minha juventude. Ouvindo-o Yaohushua, disse-lhe: Uma coisa ainda te falta: vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro nos céus; depois, vem e segue-me”.

Esta promessa também por si só já é muito esclarecedora. Não vejo como interpretar de forma diferente as palavras de Yaohushua. É nos céus que esta o nosso maior tesouro. Yaohushua sabia que o coração daquele homem de posição, estava apegado as coisas materiais deste mundo. Por riquezas materiais e tesouros entendemos ouro, pedras preciosas, mansões, etc. Estes tesouros na terra são perecíveis.

Mateus 6: 19 - 20

Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam”;

Sobre este tesouro no céu, caso as palavras de Yaohushua tenham sido com sentido literal, podemos ter uma pálida idéia na visão do profeta João. Ver Apoc. 21:18-22. Alguns podem até considerar esta promessa com um sentido figurado, ou seja, não como um tesouro literal, composto de bênçãos materiais. Porém, seja materialmente ou espiritualmente falando, (neste caso a vida eterna) não importando o que de fato seja, o mais importante é que nosso tesouro está agora nos céus conforme afirmou Yaohushua e não na terra. O céu é o lugar do nosso tesouro, seja ele material ou espiritual. A Bíblia não só diz que temos um tesouro nos céus, mas acrescenta que o próprio céu, é em si mesmo um tesouro do ETERNO para nós e é dos céus que advém nossas maiores bênçãos. Afirmar que ninguém subirá ao céu, equivale a dizer que Yaohushua foi um grande mentiroso quando fez promessas de um céu, sem que estas promessas pudessem algum dia se tornar uma realidade.

Nota NO TEMPO DO FIM: Não podemos concluir que para obtermos os tesouros a nós reservados temos que ir até ele para tomarmos posse...

Obs: Mateus 25:34  “então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.”

TRÉPLICA No Tempo do Fim: Olha PROVÉRBIOS 30:6 aí!!! – Esta fala de Yaohushua está acontecendo nos céus? Neste caso os ímpios estarão nos céus (vs 41) para serem mandados para o fogo eterno? Leia o verso inicial do contexto desta passagem: (31) Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com Ele, então se assentará no trono da sua glória; Ele vem para sentar em Seu trono!

Obs: Não irmão! Yaohushua vem buscar o seu povo para levá-lo com Ele ao céu, onde não haverá nenhum ímpio.  Repetindo:

II Timóteo 4:18

O Mestre me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial. A ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém!

Nota NO TEMPO DO FIM: PROV 30:6

Deuteronômio 28:12

O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo e para abençoar toda obra das tuas mãos; emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado”.

Tiago 1:17

Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança”.

Nota NO TEMPO DO FIM: Note as palavras grifadas em VERDE...

Obs: Sem esquecer obviamente as que estão grifadas em azul...

TRÉPLICA No Tempo do Fim: PRINCIPALMENTE, pois as dádivas que nos são prometidas são de lá, não é?

Obs: Sim! São do céu.

Falando um pouco mais sobre este tesouro, o céu, aonde também esta, outro grande tesouro (a Santa Cidade, a Nova Jerusalém), Paulo acrescenta que ele, o tesouro que esta no céu (a Nova Jerusalém) é de cima, ou seja, neste momento esta cidade está nos céus. Não é sem motivo ou sem propósito que Paulo também nos incentiva a pensar nas coisas que são de cima e não nesta terra.

Nota NO TEMPO DO FIM: Evidentemente as coisas de cima são as espirituais e as de baixo as materiais (Mat 6:33)

Obs: A cidade celestial é real ou simbólica? Se esta cidade celestial é uma cidade real, do que ela é feita? A bíblia diz? Confira por você mesmo irmão em Apocalipse 21: 9 á 22: 5. No seu entendimento isto é material ou espiritual? Não entendi o que o irmão quis dizer com esta observação, parece-me que o irmão está afirmando que tudo que há no céu é espiritual? Espero estar enganado, pois do contrário a cidade que João não existe, pelo menos na forma como João a descreveu.

TRÉPLICA No Tempo do Fim:  Não entendeu ou não “quer entender” como um autentico IASD (corte o cordão umbilical, irmão, seja um bereano!). Pois bem, explico; devemos nos preparar espiritualmente para as coisas matérias que nos são prometidas (Mat 6:33). Volto a afirmar: Não é porque os tesouros estão armazenados nos céus que eu TENHO que ir até lá para recebê-lo! Ap 21:1-3.

Obs: Até aqui o irmão não provou nada contrário. Está apenas sugestionando.

Nota NO TEMPO DO FIM: Como tu estás SUGESTIONADO em relação aos céus!!! Releia Ap 21:1-3.

Galatas 4:26

 “Mas a Jerusalém lá de cima é livre, a qual é nossa mãe;”  (por “mãe” entende-se pátria, conforme podemos confirmar com texto de Hebreus 11:16).

Nota NO TEMPO DO FIM: Quando herdaremos esta pátria?

Obs: A resposta esta na promessa de Yaohushua, que disse: “Vou preparar-vos lugar..., voltarei e vos levarei...”.  Quando Yaohushua retornar pela segunda vez, então herdaremos a nossa pátria. I Tes. 4: 15-17. Se não vamos sair desta terra, para onde Yaohushua nos levará? Que propósito tem as palavras de Yaohushua afirmado que nos levará se de fato Ele não nos levará para lugar algum? Por enquanto as evidencias ainda me levam a crer que Yaohushua me levará para o encontro com o Pai celestial, na casa do Pai, onde ele foi preparar-nos lugar.

TRÉPLICA No Tempo do Fim: PROV 30:6 – Está escrito que o “encontro com o Mestre, nos ares” (I Tes 4:15-17)  é o 3º céu? Verdades se provam com evidências? Evidencias no entendimento de quem?

Obs: Isso quem julgará são os irmãos que estão acompanhando este debate.

Nota NO TEMPO DO FIM: Está jogando para a torcida?!?

Colossenses 3:1 e 2

Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita do ETERNO. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra”.

Nota NO TEMPO DO FIM: Neste momento do estudo podemos fazer uma pergunta: Onde é (ou será) o trono de Yaohushua? Lemos: Lucas 1:31-33 - Eis que conceberás e darás à luz um filho, ao qual porás o nome de Yaohushua. Este será grande e será chamado filho do Altíssimo; o Mestre Deus lhe dará o trono de Davi seu pai; e reinará eternamente sobre a casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. Apoc 3:21 - Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci e me assentei com Meu Pai no Seu trono. Daniel 2 fala-nos de um Reino eterno que se espalha por TODA a Terra. I Ped 1:4 nos fala de uma HERANÇA futura que está nos Céus (para uma herança incorruptível, incontaminável e imarcescível, reservada nos céus para vós... VEJA também: Fil 3:20; Heb 11:10 e 13:14; Col 1:5). Todas passagens falando sobre o nosso futuro dentro da Nova Jerusalém. Portanto o Reino é dos Céus e não nos Céus! Mas Daniel 7: 18 e 27 nos deixa claro sobre onde será estabelecido este reino. Leia: Mas os santos do Altíssimo receberão o reino e o possuirão para todo o sempre, sim, para todo o sempre.... O reino, e o domínio, e a grandeza dos reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo.

Neste Reino seremos: ...e para o nosso Deus os fizeste reino, e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra. Apoc 5:10 Até na oração do pai Nosso o nosso Mestre nos insta a orar pela Vinda deste Reino! Mat 6:10. Portanto seja feita a Sua vontade na Terra assim como o é, nos Céus!

Obs: Agradeço por mais uma ajuda do irmão, pois o irmão citou um texto que não mencionei em meu artigo e que muito acrescenta e contribui com o entendimento que temos.  Veja a clareza do apostolo Pedro: ”Bendito o Deus e Pai de nosso Mestre Yaohushua hol'Mehushkháy, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Yaohushua hol'Mehushkháy dentre os mortos, para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros que sois guardados pelo poder do ETERNO, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo.” I Pedro 1: 3-5.  Creio que este texto já seria suficiente para terminar de esclarecer aqueles que por ventura ainda tem alguma dúvida, mas vamos mais adiante.

TRÉPLICA No Tempo do Fim: Reservadas nos Céus significa que estão lá e eu tenho que ir lá buscar? Bom para os ímpios, pois lá tem tesouros reservados para eles também – pedras de 50 kilos! É só não ir buscar que nada acontecerá para eles (Jó 38:22; Apoc 16:21).

Quanto ao trono de Yaohushua o que a bíblia também nos diz é: (Hoje, agora) Hebreus 8:1  “Ora, o essencial das coisas que temos dito é que possuímos tal sumo sacerdote, que se assentou à destra do trono da Majestade nos céus.”. Está assentado a destra do ETERNO. Heb.10:12; 12:2 e I Pedro 3:22. (Futuramente) “Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono do ETERNO e do Cordeiro”. Apoc. 22:1; “Nunca mais haverá qualquer maldição. Nela, estará o trono do ETERNO e do Cordeiro. Os seus servos o servirão, contemplarão a sua face, e na sua fronte está o nome dele” Apoc. 22: 3-4.

TRÉPLICA No Tempo do Fim: HOJE Ele está sentado no trono do Seu Pai... Futuramente no Seu próprio trono!

Não discordo quando o irmão diz que reinaremos eternamente na terra. Volto a afirmar que a vida eterna para os salvos continuará pela eternidade na terra.  Aqui Deus estabelecerá seu governo para o universo. O que não concordo, é com a afirmação categórica de que nunca ou em momento algum os salvos poderão estar nos céus. Quando a bíblia com fartura de passagens nos revela que pelo menos em algum momento ou por algum tempo nós (os salvos) estaremos no paraíso celestial. Alem do mais, uma afirmação como esta, põe limitações ao poder e a vontade do ETERNO. Porque Yaohushua está impossibilitado de nos levar para o céu? O que é que poderia nos impedir de estar nos céus? Ora... Se Deus estará conosco para sempre nesta terra, porque não poderia estar antes conosco no céu? Só porque um grupo denominacional ou algumas pessoas acreditam nisso e afirmam isso, Deus não poderia contrariá-las?  O soberano do universo está submisso a nossa forma de interpretar as coisas? Não! Como diz a palavra seja Deus verdadeiro e todo homem mentiroso. Até aqui as evidencias bíblicas ainda pesam para uma sustentação de que um dia nós estaremos com Deus em seu atual lar, os céus.

TRÉPLICA No Tempo do Fim: Cadê o bereano? Uma infinidade de versos bíblicos provam – assim o dizem – a trindade e hoje, lendo-os novamente, vemos que estavam apenas distorcendo-os, tirando-os do contexto (como ZACARIAS 14) para “provarem” sua convicções pagãs! O mesmo se dá com esta colocação sobre “irmos para os céus” que também vem do paganismo! Quanto à Yaohushua, o Seu poder é tanto que o premio maior – e que humildade do nosso Rei - é Ele mesmo vir reinar (a pedra de Daniel 2 se espalha pela Terra toda, não é?) aqui na TERRA que Ele um dia preparou em SETE dias para nós, conforme planos do Seu Pai! Será que agora o Seu poder é menor que precisará de MIL anos para refazê-la? 

Obs: Não existe nenhuma infinidade de versos bíblicos que provam uma trindade, e creio que alguns por terem descoberto que estavam enganados quanto a este assunto, agora pensam devem mudar quase todos os ensinamentos anteriores. Não advogo extremismos. 

Nota NO TEMPO DO FIM: Não está sendo RADICAL em suas crenças doutrinais?

Neste momento eu imagino que os irmãos devem estar pensando: “Mas a cidade descerá para terra”.

Apocalipse 21: 1, 2 e 7.

Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte do ETERNO, ataviada como noiva adornada para o seu esposo... O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho”.

Nota NO TEMPO DO FIM: Note o tempo verbal...

Obs: O tempo verbal nesta passagem não muda o sentido do texto.  O vencedor herdará, está significando que ainda não herdou, mas de fato quando herdaremos? Isto já foi respondido anteriormente, mas não custa relembrar: A resposta esta na promessa de Yaohushua, que disse: “Vou preparar-vos lugar..., voltarei e vos levarei...”.  Quando Yaohushua retornar pela segunda vez, então herdaremos a nossa pátria. I Tes. 4: 15-17.

TRÉPLICA No Tempo do Fim: De tanto ler e reler João 14:3 vou acabar crendo no “consolador da IASD”! ... então herdaremos a nossa pátria. I Tes. 4:15-17. E, estaremos, ONDE Ele estiver, com Ele!

Obs: O fato de estar mencionando o engano sobre a trindade repetidamente, possivelmente como forma de buscar apoio para esta sua nova fé, não é suficiente para provar que estamos equivocados em nosso entendimento. Apenas deixa transparecer que todos os fundamentos de sua fé foram abalados de tal forma que o rumo ou caminho a ser seguido não inspira nenhuma segurança. Só porque estivemos enganados quanto à trindade, não significa que estamos enganados em todos os demais assuntos.

Nota NO TEMPO DO FIM: Não é este o caso se bem que para se manter a trindade em pé, muita doutrina foi desenvolvida em função dela... A trindade é como um iceberg; a parte maior está submersa.

Primeiro detalhe a ser observado neste capitulo é que a promessa de herdar a nova terra e o novo céu, bem como a Nova Jerusalém é para todos os vencedores.

Nota NO TEMPO DO FIM: Vejamos as promessas de ETERNO à Abraão, a Israel e a Davi. Em Gen 12:1-3, 7 temos a promessa da terra prometida, sementes e bênçãos. Leia também Gen 13:14-17; 15:5-7, 18: 17:1-7; Gen 22:16-18 – confirmado em Rom 4:13. As mesmas promessas foram refeitas a Israel (Jacó) e a seus doze filhos (Gen 26:2-5; 28:13-15: 35:10-12; Êxo 2:23-25; I Cro 16:13-19). Todas, bênçãos materiais e espirituais e NUNCA a promessa de um reinado celestial...

Obs; Parece-me que não é bem assim irmão. Vejamos:  Hebreus 11:8-16. “Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia. Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa; porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador. Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra. Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade.”

TRÉPLICA No Tempo do Fim: ...isto é, celestial  - Promessas materiais que se consolidarão nas dádivas Celestiais... Quantos estudos bíblicos o irmão já deu e na hora de explicar o Fogo Inextinguível (Eterno) dizia: Eterno devido à sua origem e não devido à sua permanência!

Obs: Os textos são claros e não deixam dúvidas em minha mente.

Sim. Eu concordo que a nova Jerusalém descerá para esta terra. Porem resta saber quando isto ocorrerá? Quando será que a cidade virá para terra? E quando será que os salvos entrarão nesta cidade?  Muito bem, vejamos o que “Assim nos diz o Mestre”, vejamos o que “Esta Escrito”.

Como toda verdade está intimamente interligada, quando não compreendemos corretamente um determinado ponto da verdade, certamente que outras mais, estarão comprometidas também, visto que uma verdade sempre serve de base e sustentação para outra verdade e assim sucessivamente.

Para que possamos compreender os pontos anteriores, é necessário sabermos o que acontecerá por ocasião da vinda do Mestre.  Isto é importante para que tenhamos um ponto de partida a fim de descobrirmos o que acontecerá logo em seguida.

Falando dos últimos acontecimentos, vejamos como são descritos pelos escritores bíblicos.

II Pedro 3:1-13.

Amados, esta é, agora, a segunda epístola que vos escrevo; em ambas, procuro despertar com lembranças a vossa mente esclarecida, para que vos recordeis das palavras que, anteriormente, foram ditas pelos santos profetas, bem como do mandamento do Mestre e Salvador, ensinado pelos vossos apóstolos, tendo em conta, antes de tudo, que, nos últimos dias, virão escarnecedores com os seus escárnios, andando segundo as próprias paixões e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. Porque, deliberadamente, esquecem que, de longo tempo, houve céus bem como terra, a qual surgiu da água e através da água pela palavra do ETERNO, pela qual veio a perecer o mundo daquele tempo, afogado em água. Ora, os céus que agora existem e a terra, pela mesma palavra, têm sido entesourados para fogo, estando reservados para o Dia do Juízo e destruição dos homens ímpios. Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Mestre, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. Não retarda o Mestre a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento. Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Mestre, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas. Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, esperando e apressando a vinda do Dia do ETERNO, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão. Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça.”

Poderia haver maior clareza do que estas palavras? Creio que não. Pedro aqui dá com muita exatidão o que acontecerá por ocasião da volta de nosso Mestre.

Primeiro: Virá como ladrão. Ninguém sabe exatamente quando. Será uma surpresa para muitos com certeza. Porém, alguns estarão preparados para este momento, embora não sabendo quando exatamente Ele virá.

Segundo: A terra (não apenas parte dela) e as obras que nela existem serão atingidas. Os céus incendiados serão desfeitos e as obras na terra serão atingidas, os elementos se desfarão. 

Terceiro: Neste dia, ou seja, por ocasião do retorno de nosso Mestre, os ímpios segundo o apostolo Pedro, serão destruídos.  Pedro não disse que apenas uma parte dos ímpios seria destruída. Mas com clareza disse “...destruição dos homens ímpios.”

Nota NO TEMPO DO FIM: Note que não diz “homens ímpios vivos” mas sim TODOS os ímpios e isto, sabemos, ocorre após o milênio temporal... Leia Apoc 20

Obs: O irmão afirma mais adiante em um de seus comentários que não haverá uma terceira vinda de Yaohushua a esta terra, logo se conclui que o texto de Pedro, realmente refere-se a segunda vinda de Cristo a esta terra e, portanto, nesta ocasião, como diz claramente o texto, toda a terra será atingida.  Parece que há uma contradição nas palavras do irmão, pois, as palavras proferidas por Pedro, falam de uma destruição dos ímpios por ocasião desta segunda vinda. Mas o irmão diz que esta destruição só acontecerá após o milênio, porém, o texto diz que a destruição acontece em sua vinda e se esta vinda não é uma terceira vinda como afirma o irmão, então de fato só vem confirmar que esta destruição ocorrerá com a segunda vinda de Cristo a esta terra. Se o irmão concordou em seu comentário acima que “TODOS” os ímpios serão destruídos na referencia desta passagem, então há de concordar comigo que esta destruição irá ocorrer na segunda vinda de Cristo, pois o irmão afirma que não haverá uma terceira vinda. Logo se é nesta segunda vinda que todos os ímpios são destruídos (importante observar que o texto não se refere a uma destruição final, pois Pedro diz que ainda aguardará um novo céu e uma nova terra, o que só ocorrerá após o milênio) não há duvidas que de fato toda terra ficará desolada por um período de mil anos, enquanto os salvos gozam as delicias de um lar celestial.

TRÉPLICA No Tempo do Fim: Que rolo! Para haver destruição de ímpios tem que ter VINDAS??? Sabemos que ímpios morrerão durante as pragas; durante o cerco à Jerusalém terreal (Armagedom) e também após o milênio... Nas primeiras destruições, não será total – restarão ímpios – e, somente após o milênio é que os remanescentes ímpios serão destruídos...  Note que em muitas passagens bíblicas temos fatos narrados que só fazem sentido quando colocamos mil anos entre as ações, a exemplo de Daniel 12:1-2. Pedro está falando em II Pedro 3:1-13 sobre a destruição dos ímpios e esta, sabemos, tem início antes do milênio e conclui-se após o milênio – Mil anos entre as ações! Leia o verso 8!

Obs: Mil anos de convívio entre santos imortalizados e ímpios mortais? Não consigo sequer visualizar uma cena como esta. Que Deus de amor é esse? Isso pode caber na cabeça de alguns, não na minha.

Nota NO TEMPO DO FIM: Será como nos dias de Noé... (Mat 24:37). Os sobreviventes (Noé e família; Ló e família: toda a nação após a escravidão egípcia; após o exílio babilônico; etc) são todos pecadores... O pecado SOMENTE será erradicado após o milênio e não antes deste pois é ilógico supor que MORTOS - durante o milênio adventista - possam pecar!!! Exceto com o grupo dos 144 mil que serão Reinos e Sacerdotes (Apoc 5:10 - ...e para o nosso Deus os fizeste reino, e sacerdotes; e eles reinarão SOBRE a terra.).

Salmos 37: 20.

Os ímpios, no entanto, perecerão, e os inimigos do SENHOR serão como o viço das pastagens; serão aniquilados e se desfarão em fumaça”.

Isaias 1:28

Mas os transgressores e os pecadores serão juntamente destruídos; e os que deixarem o SENHOR perecerão”.

Isaias 34: 1-4

Chegai-vos, nações, para ouvir, e vós, povos, escutai; ouça a terra e a sua plenitude, o mundo e tudo quanto produz. Porque a indignação do SENHOR está contra todas as nações, e o seu furor, contra todo o exército delas; ele as destinou para a destruição e as entregou à matança. Os seus mortos serão lançados fora, dos seus cadáveres subirá o mau cheiro, e do sangue deles os montes se inundarão.  Todo o exército dos céus se dissolverá, e os céus se enrolarão como um pergaminho; todo o seu exército cairá, como cai a folha da vide e a folha da figueira”.

Observem irmãos. Esta não é uma destruição parcial, onde uma parte restará na terra. O Profeta está se referindo a uma destruição global. Quer mais algumas indicações de uma destruição total dos ímpios ou pecadores? Vejamos.

Malaquias 4:1.

Pois eis que vem o dia e arde como fornalha; todos os soberbos e todos os que cometem perversidade serão como o restolho; o dia que vem os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo.”.

Mateus 3: 10

Já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo.”.

Isso é um claro “ Assim Diz o Mestre”.  Os versos não deixam dúvidas. TODOS os que cometem perversidade. Isto significa: Não restará pecadores. TODA árvore significa toda, e não, uma parte sim e outra não.

Malaquias 3: 2.

Mas quem poderá suportar o dia da sua vinda? E quem poderá subsistir quando ele aparecer? Porque ele é como o fogo do ourives e como a potassa dos lavandeiros”.

Mateus 24: 37

Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem.

Mateus 24: 39

“... e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem”.

Nota NO TEMPO DO FIM: Devemos examinar com muita lucidez se a passagem bíblica profetizada se refere ao início do milênio ou ao fim... Devemos entender como destruição dos ímpios, a passagem pela SEGUNDA MORTE, pois pela primeira, tanto Salvos como Ímpios podem passar!

Obs: Para mim os textos estão claros e se referem á segunda vinda de Yaohushua que antecede ou dá inicio ao milênio. Quanto á questão, colocada como uma impossibilidade de haver uma terceira vinda, eu gostaria de saber, aonde na bíblia se encontra o texto afirmando que não existirá uma terceira vinda de Yaohushua?  Qual o verso da bíblia que pelo menos insinua ou deixa entender nas entrelinhas, que há uma impossibilidade de uma terceira vinda de Yaohushua a esta terra? Até hoje eu nunca li algo semelhante. Mas já li o seguinte: Naum 1:9  “Que pensais vós contra o SENHOR? Ele mesmo vos consumirá de todo; não se levantará por duas vezes a angústia”.

TRÉPLICA No Tempo do Fim: Faço minhas suas palavras irmão BEREANO! Onde está escrito que ELE virá uma terceira vez?  Dissemos que “que não existe uma terceira vinda” se bem que deixo claro que Ele não virá pela terceira vez por JÁ estar aqui, desde o início do milênio. Todavia, temos diversos versos que nos falam da 2º Vinda tão almejada por todos nós... Mas, sinceramente, não me lembro de versos bíblicos que afirmam que Ele virá terceira vez!!! Em tempo: Apoc 21 fala da Vinda (descida) da Cidade Celestial e não da Terceira Vinda do nosso Mestre!

Obs: Por favor, releia suas explicações, pois neste ponto estão contraditórias.

Nota Final NO TEMPO DO FIM: Se não entendeu vou ser mais CLARO: Onde está escrito que virá TERCEIRA VEZ? "Segunda" temos diversas... (Heb 9:28 ...assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação) porém TERCEIRA...!?!

Exemplos nos foram dados para que tivéssemos uma idéia do que acontecerá quando nosso Mestre Yaohushua retornar a esta terra, para buscar seus escolhidos.

Estes dois exemplos foram repetidos por Pedro e por Judas em suas epistolas.

II Pedro 2: 5-6.

“... e não poupou o mundo antigo, mas preservou a Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas, quando fez vir o dilúvio sobre o mundo de ímpios;  e, reduzindo a cinzas as cidades de Sodoma e Gomorra, ordenou-as à ruína completa, tendo-as posto como exemplo a quantos venham a viver impiamente”;

Judas 1: 7

“...como Sodoma, e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregado à prostituição como aqueles, seguindo após outra carne, são postas para exemplo do fogo eterno, sofrendo punição”.

 Os exemplos são claros: O diluvio e a destruição das cidades de Sodoma e Gomorra.  Se Yaohushua disse que será exatamente como foi no diluvio e também como foi em Sodoma e Gomorra, basta sabermos o que aconteceu nestas duas ocasiões.  E isso nós sabemos conforme a descrição bíblica.

Nas duas situações, tanto os ímpios ou pecadores, quanto a terra e as obras que nela existiam, ou seja, todas as cidades com suas riquezas materiais acumuladas pelos homens egoisticamente, pereceram.  Todavia, embora o diluvio tenha destruído os pecadores daquela época e também a terra e suas obras, um pequeno grupo foi preservado milagrosamente por Deus. No fim acontecerá o mesmo, conforme disse Yaohushua. Embora as cidades de Sodoma e Gomorra tenham sido destruídas pelo fogo que desceu do céu, Ló e alguns familiares foram poupados porque anjos do ETERNO os protegeram. O mesmo ocorrerá quando Yaohushua retornar. Veja a seguir.

Nota NO TEMPO DO FIM: Não nos esqueçamos que em todos estes juízos divinos, o pecado não foi erradicado... Os remanescentes eram pecadores! Será assim, também na Volta de Yaohushua para se iniciar o milênio?

Obs: O pecado só será erradicado definitivamente após o milênio, isto está totalmente claro na bíblia, pois somente com a destruição total e eterna dos ímpios bem como do próprio satanás é que poderemos afirmar: finalmente em paz para sempre. Creio que o irmão está ignorando ou esquecendo-se da segunda ressurreição que ocorre após os mil anos. Após a segunda ressurreição a bíblia categoricamente afirma que fogo descerá do céu, consumindo definitivamente todo pecado e pecadores inclusive o próprio diabo.  

TRÉPLICA No Tempo do Fim: Os IASD tem muitas dificuldades com este tal de “viveremos nos céus”... O irmão “confirmou” que o pecado somente será erradicado após o milênio; mas como explicar que na VOLTA (2º) de Yaohushua os ímpios vivos morrem, os santos são “transladados” e o PECADO ‘guardado’ por mil anos para ser erradicado depois... Pergunto: O pecado é alguém (até parece o “espírito santo”)? Se não restou ninguém ímpio para pecar, ele, automaticamente foi erradicado! Mas, se não vamos para os céus durante o reinado messiânico, as diversas passagens bíblicas nos apontam que “restarão” pessoas – exclui-se aqui os santos arrebatados (144.000) - que formarão a Grande Multidão... Serão pessoas pecadoras (como os sobreviventes dos juízos anteriores do Mestre) que, durante o milênio, poderão pecar – Eze 18:20 – Mas, como o grande Tentador estará preso, não poderão alegar que foram “tentados”. Pecarão por iniciativa próprias!

Obs: O pecado foi personalizado em satanás e este permanecerá vivo pelos mil anos, portanto, o pecado, personificado em satanás, não foi erradicado e a prova disso é que após a segunda ressurreição, os ímpios ressurgem pecadores como antes. Assim, somente após a ultima batalha, (o Armagedom) quando satanás, após seu ultimo engano seduzir os ímpios a se unirem a ele, na tentativa de tomarem o acampamento dos santos (a Nova Jerusalém ) que terá descido dos céus, Deus fará descer fogo que os consumirá em definitivo. Um novo céu e uma nova terra serão refeitos por Deus, e o paraíso celestial será novamente estabelecido na terra, onde os salvos estarão eternamente com o Criador.

Nota Final NO TEMPO DO FIM: Isto não é "teoria" nem adventista nem bíblica! Onde já se leu que o Armagedom (6º praga) vem depois da sétima praga e depois do milênio? Estude um pouco mais o Apocalipse (que não parece ser o forte do irmão bereano) para entender a escatologia final... No capítulo 20 vemos satanás indo de encontro à santa cidade (pois lá se encontra o trono de Yaohushua durante o milênio - Atos 2:30; Luc 1:31-33, Mat 25:31; Zac 14) e desce fogo dos céus e o destrói... Somente depois destas coisas (julgamento dos ímpios e de não mais existir a MORTE é que vemos a NOVA JERUSALÉM descendo dos céus (cap 21)!

Mateus 24: 31

“E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.

I Tessalonissenses 4: 16 - 18

Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Mestre, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Mestre, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Mestre mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta do ETERNO, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Mestre nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Mestre. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras”.

1º Em o que os que ficarem vivos até a ocasião da volta de Yaohushua, não irão preceder aos que dormem? Resposta: seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Mestre nos ares,

2º Em que lugar nós iremos nos encontrar com o Mestre? Resposta: Nos céus.

Nota NO TEMPO DO FIM: No primeiro, segundo ou terceiro céu? Fica evidente, pelo menos em um primeiro momento, que ainda estamos dentro do planeta – primeiro céu!

Obs: Concordo que em um primeiro momento sim, mas isto não significa que nós ficaremos restritos a esta terra, mesmo porque após a mesma ter sido destruída com a segunda vinda de Yaohushua, conforme já vimos anteriormente, creio que não haveria condições de vida para ninguém continuar sobrevivendo por aqui por muito tempo. Também não podemos nos esquecer de todas evidencias bíblicas já mencionadas anteriormente sobre nossa ida aos céus.

TRÉPLICA No Tempo do Fim: Evidências pré-concebidas!

Obs: Textos mencionados, vários, não são evidencias pré-concebidas. Repetindo mais uma vez para que não restem dúvidas;

II Timóteo 4:18 - O Mestre me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial. A ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém!

I Coríntios 15: 51 – 52

Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos,
num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados
”.

Nota NO TEMPO DO FIM: Porém devemos nos ater ao contexto destes versos e ver que: 24 Então virá o fim quando ele entregar o reino a Deus o Pai, quando houver destruído todo domínio, e toda autoridade e todo poder. 25 Pois é necessário que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo de seus pés. 26 Ora, o último inimigo a ser destruído é a morte (I Cor 15). Sabemos que a morte será lançada no Lago de fogo APÓS o milênio... Note o verso 25 falando-nos de um reinado do Messias. Perguntamos: Quanto durará este reinado? A Sua VOLTA – no início do Milênio – não foi suficiente para “acabar” com os Seus inimigos?

Querido irmãos; Com estes versos acima, especialmente com as palavras do grande apostolo Paulo, encerro a primeira parte deste trabalho, afirmando que diante dos tantos textos claros, eu não posso negar que algum dia no futuro, todos os verdadeiros cristãos serão levados aos céus, para as moradas que Yaohushua foi preparar, na casa do Pai. Existem muitas outras evidencias que poderia citar, mas isso tornaria o texto grande demais e cansativo para analise.  Estas evidências nós poderemos abordar em outras ocasiões caso seja necessário.  Farei mais algumas considerações sobre os mil anos, para finalizar este estudo resumido completando o entendimento que temos deste assunto.

Nota NO TEMPO DO FIM: Após o dilúvio o Mestre estabeleceu um pacto com Noé: Nunca mais ferir TODO o ser vivente (...nem tornarei mais a ferir todo vivente, como acabo de fazer. – Gen 8:21) como fizera, renova a promessa feita a Adão que deveriam crescer e multiplicar-se para povoar a terra (Gen 9:7). Esta TERRA, segundo a promessa do Criador é que ela foi feita para ser habitada e não desolada! Isa 45:18

Obs: A promessa com clareza é que Deus nunca mais iria ferir a terra com águas e não que Deus nunca mais iria ferir a terra, pois se isso fosse verdade, seria falsa a promessa de destruição final dos ímpios. O texto acima esta fora do contexto.

TRÉPLICA No Tempo do Fim: Será!!! A parte grifada diz que ...nem tornarei mais a ferir todo vivente, como acabo de fazer. – Gen 8:21.  Não usei esta passagem para AFIRMAR que ETERNO disse que nunca mais iria ferir a Terra mas sim para mostrar que NUNCA mais iria ferir TODO (totalidade) ser vivente... E assim foi em seus juízos: sempre sobraram remanescentes, porém pecadores!!!

continuação.... Yaohushua nos contou uma parábola que se aplica à esta situação, se bem que a igreja (diga-se IASD) a aplica em uma outra situação (como sendo a igreja e não o mundo)... Vejamos: ...Deixai crescer ambos juntos até a ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro. Mat 13:24-30 Nos versos 36-43 temos a explicação dada pelo próprio Mestre: ..O que semeia a boa semente é o Filho do homem; o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o joio são os filhos do maligno; o inimigo que o semeou é o Diabo; a ceifa é o fim do mundo, e os ceifeiros são os anjos. Note a preocupação do Mestre (assim como no dilúvio, no êxodo e na destruição da Jerusalém terreal) em não destruir algum justo juntamente com um ímpio! Mas, no dia da Sua vinda, os anjos virão na frente com uma dupla tarefa: destruir os ímpios vivos e resgatar os justos.

Esta tarefa dos anjos é confundida e apregoada como sendo o tal de rapto secreto. Note, porém que naquele dia onde é dito que um será levado e o outro deixado (Mat 24:40, 41; Luc 17:34-36) está se referindo ao ímpio que será levado e não ao salvo, pois a tarefa dada aos anjos é que primeiro colha o Joio – para ser destruído; não foi assim no dilúvio? Não foram os ímpios “levados”? – e só então ajunte o Trigo para levar até Yaohushua que os espera nos ares... Neste momento cumpre-se Mat 25:31 - Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;

Obs: Parece-me que o irmão está misturando duas parábolas distintas e tirando-as de seus contextos. Forçar uma interpretação quanto á palavra “levados” para influenciar no entendimento deste assunto, não é uma boa opção. O irmão está interpretando á palavra “levados” com o sentido ou significado de uma destruição, de morte. Mas não é isso que a parábola demonstra.

Porque devemos aceitar esta interpretação quando todos os demais versos apontam para um pensamento contrário? Veja por exemplo á mesma palavra “levados” em outros versos e o significado da mesma. Exemplos: Mateus 10:18; Lucas 21:24; Lucas 23:32; Efésios 4:14.  Todos os textos mostram que o sentido dado á palavra “levados”, é o de ser transportado de um lugar para outro. Além disso, da mesma forma eu posso dizer que os que serão deixados, não serão deixados vivos. Esta interpretação é bem mais harmônica com os demais textos da bíblia sobre este mesmo assunto.

TRÉPLICA No Tempo do Fim: Em Mateus 25 e Lucas 15 temos diversas parábolas (diferentes entre si) mas, TODAS sobre o mesmo evento – a Salvação dos santos e destruição dos ímpios – Se você não entendeu  com estas palavras, uso outras para descrever o mesmo evento; isto é o significado de se descrever tantas vezes – de modos diferentes – o mesmo fato! Quanto ao fato de “juntarmos” duas parábolas é por que aplicamos Isaías 28:13 – um ponto esclarece outro!

Outro erro na interpretação da parábola é que a mesma diz que o mundo é o campo, onde a palha é ajuntada para ser queimada enquanto o trigo e “recolhido” no celeiro. Ora, se o mundo é onde a palha será queimada, este não pode ser ao mesmo tempo o celeiro onde o trigo será recolhido ou guardado. Está aqui implícita a idéia de que o celeiro é um lugar diferente onde o trigo é protegido ou guardado para não ser queimado junto com a palha.

TRÉPLICA No Tempo do Fim: Bereano, bereano! Está escrito que o celeiro é em outro lugar? Vamos reler os versos 41-43:

(41) Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles ajuntarão do seu reino todos os que servem de tropeço, e os que praticam a iniquidade, (42) e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes. (43) Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça.

Note os nossos Grifos e veja que a primeira ação é a de COLHER o joio (vs 30 – primeiro o joio) e somente depois “resplandecer” os salvos (trigo)! QUEM TEM OUVIDOS, OUÇA!!!

Continuação... Yaohushua estará sobre o monte das Oliveira (Zac 14:4, 9) aguardando o nosso resgate que seremos levados até Ele, nos ares, pelos anjos que tem a segunda tarefa a realizar: nos arrebatar até Ele!

Obs: Atente para seu comentário acima, veja o significado dado por você mesmo, á palavra “levados”, que anteriormente você deu outro entendimento, ou seja, levados significando ser destruídos, aniquilados e etc. Já nesse comentário acima, você concorda que levados é de fato ser transportado de um lugar para o outro, o que está em perfeita harmonia com o sentido da parábola.

TRÉPLICA No Tempo do Fim: Sem ter como contestar biblicamente quer usar o meu pobre português para destruir a minha humilde contestação ao seu estudo? É evidente que o uso desta palavra em minhas colocações estão em contextos diferentes.  Sabemos que dos quatros ventos da TERRA seremos reunidos pelos santos anjos para estaremos com Ele, onde Ele estiver (Mat 24:31; Apoc 1:7)! Evidentemente que esta reunião se dará nos ARES (não nos céus – 3º), pois seremos levados até Ele, que estará nos recebendo sobre o Monte das Oliveiras, na Jerusalém terreal para o início do Seu reinado messiânico!

Continuação... Porém, a promessa de ETERNO à Noé é a de que NUNCA mais destruirá TODO ser vivente! Sabemos que os vivos Salvos naquele dia serão como os anjos, incorruptíveis (144.000?), mas nesta situação não serão mais como o ser humano criado no Éden! Deus MUDOU seus planos (Pois eu, o Criador, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. Mal 3:6)? Por isto, nas diversas passagens do VT encontramos versos que nem todos serão destruídos, como o foi no dilúvio. Naquela ocasião, os que estavam fora da arca foram destruídos! Agora, em Sua vinda cumpre-se a promessa “não serão TODOS feridos”!

Obs: Tanto no dilúvio, quanto em Sodoma e Gomorra, a bíblia relata que todos (ímpios e pecadores) foram destruídos, exceto a família de Noé e Ló com suas duas filhas. Uma minoria apenas fora salva, pela providencia divina

TRÉPLICA No Tempo do Fim: Isto mesmo, irmão! Uma minoria de PECADORES foi preservada, pois estes juízos não tinham o objetivo de extirpar o pecado. Este objetivo seria obtido na cruz!

Continuação... Vamos ler: Eis que o Criador esvazia a terra e a desola, transtorna a sua superfície e dispersa os seus moradores... De todo se esvaziará a terra, e de todo será saqueada, porque o Criador pronunciou esta palavra... Por isso a maldição devora a terra, e os que habitam nela sofrem por serem culpados; por isso são queimados os seus habitantes, e poucos homens restam. (Isa 24:1, 3, 6). Zac 14:1, 4, 9, 16 (e muitas outras passagens) confirmam o fato de que a destruição dos ímpios não é total . Veja Eze 36:36 - Então as nações que ficarem de resto em redor de vós saberão que eu, o Criador, tenho reedificado as cidades destruídas, e plantado o que estava devastado. Eu, o Mestre, o disse, e o farei.

Obs: Creio que novamente está havendo um erro na interpretação do texto, pois não se encontra em conformidade com os demais textos que deixam o assunto claro. Vejamos irmão. “Poucos homens restam”, está mais em conformidade com varias afirmações que revelam uma minoria salva. Exemplo: Mateus 22:14  “Porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos”. Mateus 7:13  Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela); Mateus 7:14  porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela. Na verdade ao profeta foi revelado o que Yaohushua reafirmou nos versos que acabamos de citar. Apenas uma minoria será salva. Este é o sentido do verso. Primeiro o verso não afirma que os que restaram eram ímpios. Segundo ele não dá base para se afirmar que os que restaram ficaram sobre a terra.

TRÉPLICA No Tempo do Fim: Caro irmão Milton, o contexto de Ezequiel 36 é a restauração de Israel como nação e apesar do vs 38 apontar para os santos de Israel podemos categoricamente, dizer que apesar de santificados (os que O aceitaram) continuam sendo pecadores – com a possibilidade de pecarem – pois a redenção final se dará em Sua Volta! Israel como nação está sobre a Terra...

Outra importante observação a fazer é que algumas profecias têm um duplo sentido e se aplicam tanto ao Israel literal, quanto ao Israel espiritual, mas isto não significa que todas as profecias aplicadas ao povo de Israel no passado são necessariamente aplicadas ao atual Israel espiritual e vice versa.   Neste caso, o discernimento é uma obra do espírito do ETERNO, aliado ao conhecimento geral do assunto por parte da pessoa.  

TRÉPLICA No Tempo do Fim: Aplicação secundária ou não se este for o caso – e assim o cremos – têm que ser exatas em seu cumprimento, pois assim o Mestre o disse (Tiago 1:17).

Continuação... A IASD tem usado Jeremias 4 para afirmar que na Volta de Yaohushua a Terá ficará deserta (desolada – um abismos) porém, se continuarmos com a leitura deste capítulo – que trata da destruição de Jerusalém por ocasião da invasão babilônica – veremos que RESTARAM sobreviventes, inclusive o próprio Jeremias!

Obs: É importante ressaltar que não estou defendendo uma interpretação adventista. Estou falando do meu próprio entendimento do assunto e daquilo que estudei por mim mesmo com a ajuda do Espírito Santo, assim acredito ser uma verdade em coerência com todas as demais verdades da bíblia, pois em comparando este assunto com os demais, só encontro coerência e harmonia com toda a bíblia.

TRÉPLICA No Tempo do Fim: Irmão, abra o seu coração; palavras semelhantes à estas tenho ouvido dos trinitarianos (eu mesmo dizia isto quando ainda não tinha o discernimento sobre o Deus único)!

Continuação... Assim que as nações (Eze 37:21, 22, 25 e 28) que restarão são os sobreviventes das nações e não os santos que foram resgatados pois estes não tomaram parte da grande destruição, porém, como vimos em Zac 14:16, somente os que vieram contra Jerusalém (não confunda este levante que faz parte da sexta praga – o Armagedon – com o levante após o milênio) é que serão assolados, poucos sobrevivendo!

Obs: O principio interpretativo em relação ao texto foi feito de forma literal, ou seja, um acontecimento real com o Israel literal. 

TRÉPLICA No Tempo do Fim: E O Armagedom não é LITERAL? As Pragas não são literais? A Volta de Yaohushua (que se dá ao toque da Sétima trombeta) não é Literal? Então porque somente o Armagedom (6ª praga) tem que ser espiritual como interpreta a atual IASD?

Continuação... Devemos notar que o Armagedom – levante contra Jerusalém – só tem fim ao toque da sétima trombeta (I Tes 4:16, 17). Neste momento ocorrerá grande conversão ao Sinal de Yaohushua, o Mestre e nosso Cristo (Sof 3:8-9, 13; Zac 14:16)! Estes convertidos e sobreviventes farão parte das nações que se desenvolverão durante o reinado milenar!

Obs: Creio que esta havendo uma grande contradição em suas palavras irmão, pois, se o Armagedom que o irmão descreve como o “levante contra Jerusalém”, da inicio ao reinado milenar, então, existe algo de errado com o texto de Apocalipse 20:7-10.  Neste texto, o levante contra Jerusalém só acontece após o milênio. Durante este levante contra Jerusalém, fogo descerá dos céus e consumirá não só os pecadores, mas também o diabo, pondo um ponto final na historia do pecado em todo o universo.  Parece-me que mais uma vez esta havendo algum equivoco na interpretação dos textos. 

TRÉPLICA No Tempo do Fim: Contradição?!? Duas regras de interpretação dentro de uma mesma profecia? Uma hora é literal, noutra (o Armagedom – 1º levante contra Jerusalém) é simbólica... Mudanças de regras durante o jogo, não vale! Apocalipse 20 está falando sobre fatos DEPOIS do milênio e o Apocalipse 14 (pragas, entre elas o Armagedom) fala dos fatos que antecedem a 2ª Vinda de Yaohushua! Dois levantes contra Jerusalém!!!

Continuação... A salvação de Israel é clara nas Escrituras: Pergunto, pois: Acaso rejeitou Deus ao seu povo? De modo nenhum; por que eu também sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim... Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado; e assim todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades; e este será o meu pacto com eles, quando eu tirar os seus pecados. Rom 11:1, 25-27. (OBS: Leia o capítulo todo).

Obs: Certamente que Deus não rejeitou a Israel, como também não rejeitou os egípcios, os gentios, os gregos, os brasileiros, os alemães, os ingleses, argentinos e etc. Israel é uma figura do povo escolhido por Deus. Quando Paulo fala TODO Israel, está incluído como parte deste Israel, todos os que estão em Cristo. Veja por que.

“Porque não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é somente na carne”. Romanos 2: 28.

“Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas do ETERNO”. Romanos 2: 29.

Qual é, pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?” Romanos 3: 1. 

Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Mestre de todos, rico para com todos os que o invocam.” Romanos 10: 12.

Estas são apenas algumas das razões porque o Israel de hoje, não se aplica a uma raça especificamente, embora esta raça, não esteja fora dos planos do ETERNO, para salvação, como qualquer outra no mundo.

TRÉPLICA No Tempo do Fim: Versos e mais versos [até parece o Nisto Cremos  da IASD; vencer pela "quantidade"]; e o contexto? Vamos lá, também:

Rom 1:16 Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder do ETERNO para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.

Os versos de Romanos 11 deixam claro que ETERNO tem um desígnio especial para os judeus (israelitas).  No momento está ocorrendo o nosso ingresso neste aprisco ...até que a plenitude dos gentios haja entrado; e assim todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades; e este será o meu pacto com eles, quando eu tirar os seus pecados. Rom 11:1, 25-27. (OBS: Novamente pedimos: leia o capítulo todo).  

Continuação... De Israel será formada uma grande nação, porém, apesar de continuarem com a natureza pecaminosa, não pecarão por “tentação” (satanás estará preso durante o milênio), mas se o fizerem, farão por conta própria e isto será pago com a sua própria morte no fim do milênio! Estas serão as nações (de ímpios) que seguirão satanás após o milênio contra a cidade querida (acampamento dos santos, a Jerusalém terreal – não a Cidade Celestial que só desce sobre o monte após tudo ter-se acabado conf. Apocalipse 21:1, 2 - , onde se encontra o trono de Yaohushua, durante o milênio – Apoc 20:9)! Somente após a destruição final de satanás, seus anjos e ímpios é que a morte será lançada no Lago de Fogo resultante do fogo vindo do Eterno. Deste momento em diante, reina a imortalidade para os Salvos do milênio terreal e a Nova Jerusalém desce sobre o monte das Oliveiras para ser habitada por eles!!!

Importante reafirmar que sendo assim – Cristo reinado na Terra por mil anos – descarta-se uma TERCEIRA vinda de Yaohushua, o que jamais foi escrito nas Sagradas Letras! Lembre-se: Não devemos concluir, supor, fazer conjectura ou deduzir.

Obs: Prezado irmão, a bíblia em lugar nenhum afirma que não haverá uma terceira vinda, assim, igualmente está havendo uma suposição de que esta não ocorra. Afirmar que não haverá uma terceira vinda, sem um claro Assim Diz o Mestre, sem pelo menos um único texto que possa dar base para tal afirmação, é o mesmo que fazer conjecturas é deduzir ou supor da mesma forma que o contrário. Deve o irmão atentar para as próprias palavras.

TRÉPLICA No Tempo do Fim: o Vice e Versa aqui não Vale? Cadê o claro Assim Diz o Mestre? Cadê o verso ‘Virei terceira vez”? Quanto  a fazer conjectura, apenas usamos as suas próprias palavras:

“Acontece que algumas pessoas já vão deduzindo ou fazendo conjecturas de que, se ele (satanás) foi prezo para não mais enganar as nações... então, estamos com isto sendo direcionados ou levados para o lado da suposição, da conjectura ou da dedução. Doutrinas ou verdades não podem ser ensinadas com base em suposições, conjecturas ou deduções...”

E em outro ponto: Qual é o verso da bíblia que nos proíbe fazer conjecturas? Pelo que sei e exemplifiquei, a bíblia nos proíbe fazer acréscimos ou retirar coisas da palavra do ETERNO...

Palavras incoerentes: Uma hora é errado fazer conjecturas e em outra, é permitido! Portanto, ...Deve o irmão atentar para as próprias palavras.

A Bíblia diz que haverá duas ressurreições ou pelo menos dois tipos de ressurreições. Vamos analisar agora o que a Bíblia fala sobre este assunto, para que possamos compreender melhor nossa ida ao céu. Vejamos.

Atos dos Apóstolos 24:15

tendo esperança em Deus, como também estes a têm, de que haverá ressurreição, tanto de justos como de injustos

Daniel 12:2

“Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno.”.

João 5:29

os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.”.

Está claro pelos versos acima que haverá dois tipos de ressurreição. Uma que a Bíblia denomina de ressurreição dos justos e outra que a Bíblia chama de ressurreição dos injustos. Uma será a ressurreição da vida, a outra será a ressurreição do juízo. Será que estas duas ressurreições acontecerão simultaneamente? Será que ambas acontecerão ao mesmo tempo? O que diz a Bíblia?

Lucas 14:14

e serás bem-aventurado, pelo fato de não terem eles com que recompensar-te; a tua recompensa, porém, tu a receberás na ressurreição dos justos.”.

João 11:24

Eu sei, replicou Marta, que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia.”.

Estas passagens revelam com clareza que a ressurreição dos justos, acontecerá no ultimo dia, ou seja, no fim, quando Yaohushua retornar a esta terra. Será também neste dia, que os justos receberão suas recompensas.  E qual será a recompensa dos justos? A resposta é simples. A imortalidade e o encontro com o Mestre nos céus, conforme já comprovamos anteriormente.  Lembra da promessa de Yaohushua em Apocalipse 2:7?  “Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no Paraíso do ETERNO”.  E o paraíso fica aonde? Segundo Paulo, hoje ele fica no terceiro céu.

Nota NO TEMPO DO FIM: Grifo nosso...

Obs: O paraíso ainda está no céu e de lá só descerá após o milênio sobre uma nova terra, conforme o irmão mesmo afirmou anteriormente. Se o paraíso só descerá após o milênio conforme afirma e concorda o irmão, então, parece-me que fica patente mais uma nova contradição.

TRÉPLICA No Tempo do Fim: Que contradição? O FATO incontestável é que a TERRA foi criada para ser o paraíso do ser humano (Eze 36:35). Hoje, Yaohushua encontra-se no 3º céu, ao lado do Pai e, onde Ele está é o PARAÍSO e quando voltar, estaremos com Ele... Tudo será refeito e voltaremos a habitar no paraíso que ETERNO projetou para nós. O plano não mudou!

A Bíblia diz com clareza a primeira ressurreição acontecerá por ocasião da vinda de nosso Mestre. Esta será a ressurreição da vida.  Vejamos.

I Tessalonicenses 4:16

Porquanto o Mestre mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta do ETERNO, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro;”.

 Apocalipse 20:6

Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes do ETERNO e de Cristo e reinarão com ele os mil anos.”

Nota NO TEMPO DO FIM: Nos céus ou na Terra?

Obs: Sem dúvida alguma, pelos menos até agora para mim, que este reinado se dará a principio nos céus, sendo posteriormente continuado na nova terra.

TRÉPLICA No Tempo do Fim: Doutrina adventista sem bases bíblicas; assim como a trindade é defendida com unhas e dentes, digo, versos bíblicos, temos aqui a mesma situação. Demorei muito para abrir os olhos para a VERDADE até que um dia um irmão me disse: “O pior cego é aquele que NÃO quer ver” (Mat 20:32-34). Que assim seja. Amém!

Agora pense irmão. Se os ímpios estão todos mortos como vimos que acontecerá e os salvos receberão a imortalidade na mesma ocasião em que haverá a ressurreição dos justos, como ainda restará na terra um certo numero de pecadores? Receberia esses pecadores também o toque da imortalidade?   Outra coisa; se estaremos na presença do Mestre, como podem pecadores subsistir na presença d’Aquele que é como fogo consumidor? Haja vista que Ele virá para terra segundo acreditam os que ensinam que o milênio será aqui na terra. Agora vejam irmãos o verso seguinte.

Apocalipse 20:5

Os restantes dos mortos não reviveram até que se completassem os mil anos. Esta é a primeira ressurreição.”.

Observe bem irmão.

A morte não tem domínio sobre aqueles que fazem parte da primeira ressurreição e a segunda ressurreição só ocorre após o milênio. Somente depois que se completarem os mil anos é que haverá a segunda ressurreição, portanto, esta segunda ressurreição só pode ser a ressurreição para vergonha e horror eterno, a ressurreição dos injustos, a ressurreição do juízo.  Tentem imaginar agora a seguinte cena; vários pecadores ainda sujeitos a morte e todo tipo de sofrimento por causa do pecado, convivendo com os justos imortais na mesma terra? Como seria a vida dos salvos imortais na terra tendo que conviver durante mil anos com pecadores e toda sorte de miséria e sofrimento causado por esses pecadores e com a morte das pessoas? Isso é totalmente anti-bíblico, pois, deturpa a imagem de um Deus de amor.

Além disso, que tipo de recompensa é esta, em que salvos que recebem a recompensa, (o direito a arvore da vida) ainda tem de conviver com pecadores por mais mil anos, mesmo depois de terem ressuscitados?

Nota NO TEMPO DO FIM: O que é Mil Anos para um ser imortal? Se, são imortais, o tempo não mais existe! Em nossas Bíblias lemos: ...Mas vós, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Mestre é como mil anos, e mil anos como um dia. II Pedro 3:8

Obs: Não estou discutindo a literalidade do tempo. Neste estudo a fator tempo não importa em relação à questão que esta sendo tratada, ou seja, o que estamos fundamentando é a ida para os céus de todos os salvos.

TRÉPLICA No Tempo do Fim: A minha observação é mais que inerente, pois em seu estudo nos disse: Além disso, que tipo de recompensa é esta, em que salvos que recebem a recompensa, (o direito à Arvore da Vida) ainda tem de conviver com pecadores por mais mil anos, mesmo depois de terem ressuscitados? Mil anos é tempo, irmão!

Agora leia com calma os versos seguintes e veja se de fato não há sentido.

Apocalipse 19 : 19 – 21.

E vi a besta e os reis da terra, com os seus exércitos, congregados para pelejarem contra aquele que estava montado no cavalo e contra o seu exército. Mas a besta foi aprisionada, e com ela o falso profeta que, com os sinais feitos diante dela, seduziu aqueles que receberam a marca da besta e eram os adoradores da sua imagem. Os dois foram lançados vivos dentro do lago de fogo que arde com enxofre. Os restantes foram mortos com a espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo. E todas as aves se fartaram das suas carnes.

Observação: Sem entrar no mérito de quem é a besta e o falso profeta, os versos acima declaram que alem destes o restante, ou seja, todos os demais foram mortos. Interessante é que fica apenas de fora o dragão.  O dragão não morre nesta ocasião, mas o restante sim.

Nota NO TEMPO DO FIM: os restantes ímpios!

Obs: No fim só haverá dois grupos; os santos ou ímpios, os salvos ou perdidos, o joio ou trigo, as prudentes ou as néscias e etc.

TRÉPLICA No Tempo do Fim: Mesmo entre os SALVOS não haverá duas classes? Do que se trata Apocalipse 7? Os 144.000 e a grande multidão não grupos específicos de salvos?

Quanto à Apocalipse 19 (citado acima) sabemos que são profecias sobre os últimos dias dos reis desta terra, ANTES do milênio!!!  Precisávamos relembrar este fato? Este é o relato do levante contra a Jerusalém terreal de que falou-nos o profeta ao referir-se ao Armagedom... Um bom bereano sabe que o Apocalipse foi escrito em forma de um “x” , ou seja, os capítulos iniciais tem a sua contra partida nos finais. A cronologia dos fatos indicam um juízo para os ímpios (um específico, no início do milênio e outro geral, após o milênio) tanto no início quanto no fim do milênio...Leia-se o Comentário Adventista (que não foi contaminado pelo trinitarianismo) sobre o cap 19 de Apocalipse e comprove que estes fatos são uma referencia à 2ª Vinda!

 

Apocalipse 20: 1 – 15.

 

Então, vi descer do céu um anjo; tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente. Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos; lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos.”

Nota NO TEMPO DO FIM:  ...que nações? Se ainda não houve ressurreição dos ímpios! Nações celestiais não vale; o pecado está restrito à este planeta, não é?

Obs: Observo que o irmão esta fazendo uma interpretação literal do texto, e se é pra ser assim, por favor, diga-me, como é a chave do abismo? Como é a corrente ou do que ela é feita e qual o seu tamanho? Onde está escrito na bíblia que o pecado está restrito a este planeta? Onde se originou o pecado? Mais uma vez, penso que é melhor, não ir além do que está escrito. Provérbios 30: 6, já nos serviu de advertência antes. Abaixo segue a explicação do próprio artigo.

TRÉPLICA No Tempo do Fim: Quero crer que estas palavras não estão sendo ditas por quem advoga ser um bereano! O Apocalipse é um livro simbólico ou literal? O irmão, como um bom estudante das Sagradas Letras, sabe que o APOCALIPSE é um livro de símbolos. Porém NUCA se esqueça que os símbolos são REPRESENTATIVOS de uma realidade... Daí a literalidade do fatos a ocorrerem.

PS: Lembre-se de PROV 30:6... Não vá além do que está escrito! Apoc 12:9 o que diz?

Aqui é que algumas pessoas encontram dificuldades para entender estes acontecimentos.

 

O primeiro ponto é a questão do abismo. Uma coisa é certa. Caso o abismo seja um lugar nas profundezas dos mares, (Obs:alguns acreditam desta forma e outros que este abismo seria no centro da terra) ou, caso o abismo seja a própria terra desolada, inóspita e desabitada, isso não altera o fato de que satanás está prezo de alguma forma, sem poder tentar a mais ninguém. Com isto todos concordam. A Bíblia diz que neste período, durante os mil anos, satanás estará impedido de alguma forma de exercer seu poder, seja por uma circunstancia ou outra, pode ser por estar realmente prezo ou amarrado por um objeto, neste caso, uma grande corrente em um determinado local como alguns acreditam ou pode ser que seja pelo fato de não ter a quem mais influenciar.

 

Mas, este, é exatamente um dos pontos de conflito que separam os que acreditam num período milenar celestial dos que acreditam num período milenar na terra.

 

É importante observar, que embora o abismo descrito no texto do livro do Apocalipse pareça ter uma conotação de lugar, o que de fato prende o dragão, não é o abismo, mas a grande corrente. Veja que o abismo neste caso tem também uma conotação de um cadeado. Ainda mais porque a Bíblia diz que o anjo tinha na mão a CHAVE do abismo. Neste sentido, o abismo deixa de ser um lugar para ter a conotação de um objeto (Um Cadeado, uma Tranca) que prende a grande corrente, que amarra ou segura ou mesmo impede a ação do dragão.  O dragão é preso pela grande corrente e o abismo é o cadeado ou tranca que mantém a corrente preza ou amarrada ao dragão.  

Nota NO TEMPO DO FIM: Impossível negar que o abismo seja o LUGAR e não um cadeado... o contexto afirma que o anjo tem a chave da prisão (abismo)!

Obs: Novamente seu comentário se baseia numa interpretação literal do texto,  de forma bem parecida com os evangélicos em geral, quanto à parábola do rico e o mendigo. O irmão está ignorando totalmente o fato de que o Apocalipse é um livro escrito em símbolos e figuras

TRÉPLICA No Tempo do Fim: O irmão pertence à uma classe especial de salvos? Os “evangélicos em GERAL” são outra classe? Apriscos diferentes?  Repetimos o acima escrito: Símbolos representativos de uma realidade literal... Se não, a Vinda do nosso Mestre – o contexto maior do livro – seria APENAS simbólica!

 

O segundo ponto é a frase que diz: “... para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos.

 

Acontece que algumas pessoas já vão deduzindo ou fazendo conjecturas de que, se ele (satanás) foi prezo para não mais enganar as nações, então, isto é porque ainda existirão pessoas ou nações durante este período (mil anos) na terra.  Mas a pergunta é: O texto afirma ou diz que estas nações estão na terra? A resposta com toda certeza é NÃO! O texto não diz isso. Se o texto não diz isso, então, estamos com isto sendo direcionados ou levados para o lado da suposição, da conjectura ou da dedução. Doutrinas ou verdades não podem ser ensinadas com base em suposições, conjecturas ou deduções. Assim, o fato, de estar relatado na Bíblia que satanás não poderá enganar e seduzir as nações, não significa necessariamente, que estas nações estejam na terra. O mais importante neste relato é que estas pessoas cognominadas de nações, não estão mais ao alcance do poder de engano e sedução do inimigo. O que João quis deixar bem claro, é que satanás não tem acesso a elas, e isto pode significar também, que estas pessoas ou nações, não estão mais ao seu alcance pelo fato de não estarem mais nesta terra, na qual ele, satanás, de alguma forma estará prezo.

 

Mas qual seria o motivo real pelo qual satanás não poderá mais ter acesso a estas pessoas também cognominadas de nações e consequentemente não poderia exercer seu poder enganador sobre elas? Se levarmos em conta o contexto anterior e posterior à frase que nos causa duvida, podemos encontrar a resposta para pergunta anterior. No contexto encontramos a seguintes citações: (Os restantes foram mortos com a espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo ) ; (Os restantes dos mortos não reviveram até que se completassem os mil anos)  Se todo o restante esta morto durante o período dos mil anos, a quem satanás poderia enganar? Os ímpios estão mortos, isso não há duvida. Se os ímpios estão mortos quem são estas nações na terra?  Só nos resta uma única alternativa. São os salvos. Mas observe. Como poderia satanás engana-los mesmo que estivessem na terra, se o próprio Deus estará com Eles? Ora os salvos já não receberam também suas recompensas? Já não receberam eles o toque da imortalidade quando Yaohushua retornou? De que adiantaria satanás tentar enganá-los? Isto não faz nenhum sentido. Mas, o que diz a Bíblia? Não estão eles nos céus? Lembre-se das palavras de Paulo. “Ressoada a trombeta do ETERNO, O Mestre descerá dos céus e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro e depois nós os que ficarmos vivos até esta ocasião, seremos transformados num abrir e fechar de olhos e subiremos entre nuvens ao encontro do Mestre nos céus.” Como poderia satanás tentar enganar os salvos? Isso também não tem sentido algum. Assim, isto só não teria sentido se satanás não estivesse preso ou limitado por alguma circunstancia.

 

Sabemos pelas escrituras, que embora satanás houvesse sido expulso do céu (Ver Lucas 10:18; Apoc.12: 7- 9, 13) também cognominado o paraíso celestial, o Éden, onde antes residia junto do ETERNO como um querubim cobridor (Ver Ezequiel 28: 12 – 18; Isaias 14: 12 -15) ; todavia, segundo a própria Bíblia, este paraíso ou céu não ficou cerceado em definitivo para ele.  Deus não limitou seu acesso ao céu ou a qualquer outra parte deste universo. A Bíblia não diz isso. A Bíblia não diz que satanás, o dragão e seus anjos, estavam limitados a viver e agir somente nesta terra. A prova disto nós encontramos em algumas importantes passagens da Bíblia que nos ajudam a compreender esta verdade. Vejamos.

 

Jó 1:6  Num dia em que os filhos do ETERNO vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles.

Jó 2:1  Num dia em que os filhos do ETERNO vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles apresentar-se perante o SENHOR.

 

Jó 1:7  Então, perguntou o SENHOR a Satanás: Donde vens? Satanás respondeu ao SENHOR e disse: De rodear a terra e passear por ela.

 

Jó 2:2  Então, o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? Respondeu Satanás ao SENHOR e disse: De rodear a terra e passear por ela.

 

Estas passagens nos dão o entendimento de que satanás de alguma forma teve acesso à presença do ETERNO, isso mesmo após já ter sido expulso dos céus, evidentemente logo que ficou manifesta sua obra de engano perante os demais anjos do Mestre. Satanás ainda teve acesso aos céus e a Bíblia em nenhum texto ou verso das escrituras, exceto em Apocalipse 20:1-3, 7, nos informa ou deixa transparecer que satanás tenha sido limitado por Deus a atuar apenas nesta terra. Satanás tinha acesso ao céu. Outra prova encontramos está no seguinte texto:

Nota NO TEMPO DO FIM: Não usemos de conjecturas... Está nas Sagradas Letras que os versos de Jó são posteriores ao fato de satanás ter sido expulso dos céus? Lucas 10:11

Obs: Qual é o verso da bíblia que nos proíbe fazer conjecturas? Pelo que sei e exemplifiquei, a bíblia nos proíbe fazer acréscimos ou retirar coisas da palavra do ETERNO, contrariando aquilo que por Deus foi estabelecido de forma simples e bem clara. Neste caso, estaria o irmão tentando afirmar que os versos de Jó são anteriores a expulsão de satanás dos céus? Não entendi a pergunta. Não estou fazendo conjecturas infundadas.  A bíblia diz que satanás veio entre os filhos do ETERNO quando estes se reuniram na presença do ETERNO. Nesta ocasião satanás já não estava mais no céu e pelo diálogo entre ele e Deus, fica claro também, que satanás não estava limitado ou preso a esta terra, veja por que.

TRÉPLICA No Tempo do Fim: Conjecturas – Veja as nossas observações anteriores sobre isto...

“Num dia em que os filhos do ETERNO vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles. Então, perguntou o SENHOR a Satanás: Donde vens? Satanás respondeu ao SENHOR e disse: De rodear a terra e passear por ela.” Jó 1: 6-7.

Embora creiamos que Deus sabia exatamente donde satanás veio, sua pergunta “Donde vens” também nos revela que ele (satanás) tinha liberdade para ir onde desejasse. Portanto a conjectura não é infundada. Satanás tinha acesso ao céu sim e provavelmente a outros lugares que desconhecemos, caso contrario a pergunta feita por Deus, ficaria sem sentido algum para nós. Nada esta na bíblia por acaso e em cada verso ou palavra da bíblia, Deus nos esta fazendo revelações, assim eu creio, embora muitos não aceitem.  

TRÉPLICA No Tempo do Fim: Neste caso pode-se conjecturar (...e provavelmente a outros lugares que desconhecemos)?

II Crônicas 18: 19-21

 

Perguntou o SENHOR: Quem enganará Acabe, o rei de Israel, para que suba e caia em Ramote-Gileade? Um dizia desta maneira, e outro, de outra. Então, saiu um espírito, e se apresentou diante do SENHOR, e disse: Eu o enganarei. Perguntou-lhe o SENHOR: Com quê? Respondeu ele: Sairei e serei espírito mentiroso na boca de todos os seus profetas. Disse o SENHOR: Tu o enganarás e ainda prevalecerás; sai e faze-o assim”.

 

Esta ação jamais seria exercida por um santo anjo. Não se esqueça que anjos são espíritos. (Ver Hebreus 1: 13-14)  Sabemos quem é o pai da mentira. Quem é o enganador? (Ver Apoc. 20: 2-3)

Nota NO TEMPO DO FIM: Será que não? Leiamos: ...e se satanás se tem levantado contra si mesmo, e está dividido, tampouco pode ele subsistir; antes tem fim. Marcos 3:26. Deus precisa da obra de um anjo caído para executar a Redenção do ser humano? Existem os que pensam assim ao afirmarem que nem mesmo o sacrifício de Yaohushua foi suficiente e, hoje, precisa-se da intervenção de um “terceiro deus”...

Obs: O irmão está querendo dizer que Deus engana pessoas? Eu creio que Deus até permita que pessoas sejam enganadas, mas Ele próprio, nunca enganaria um ser humano por pior que este seja.  Se o Deus que conheci e que passei a amar, respeitar e adorar, exatamente por causa de sua fidelidade e de seu amor por mim, engana qualquer que seja o ser humano, este não pode ser o meu Deus. Com toda certeza não é do mesmo Deus que estamos falando. Tiago 3:11  Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso? Não... Não pode!

TRÉPLICA No Tempo do Fim: PORTANTO para não enganar, usa o serviço de um perdido!!! Até parece os sabatistas que para não quebrarem o sábado colocam OUTRO em seu lugar para trabalharem por ele... Quantos estudos bíblicos eu dei e quando chegava na hora do Sábado eu respondia “brilhantemente”: Troque com alguém! O outro tá perdido mesmo, não é?

Agora note irmão! De onde saiu o espírito (satanás) mentiroso? A Bíblia não diz. Mas, aonde este espírito se apresentou? Diante do Mestre, isso afirma a Bíblia.  Assim, “Está Escrito”. Certamente não podemos afirmar que satanás ainda tenha acesso aos céus. Porém, também não podemos afirmar que ele não tem mais acesso aos céus. Assim, se ele (satanás) ainda tem acesso aos céus ou a qualquer outra parte do universo além desta terra, estando à mesma sem habitantes e o mesmo limitado a própria terra desolada, inóspita e inabitada em sua superfície, ou no abismo como sendo algum local nas profundezas dos mares ou do centro da terra como alguns querem crer, isto sem duvida, nos revela que não importa a forma em que ele vai estar aprisionado, mas que esta terra será uma GRANDE PRISÃO, como uma GRANDE CORRENTE ou um grande ABISMO para ele.

Crêem os irmãos, que o Todo Poderoso Deus, necessitaria de algum objeto, tal como uma grande corrente para amarrar um anjo, por mais poderoso que este anjo seja? Claro que não. Basta Deus, o Criador de todas as coisas, apenas dar uma ordem, quem sabe apenas um pensamento Seu, e tudo lhe esta sujeito. Quem é satanás, para desafiar o Todo Poderoso? Se Deus lhe ordenar que desta maldita terra ele não saia, crê os irmãos que satanás o desafiaria? (Veja Tiago 2:19).

Nota NO TEMPO DO FIM: Desafiar porque, se ate mesmo trabalha para Ele, executando o serviço sujo!

Obs: Irmão! Acredito que não estamos falando do mesmo Deus. O Deus que a bíblia ensina ser o Deus de amor tem alguém que trabalha pra Si, realizando um trabalho SUJO? Irmão, sinceramente eu nunca vou crer numa coisa dessas

TRÉPLICA No Tempo do Fim: Mas pregar isto pode!?! Não é esta a SUA interpretação desta passagem? Um anjo caído se propondo a “executar” o trabalho de enganar por ETERNO. Um ETERNO que “precisando” enganar alguém e para não se sujar, usa um anjo que JÁ está sujo! Este é o seu ETERNO? Certamente que este não é o meu!!!

Depois disto, é necessário que ele seja solto pouco tempo. Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Yaohushua, bem como por causa da palavra do ETERNO, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos. Os restantes dos mortos não reviveram até que se completassem os mil anos. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda morte não tem autoridade; pelo contrário, serão sacerdotes do ETERNO e de Cristo e reinarão com ele os mil anos. Quando, porém, se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão e sairá a seduzir as nações que há nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, a fim de reuni-las para a peleja. O número dessas é como a areia do mar. Marcharam, então, pela superfície da terra e sitiaram o acampamento dos santos e a cidade querida; desceu, porém, fogo do céu e os consumiu. O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos. Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras. Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo”. 

 

A Bíblia diz que após a segunda ressurreição, satanás é solto. Porque satanás é solto, só após a segunda ressurreição? É interessante notar que o momento descrito como a libertação de satanás, ou seja, satanás pode agora atuar seduzindo e enganando, é o mesmo momento em que ocorre a segunda ressurreição. Somente após os mil anos, os ímpios mortos ou os restantes dos mortos ressuscitam e somente após os mil anos satanás é solto. Uma mera coincidência? Para mim não.

Nota NO TEMPO DO FIM: Note na seqüência do Apocalipse 20 citado acima que APÓS satanás ter sido lançado no Lago de Fogo – depois de ter ido conta a Jerusalém TERREAL - ocorre ainda o julgamento de ímpios e mais alguns são ressuscitados para o horror eterno! Observe também que o verso 11 deste capítulo fala da Terra e do céu (o primeiro) a fugir da presença do Mestre! Aqui é que se cumpre II Pedro 3:10 – e não como nos tem ensinado a IASD - com o fogo celestial caindo sobre eles (Apoc 20:9)! Veja II Pedro 3:7 falando da destruição final dos ímpios: isto após os mil anos terrestres (verso 8). E, o verso 13 de II Pedro (Nós, porém, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e uma nova terra, nos quais habita a justiça.) confirma João 21:1 que diz: E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe.

Obs: É muito interessante notar que os acontecimentos narrados nos primeiros capítulos do livro do Gênesis não estão cronologicamente estabelecidos, o que faz muitas pessoas ficarem confusas ao tentarem estabelecer os fatos desta forma. De igual modo, os últimos capítulos do Apocalipse. Mas mesmo depois que satanás for destruído ainda haverá um julgamento e mais algumas ressurreições? Sinceramente esta é a primeira vez que vejo alguém interpretar este texto desta forma. Nunca havia ouvido falar sobre mais ressurreições e julgamentos após a destruição de satanás. Como isso é novo pra mim, vou me eximir de opinar a respeito, se algum leitor desejar fazê-lo, que fique a vontade

TRÉPLICA No Tempo do Fim: Bereano, bereano! Moisés quando escreveu o Pentateuco (em especial o livro de Gênesis) conhecedor dos FATOS os narrou colocando ali as suas observações pessoais a exemplo do que disse em relação ao casamento: ...Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne. Gên 2:24 (evidente que isto não se aplicaria ao casal edênico, naquele momento que nem mesmo tinha pais ou haviam pecados...). Mas quanto ao livro do Apocalipse, o irmão não deve falar isto, pois este livro é a palavra de ETERNO revelada ao profeta! Falar que ETERNO nos revelou sem precisão profética ou cronológica é ir além da letra (Prov 30:6). Sejamos mais atentos à letra!!! Apoc 22:19. Quantas vezes o profeta disse: ...depois disto ou destas coisa; isto não é cronologia?

E ainda nem falamos sobre a questão do julgamento. O julgamento que todos os salvos tomaram parte.  Falaremos disso um pouco mais adiante. Antes falemos de outra questão polemica em virtude do seguinte termo ou expressão que aparece no texto de apocalipse: “... e reinarão com ele os mil anos...”. 

 

Segundo argumentam os seguidores desta denominação, como poderão os salvos reinar durante os mil anos sem que haja súditos? A visão teológica dos seguires desta denominação é a de que os salvos dominarão como reis humanos dominavam as pessoas de sua época, impondo sua vontade própria a elas, tornando-as suas serviçais.  Como sacerdotes os salvos intermediarão entre os ímpios e Deus durante este período de mil anos na terra.  Este é um outro conceito absurdo, pois retira de Cristo sua condição de mediador entre Deus e os homens, estabelecendo um novo sacerdócio humano, como foi o sacerdócio levítico antes de Yaohushua. Veja irmãos, quantos conceitos errôneos por causa de um entendimento equivocado das coisas espirituais. Em que condição os salvos reinarão e serão sacerdotes com Cristo durante os mil anos? Qual o significado de reinar? Reinar é apenas uma forma de governar, de conduzir as coisas de mostrar como devem funcionar as coisas.  O que era Adão antes do pecado? Deus determinou que Adão governasse a terra. E quais eram os súditos de Adão antes do pecado? Nenhum. Exceto animais e plantas. Como funciona as coisas no reino do ETERNO? Por favor leia e medite nestas passagens para que compreendas o que significa reinar com Cristo os mil anos.

 

Lucas 22: 25-30. “Mas Yaohushua lhes disse: Os reis dos povos dominam sobre eles, e os que exercem autoridade são chamados benfeitores. Mas vós não sois assim; pelo contrário, o maior entre vós seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve. Pois qual é maior: quem está à mesa ou quem serve? Porventura, não é quem está à mesa? Pois, no meio de vós, eu sou como quem serve. Vós sois os que tendes permanecido comigo nas minhas tentações. Assim como meu Pai me confiou um reino, eu vo-lo confio, para que comais e bebais à minha mesa no meu reino; e vos assentareis em tronos para julgar as doze tribos de Israel”.  Eis aqui o verdadeiro significado de reinar. Reinar com Cristo significa servir em vez de ser servido.  Os que acreditam num reino milenar nesta terra estão em mente com o modelo de reino humano, por isso ainda pensam em súditos.  Adão reinava ou governava a terra antes do pecado e não possuía súditos. Assim será o reino milenar com Cristo no céu. Não iremos para o céu para ser servidos, iremos para servir. Há um ditado popular que bem se enquadra neste momento e diz assim: “Aquele que não vive para servir, não serve para viver.”. Lembrem-se deste ditado irmãos, pois poderá se aplicar á todos nós no fim.

Nota NO TEMPO DO FIM: ...e vos assentareis em tronos para julgar as doze tribos de Israel. Lucas 22:30 (!?!?!)

Obs: Só acrescentando, é importante lembrar que já agora, nós somos considerados biblicamente como reis e sacerdotes.

1 Pedro 2:9  Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva do ETERNO, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

TRÉPLICA No Tempo do Fim: Caiu a fixa? Agora entendeu aquela NOTA lá atrás? Para relembrar: Desde já com Cristo! Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Yaohushua. Rom 8:1 E mais: ...ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que Eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Mat 28:20. Não precisaremos ir aos Céus para tomarmos posse deste reino! Ele prometeu que voltaria e assim eu creio...

Quanto ao sacerdócio, devemos lembrar que antes de ser um mediador, o sacerdote, era em si mesmo um serviçal. Os sacerdotes serviam ao povo e não o povo aos sacerdotes. Mas, da mesma forma que os sacerdotes se corromperam no passado, assim é hoje, pois os “pastores” se servem das ovelhas ao invés de servirem as ovelhas. Outras funções do sacerdócio eram as de orientar, educar, julgar e ensinar o povo com respeito à vontade do ETERNO. Assim, dentro de cada lar ou família havia um sacerdote.  Evidentemente uma dessas funções que é a de julgar, estará sendo exercida pelos futuros sacerdotes que reinarão com Cristo. Veja:

 

Lucas 22:30“Assim como meu Pai me confiou um reino, eu vo-lo confio, para que comais e bebais à minha mesa no meu reino; e vos assentareis em tronos para julgar as doze tribos de Israel”.

 

1 Coríntios 6:2  “Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deverá ser julgado por vós, sois, acaso, indignos de julgar as coisas mínimas?”

1 Coríntios 6:3  “Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos?

 

 Apocalipse 20: Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar. Vi ainda as almas dos decapitados por causa do testemunho de Yaohushua, bem como por causa da palavra do ETERNO, tantos quantos não adoraram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos”.

 

Veja que a autoridade de julgar foi dada aos santos. Por isso os salvos nos céus serão sacerdotes, pois hão de julgar e hão de servir. Mas quando será este julgamento? Quando se dará? Ora, se havemos de julgar até os anjos, quando se dará este julgamento? É evidente que este julgamento só ocorrerá após a primeira ressurreição.

Nota NO TEMPO DO FIM: Não!!! Não está evidente que isto ocorrerá após a PRIMEIRA ressurreição, pois a passagem é clara, cronologicamente (Apoc 20:11-15) que isto ocorrerá após satanás ter sido lançado no lago de fogo, quando estará ocorrendo a segunda ressurreição... Isto será realizado contra os ímpios e contra os anjos seguidores do mestre da mentira, satanás

Obs: Quanto à cronologia dos últimos acontecimentos relatados no apocalipse já comentamos anteriormente e esta linha de raciocínio apresentada pelo irmão, tem sérias implicações que contrariam todas as linhas de interpretação teológica tanto do ponto de vista da hermenêutica quanto do ponto de vista exegético e nunca foi antes sequer sugerido por nenhum pesquisador das escrituras.

TRÉPLICA No Tempo do Fim: O mesmo dizem os teólogos “doutores em divindade”: É assim para não “contradizer” as demais crenças. Não está na hora de revermos as nossas crenças advinda da igreja mãe (IASD)? Fiquemos com o que diz o texto: Primeiro Satanás (vs 10) e depois muitos outros (vs 12; 13) e por último a MORTE e o INFERNO (vs 14).

10 e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos.

11 E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiram a terra e o céu; e não foi achado lugar para eles.

12 E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.

13 O mar entregou os mortos que nele havia; e a morte e o além entregaram os mortos que neles havia; e foram julgados, cada um segundo as suas obras.

14 E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.

15 E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo.

PS: Quem são os que não foram achados inscritos no Livro da Vida? Certamente aqueles que NUNCA, através do batismo, aceitaram a Yaohushua (os não cristãos)!

1 Coríntios 4:5  “Portanto, nada julgueis antes do tempo, até que venha o Mestre, o qual não somente trará à plena luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá o seu louvor da parte do ETERNO.”

Nota NO TEMPO DO FIM: Cumpre-se Apoc 20:12 ...E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.

Obs: Toda dificuldade de entendimento na linha de raciocínio feita pelo irmão esta no fato de se ter como base cronológica, a seqüência do relato escrito, ou seja, o irmão à medida que vai lendo o texto, interpreta os acontecimentos conforme sequencialmente são descritos, da mesma forma que acontece com as pessoas que tentam interpretar sequencialmente o livro do Gênesis e por isso, acabam sempre ficando confusas e contraditórias.

TRÉPLICA No Tempo do Fim: Deve estar escrito em algum lugar que aqui a interpretação não é cronológica, não é? Isto só é válido para NÃO se invalidar a interpretação usual (pré-concebida). Isto é o reflexo do medo do efeito dominó que uma doutrina – interpretação – pode causar sobre a outra.

Irmão, isto ocorreu justamente quando vimos que a doutrina da trindade não tinha sustentação bíblica... Derrubou-se a trindade, veio a queda do pré-lapsarianismo! Depois derruba-se o Céu (mais uma marca do paganismo); a sexta feira com a ressurreição no DOMINGO (bom para os trinitarianos) e por ai vai.

Note que o principal argumento contra a quarta foi que se não morreu na sexta, o ano da Sua morte estaria errado e, portanto não se confirmaria o Santuário/1844 – doutrina intocável da IASD – Cortemos o cordão, irmãos! Fiquemos com Cristo; Ele morreu por nós e agora devemos fazer a nossa parte: aceitar este sacrifício literalmente pois a sua morte também foi literal, não foi?

Esta passagem confirma que o julgamento ocorrerá após o retorno do Mestre. Ou seja, dentro desse período de mil anos em que estarão reinando com Cristo nos céus.

Nota NO TEMPO DO FIM: Não fujamos do contexto dos versos 11 a 15 do capítulo 20 de Apocalipse!

Obs: Idem observação anterior.

TRÉPLICA No Tempo do Fim: Atos 17:11 Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim.

Apocalipse 21: 1 – 11.

“Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte do ETERNO, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo do ETERNO com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos do ETERNO, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. E aquele que está assentado no trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida. O vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho. Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte. Então, veio um dos sete anjos que têm as sete taças cheias dos últimos sete flagelos e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro; e me transportou, em espírito, até a uma grande e elevada montanha e me mostrou a santa cidade, Jerusalém, que descia do céu, da parte do ETERNO, a qual tem a glória do ETERNO. O seu fulgor era semelhante a uma pedra preciosíssima, como pedra de jaspe cristalina”.

Para finalizar gostaria de citar outras palavras de Paulo e mais uma vez as palavras de nosso Mestre Yaohushua, para vossa meditação.

 

Filipenses 3:20-21 “Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Mestre Yaohushua hol'Mehushkháy, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.”

 

Esta é a confirmação do apostolo Paulo da certeza de que a nossa ida ao céu não é uma ilusão, mas um fato concreto.

Nota NO TEMPO DO FIM: Não deixemos de contextualizar... Paulo apenas afirma que, naquele momento, a nossa pátria está no Céus.. Note: de onde também aguardamos o Salvador!

Obs: Por favor, irmão, não vamos acrescentar e nem diminuir nada nas escrituras, o que o irmão esta tentando fazer é interpretar o pensamento de Paulo. Paulo não disse que nossa Pátria “naquele momento” (acréscimo feito pelo irmão) estava nos céus. Ele simplesmente afirma que ela esta nos céus e ponto final.

TRÉPLICA No Tempo do Fim: Agora não devemos interpretar Paulo? Agora simbolismo não vale? Volto a afirmar (sem acréscimos): de onde também aguardamos o Salvador!

Prezados irmãos; O que foi que Paulo disse? “A nossa pátria está nos céus”. E é de lá que também aguardamos o nosso Salvador. Se a nossa pátria está nos céus conforme nos disse o apostolo Paulo com toda a clareza, para onde é que Yaohushua nos levará assim que retornar em poder e grande glória? Porque Yaohushua disse aos seus apóstolos que os levaria, quando na verdade (segundo este grupo denominacional) deveria tê-los dito que voltaria para permanecer entre eles para sempre?

Conforme nos prometeu, Cristo foi preparar um lugar. E disse: Voltarei e vos levarei. Ora... Yaohushua foi preparar nossas moradas aonde? Desacreditar ou tentar mudar esta clara afirmação é o mesmo que chamar á Yaohushua de mentiroso. É isso o que algumas pessoas estão afirmando (ainda que inconscientemente) quando ensinam que ninguém ou que apenas parte de um grupo é que vai estar com Cristo nos céus. Veja irmãos, se apenas um pequeno grupo de pessoas terá o privilégio de estar com Yaohushua nos céus, (visto que é inegável o fato de que as escrituras declaram ser o céu a recompensa para os salvos), como fica a promessa de Yaohushua a todos os vendedores? E suas palavras quando disse: João 17: 20-24. “Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra;... Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo...”. Teria Yaohushua inventado algo que não era verdadeiro? Crer que não há um céu a ser alcançado é quase crer, que não existe, nem mesmo um céu.  Isso é um absurdo e contraria frontalmente o que nos diz a Bíblia de acordo com todos os textos claros que acabamos de citar.

Finalmente

João 18: 36. “Respondeu Yaohushua: O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam por mim, para que não fosse eu entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.”.

Nota NO TEMPO DO FIM: Note o nosso grifo!

Obs: Os judeus até hoje aguardam um reino de visível aparência, onde eles serão os dominadores das nações, mas Cristo deixou-nos bem claro que tipo de reino é o seu. Infelizmente há muitas pessoas que ainda desejam um reino de aparências.

TRÉPLICA No Tempo do Fim: Interpretando ou julgando, irmão?!? Temos sim diversas passagens nos mostrando que os judeus foram, é e serão um povo peculiar (Rom 11) pois em Deus não temos variação (Tiago 1:16) Vamos ler Num 23:19 Deus não é homem, para que [minta]; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá?

O céu é ou não um lugar? Se o céu é um lugar real e não apenas uma condição de estado espiritual, então não podemos negar que quando Yaohushua disse: Vou preparar-vos lugar, este lugar de fato é o céu. Mas se o céu não é um lugar real, então Deus não esta em lugar algum. E afirmar isso é ir contra o que claramente as escrituras afirmam.

Nota NO TEMPO DO FIM: Não posso concordar com o irmão quando afirma que foi dito que o Céu não é um lugar real, apenas pude observar que foi dito que NÃO iremos habitar com Cristo, nos céus!!!

Obs: Não concordo com o irmão que tem até o direito de discordar de mim, de que não haja evidencias bíblicas suficientes para não acreditarmos, em um céu a ser alcançado, mesmo que por algum tempo limitado, mas que, onde os salvos hão de gozar das delicias de um paraíso celestial.

TRÉPLICA No Tempo do Fim: Em tempo: Aquele estudo sobre Sexo e Casamento na Eternidade, que o irmão escreveu só tem aplicação se for durante um reinado milenar na Terra! Destaco um pequeno trecho daquele estudo que bem se aplica á este tema: Céu ou Terra - Anteriormente já havíamos visto que Ele também é imutável. Mal. 3:6. É por causa deste princípio e por este motivo que percebemos algumas aparentes contradições entre alguns poucos textos da Bíblia. Estas aparentes contradições geram confusões em determinados assuntos, e alimentam os erros de interpretação bíblica, por parte dos homens que não amam o caminho da verdade. Isto me levou a crer e suspeitar, que o mesmo erro poderia estar ocorrendo com relação aos textos relativos ao assunto “casamento e sexo na eternidade”. Estaria mais uma vez equivocada a interpretação? Poderia ter ocorrido uma torção dos textos bíblicos como aconteceu no passado, com outros assuntos e verdades bíblicas?  Não foi desta forma, que se manteve escondido aos olhos humanos e por muitos séculos, muitas das verdades que libertam a alma? Sábias palavras de um bereano!

A escolha fica por sua conta meu irmão e minha irmã, a decisão é sua.

Prezados irmãos,

Não esgotamos aqui todo assunto por meio deste resumido material. Certamente ainda poderia citar e comentar muitos outros textos que acredito, podem ser excelentes argumentos de apoio a minha fé em uma ida dos salvos aos céus. Não busquei neste material contestar todos os textos que são usados para apoiar a crença de um milênio na terra. Se for necessário, faremos em outro artigo. Desejo que Deus o abençoe e que ilumine vossos caminhos, dando-lhes o entendimento correto de toda a verdade assim como a mim também, se de alguma forma eu esteja enganado. Seu irmão, amigo e servo em Cristo.

Nota NO TEMPO DO FIM: Amém!!!

Milton Figueiredo

Ministério Adventista Bereano – RJ

 

 Porque os retos habitarão a terra, e os íntegros permanecerão nela.

 Mas os ímpios serão exterminados da terra, e dela os aleivosos serão desarraigados. Prov 2:21-22

(Leia Salmos 37).

 

I Tessalonicenses 4: 16 - 18

“Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Mestre, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Mestre, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Mestre mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta do ETERNO, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Mestre nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Mestre. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras”.

Daniel 2:44  Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; nem passará a soberania deste reino a outro povo; mas esmiuçará e consumirá todos esses reinos, e subsistirá para sempre.

Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça.

Nota Final NO TEMPO DO FIM: Leia Apoc 11:15; 12:10; 5:10

II Timóteo 4:18 - O Mestre me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial. A ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém

Repetimos, atente para os versos iniciais deste capítulo:

 II Tim 4:1-4 - Conjuro-te diante do ETERNO e de Cristo Yaohushua, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino; (2) prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos. e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas.

  NOTA DE O CAMINHO: QUANDO ALGUÉM TEM IDÉIAS PRÉ-CONCEBIDAS - INCULCADAS PELAS DIVERSAS DENOMINAÇÕES PELAS QUAIS TENHA PASSADO - NÃO HÁ NADA QUE POSSAMOS FALAR QUE FAÇA COM QUE ELA SE APEGUE À VERDADE. DAI SHA'UL DESCREVER A "OPERAÇÃO DO ERRO" AOS TESSALONICENSES (I TS 2:7-11).

CLIC AQUI (ABRA O SEU CORAÇÃO PARA A VERDADE) E VEJA UM ESTUDO EMBASADO NAS ESCRITURAS SOBRE O MILÊNIO TERREAL...

VEJA MAIS ESTE ESTUDO: IREMOS MORAR NOS CÉUS?

 

VOLTAR

FINALMENTE!

CTA: Curso de Teologia Aplicada

   SAIBA MAIS...

Agora com Novos Cursos

DÚVIDAS:

ATENÇÃO: Verifique se o seu  email está certo; pois não teremos como responder [veja em sua caixa de email, a resposta]!

 

CONTATOS [015]

9 9781-0294 

(VIVO)

falecom@cyocaminho.com

Horário de atendimento: 9:00/19:00hs -  Exceto das 17:00hs/sexta às 15:00hs/sábado [Reuniões do Shabbos] Horário de Brasília

Pregue a Verdade; Presenteie uma ESN!!!

 A Verdadeira e única edição das Escrituras Sagradas segundo o Nome [ESN - EUC by CYC; Edição Unitariana Corrigida], totalmente sob a ótica de Jo 1:3 onde TUDO foi criado por Yaohushua, está disponível! ... Nesta edição, muitas passagens onde os judaicos [e trinitarianos] não identificam Yaohushua, Ele está claramente identificado... Além disto, TODOS os nomes de profetas, personagens e locais geográficos estão no Hebraico Arcaico, a língua original das Escrituras. Solicite o seu exemplar e livre-se do paganismo que impera nas bíblias trinitarianas!!!

Veja mais informações, modelos; e, solicite a sua sem Cartão de Crédito!

Com Cartão de Credito - Clic Aqui!

ADOTE ESTA ESCRITURA EM SUA CONGREGAÇÃO

 

CONHEÇA NOSSOS HINÁRIOS: ADVENTUS & A HARPA YAOSHORUL'ITA

LANÇAMENTO: AGENDA 2018 - EVANGELIZE PRESENTEANDO UMA AGENDA QUE CONTÉM O NT COMPLETO [CLIC]

- Lições trimestrais: Juvenil & adultos -

Use Nossos Materiais Evangelísticos e Divulgue a Verdade

 CLIC AQUI  para fazer o seu pedido!

 

 

Temas DVs

HOME

CYC

CONGREGAÇÃO

YAOSHORUL'ITA

O CAMINHO