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SHEMA YSRAEL, YAOHUSHUA ELOHENU UL, YAOHUH ECHAD! Dt 6:4. Escuta Yaoshor'u! Yaohushua é o nosso Criador; o Eterno é um Só! |
Relacionamentos Saudáveis no Lar - II O Que a Submissão da Mulher Significa Davi Merkh No primeiro estudo sobre relacionamentos saudáveis no lar, preparamos a tela para a pintura de um retrato de uma mulher cujo valor é inestimável diante do CRIADOR. Assim como a famosa pintura da “Monalisa” de Leonardo da Vinci, essa mulher possui um ar misterioso criado pelo Artista divino. O CRIADOR a retrata como alguém com espírito manso e tranquilo, mas que faz uma contribuição singular ao lar cristão. Tendo preparado a tela com o ensino bíblico sobre o que a submissão da mulher NÃO significa, voltemos para ver esses toques leves e equilibrados com que o Artista pintou o quadro daquela que podemos chamar nossa “Mona Submissa”. Vejamos, então, o que a submissão feminina significa. 1. Submissão se oferece pela mulher ao próprio marido. Colossenses 3:18 e Efésios 5:22 falam diretamente às esposas. Infelizmente, muitos homens têm interpretado o texto como se fosse a responsabilidade deles manter suas esposas “na linha”. Mas o CRIADOR chama as mulheres para sua responsabilidade de “alinhar-se” debaixo da liderança de seus próprios maridos. Seria um contra-senso falar de “submissão exigida” pelo marido, e não “submissão oferecida” à ele pela mulher - tão ridículo como a pessoa que fala “Exijo que você me ame espontaneamente!” Submissão é uma obra de Yaohushua, em espírito onipresente, no coração da mulher. É uma questão entre a mulher e o CRIADOR, ou seja, alinhamento vertical com o CRIADOR, que resulta num alinhamento debaixo da liderança do marido. Não adianta o homem insistir em submissão. Cabe a ele orar para que o CRIADOR transforme o coração de sua esposa. Semelhantemente, a mulher com um marido que fica pressionando-a para “submeter-se” a ele precisa primeiro avaliar o coração dela diante do CRIADOR, depois procurar ser a mulher de espírito manso e tranquilo (1 Pe 3:1-6), e finalmente orar pelo marido. 2. Submissão da esposa é uma ordem, não uma opção. Mesmo sendo algo oferecido ao marido pela mulher, o ensino bíblico nos lembra de que submissão é uma ordem. Essa, a segunda pincelada do Artista no retrato da mulher submissa, deixa claro que submissão é primariamente e principalmente uma questão entre a mulher e o CRIADOR. A ordem está no tempo presente, ou seja, deve ser contínua e não ocasional. O CRIADOR não necessariamente chama a mulher para entender o plano divino, mas, sim, obedecê-lo. Podemos afirmar que há grande perigo para a família que rejeita a receita divina para relacionamentos saudáveis no lar. Alguns afirmam, nesses dias pós-modernos de relativismo, que tal ordem foi uma acomodação à cultura daquela época. Infelizmente, esse argumento não tem base. O ensino bíblico quanto ao papel da mulher é unânime, transcultural e transtemporal: desde a criação, depois da queda, antes e depois da Cruz de Cristo. Sha'ul e Yaohushua não eram machistas como muitos alegam; muito pelo contrário. Os dois eram radicais extremistas em termos da liberdade e atenção oferecidas às mulheres numa cultura altamente preconceituosa. Protegeram e elevaram o “status” das mulheres através do seu ensino sobre a santidade do casamento, a preservação da dignidade sexual da mulher, e de sua submissão ao homem como Cristo é ao Pai (I CO 11:3, 11-12). 3. Submissão significa alinhar-se debaixo do marido. O terceiro “toque” do Artista define a submissão. Podemos afirmar que o significado do termo hoje NÃO deriva-se da idéia de uma “missão inferior” (“sub”- missão), como se a tarefa dela fosse menos importante que a do homem. Também não concordamos com aquele que definiu submissão como “a arte de saber quando abaixar para que o CRIADOR possa bater em seu marido!” O verbo grego traduzido como “submissão” traz a idéia de “colocar-se em ordem, debaixo”. É a idéia de alinhar-se debaixo da liderança do marido, para o bom funcionamento do lar. Isso não é por causa de uma suposta inferioridade, mas pelo fato de que não podem haver dois chefes no lar. De novo, isso não significa autonomia masculina no lar, só que, em última análise, a responsabilidade de liderar recai sobre o homem. A responsabilidade é dele, a culpa será dele, e a mulher fica protegida quando ela segue a liderança dele. Mais uma vez podemos entender isso pela ilustração da dobradiça de uma porta. Para a porta funcionar, alguém precisa alinhar e encaixar todos os anéis da dobradiça, um embaixo do outro. Todos os anéis são feitos do mesmo material, com a mesma força. Não é uma questão de inferioridade mas de funcionamento equilibrado. Para a porta da família funcionar bem, todas as dobradiças precisam ficar alinhadas, “no eixo”! Para isso, o homem precisa assumir seu lugar como líder, delegando mas não abnegando sua responsabilidade. A mulher precisa andar em conjunto com o marido, seguindo-o e complementando-o desde que esse não exija que ela desobedeça padrões divinos. Jovens precisam tomar muito cuidado para não casarem-se com alguém com que não poderá “alinhar-se” eficientemente, ou seja, num jugo desigual que cria uma “porta torta” e uma dobradiça barulhenta. 4. Submissão bíblica significa respeitar o marido. Dissemos que o termo “submissão” significa “alinhar-se debaixo do marido”. Mas alinhar-se debaixo de outra pessoa forçosamente, sem o devido respeito, iguala-se à opressão na melhor das hipóteses e prostituição na pior. Como sempre, o CRIADOR está mais interessado no coração da mulher do que no simples rito de “submissão”. Submissão sem respeito é como obediência sem honra. Vemos isso claramente na criação de nossos filhos. Se não atingirmos o coração da criança, produzimos hipocrisia. A mulher que “submete-se” “de boca pra fora” ainda não compreendeu a vontade do CRIADOR para seu lar. Nesse caso, seria como uma dobradiça que está alinhada, mas que sempre xia, irritando todos ao redor. Efésios 5:33 resume toda a discussão sobre o papel da mulher com a palavra “respeito”. Da mesma forma como a igreja deve ser submissa a Cristo, a esposa deve se submeter ao seu marido, com essa atitude de coração chamada “respeito”. A palavra original traz a idéia de “temor”, não no sentido de ficar encurvada e temerosa diante do marido, mas num relacionamento íntimo de honra e consideração, assim como na frase “o temor do CRIADOR”. 1 Pedro 3:1-6 também reflete esse aspecto interior de submissão. O CRIADOR valoriza o espírito manso e tranquilo da mulher, especialmente no relacionamento submisso diante de um marido que, humanamente falando, talvez não mereça tanto respeito. O respeito não é necessariamente porque o marido é digno, mas pelo fato de que o CRIADOR o constituiu como líder do lar. Não é respeito tanto pela pessoa mas, sim, pela posição dada à ele, pelo CRIADOR. Essa é a mesma posição bíblica quanto à submissão do cristão diante das autoridades políticas, sejam justas ou injustas, por serem estabelecidas pelo CRIADOR. Certamente a mulher precisa traçar um limite quando o marido exige algo contrário à Palavra. Mas precisa também verificar com muito cuidado para que não haja uma opção criativa para não ter que desobedecer ao CRIADOR nem o marido. 5. Submissão bíblica requer uma obra sobrenatural no coração da mulher. O último toque do Artista acrescenta a idéia de submissão “como convém no CRIADOR” (Cl 3:18). A frase lembra-nos de que o padrão é o celestial. Temos que admitir que tudo que o CRIADOR pede para relacionamentos saudáveis no lar está fora da nossa capacidade natural. A mulher não submete-se ao marido natural e espontaneamente. Da mesma forma, como veremos depois, a natureza do homem não é de amar sacrificalmente sua esposa, mas de explorá-la e usá-la para seus próprios fins egoístas. Desde a Queda a tendência da mulher tem sido tentar superar o marido, não sendo “auxiliadora idônea” que complementa-o, mas alguém que compete com ele. Então, se a tendência natural da mulher é de resistir à liderança do marido, e se a tendência natural do homem é de subjugar a mulher, como podemos voltar ao padrão bíblico de complementação, harmonia, e paz no lar? A resposta está no poder sobrenatural e espiritual vindo como fruto da obra de Cristo na cruz. Em Cristo, as tendências velhas foram vencidas e tudo se fez novo. Efésios 5:18, que antecede o ensino "paulino" sobre relacionamentos saudáveis no lar, nos lembra que uma vida controlada por Yaohushua, em espírito onipresente, verte o quadro criado pela Queda. Essa é a única esperança para o lar - uma obra sobrenatural em que a vida de Cristo está sendo reproduzida, dia após dia, na vida tanto do homem como da mulher. Esse retrato é mais valioso que qualquer pintura misteriosa feita por da Vinci ou outro artista famoso. É a pintura do Artista divino. FAÇA O CTA - CURSO DE TEOLOGIA APLICADA [UNITARIANO]
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YAOSHORUL'ITA |
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O CAMINHO |
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