Uma nova espiritualidade! Esta
é uma busca que está acontecendo nas igrejas emergentes. O
velho evangelho choca-se com os novos sonhos e estilos de
vida. Uma enxurrada de tentações místicas está invadindo as
igrejas e nossa cultura. Elas nos convidam a deixar a antiga
e inflexível Palavra do Criador e explorar os novos modos do
mundo e do "espírito". Naturalmente, um crescente consenso
de buscadores de "mente aberta" afirma que a verdade do
Criador é "restrita demais" para se encaixar na nova visão
deles de unidade global e espiritualidade experimental.
As Igrejas Cristãs Abriram
as Portas Para o Anticristo
A Nova Ordem Mundial está chegando!
Você está preparado?
Compreendendo o que realmente é essa Nova Ordem Mundial, e
como está sendo implementada gradualmente, você poderá ver o
progresso dela nas notícias do dia-a-dia!!
Edição de oCaminho
Saindo da Caixa
"Warren prediz que o fundamentalismo,
em todas suas variedades, será 'um dos grandes inimigos do
século 21'". [The purpose-driven pastor (NT: Um Pastor com
Propósitos)].
Brian McLaren, pastor da Igreja da
Comunidade de Cedar Ridge na região de Washington-Baltimore,
pode não estar falando na ONU, dando consultorias para a
Casa Branca, nem falando ao Conselho de Relações Exteriores,
como faz Rick Warren. Mas sua influência entre os pastores
evangélicos e os buscadores pós-modernos é crescente.
De acordo com https://www.pastors.org/,
um dos sites de Rick Warren, McLaren é "uma figura-chave na
igreja emergente". Seus livros estão convertendo incontáveis
"pastores" e céticos para uma visão de mundo revolucionária.
E seu popular romance semificcional, A New Kind of Christian
(Um Novo Tipo de Cristão), promete "abrir o caminho para uma
emocionante aventura espiritual em um novo território e em
novas maneiras de crer, pertencer e tornar-se".
Crer em que? Pertencer a que? Tornar-se
o que? Essas questões precisam de respostas, pois o
cristianismo emergente de McLaren está distorcendo a verdade
bíblica e colocando a fé de cabeça para baixo.
Acreditar
Aqueles que lêem A New Kind of
Christian (Um Novo Tipo de Cristão) e sua sequência popular
são pegos em um diálogo inusitado. Identificando-se com o
professor "cristão" Neo e outros que são modelos das
"novas" crenças cristãs, os leitores são encorajados a
desafiar o Criador, a questionar Seus mandamentos, a
distorcer as Verdades mais perturbadoras, e a perseguir
visões que se encaixem na cultura contemporânea. Observe
como a introdução deste livro provoca dúvida sobre a fé
bíblica:
"À medida que leio e releio a Bíblia,
compreendo que muitas passagens não se encaixam em qualquer
um dos sistemas teológicos que herdei ou adaptei.
É claro que elas podem ser espremidas em algum, mas
um pouco depois minha teologia fica parecida com a mochila
de um estudante do Ensino Médio — cordões pendurados para
fora aqui, zíperes arrebentados ali... e muito, muito papel
amassado, rabiscado; sem falar nos papéis de balas e
chicletes".
"Encontro pessoas ao longo do caminho
que modelam para mim, cada uma de uma maneira diferente,
como um novo tipo de cristão deveria se parecer. Elas
diferem de várias maneiras, mas geralmente concordam que a
velha forma está acabada, o moderno jogo de cintura está em
alta, e é tempo para algo radicalmente novo."..
"... Se for para termos um novo mundo,
precisaremos de uma nova igreja. Não necessitaremos uma nova
religião em si, mas de uma nova estrutura para nossa
teologia. Não um novo "Espírito", mas uma nova
espiritualidade".
Uma nova espiritualidade! Essa é uma
busca em andamento nas igrejas emergentes [diga-se
pentecostais]. O velho Evangelho choca-se com os novos
sonhos e estilos de vida. As pessoas esquecem-se que a
verdadeira realização vem, não pelo talento humano nem pela
experimentação, mas do santo Espírito, Yaohushua, que
sopra nova vida no coração daqueles que buscam ao ETERNO em
Sua valiosa e velha Palavra. [Veja Sl 119:11].
Liberdade em hol'Mehushkyah
6Sendo então que
vocês já receberam Yaohushua hol'Mehushkyah como vosso
Maoro'eh, procurem agora andar nele. 7Que
as raízes do vosso ser se implantem em hol'Mehushkyah; que
hol'Mehushkyah seja o alicerce sobre o qual a vossa vida é
construída com solidez, através da vossa fé, nEle; fiéis ao
que vos foi ensinado, e abundando em gratidão a YAOHUH, por
tudo que Ele tem feito. 8Tenham cuidado
para que ninguém vos domine por meio de filosofias
engenhosas e enganadoras, baseadas em tradições humanas e
refletindo a sabedoria falível deste mundo, mas, que não
corresponde à doutrina de hol'Mehushkyah. 9Com
efeito, na própria pessoa de hol'Mehushkyah habita
corporalmente toda a plenitude da divindade. [Cl 2:6-9 -
ESN].
Nota de o Caminho: Simples
assim, sem as falsas doutrinas pentecostais; e,
principalmente sendo unitariano - liberte-se do ERRO, a
trindade é uma doutrina pagã, sem sustentação bíblica!
Pertencer
O site de Rick Warren na Internet
oferece outro vislumbre da cosmovisão de McLaren: "A
interdependência, embora incorporada na natureza, é estranha
ao individualismo ocidental... Essa é a razão pela qual o
livro A New Kind of Christian, de McLaren, frequentemente
usa palavras como 'jornada' e 'conversa' para descrever a
vida cristã além da divisão pós-moderna. Conversa implica
que os cristãos podem aprender muito interagindo e dando
ouvidos ao mundo, especialmente com os não-cristãos. 'As
perguntas deles é uma faceta essencial do nosso
discipulado', diz McLaren. 'Elas nos transformam'".
Naturalmente! Essa "conversa" com o
mundo [conceito dos aderentes da Nova Era] rapidamente
desgastará as antigas Verdades que bloqueiam a
interdependência universal. Esse processo dialético envolve
(1) diálogo "com mente aberta" para as novas idéias
entre pessoas diferentes, (2) identificação com todas
as visões contrárias, (3) uma busca comum por
"terreno em comum", e (4) disposição de negociar as
convicções pessoais em troca do consenso do grupo. Em outras
palavras, a pessoa "pertence" principalmente ao grupo ou à
comunidade, não ao Criador. Observe que estes quatro pontos
convergem no Ecumenismo - II Co 6:14.
Mas o Criador nunca chamou Seu povo
para a unidade com o mundo. Embora Ele nos envie para o
mundo como Seus embaixadores, não somos do mundo. "Por isso
saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Criador; e não
toqueis nada imundo, e eu vos receberei". [II Co 6:17].
Ao contrário da busca de McLaren por
interdependência, a unicidade bíblica está baseada na fé na
obra redentora de Yaohushua hol'Mehushkyah. Aqueles que
foram unidos a Ele pela cruz pertencem ao ETERNO, Seu Pai,
mesmo enquanto eles O servem no mundo. "Porque fostes
comprados por bom preço; glorificai, pois, ao ETERNO no
vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem ao
Criador". [I Co 6:20)].
Tornar-se
Uma vez que os "cristãos" pós-modernos
de McLaren, continuamente participarão de "conversas" em
grupos, eles se encaixam muito bem na agenda da ONU, criada
para moldar e gerenciar os cidadãos globais. A visão atual
dos chefes de estado é a de "cidadãos globais" que são
adeptos a "pensar fora do caixote" de todas as doutrinas ou
convicções contrárias. Por meio do "aprendizado por toda
vida", do berço à sepultura, todos serão submetidos a um
repetitivo processo de três passos: desbloqueio (das
antigas verdades e certezas), instilação de novas crenças
(a parte mais fáceis, pois estes são suscetíveis a
"sinais"), e rebloqueio (confirmação e solidificação
- lavagem cerebral). Eventualmente, cada pensador
"treinado", rejeitará automaticamente os obstáculos factuais
à nova cosmovisão.
Nota de oCaminho: Desde que não
se toque na doutrina mestre (a trindade, que Também é mais
um paganismo, sem suporte bíblico), o "crente" aceita
qualquer nove doutrina que lhe seja apresentada pronta; isto
é, que ele não precise estudar para entendê-la. tais crentes
gostam de comer um prato frio ou levemente requentado. Daí,
a principal aram luciferiana foi o "dom de línguas
estranhas" e a doutrina da "prosperidade"! assim surgiram as
"igrejas do poder", onde manifestações espíritas atribuídas
ao terceiro deus da trindade (o ES) é a base.
O livro A New Kind of Christian ilustra
bem essa mudança mental. "O pensamento de Neo
realmente está me infectando," informa o pastor Dan na
história. "Sinto-me como se estivesse invadido por um vírus
de computador que corrompe todos os meus dados."..
Esse "novo cristão" deve tornar-se
receptivo às novas idéias de todos os tipos, menos para a
certeza da Palavra do o Criador e Suas promessas. "A certeza
é superestimada", declarou McLaren. Ela simplesmente não se
encaixa na utopia vislumbrada.
Mas os Caminhos do Criador não são como
os nossos caminhos! "Porque assim como os céus são mais
altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos
que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos que
os vossos pensamentos". [Is 55:9].
Não é de se admirar que Rick Warren
tenha predito que o fundamentalismo, em todas suas
variedades, será "um dos grandes inimigos do século 21". Em
um mundo que requer "aprendizado por toda vida" em diálogo e
contemporização, o fundamentalismo bíblico torna-se uma
ameaça à unidade.'" Como Yaohushua disse aos discípulos na
noite anterior à Sua crucificação:
"Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas
porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por
isso o mundo vos odeia. Lembrai-vos da palavra que vos
disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me
perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a
minha Palavra, também guardarão a vossa. Mas tudo isto vos
farão por causa do meu Nome, porque não conhecem aquele que
me enviou". [Jo 15:19-21].
E, hoje, pasmem, nem mesmo o verdadeiro
Nome daquEle que nos resgatou das garras de satanás
[Yaohushua], eles conhecem. Milagres e sinais são sempre
atribuídos ao terceiro deus (o ES) e quando muito ao nome
pagão, jesus! Mas, leia Mt 7:21-23. Isto se cumprirá durante
o julgamento do Trono Branco (Ap 20:11-15), após o
milênio;quando ocorrerá a segunda morte, uma exclusividade
dos ímpios [pobres pentecostais!].
Das Raízes Gnósticas ao
Reavivamento Ocultista
Uma enxurrada de tentações místicas
está invadindo as igrejas e nossa cultura. Elas nos convidam
a deixar a antiga e inflexível Palavra do Criador e explorar
os novos modos do mundo e do "espírito". Naturalmente, um
crescente consenso de buscadores de "mente aberta" afirma
que a verdade do Criador é "restrita demais" para se
encaixar na nova visão deles de unidade global e
espiritualidade experimental.
"No passado, as instituições e os
sistemas de dogmas cristãos sustentavam a vida espiritual
dos cristãos. Cada vez mais, a própria espiritualidade é o
que sustenta tudo o mais", escreveu o pastor Brian D.
McLaren, uma figura-chave na Igreja Emergente e autor de A
New Kind of Christian (Um Novo Tipo de Cristão). "Alan Jones
é um pioneiro em reimaginar a fé cristã que emerge da
espiritualidade autêntica. O trabalho dele me estimula e
encoraja profundamente".
Você se pergunta o que McLaren quer
dizer com "espiritualidade autêntica"? Ou com "reimaginar a
fé cristã"?
Eu fiz isso e li Reimagining
Christianity (Reimaginando o Cristianismo). Nele, Alan
Jones, o deão episcopal (sacerdote) da gótica Grace
Cathedral, em São Francisco, oferece algumas pistas
indicativas:
"A princípio, não estou mais
interessado naquilo em que uma pessoa acredita. Na maioria
das vezes é somente confusão mental... Não confio nem um
pouco em muitas pessoas que professam a crença em um
Criador. Outros que não professam, ou que têm dúvidas, já
ganharam minha confiança. O que quero é saber se há alegria,
curiosidade, luta e compaixão borbulhando na vida de uma
pessoa. Estou interessado em estar totalmente ativo. Não
existe autoridade objetiva".
Errado! Existe sim uma autoridade
objetiva: o nosso Criador soberano, criador do Universo. Ele
revelou Sua vontade e Sua autoridade por meio de Sua
Palavra! Mas, como nos dias do Antigo Testamento, as pessoas
hoje "amam mais o mal do que o bem" [Sl 52:3]. Desprezando a
autoridade do Criador, elas negam a única Verdade que pode
nos libertar! O destino terreal delas está resumido em II Tm
3:7: "... que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao
conhecimento da Verdade".
Em Reimagining Christianiy, Jones
explica que "Qualquer jornada rumo à fé precisa iniciar com
a tarefa reconhecida pelos místicos em toda a história. Eles
percebiam que meramente conhecer as coisas (a ciência) não
era suficiente. Na verdade, era um desvio; uma distração".
Então ele aponta para um grande objetivo da compreensão
mística — um objetivo que é enfatizado no Moderno
Propósitos, bem como nas igrejas emergentes:
"Eles perceberam que havia uma tarefa
mais profunda e potencialmente atemorizadora do
autoconhecimento. O conhecimento do Criador e o conhecimento
de si mesmo eram lados da mesma moeda. Era um conhecimento
que não tinha fim... Aqueles que estão em um caminho
espiritual compartilham essa visão do caráter universal e
sem fim da nossa jornada para e em deus. O princípio é que
todas as coisas são luzes que guiam nosso caminho — até uma
pedra ou um pedaço de madeira — mas elas não são aquilo que
buscamos. O que impede nossa busca pelos fatos de se
tornarem confusas? A descoberta de uma forma mais elevada de
conhecimento".
Vamos resumir os pontos principais
apresentados aqui, e depois compará-los com alguns sistemas
ocultistas, escondidos no passado, nas sociedades secretas:
-
As crenças bíblicas estão
obsoletas. Elas são irrelevantes — devem ser descartadas
como mera "confusão mental".
-
Estar "plenamente ativo" está na
moda — independente de qual espírito ou religião inspira
a paixão obrigatória.
-
Não há espaço para a realidade
objetiva ou para a verdade absoluta.
-
Essa "forma mais elevada de
conhecer" estará baseada na experiência mística, na
intuição e no autoconhecimento.
-
Esta última supostamente leva a
conhecer (gnosis) um deus universal — ou o espírito do
amor em todos.
Essa cosmovisão está no coração do
ocultismo ocidental! A busca de Alan Jones por uma "forma
mais elevada de conhecimento" é simplesmente uma nova versão
do antigo gnosticismo e a mística Cabala judaica. Iniciando
no primeiro século, as duas correntes ocultistas se
entrelaçaram e formaram novos caminhos para o conhecimento
secreto (a gnose). Esses místicos e tenebrosos caminhos
ficaram escondidos durante séculos na clandestinidade.
Então, a partir do século XII, a Cabala começou a gerar
"irmandades" místicas e sociedades secretas que lançaram as
bases para a alquimia, a teosofia (que abraça o hinduísmo),
a Maçonaria e a Rosa-Cruz (estas duas incorporaram os mitos
e símbolos egípcios), os ensinos de Swedenborg, a
antroposofia (Rudolf Steiner e Owen Barfield) e a magia
hermética.
Durante o século XX, esse
"conhecimento" oculto começou a se espalhar para a cultura
da corrente principal e para as igrejas por meio de poetas e
autores reverenciados, como Lord Alfred Tennyson, William
Blake, George McDonald, J. R. R. Tolkien, Charles Williams,
e C. S. Lewis. Subitamente, os mistérios escondidos e os
mestres ocultistas foram apresentados para um mundo ávido
por emoções e sedento por uma espiritualidade "fresca" e
emocionante — purificada das velhas verdades ofensivas. Mas
mesmo antes de esses segredos obscuros serem expostos
(trindade, imortalidade da alma, ir para o céu após a morte,
nascimento virginal, cultuar o domingo, etc) o filósofo
alemão George Hegel, que estava profundamente envolvido nas
diversas ramificações do ocultismo ocidental, forneceu aos
educadores e aos visionários globalistas o processo
dialético necessário para transformar a igreja e mundo.
Não somente essas rápidas e atraentes
visões dos mistérios proibidos afetaram as crenças e
cosmovisões, mas ajudaram a transformar o modo como pensamos
e como nos comunicamos. Até mesmo as pessoas que guardam a
Palavra do Criador em seus corações estão aprendendo a
abordar as informações de uma forma radicalmente nova. Nada
mais parece absoluto! Até a Palavra do Criador está sendo
adaptada para os valores globais gerado por essa
transformação cultural. A pressa em se obter a Salvação,
acabou: a predestinação e o arrebatamento secreto
com a consequente segunda chance durante o governo de um
anticristo, acabou com ela!
Francis Schaeffer, fundador de L'Abri,
viu o início da mudança já nos anos 60. Considere suas
advertências em seu livro O deus que Intervém, escrito em
1968: "O atual abismo entre as gerações ocasionou-se quase
que totalmente de uma alteração do conceito de 'verdade'".
"Por onde quer que você olhe hoje em
dia, é o novo conceito - prosperidade - que domina. O
consenso ao nosso redor é praticamente unânime, não importa
se olhamos para as artes, literatura, ou simplesmente lemos
os jornais e revistas... Podemos sentir por todos os lados
as impressões desta nova metodologia — e por "metodologia"
estamos querendo dizer o modo pelo qual nos aproximamos da
'verdade' e do 'conhecimento'. É como ficar sufocado num
nevoeiro particularmente forte em Londres. E, da mesma forma
que não podemos conter o nevoeiro com paredes e portas,
assim também esse consenso se instaura à nossa volta, até
que o quarto em que moramos não esteja mais livre dessa
poluição, e ainda assim dificilmente nos daremos conta que
isso aconteceu".
Nota de oCaminho: Com o advento
desta "igrejas pentecostais" o "eu acho" passou a
falar mais alto do que o "está escrito"!
"O trágico de nossa presente situação é
que homens e mulheres estão sendo profundamente afetados por
esta nova forma de encarar a Verdade e nem sequer pararam
para analisar as mudança que estão acontecendo. Os jovens
nos lares cristãos são educados de acordo com o velho
paradigma da verdade. E então, passam a estar sujeitos à
estrutura moderna. Com o tempo, ficam confusos por não
conseguir compreender as alternativas que lhe estão sendo
apresentadas. A confusão transforma-se em revolta e, antes
que eles se dêem conta, estão completamente rendidos,
apostatados. Infelizmente, isto não vale apenas para pessoas
jovens, mas também para muitos 'pastores', educadores,
evangelistas e também missionários cristãos".
"Assim, esta mudança no conceito de
como alcançamos o conhecimento e a Verdade é, a meu ver, um
problema crucial, se observarmos o Cristianismo de hoje".
Quando as mentes não estão mais
enraizadas em certos absolutos, não há uma estrutura de
referência que permita o pensamento lógico. Sem a certeza
factual ou bíblica, uma pessoa não pode racionalmente
resistir às atraentes falsificações espirituais - doutrinas
de homens - do mundo atual. Alan Jones disse muito bem:
"Todas as grandes tradições religiosas
estão em um estado de agitação, e as divisões estão dentro,
e não entre elas. Tenho mais em comum com meu amigo Stephen,
o rabino de uma grande sinagoga em São Francisco, do que com
os outros cristãos. Não quero dizer que simplesmente
concordamos em tudo. Quero dizer que sou mais
ideologicamente compatível com Stephen do que, digamos, com
um cristão fundamentalista..".
"Embora existam alguns cristãos que não
tenham medo de outros caminhos espirituais e eu tenha
aprendido com eles... linhas de batalha estão sendo traçadas
entre 'ortodoxos' e 'progressistas'. E algumas pessoas, como
eu, não estão à vontade em nenhum dos dois lados. Há um
celebrado soneto do poeta William Blake que resume para mim
muito do que é preocupante sobre as variedades exclusivistas
do cristianismo: Essa visão de Cristo que tens é a maior
inimiga da minha visão".
Tendo em vista esse ambiente de
assimilação espiritual, não é surpreendente que Rick Warren
tenha anunciado que o fundamentalismo, de todas as
variedades, "será um dos maiores inimigos do século XXI". O
que, então, Warren quer dizer com fundamentalismo? Em uma
entrevista em maio de 2005 do Pew Forum on Religion, ele
declarou: "Hoje, não restaram realmente muitos
fundamentalistas; não sei se você sabe disso, mas eles são
uma minoria bem pequena; não sobraram muitos
fundamentalistas na América... A palavra "fundamentalista"
na verdade veio de um documento elaborado nos anos 1920
intitulado "Os Cinco Fundamentos da Fé". Aquela foi uma
visão muito legalista e estreita do que é o cristianismo".
Na verdade, Yaohushua disse aos Seus
discípulos que Seu caminho seria estreito e difícil e poucos
o encontrariam: "Entrai pela porta estreita; porque larga é
a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e
muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a
porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que
a encontrem". [Mt 7:13-14].
Nota de oCaminho: O caminho
amplo são as milhares de denominações existentes... "Se algo
(doutrina) aqui não me agrada, vou para outra 'igreja' onde
ali eu possa continuar como eu creio"! São as "igrejas do
"aqui pode", desde que continue PAGANDO o dízimo!!!
Mas para aqueles que caminham com o
ETERNO, há abundante força em Cristo para todos os desafios
que aparecem! Esta promessa é para nós hoje:
"E disse-me: A minha graça te basta,
porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa
vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que
em mim habite o poder de Cristo". [II Co 12:9].
Amnao!
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