Texto Básico: Levítico 16:1-10
Verso Áureo: "Mas ele foi ferido pelas
nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos
traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados."
(ls 53:5).
By CINA
Edição de o Caminho
OS DOIS BODES E A EXPIAÇÃO
INTRODUÇÃO:
A interpretação errônea de certas
passagens das Escrituras, tem sido a causa da ruína de muitos sistemas
religiosos. Mesmo que no momento nada lhes suceda, certamente terão uma
grande decepção no final de tudo. Não é uma boa escusa, esperar para ver.
Vamos ver já, pois se há suspeita de
erro, por que esperar, quando já não haverá mais tempo? Há algumas correntes
sabatistas que defendem ser um dos dois bodes, uma figura de satanás. Seria
isto verdade? Mesmo que isto vá de encontro às crenças das demais
denominações e contra as Escrituras (veja o gráfico abaixo)? Que
representam os bodes?
DENOMINAÇÃO |
SANTUÁRIO TERRESTRE |
SANTUÁRIO CELESTIAL |
BODE AZAZEL |
COMUM ENSINAR NA
IGREJA |
FAZ PARTE DE SUAS
DOUTRINAS
|
Adventistas |
Crêem |
Crêem |
satanás |
Sempre |
Sim |
CYC* |
Crêem |
Crêem |
Yaohushua |
Sempre |
Sim |
Batistas |
Crêem |
Não Crêem |
Yaohushua |
As vezes |
Não |
Metodistas |
Crêem |
Não Crêem |
Yaohushua |
As vezes |
Não |
Pentecostais |
Crêem |
Não Crêem |
Yaohushua |
As vezes |
Não |
Presbiterianas |
Crêem |
Não Crêem |
Yaohushua |
As vezes |
Não |
Sara Nossa Terra |
Crêem |
Não Crêem |
Yaohushua |
As vezes |
Não |
Test. de Jeová |
Crêem |
Não Crêem |
Yaohushua |
As vezes |
Não |
* CYC - Congregação Yaoshorul'ita o Caminho
QUESTIONÁRIO
1. A Mehushua foi ordenado construir um
Santuário, destinado a serviços e rituais. Que modelo foi-lhe dado?
Foi-lhe ordenado construir conforme um
modelo mostrado no monte. Embora haja semelhanças, a Bíblia não diz que
aquele modelo era exatamente como o celestial e nem que as cerimônias eram
idênticas (Ex 25:9, 40; 26:30; At 7:44; Hb 9:24, 25; 10: I).
2. Quantos compartimentos possuía o
Santuário mostrado a Mehushua e por que um véu interior separava as partes?
O tabernáculo em questão compunha-se de
dois compartimentos, a saber: O Santo Lugar, onde ministravam diariamente os
sacerdotes e o Santo dos Santos ou Santíssimo, onde estava a arca do
concerto e manifestava a presença do CRIADOR. Neste segundo compartimento,
somente o sumo sacerdote podia entrar, uma única vez por ano, no dia da
Expiação (Lv 16:2; Hb 9:7).
O véu (hb. pãroket - gr.
katapetasma), separava os dois compartimentos. A existência de um espaço
com a entrada restrita e mais santo que o outro, prende-se ao fato dos
serviços e rituais serem ministrados por homens falíveis.
3. Que evento importante acontecia uma
vez ao ano, no dia 10 do 7º mês?
Realizava-se a purificação do Santuário.
Os pecados cometidos pelos filhos de Yaoshor'ul eram provisoriamente removidos
pelo sacrifício contínuo e transferidos ao Santuário.
Uma vez no ano fazia-se, portanto, a
purificação do Santuário, ocasião em que o sumo sacerdote, após sua própria
purificação, entrava no Santíssimo (Hb 9:7; Lv 16:6).
4. De que constava a cerimônia de
purificação?
Havia a oferta de um novilho e um
carneiro, além do banho e vestimenta do sumo sacerdote, o que não
comentaremos neste estudo, pois nos ateremos aos pontos principais.
Da congregação de Yaoshor'ul tomavam-se dois
bodes para expiação pelo pecado.
Um sorteio, destinado a designar a função
de cada bode, era feito. Um deles, seria sacrificado e outro seria o bode
emissário.
A este último competia realizar a parte
final do ritual, transportando para fora do arraial, o pecado do povo. O
sangue do primeiro bode era trazido por Arão para dentro do Santo dos Santos
e espargido sobre o propiciatório.
Findo isto, o segundo bode era
apresentado. Sobre a cabeça deste eram confessadas todas as iniquidades dos
filhos de Yaoshor'ul. Um homem levava este bode ao deserto e assim as
iniquidades eram levadas ou removidas para uma terra solitária. Somente
então, estaria concluído o dia e o serviço da expiação!
5. O bode emissário pode ser considerado
como satanás?
Note que os versículos 5 e 10 são bem
claros, ao afirmar que ambos os bodes eram para expiação do pecado:
"E da congregação dos filhos de Yaoshor'ul tomará dois bodes para expiação do
pecado ... Mas o bode sobre que cair a sorte para ser bode emissário,
apresentar-se-á vivo perante o ETERNO; para fazer expiação com ele, para
enviá-lo ao deserto como bode emissário. " Ora, se ambos os bodes
eram para se fazer expiação, o bode emissário não pode ser satanás, em
hipótese alguma.
O adventismo incorre em grave erro ao
defender esta tese, pois isto, em outras palavras, seria admitir que
Yaohushua
depende da ajuda do diabo, para realizar a salvação do homem.
Importante: Daqui surgiu a base para a
doutrina adventista de que, após a vinda de Cristo, a terra vai se tornar um
deserto, sem habitação e será a morada de satanás por mil anos, numa prisão
circunstancial [veja os links no fim do estudo].
6. Mas, não diz o verso 20 "...
havendo pois acabado de expiar o santuário e a tenda da congregação, e o
altar, então fará chegar o bode vivo."? Não prova isto que, antes do
bode emissário sair, o santuário já estava purificado e o serviço de
expiação 'totalmente encerrado'?
Não, não prova. Veja que o serviço do dia
da expiação incluía a remoção dos pecados para fora do arraial, sem o que, o
trabalho estava incompleto. O bode emissário também fazia expiação
(vs. 5, I 0, 22), pois tinha sobre si os pecados e levava-os.
Questionamos: que pecados removidos
seriam estes, se o primeiro bode já os tinha expiado? O trabalho era feito
em duas fases: Primeiro expiado do Santuário e depois removido do arraial.
7. Quem, na verdade, representam os dois
bodes e por quê?
Yaohushua é o único que tira o pecado do
mundo. Ele realizou o trabalho dos dois bodes, levando nossos pecados
sobre Si, para fora do lugar santo, do arraial e sendo sacrificado no
Calvário. Realizou uma obra plena, completa (Is 53:4-12; Hb 13: 11, 12).
No antigo pacto, não era permitido
oferecer sacrifícios fora das dependências do tabernáculo (Lv 17:8,9). Aí,
certamente, está a razão de serem necessários dois bodes para a expiação,
purificação do santuário e remoção dos pecados.
"Azazel: termo hebraico traduzido
por "bode emissário" (Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia -
vol. 1 - pg. 410)
"Azazel: bode "ez" que se vai "azal"
(O Novo Dicionário da Bíblia vol. 1 - pg. 174).
"Mas o bode sobre que cair a sorte
para ser bode emissário apresentar-se-á vivo perante o CRIADOR, para
fazer expiação com ele, para enviá-lo ao deserto como bode emissário"
(Lv 16:10). |
IMPORTANTE NOTA SOBRE AZAZEL
"Não há motivo suficiente para aceitar a
tradução "para Azazel" em vez de bode emissário (...)
Lançam-se sortes sobre os dois bodes para
determinar seu destino. Um é "para YAOHUH UL", o outro "para bode emissário".
Neste último caso a Versão Revisada, como
muitas outras autoridades, põe "para Azazel", com alternativa na margem
"para mandar embora", que vem a ser quase a mesma coisa como a tradução
antiga.
Azazel é meramente uma adaptação da
palavra hebraica, cujo sentido e emprego têm sido tão discutidos que alguns
consideram o caso um enigma insolúvel.
Mas é certo que as duas primeiras letras
da palavra significam "bode", e que é um bode sobre o qual cai a sorte. O
restante da palavra significa "ir embora" ou "partir", e isso é exatamente o
que faz o bode; por que então haver qualquer dúvida sobre o sentido?
(...) A verdade é que os dois bodes são
uma só oferta pelo pecado (v. 5) e, evidentemente, uma dupla representação
de Cristo, e o ponto principal é que os pecados pelos quais o primeiro
morre, são levados embora pelo segundo. Tudo isto é bastante simples, e não
precisa de idéias esquisitas, que somente obscurecem o sentido. Assim o bode
não é de modo algum enviado a satanás"
Enciclopédia Zondervan:
"Azazel... três vezes no ritual do Dia da
Expiação (Lv 16;8, 10, 26) se faz a referência a um dos dois bodes
considerados para Azazel. Ainda é incerto a conexão da origem e significado
da origem de Azazel.
Três possíveis interpretações tem sido
consideradas:
(1) Equivaleria ao próprio nome do
bode, significando "o bode que parte", no exemplo da Versão King James, que
fala do "bode que escapa". Isto não é admissível uma vez que o bode era
enviado "para" ou "por" Azazel.
(2) A visão rabínica é que Azazel
designa a área para a qual o bode era liberado, sendo um lugar rude e
desolado.
Entretanto, o paralelismo do verso 8,
virtualmente demanda um nome pessoal em aposição 'ao Messias'.
(3) Muitos escolares aceitam que
Azazel é o líder dos espíritos maus do deserto, possivelmente identificados
como demônios (Dt 32: 17; e Sl 106:37) e "sátiros" (II Cr 11: 15). Em
I Enoque, Azazel aparece como cabeça
dos anjos rebeldes.
O significado do ato depende da
procedência do Dia da Expiação: Os críticos estudiosos posicionam isto no
período pós-exílio, aceitando que isto desenvolveu-se de ritos antigos,
incluindo a oferenda do bode emissário para Azazel. Contudo, é improvável
que os judeus, em um período exílico, teriam deliberadamente introduzido uma
concepção especificamente pagã... ". (Enciclopédia Ilustrada Zondervan, Vol.
I, pg 426, de Merril C. Tenney, Casa de Publicação Zondervan).
O detalhe mais importante a ser
considerado, está no fato de que ambos os bodes, conforme já vimos, eram
aplicados no serviço de expiação e tomados para este fim. (Lv 16: 5, 10).
Considerar o bode emissário como satanás
seria forçar a idéia de que satanás pode tomar parte na expiação do povo.
Isto seria no mínimo ilógico, haja visto ser ele o originador do pecado e
mentira.
Acreditar, como os adventistas, que como
o bode emissário, satanás, estará na terra vazia durante o Milênio, é o
mesmo que dizer que a obra de expiação não foi realizada completamente na
cruz por Cristo e ainda está dependente de que os pecados sejam confessados
sobre a cabeça de satanás.
Isto contradiz veementemente a Palavra do
ETERNO e torna ineficaz o sacrifício do Cordeiro do ETERNO. É muito grave tal
concepção!
A verdade é que ambos os bodes e aquela
cerimônia representam o eterno sacrifício por meio de Yaohushua e a total
purificação de nossos pecados perante o Pai.
A Palavra do ETERNO afirma que Yaohushua
efetuou na cruz, num único e cabal sacrifício, uma eterna redenção.
Não ficou nada para depois e muito menos
a necessidade de uma participação de satanás para completar a Obra (Hb 9:
11, 12 e Jo 1:29). Veja ainda Hb 10:17, 18).
Nota: Os animais
apresentados ao ETERNO, deveriam ser sem mancha e sem defeito. No caso,
eram tão semelhantes, que foi lançado sortes entre ambos. Se um dos
dois bodes representava satanás, perguntamos:
Desde quando este
personagem é sem mancha ou defeito?
Por que não foi
escolhido um bode defeituoso qualquer para melhor simbolizá-lo e
assim, dispensar a necessidade de um sorteio?
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E VOCÊ, AINDA CRÊ QUE ESTE BODE SEJA SATANÁS?
NOTA: Portanto, os dois bodes
representariam o sacrifício de Yaohushua pelo pecado, sendo condenado dentro da
cidade e morto fora dela!
Como será a prisão de satanás, durante o milênio?
Como entender as 2.300 tardes e manhãs?
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