SHEMA YSRAEL, YAOHUSHUA ELOHENU UL, YAOHUH  ECHAD! Dt 6:4.

Escuta Yaoshor'u! Yaohushua é o nosso Criador; o Eterno é um Só!

Corpo, Alma, Espírito – Céu e Inferno

Exclua o item que desejar, chegando o mause no canto esquerdo, no doc que abrir!

Imprimir

“Por séculos a idéia sobre o homem tem sido influenciada pelo filósofo grego Platão. Ele sugeriu que o homem consiste em duas partes: a alma imortal e o corpo corrupto, mortal. Esses dois elementos ele via como totalmente diferentes: um eterno e bom, outro,  fraco e temporário”.

Responda: O que você conhece sobre estes assuntos?

Sua resposta: _________________________________________________________________________________

“Durante a vida na terra, ensina Platão, a alma tem que residir no corpo, como uma prisão de que se livre na morte. Ele fala do corpo como fonte de intermináveis problemas, e cria que o puro conhecimento de tudo poderia ser alcançado quando a alma se libertasse do corpo...” – Assim diz o Mestre, pag. 209.

Esta idéia platônica choca-se  totalmente com o ensino bíblico de que o “corpo é o templo do Santo Espírito ” (I Co 6:19 cf Jo 14:21, 23)... 

Agora vamos à Bíblia e vejamos o que ela tem a nos dizer sobre imortalidade ou o estado das pessoas após a morte, o significado de alma e de inferno...

Em primeiro lugar, quero explicar que no original, o Grego em que o Novo Testamento foi escrito,  não existem pontuações, tais como virgula, ponto e virgula, etc. E, seguindo este ponto de vista, analisaremos  um  texto muito usado pelos “cristãos” que querem crer em um julgamento imediatamente após a morte – Lc 23:43, o ladrão na cruz - de três formas diferentes, a saber:

o Messias lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso. (Lc 23:43) – Sem vírgula, você  lê e entende como quiser...

o Messias lhe respondeu: Em verdade te digo que, hoje estarás comigo no paraíso. (Lc 23:43) – Assim, é como os adeptos do espiritismo querem: hoje estarás comigo...

o Messias lhe respondeu: Em verdade te digo  hoje, estarás comigo no paraíso. (Lc 23:43) – E, que tal assim: Cristo afirmando “hoje (agora) estou lhe dizendo (acredite!), o seu lugar está garantido no paraíso. Percebeu? Para nós ocidentais, uma virgula, uma preposição ou artigo altera o sentido...”.

Agora, responda uma pergunta: o Messias SUBIU naquele dia aos céus? Ou subiu 40 dias depois? Então Ele mentiu ao “bom” ladrão?

Quando você houve alguém, ou mesmo você, falando sobre alguém que já morreu e que “ele”, lá de onde “agora está” estaria sofrendo por uma dificuldade que estaríamos passando... Você já pensou sobre o que As Escrituras Sagradas nos ensina sobre isso?

Um texto muito discutido, que aborda um outro assunto (entenda o contexto), mas muito usado por certas denominações que crêem em um tormento eterno, é o que nos diz em Lc 16:22-30 -  Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abrul’han; morreu também o rico e foi sepultado.  No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abrul’han e Ul’ozor no seu seio.  Então, clamando, disse: Pai Abrul’han, tem misericórdia de mim! E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama... 

Disse, porém, Abrul’han: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro igualmente, os males; agora, porém, aqui, ele está consolado; tu, em tormentos.  E, além de tudo, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que querem passar daqui para vós outros não podem, nem os de lá passar para nós.  Então, replicou: Pai, eu te imploro que o mandes à minha casa paterna,  porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de não virem também para este lugar de tormento.  Respondeu Abrul’han: Eles têm Mehu’shua e os Profetas; ouçam-nos.  Mas ele insistiu: Não, pai Abrul’han; se alguém dentre os mortos for ter com eles, arrepender-se-ão. (Lc 16:22-30).

         Vamos entende-lo melhor: 

1 – Uma parábola, usa elementos (certos ou errados) conhecidos para fazer uma analogia... Por exemplo: As 10 noivas! Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo. (Mt 25:1) É certo ou errado ter dez noivas? Percebeu?

 2 – Naqueles dias os judeus tinham incorporado elementos estranhos (paganismo vindo do tempo do exílio em Bavel) ao Velho Testamento. 

3 – Note a incoerência com a realidade quando o rico pede água: “eles” tinham corpo (língua, dedos) e necessidades físicas (sede). 

4 – O espiritismo (satanismo) já estava operando (comunicação com “os pretensos” mortos).

5 – O contexto esta  afirmando que para a salvação (a vida eterna) as suas obras (riquezas) não são suficientes... e portanto, não só as obras (muito realizada – hoje – pelos espíritas) mas também o cumprimento das leis (a Lei e a Fé em Yaohushua...). 

6 – Você gostaria de receber a vida eterna com Cristo, se “de lá” você ficasse vendo “o tormento eterno” de, por exemplo, sua mãe (caso ela não  recebesse a salvação)? Afinal, que “UL’HIM” é este que permite o sofrimento até mesmo dos seus filhos salvos?

A Bíblia cita casos de pessoas especiais a quem o Criador deu um tratamento também especial... A estes, As Escrituras Sagradas é clara em citá-los; vejamos alguns:

Kanoch; que em sua “juventude” (apenas trezentos e sessenta e cinco anos...) foi resgatado pelo Criador... Gn 5:23e24 e Hb 11:5. No entanto, as Escrituras nos deixam claro que Kanoch morreu (Hb 11:13 - foi levado para não ver a morte eterna, tema de Hb 11; veja vs 39, 40).

Mehu’shua, que foi impedido (pela sua transgressão: Nm 20:10-12) de entrar na terra prometida, imediatamente após a sua morte... o Messias (o arcanjo Mik'ul) deixou o julgamento de Mehu’shua para UL'HIM, Seu Pai – Jd 9.

Uli’yah, que após cumprir toda missão a ele delegada, foi transladado para as montanhas – vs 16 de II Reis, cap 2 (testemunhado por Ul’shua, o qual recebeu, por sucessão, todo o dom divino dado a Uli’yah) em uma carruagem de fogo, enviada pelo Criador... II Reis 2:11. E, cerca de dez anos após o seu translado, Uli’yah escreveu uma carta para o rei Yeroão (II Cr 21:12-15).

E, no monte da transfiguração (Mt 17:1-6), Kafos, Yah'kof e Yao'khanan não viram Mehu’shua e Uli’yah? Sim, no entanto o próprio Messias disse que tiveram uma visão do futuro (Mt 17:9 cf. Mt 16:28).

Mas então, pelas Escrituras Sagradas vejamos o que significa alma: Em Gn 2: 7 temos que Yaohushua (o Verbo cf. Jo 1:3, 14; Hb 1:2) criou o homem do pó da terra (corpo), deu-lhes o “fôlego de vida” (espírito) e o homem tornou-se uma alma vivente (no hebraico: nephesh chaiyah); ou seja: corpo + espírito = uma alma vivente...

E somente ao homem, o Criador chamou “uma alma vivente?” Não. A tudo que vive! Veja Ap 16:3; Gn 1:30. Então, somente ao homem, Ele deu o “fôlego da vida?” Também não! Veja Gn 7:21e22... Então, o quê nos diferencia das demais criaturas?

Três coisas: 1 – ELE próprio, do pó nos criou... Gn 2:7; 2 – Nos fez à Imagem e Semelhança dEles [Pai e Filho]... Gn 1:27 e 3 – Nos deu o Livre Arbítrio (a liberdade de escolha;  que nos permitiu escolher “o pecar”).

Portanto, tanto o homem como os animais – isto sabe-se – morrem, pois o mesmo “fôlego de vida” dele sai por ocasião de sua morte: Ec 3:19 cf. 12:7.

Então, pelas Escrituras Sagradas, como é definida a morte?

Quando Yaohushua criou o mundo (mediante o Poder e Vontade do Pai), fez-o perfeito... E o ETERNO viu que era bom... (Gn 1:31). Ele criava e o Pai aprovava. Não havia morte... Veio então a transgressão, e por este único homem entrou o pecado no mundo e junto com o pecado a morte... Rm 5:12.

Desde então, durante o curto espaço de tempo em que estamos “vivos”, temos que sofrer as consequências do “ato de Adan”. Temos as doenças, as tragédias, as calamidades, a morte de entes queridos – todas, armas de ha’satan, o grande acusador – etc. E, não seria então um pouco injusto, uns serem “levados” antes que os outros o fossem; isto é, ficarmos aqui mais um pouco, enquanto outros já estão vivendo com Cristo (ou no “inferno”)?   

E é justamente por isso que o ETERNO permitiu a morte, não como “uma passagem desta para melhor” e sim como um estado intermediário entre esta vida e a vida eterna em Seu Reino terreal. A morte, ou melhor, a sepultura, é um “lugar” de espera... onde todos esperam. Repito, que todos esperam – “por haver o Criador provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados”. Hb 11:40. Percebeu? A  Bíblia não diz que vamos direto para o “Céu” [uma crença advinda do paganismo das nações], após um julgamento imediato (nem mesmo  Abrul’han subiu aos “céus” – veja Hb 11:13 – e nem poderia, pois isto seria uma contradição escriturística, além de consolidar doutrinas pagãs tais como imortalidade da alma e ir para o céu – leia Sl 115:16)...

Estaremos aguardando, como nossos antepassados, inconscientemente em uma sala de espera...

Mas, então como é esta “sala de espera”?

Yah’ov a descreveu assim: Mas, se eu aguardo já a sepultura por minha casa; se nas trevas estendo a minha cama; (Jó 17:13).

Podemos perceber que desde a “antiguidade” a morte é descrita como um “dormir”. Veja: Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. (I Ts 4:13).

Em outra passagem, Sha’ul cita a mesma figuração, referindo-se à Cristo: Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. (I Co 15:20), mostrando com isso, ser Cristo o primeiro dos que “dormiram e acordaram...”. Os demais ressurretos, tiveram apenas uma sobrevida, isto é, ressuscitaram para morrem mais tarde, naturalmente. E, o próprio Mestre Yaohushua, usava este sentido figurado para a morte: Isto dizia e depois lhes acrescentou: Nosso amigo Ul’ozor adormeceu, mas vou para despertá-lo. (Jo 11:11) e no verso 14, Yao'khanan complementa: Então, o Messias lhes disse claramente: Ul’ozor morreu!

Podemos pensar então, que dormimos em um estado consciente? O Salmista responde no capítulo 146, verso 4, assim: Sai-lhes o espírito, e eles tornam ao pó; nesse mesmo dia, perecem todos os seus desígnios. Leia também Eclesiastes 9:5 e 6.  

Não! A morte é um sono inconsciente... Jó 14:21. Para ele (o morto) o tempo não existe! Não importando se, por exemplo, passou 5.500 anos de sua morte... para ele será como um piscar de olhos... e estará com Cristo; todos nós, simultaneamente... 

Se assim não fosse, imagine se lá na sepultura, estivéssemos vendo o sofrimento dos nossos entes queridos, aqui nesta vida... que tormento seria esta espera!

E em nenhum  lugar, As Escrituras Sagradas se refere à alma como uma entidade imortal (ela só subsiste quando da união do corpo com o espírito (fôlego, vida), proveniente do ETERNO), capaz de viver independentemente de nosso corpo... Você já leu Eclesiastes 12:7? Lá, temos o processo inverso da vida, ou seja, o que acontece quando morremos: e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte ao Criador, que o deu...

Veja a morte do Messias plenamente homem: o Messias, clamando com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o Meu espírito. E, havendo dito isso, expirou. Lc 23:46.

Mas, conforme Eclesiastes 12, na ressurreição nossos corpos não estarão misturados ao pó da terra? Sim... mas você não acha que o Criador não tenha a nossa “receita” guardadinha em seus “arquivos”? Não restaurou completamente UL’ozor, que já estava em estado de putrefação? – Jo 11:39.

E o espírito? Exceto, em algumas passagens incoerentes, onde o “príncipe deste mundo”, através de seus anjos satânicos, quer nos fazer crer que os espíritos venham comunicar-se conosco... a  Bíblia é clara em afirmar que o espírito (fôlego de vida, sopro) é do Criador e a Ele retorna. Mas, por exemplo, analise I Sm 28:3-25 e responda com quem Sha’ul conversou?  Veja que aquele pretenso Samu’ul acertou sobre os resultados daquele dia a seguir... E aquela “visão” levou Sha’ul ao desespero... levando-o ao suicídio... Ponto para ha’satan!

E a morte? Sabemos que o homem foi  criado com imortalidade condicionada ao não pecar, e que somente após a segunda volta de Cristo – dentro em breve! – ele, o vencedor – receberia a imortalidade... Isto indica que todos seremos ressuscitados conforme I Co 15:51-54 “Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos,  num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.  Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade.  E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória”.

Este texto, também explica I Co 15:50 - Isto afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de o ETERNO, nem a corrupção herdar a incorrupção; apesar de que o próprio contexto isto confirma, ou seja; este corpo miserável, corrupto, pecador, que nem mesmo a face do Mestre pode encarar (Adan, antes do pecado, podia...), não herdará o Reino, que Yaohushua estabelecerá em Sua vinda! Se formos considerados dignos, sem pecados, seremos transformados e assim com um corpo plenamente humano, porém sem as marcas do pecado – o mesmo que Adan tinha antes da queda – adentraremos o Reino; incorruptível, transformados num piscar de olhos!

Mas este texto é muito usado para os que crêem que o céu será a moradia dos espíritos bons, não em carne e osso... Será que o Criador [UL], ao nos criar, ERROU em nossa constituição física e terá que nos modificar – só espírito – para subirmos aos céus e morarmos com Ele? No entanto, sabemos que o ETERNO não muda e como Ele mesmo disse: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés... (Is 66:1; Mt 5:5 – Leia Sl 115:116). O Criador criou o homem para morar na TERRA e assim será! E quanto aos ímpios, o inferno? Mt 25:41.

NOTA - Solicite o estudo: Iremos realmente morar nos céus? Ou CLIC AQUI para ver em nossas páginas!

Mas, o que é inferno?

Em nossa cultura (paganizada) a palavra inferno, significa um lugar de tormento eterno, mas no original hebraico (sheol) ou no original grego (hades) ela  indica, entre outras coisas, um lugar escuro, côncavo, subterrâneo, empregado como sepultura. Por isso, em algumas versões bíblicas temos a sua tradução por inferno (latim), em outras, traduzidas por sepultura e até algumas versões modernas nem mesmo a traduzem, deixando como está no original (sheol – lugar de silencio).

Veja que interessante: o Inferno sendo lançado dentro do Lago de Fogo... E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. Apocalipse 20:14.

Também grande confusão – conclusões – traz a palavra “eterno” (tormento eterno). Muitos a transformam em “para sempre”, não querendo (para acomodar a sua teoria humana) verificar, histórica e biblicamente o seu real significado...  E, após analisarmos com imparcialidade poderemos ver que:

1 – Eterno significa impossível retornar, refazer, voltar atrás, etc. Ex: A chama de um fósforo, após queimar totalmente o seu “combustível”, ela se apaga “eternamente”; ou seja: não dá para reacendê-la... Por outro lado, não pode ser “extinto”... é impossível apagá-lo, imediatamente após  riscá-lo (enquanto a “pólvora” lá estiver).

2 – Sodoma e Gomorra  ainda queimam até hoje, já que foram destruídas pelo “fogo eterno”? – Jd 1:7.

3 – E, em Ml 4:1 (Pois eis que vem o dia e arde como fornalha; todos os soberbos e todos os que cometem perversidade serão como o restolho; o dia que vem os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo), entendemos que os ímpios serão totalmente destruídos, sofrendo as consequências dos seus atos... eternamente destruídos, pois sofrerão eternamente o castigo, prometido mesmo antes das suas transgressões... Definitivamente!

Portanto, quando você ler textos ou versículos bíblicos e encontrar a palavra inferno, mentalmente substituam por sepultura; a palavra alma por vida; e quando encontrar fogo eterno entenda “aquele que queima totalmente”, ou seja: de resultados eternos, irreversíveis... e veja como isto facilita o seu entendimento...

OBS: Além de que na maioria das vezes palavras como ETERNO, DO CÉU, etc; tem o seu sentido vinculado à procedência e não destino! Veja, a exemplo de Reino DOS Céus e não Reino NOS Céus!!!

Agora que você já tem elementos e significados suficientes para compreender, leia Ap 6:8e9:E olhei, e eis um cavalo amarelo e o seu cavaleiro, sendo este chamado Morte; e o Inferno (a Sepultura) o estava seguindo, e foi-lhes dada autoridade sobre a quarta parte da terra para matar à espada, pela fome, com a mortandade e por meio das feras da terra.  Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas (vidas) daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Criador e por causa do testemunho que sustentavam...”

Amnao!

- Se você tem alguma dúvida ou outras perguntas sobre este tema, escreva-me!

VOLTAR

FINALMENTE!

CTA: Curso de Teologia Aplicada

   SAIBA MAIS...

Agora com Novos Cursos

DÚVIDAS:

ATENÇÃO: Verifique se o seu  email está certo; pois não teremos como responder [veja em sua caixa de email, a resposta]!

 

CONTATOS [015]

9 9781-0294 

(VIVO)

falecom@cyocaminho.org

Horário de atendimento: 9:00/19:00hs -  Exceto das 17:00hs/sexta às 15:00hs/sábado [Reuniões do Shabbos] Horário de Brasília

Pregue a Verdade; Presenteie uma ESN!!!

 A Verdadeira e única edição das Escrituras Sagradas segundo o Nome [ESN - EUC by CYC; Edição Unitariana Corrigida], totalmente sob a ótica de Jo 1:3 onde TUDO foi criado por Yaohushua, está disponível! ... Nesta edição, muitas passagens onde os judaicos [e trinitarianos] não identificam Yaohushua, Ele está claramente identificado... Além disto, TODOS os nomes de profetas, personagens e locais geográficos estão no Hebraico Arcaico, a língua original das Escrituras. Solicite o seu exemplar e livre-se do paganismo que impera nas bíblias trinitarianas!!!

Veja mais informações, modelos; e, solicite a sua sem Cartão de Crédito!

Com Cartão de Credito - Clic Aqui!

ADOTE ESTA ESCRITURA EM SUA CONGREGAÇÃO

 

CONHEÇA NOSSOS HINÁRIOS: ADVENTUS & A HARPA YAOSHORUL'ITA

LANÇAMENTO: AGENDA 2018 - EVANGELIZE PRESENTEANDO UMA AGENDA QUE CONTÉM O NT COMPLETO [CLIC]

- Lições trimestrais: Juvenil & adultos -

Use Nossos Materiais Evangelísticos e Divulgue a Verdade

 CLIC AQUI  para fazer o seu pedido!

 

Temas DVs

HOME

CYC

CONGREGAÇÃO

YAOSHORUL'ITA

O CAMINHO