Segmentos religiosos diferenciados produzem respostas a
pergunta que dá nome a este artigo. Os seguimentos dos quais menciono detêm
de maneira comum o uso dos textos bíblicos, todavia seu maior diferencial
consiste no fator “cristocêntrico”. Alguns movimentos religiosos que
utilizam o Novo Testamento* também como livro de fé, não centralizam
suas formas de adoração na figura de Yaohu’shua, eles ressaltam a pessoa do
ETERNO como aquele que deve ser adorado, colocando Yaohu’shua num status até
de reconhecimento messiânico, mas não deteria Ele o direito de ser adorado.
(...ao Seus pés)
Nota Inicial de oCaminho:
Novo Testamento ou Nova
Aliança não condiz com a santidade do ETERNO; uma vez que Ele não erra, em
hipótese alguma Ele iria substituir o Seu Povo – confirmado por Sha’ul aos
Romanos (11:1-4) – daí, o correto é a Renovação da Aliança, em Yaohu’shua!!!
Por muitos catequizados na doutrina da trindade, falar
em adorar ao Filho, ao Espírito Santo e ao Pai é, pela sua lógica religiosa,
a mesma ação. “Estou adorando a um único deus”. Não sendo esta uma questão
discutível, nem mesmo digna de um estudo, já que TUDO sobre a doutrina está
plenamente consolidado...
As camadas redacionais contidas no Novo Testamento
corroboram para esta mentalidade desenvolvida pela Igreja Católica, a
exemplo disto pode ser citado o texto de Mateus 28:19 “...em nome do Pai do
Filho e do Espírito Santo” referindo-se à prece ritual preservada
pela Igreja Católica e suas ramificações protestantes e evangélicas atuais.
Apesar dos testemunhos de imersões realizados no livro de Atos dos Apóstolos
serem apenas em nome de Yaohu’shua; e assim, para o estudante atento,
mostrar que algo não esta correto ou no mínimo algo inusitado ocorreu: Teria
os discípulos desobedecido ao Mestre apenas dez dias depois desta (pretensa)
ordem?
Mas a questão ADORAÇÃO quando refletida fora do
conceito de Trindade, o que de maneira exegética é mais coerente, por não
existir esta mentalidade trinitária no primeiro século, gera questões
controversas quanto a quem deve ser direcionada a adoração no culto dos
seguidores de Yaohu’shua.
SOMENTE O ETERNO DEVE RECEBER ADORAÇÃO?
Nas trinitarianas lemos: “Nunca adore nenhum outro deus,
porque Deus, cujo nome é Zeloso, é de fato um deus zeloso”. (Ex
34:14).
O ETERNO
expressa um tipo de exclusividade quanto ao ato de adorar, Ele deve Ser o
foco de todo o serviço religioso. Qualquer outro ser celestial ou terreno,
anjos, espíritos, sacerdotes ou sábios, animais, elementos da natureza ou
qualquer ser humano não pode ser adorado de maneira alguma.
Yaohu’shua, quando entre nós, em princípio não distorce
nem contraria este critério cultual. O que pode ser confirmado nas
narrativas dos evangelhos que testemunham o diálogo entre ha’satã e
Yaohu’shua: “...Retire-se, satanás! Pois está escrito: Ao Senhor teu Deus
adorarás, e só a ele servirás”. (Mt 4:10 ref. Lc 4:8). Assim lendo,,
realmente fica confuso ou é fácil concluir que tão somente DEUS pode ser
adorado... Mas, DEUS, para os trinitarianos tanto pode ser o Pai,quanto o
Filho ou mesmo um terceiro... Nestas escrituras, tudo é DEUS, ou pior,
SENHOR! Mas, vamos ler estas mesma passagens em uma Escritura unitariana
(monoteísta). Ex 34:14 - Pois não adorarás nenhum ídolo, porque YAOHUH
teu UL'HIM, cujo Nome é UL’QAN-AO, é muito zeloso. E a passagem de
Mt 4:10 - Vai-te, ha’satan! As Tanakh mandam: 'Adorarás a YAOHUH, teu
Criador. Só a Ele prestareis culto.
Percebe? Quando discernimos com Quem ou sobre Quem se
fala, o entendimento fica claro. Usar estas passagens (de uma bíblia
trinitariana) para afirmar que tão somente o PAI deve/pode ser adorado não
condiz coma Verdade porque não é isto que elas dizem!
Veja, confrontando esta postura inicial testemunhada
pelos Evangelhos, os mesmos documentos religiosos apresentam Yaohu’shua
agora sendo adorado. Ele é adorado por um leproso (Mt 8:2), por um chefe de
uma sinagoga (Mt 9:18), ou mesmo por uma mulher fenícia (Mt 15:25) e por um
cego (Jo 9:38). Em nenhum destes casos Yaohu’shua repreende seus possíveis
adoradores.
Precipitadamente a leitura dos textos, caracteriza as
Escrituras como uma reunião de documentos conflituosos que dificilmente
poderiam ser utilizados como padrão para um critério cultual monoteísta.
Propõem-se então uma análise mais precisa dos textos partindo não das
versões portuguesas (trinitarianas), mas dos vocábulos gregos e hebraicos
registrados nas principais versões.
ADORAÇÃO EM SEUS VOCÁBULOS GREGOS E HEBRAICOS
Quando vertido para o português, diversos termos
gregos e hebraicos foram traduzidos na simples palavra ADORAÇÃO. Todavia se
analisados em seus idiomas originais os textos merecem uma profunda
reflexão. Destacamos os principais termos:
Shachah - inclinar-se, prostrar-se diante de
um superior em deferência, proceder humildemente, diante do
Criador em adoração.
Provavelmente o termo mais utilizado na Tanakh [VT].
Avodah - trabalhar, servir de maneira geral, mas
também referente ao serviço religioso do Templo, servir ao Criador. Em boa
parte das versões portuguesas veio como adoração por estar ligado ao serviço
religioso levítico; mas, trata-se, nestas passagens em “trabalhar; fazer ou
executar algo”; etc.
Outros termos são ainda mencionados como formas de
apresentar adoração. O vocábulo Yadah derivado de Yad - “mão”. Yadah
significa bater palmas, dar graças, elogiar, louvar com mãos estendidas ou
erguidas, uma forma de adoração. Halel, “saltar de alegria,
regozijar-se, gritar”. A Palavra HA’OLUL-YAH deriva-se deste termo
dando sentido de se regozijar em Yah – abreviação respeitosa do nome do
Criador* utilizada na
poesia hebraica.
Nota de o Caminho: Os Hebraicos jamais
discerniram as pessoas do ETERNO com a de Seu Filho (CRIADOR), o nosso
Criador; e, com isto, em Sua Vinda não
o reconheceram como sendo o
Cordeiro e acabaram por crucificarem-No... Daí, muitas passagens do chamado
VT, nos pode parecer confusas (Aqui, quem é que está falando? Ali,
aplica-se ao Pai ou ao Filho? Etc). No entanto, João/Yao'khanan vem por
ordem, esclarecendo-nos em Jo 1 sobre o Verbo e conclui que “NINGUÉM JAMAIS
VIU o ETERNO” (vs 18).
Aplicando-se esta revelação joanina ao VT, tais passagens conflitantes
são-nos aclaradas... Sendo assim, cada vez que um dos personagens do AT
(Adão/Adan; Noé/Nokh; Abraão/Abrul'han; Isaque/Yatzkh'aq; Jacó/Yaohu'kaf;
Moisés/Mehushua; Josué/Yao’sh; etc) foram instados a adorar (tira as
sandálias....) era porque estavam na presença do Nosso Criador, Yaohushua
– I Co 10:1-4.
Entre os termos gregos encontramos a expressão
Latreia* - que veio a ser vertido para o português, hora como
“serviço”, hora como “adoração”, por se referir ao serviço religioso do
Templo de Jerusalém/Yaoshua-oléym.
Nota de o Caminho: O termo idolatria (adorar à
um ídolo); mariolatria (adoração à Maria); etc, vem desta palavra!
Sebomai - um termo que resume-se a
“reverenciar” ou “adorar (Mc 7:6); e o termo mais comum seria proskyneo
– “cair de joelhos, prostrar-se, prestar homenagem, expressar respeito ou
súplica, lamber a mão ou beijá-la, tocar a testa no chão”, etc.
A diversidade de termos hebraicos e gregos geram
conflitos que poderiam ser amenizados pela Septuaginta, já que esta adequou
alguns equivalentes gregos aos vocábulos hebraicos dos quais eram empregados
no culto ao ETERNO.
Logo, a questão se “Yaohu’shua deve ser adorado”
apresenta três embates principais:
1 – Se Yaohushua é anterior ao Tempo, devemos responder
à questão “Yaohushua pode ser adorado”, em três fases temporais; isto é,
Antes da Sua Vinda em Carne; Durante (fartamente documentado nos Evangelhos)
e, Posteriormente, após a Sua Ressurreição (também documentado por
João/Yao'khanan no Apocalipse).
2 – Nenhuma relação dos seguidores de Yaohu’shua e o
reconhecimento de Sua messianidade pode ferir a Unicidade do ETERNO*
e o direito a Ele devido e exclusivo de Ser o foco da Adoração.
Nota de o Caminho: O Shemá Yaoshor’ul (Ouça
Israel) é a mais forte indicação da unicidade do ETERNO prevalecendo sobre o
Criador, o Seu Filho. No entanto, devemos nos lembrar que o Filho procede do
Pai e sendo assim, ali [no shemá] é o PAI que é exaltado como CRIADOR; porém
lembremos-nos que TODA as demais coisas foram criadas pelo Filho, pelo Poder
e Deferência do Pai – I Co 8:4up, 5-6 cf. Jo 1:1-3; Hb 1:2. É isto que falta
aos judaicos: aceitá-Lo, ou seja, aceitar ao nosso Redentor – Rm 11:25. Sendo
assim, o Shemá pode perfeitamente ser parafraseado:
Escuta Yaoshor’ul! Yaohu’shua é o nosso
Criador; o ETERNO é um Só!
3 – Yaohu’shua ben Ul’him, cuja existência precede à
Toráh, e que Ele é um modelo de cumprimento não legalista dos preceitos,
único do gênero e de
paternidade Divina,
cumprimento das profecias e digno de estabelecer o Milênio e restaurar a
casa de Davi/Daoud sobre a Terra. Deve ser colocado em
seu lugar de honra. Mas como
dar ao Rosh (cabeça) de sua kehilah
(Igreja) o merecedor louvor sem que Ele seja reverenciado numa condição de
idolatria?
O Novo Testamento destaca uma incrível confecção dos
textos referidos aos atos reverenciáveis à Yaohu’shua e ao
ETERNO com termos específicos
para cada gesto tido como religioso ou cultual.
Todas as vezes que foram registrados gestos
interpretados e traduzidos como adoração, apenas o termo grego proskyneo
foi utilizado para Yaohu’shua; e isto por convenção, dentro da Septuaginta.
Mesmo no registro de Marcus em que um homem possuído se apresenta diante de
Yaohu’shua, o cronista usa proskyneo para se referir ao ato dos
demônios reverenciarem a Yaohu’shua, que na versão Almeida Revista e
Atualizada veio traduzida como adorou (Mc 5:6). Assim...
Proskuneo NÃO possui o sentido exclusivo de
adoração ao ETERNO ou adoração a um ídolo. O termo hebraico, por exemplo,
significa primariamente “curvar-se”. Portanto, essa mesma palavra que significa
ADORAÇÃO, é usada como tendo o sentido de reverência ou respeito para com
outra pessoa, como podemos ver nos textos citados a seguir:
Gênesis 19:1 - E VIERAM os dois anjos a Sedoma à tarde,
e estava Lot assentado à porta de Sedoma; e vendo-os Lot, levantou-se ao seu
encontro e INCLINOU-SE com o rosto à terra.
Gênesis 33:1,2,6 - E levantou-se
Yaohu'kaf os
seus olhos, e olhou, e eis que vinha Esaú/Essáv, e quatrocentos homens com
ele. Então repartiu os filhos entre Leáh, e Roqa’ul, e as duas servas. E pôs
as servas e seus filhos na frente, e a Leáh e seus filhos atrás; porém a
Roqa’ul e Yao'saf os derradeiros. E ele mesmo passou adiante deles e
INCLINOU-SE à terra sete vezes, até que chegou a seu irmão. Então chegaram
as servas; elas e os seus filhos, e INCLINARAM-SE. E chegou também Leáh com
seus filhos, e INCLINARAM-SE; e depois chegou Yao'saf e Roqa’ul e
INCLINARAM-SE.
Da mesma forma, o termo grego proskyneo, quando
aplicado a Yaohu’shua, NÃO significa que aquelas pessoas estavam o adorando
como sendo o Filho do ETERNO que estava diante delas.
Quando, por exemplo, um homem possuído por demônios se
curva diante de Yaohu’shua, o escritor está se referindo ali à uma expressão
física específica da pessoa para com Yaohu’shua – não a sua adoração ao
Filho do ETERNO, encarnado como homem. Assim, ao passo que certas versões
traduzem a atitude do homem como adoração, outras vertem das
seguintes formas essa ocorrência de proskyneo: “Ele viu Yaohu’shua de
longe, correu, caiu de joelhos diante dele” (Mc 5:6; BLH). Veja a coerência
na ESN - Escrituras Sagradas segundo o Nome, EUC - Edição Unitariana
Corrigida by CYC: O homem tinha visto Yaohu’shua quando vinha ainda longe
e, correndo ao seu encontro, deitou-se por terra na sua frente.
Vemos, então, que é o contexto que deve definir o
sentido que a palavra grega proskyneo aplica à situação; bem como da
sua correspondente na língua hebraica. Muitos, porém, preferem achar que o
Filho do ETERNO foi naquelas ocasiões cultuado e adorado como
Deus em forma humana.
Preferem deixar que a doutrina da segunda pessoa da trindade seja a
principal razão dessa conclusão. Entretanto, esquecem que aquelas pessoas
comuns não tinham um entendimento de que Yaohu’shua era o Filho do ETERNO,
muito menos que Ele seria o CRIADOR, encarnado!
Podemos exemplificar esse equívoco por meio de algo que
ocorre com a versão conhecida como Vulgata Latina, a qual foi traduzida a
partir da Septuaginta – uma versão grega do Antigo Testamento. Em textos do
AT, como os que citamos anteriormente, a Septuaginta geralmente utiliza
uma forma de proskyneo ao se referir às atitudes reverentes de
Abraão/Abrul'han, Jacó/Yaohu'kaf
e outros. A Vulgata, então, baseando-se na Septuaginta, acaba traduzindo a
palavra grega em questão, por uma forma do latim adorare. Na versão
católica Figueiredo, por exemplo, podemos achar situações em que aquelas
atitudes relatadas no AT são traduzidas como 'adoração'.
Mas, todos sabem que aqueles servos do ETERNO adoravam
e serviam ao ETERNO, Único, somente. Por isso a maioria das traduções verte
a forma hebraica daqueles textos por inclinar-se, prostrar-se e palavras
semelhantes. Contudo, curiosamente, não fazem o mesmo com relação à atitude
das pessoas para com Yaohu’shua hol’Mehushkyah. Elas acabam usando no N. T.
o mesmo critério que a Vulgata usou com relação a Septuaginta no A. T. –
vertem proskyneo por adoração, fazendo com que em Vida, nestes
textos, Ele fosse adorado. De forma que NÃO DEVEMOS usar tais
passagens para se provar que Yaohu’shua deva ser Adorado!
Repetimos, proskyneo nestes textos do NT, denota
uma idéia de curvar-se diante da autoridade do Messias; uma questão de
reconhecimento de estar diante de alguém hierarquicamente superior, ou seja,
uma questão de educação como a que víamos antigamente (já que hoje os
“jovens” deixaram de fazê-lo): uma pessoa mais nova diante de uma mais velha
ou diante de uma autoridade, respeitosamente chamando-os de “senhor”.
Yaohu’shua não sofre nenhuma ação cultual de seus seguidores na condição de
Sebomai ou Latreia. Pois ambas estão associadas
a um conceito divino que (1) ou daria a Yaohu’shua a idéia de ser Ele o
CRIADOR ETERNO [como quer a trindade]; a própria pessoa dEle, plena (exaustivamente rejeitada pelos
judaicos, monoteístas), (2) ou o colocaria na condição de mais uma divindade
de um panteão greco-romano e agora judaico frente ao costume pagão antigo de
dar aos seus líderes e imperadores, encarnação divina.
Yaohu’shua, enquanto na Terra, não se colocava nesta
posição (Fl 2:6) e, os judaicos, não viam nele,
o Messias! As multidões que O seguiam faziam o mesmo que HOJE os crentes
pentecostais fazem: estavam em busca de Graças e JAMAIS estavam havidas pela
Gloria (Salvação Eterna)...
Reafirmamos, Yaohu’shua – nestas passagens – não
se coloca nesta condição
cultual; mas, no Novo Testamento (trinitariano) a palavra proskyneo
tornou-se “exclusiva” para Yaohu’shua independente do contexto à que se
refere a passagem ou se no original, estivesse presente. Em Atos 10:25-27 Cornélio decide projetar sua fé em
realizar um proskyneo para
Pedro/Káfos.
Ele lançou-se aos pés do Apóstolo que o repreendeu dizendo que ele era um
homem como ele e indigno deste ato cultual.
O mesmo acontece no livro de Apocalipse no capítulo
19:10 em que João/Yao'khanan faz o ato de proskyneo diante de um
mensageiro: “Então caí aos seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: "Não
faça isso! Sou servo como você e como os seus irmãos que se mantêm fiéis ao
testemunho de Yaohu’shua. Adore ao ETERNO! O testemunho de Yaohu’shua é o
espírito de profecia".
Neste texto, o Mensageiro não aceita o ato de
proskyneo, afirmando que este ato deveria ser feito apenas ao ETERNO,
mas orienta-o a ater-se ao testemunho de Yaohu’shua, isto é, as Escrituras.
Ali mesmo, no Apocalipse, a situação se repete no cap. 22:9 e, novamente o
mesmo ocorre [como Yao'khanan era teimoso, não é?]; porém, apesar da
resposta ter sido a mesma, a situação é outra, à qual veremos mais à frente!
ADORAÇÃO ATEMPORAL
Em muitas preces e canções de louvor ao ETERNO contidas
nas Escrituras, assim como na maior parte das preces do Sidur (livro de
ordem do serviço religioso judaico) inicia-se com a frase “Baruch atá
Ul’him...” Este vocábulo baruch – bendito, ou abençoado, louvado, vem
da raiz barech que traduz-se também como joelho, ajoelhar-se,
prostrar-se. Exatamente a ação do termo grego proskyneo.
Um ato de adoração ao ETERNO deve ser prestado em
moldes de shachah – inclinar-se, e num serviço religioso aos moldes
da avodah - referente ao serviço religioso do Templo; servir ao
ETERNO em adoração. Assim como a proposta contida nos equivalentes gregos
sebomai e latreia devem ser direcionados única e exclusivamente
ao ETERNO.
Todavia como aproximar-se do ETERNO e materializar um
culto de adoração plena sem a figura do Messias? Yaohu’shua não furta a
glória do ETERNO. Quando nos apresentamos no serviço religioso de nossas
congregações sem nosso ato de proskyneo a Yaohu’shua hol’Mehushkyah,
discernimos menos sobre O ETERNO e quem Ele é. Uma avodah (serviço
religioso) pode limitar-se a repetição de rituais, ou rezas em vão de
adoração e repetição de textos que aparentemente adoram ao ETERNO, mas sem
kavaná (intenção). Yaohu’shua fez uso das palavras do profeta
Isaías/Yashua’yah e alertou “Este povo achega-se a
mim com a sua boca e honra-me
com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim, em vão me
sebomai (me adoram), ensinando doutrinas [que são] preceitos –
mandamentos – dos homens”. (Mt 15:8-9).
Yaohu’shua plenifica o sentido da adoração. Quando
fazemos nosso proskyneo a hol'Mehushkyah Yaohu’shua nos aproximamos mais do
que realmente propõe o ETERNO para a adoração. Quando o Messias foi
questionado pela mulher samaritana (Jo 4) onde era o lugar desejado pelo
ETERNO para efetuar o proskyneo (adoração), Yaohu’shua disse que a
salvação viria dos judeus [dELE] e os faria adorar em espírito e em verdade;
independente de lugar específico. A mulher por sua vez reconheceu que
ATRAVÉS do Messias, a maneira correta de Adorar, seria realizada
(v.25).
Yaohu’shua revela o ETERNO (Jo 12:45)! Em cada serviço
religioso que entre as canções, palmas, danças, notas musicais, ritos,
tradições, bênçãos e agradecimentos ao ETERNO efetuarmos um proskyneo
ao Messias Yaohu’shua, recordando e descobrindo o cumprimento das profecias
nele,
seu ato salvítico como
o Cordeiro de UL’HIM, pronunciando nossa gratidão, amor, reconhecimento de
sua messianidade, prostração
e esperança de seu retorno.
Não estamos diminuindo o ETERNO; diferente disto, estaremos mais próximos da
plena ação de adorá-lo ao
reconhecer o Seu pleno Amor, enviando-nos o Seu Único Filho para morrer em
nosso Lugar (Lembre-se ...se comer da fruta, morre!).
Infelizmente na contra mão encontramos alguns judeus e
evangélicos que minimizam Yaohu’shua colocando-o
fora de seus méritos. O
reflexo disto são sinagogas antes messiânicas que agora tornam-se sinagogas
que ainda esperam o Messias chegar; almejando reconstruir o Templo e voltar
a sacrificar para que “isto” ocorra (Gl 4:5)... Na mesma tendência, mas em um
volume muito mais escandaloso, denominações tidas como cristocêntricas que
substituíram o seu proskyneo a Yaohu’shua pela rentável
teologia da prosperidade que deforma o evangelho de Yaohu’shua a um nível
mutilado; cultuando – proskyneo – um terceiro deus, com seu nefasto
“dom de línguas” e sua própria Lei: não perdoa (“paga-se o dízimo” para não
cair em “sua“ desgraça)!
Ao reconhecer que o CRIADOR é Yaohushua, temos que ler
nas entrelinhas – mediante textos das escrituras, como um todo – se Ele,
como tal, “era”, “é” e “será” adorado (proskyneo) assim como o Pai?
Existe, naS
ESCRITURAS, autorização para adoração A YAOHUSHUA?
Adoração nas Epistolas
Hebreus 1:5-6 – Pois a qual dos anjos disse
jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele
me será Filho? E outra vez, ao introduzir no mundo o primogênito,
diz: E todos os anjos do ETERNO, o adorem.
Segundo o escritor de Hebreus (provavelmente Apolo), uma ordem do Pai aos anjos para
que adorassem ao Filho Unigênito. O verso também informa que não é a
primeira vez (...e outra vez) que esta ordem é dada. Portanto, ANTES
da Criação, ainda nos céus, o Filho do ETERNO – Mikha’ul – era adorado, como
tal! YAOHU’SHUA deve ser adorado porque o Pai assim o quis!
Filipenses 2:9-11 – Tende em vós aquele sentimento
que houve também em Cristo Yaohu’shua, o qual, subsistindo em forma de Deus,
não considerou o ser igual ao ETERNO coisa a que se devia aferrar, mas
esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos
homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se
obediente até a morte, e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou
soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; para que ao
nome de Yaohu’shua se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra,
e debaixo da terra, e toda língua confesse que Yaohu’shua Cristo é
Senhor, para glória de Deus Pai.
Quando Yaohu’shua venceu, o ETERNO o exaltou; e, agora
todo o universo deve adorá-lo.
Adorar ao Messias significa adorar também ao Pai (Jo 12:45). Então além da
vontade do ETERNO, Yaohu’shua se mostrou DIGNO de toda a honra. Deve ser
adorado porque nos resgatou. Yaohu’shua – nosso grande Salvador e
Criador!
Pedro/Kafós confirma a exaltação que o ETERNO deu à
Yaohu’shua hol’Mehushkyah e ainda informa que foi testemunha do fato:
II Pe 1:17-18 – Porquanto
ele recebeu do ETERNO Pai
honra e glória, quando pela Glória Magnífica lhe foi dirigida a seguinte
voz: Este é o meu Filho amado
em quem me comprazo; e essa
voz, dirigida do céu, ouvimo-la nós mesmos, estando com Ele no monte santo
(cf Mt 17:2-8).
Mas a maior revelação do direito que Yaohu’shua tem
de ser adorado (já, após
a ressurreição), se encontra no livro de Apocalipse.
Adoração no Apocalipse
Apocalipse 4:8-11 – E os quatro seres tinham, cada
um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos;
e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o
Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir. E, quando
os seres viventes davam glória, e honra, e ações de graças ao que estava
assentado sobre o trono, ao que vive para todo o sempre, Os vinte e quatro
anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e
adoravam o que vive para todo o sempre; e lançavam as suas coroas diante do
trono, dizendo: Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder;
porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.
[the Word].
Por se tratar de um texto trinitariano, realmente fica
confuso se a adoração pertence tão somente ao ETERNO ou é estendida ao
Filho; por isto devemos mais uma vez, recorrermos a em uma unitariana, onde
lemos:
8Cada
um destes seres viventes tinha seis asas, e estavam totalmente cobertos de
olhos, mesmo debaixo das asas. E de dia e de noite, sem descanso, diziam:
kod’shua, kod’shua, kod’shua (santo, santo, santo) é UL’HIM, que tem todo o
poder, e que era, que é, e que há de vir.9E
quando os seres viventes davam glórias e honras e graças àquEle que está
sentado no trono e que vive para todo o sempre, 10os
vinte e quatro anciãos lançaram-se aos seus pés e o adorou, esse cuja vida
não tem limite de tempo, e lançaram as suas coroas diante do trono dizendo: 11Tu,
nosso UL e nosso Maoro’eh, és digno de receber glória, honra e poder porque
criaste todas as coisas. Sim, por tua vontade que elas existem.
[ESN].
Assim neste
texto, tanto o Pai (UL'HIM) quanto o Filho (UL) recebem adoração em sua mais
pura essência! Lembrando que desde a cruz, o Filho subiu aos céus e
sentou-se ao lado do pai - Ap 3:21. Mais...
Apocalipse 5:11-13 – E olhei, e vi a voz de muitos
anjos ao redor do trono e dos seres viventes e dos anciãos; e o número deles
era miríades de miríades; e o número deles era miríades de miríades e
milhares de milhares, que com grande voz diziam: Digno é o
Cordeiro, que foi morto, de
receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e
louvor. Ouvi também a toda criatura que está no céu, e na terra, e
debaixo da terra, e no mar, e a todas as coisas que neles há, dizerem: Ao
que está assentado sobre o trono, e ao
Cordeiro, seja o louvor, e a
honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos: e os quatro
seres viventes diziam: Amém. E os anciãos prostraram-se e adoraram.
Na ESN, qualquer dúvida é desfeita:
Depois, olhei de novo e ouvi o canto de uma multidão de milhões e milhões de
anjos que rodeavam o trono, os seres viventes e os anciãos, 12e
cantavam com muita força: O Cordeiro, que foi imolado, é o único que é digno
de receber o poder, a riqueza, a força, a sabedoria, a honra, a glória, e o
louvor. 13Então
ouvi toda a criatura que existe no céu, na terra, debaixo da terra e no mar
exclamarem: O louvor, a honra, a glória e o poder pertencem àquEle que está
sentado no trono e ao Cordeiro para sempre e sempre.
Ambos recebendo
adoração; sendo que aqui,Yaohushua [ressureto] JÁ venceu a cruz! Assim os
dois capítulos de Apocalipse acima apresentam Quem é adorado no céu, ou
seja, AMBOS! Vemos nestas visões, o ETERNO (o PAI) e o Cordeiro (o FILHO).
sendo adorados!
Segundo o Apocalipse, no céu somente "o Que está
assentado sobre o Trono e o Cordeiro" são adorados. O ETERNO, porque é
Santo e YAOHU’SHUA porque é Digno (venceu a cruz)... Veja estas passagens
interessantes: Apocalipse 22:1 – “E mostrou-me o rio da água da vida,
claro como cristal, que procedia do trono do ETERNO e do Cordeiro”.
Muitos, lendo este texto afirma: 'existem somente 2 (dois) tronos no céu'!
Mas, isto não corresponde à Verdade. O Cordeiro passou a compartilhar do
mesmo trono, que pertence ao ETERNO; vamos reler Ap 3:21 -
Concederei que todo aquele que vencer se sente ao meu lado no Meu
trono, tal como eu Me
sentei com Meu
YAOHU’ABI no Seu
trono quando Me
tornei vencedor.
[ESN].
Apocalipse 21:22-23 –
Não vi nela Templo nenhum, porque UL’HIM, o Todo-Poderoso e o Cordeiro,
sempre ali presentes, é que são o seu Templo. A
cidade não precisa nem de sol nem de lua, porque a Glória de UL a ilumina -
o Cordeiro é a sua luz. [ESN]. Não há
santuário porque onde está o Pai e/ou o Filho é o local de adoração. São
Eles os únicos geradores da Luz e da Vida. Não existe um terceiro!!!
Entenda agora quem
são os adoradores e quem andará com o Cordeiro:
Apocalipse 11:1-2 –
Recebi, depois disto, uma espécie de vara, que servia para medir, e o Anjo
disse-me que medisse o Templo de UL, incluindo o altar, e que contasse
também quantos é que nele adoram.
Mas, não meças o pátio exterior, foi-me dito, porque foi
entregue às nações, que pisarão o chão da cidade santa durante quarenta e
dois meses.
É dada ordem a João/Yao'khanan para que meça o
santuário e os adoradores. Medir significa estudar, conhecer. Precisamos
conhecer os verdadeiros adoradores, para fazermos parte desse grupo,
e o objeto de sua adoração, para não adorarmos quem não é merecedor,
na sinagoga de satanás (falsas denominações onde se prega a adoração à um
“terceiro deus”)...
A ordem ainda nos indica que esse tema é a Verdade.
Veja que a ordem foi dada imediatamente após outra ordem que nós entendemos
como sendo a restauração da Kehiláh de Yaohushua, antes contaminada pelo paganismo
e que a Reforma não foi capaz de erradicá-la. (Ap 10:11). Portanto, a
grande verdade que a igreja deveria apresentar ao mundo é o santuário e a
adoração somente ao Pai e ao Filho!
Em suma:
• No Passado – Antes do pecado Adão e Eva adoravam
somente ao Pai e ao Filho, e eram acompanhados por anjos nessa adoração (Jo
38:7). Após a queda, os principais personagens quando em na presença do
Criador (na forma
corpórea de um Anjo) também O adoraram... Porém, nos dias da encarnação
(cruz) poucos O reconheceram como sendo o próprio Criador, presente! Jo
1:11.
• No Presente – Hoje, durante o reino do pecado, o
povo do Criador deve louvar ao ETERNO e ao Seu FILHO e são acompanhados pelo
coro celestial nessa adoração.
• No Futuro Imediato – Durante o Reino Messiânico,
em seu Trono sobre Terra, semanalmente será adorado; Is 66:19 cf Zc 8:23. At
15:16.
• No Futuro Próximo – Quando o pecado for
eliminado do universo e estivermos perante o trono do ETERNO e do CORDEIRO,
exaltaremos ao Que está assentado no Trono e ao Cordeiro e então os anjos, e
os querubins, e os serafins repetirão em coro:
Conclusão
1) O ETERNO exige adoração exclusiva. Yaohu’shua
hol’Mehushkyah, ratificou.
2) O ETERNO ordenou que ao Nome de Yaohu’shua todo
joelho se dobre. Yaohu’shua hol’Mehushkyah nunca impediu.
3) Os verdadeiros adoradores adoram ao Pai e ao Filho.
Os anjos os acompanham.
4) Devemos adorar a YAOHU’SHUA porque o YAOHUH UL’HIM
[o PAI] assim o quis, e principalmente porque Ele, Yaohu’shua, é nosso
criador (Pv 8:22-31; Jo
1:1-3; Hb 1:10).
No passado, presente e futuro os filhos de Deus sempre
adoraram; adoram; adorarão ao Pai e ao Filho e os anjos acompanharam;
acompanham; acompanharão em coro:
kod’shua, kod’shua, kod’shua!
Em tempo: E
Ap 22:9? Vamos ler o seu contexto [em uma bíblia trinitariana] e procurar identificar Quem está falando com João/Yao'khanan:
6 E disse-me: Estas palavras são fiéis e
verdadeiras; e o SENHOR, o DEUS dos espíritos dos profetas, enviou o Seu
Anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer.
7 Eis que cedo venho! Bem-aventurado
aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.
8 Eu, João, sou o que ouvi e vi estas coisas.
E quando as ouvi e vi, prostrei-me aos pés do anjo que mas
mostrava, para o adorar.
9 Mas Ele me disse: Olha, não faças tal; porque Eu
sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as
palavras deste livro. Adora a DEUS.
10 Disse-me ainda: Não seles as palavras da profecia
deste livro; porque próximo está o tempo.
11 Quem é injusto, faça injustiça ainda: e quem está
sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo,
santifique-se ainda.
12 Eis que cedo venho e está
comigo a minha recompensa,
para retribuir a cada um segundo a sua obra.
13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o
derradeiro, o princípio e o fim.
Portanto, lendo aqui nesta bíblia [ARA] quem esta falando com
Yao'khanan e que
recusou ser ”adorado” seria o próprio Yaohu’shua [cedo venho], o Anjo
do ETERNO! Você que pensou ter entendido tudo, agora deve estar dizendo: que
nó!!!
Não tem nó nenhum; basta ler esta passagem em uma
Escritura unitariana; a ESN -
6O Anjo disse-me: Estas palavras são inteiramente dignas
de confiança e verdadeiras. UL, o Criador, que inspirou os homens santos que
falaram em Seu Shuam (Nome) foi quem enviou agora o Seu Anjo para mostrar, a
todos aqueles que põem as suas vidas ao seu serviço, as coisas que hão de
acontecer brevemente. 7Atenção,
porque o Seu regresso está próximo! Feliz é aquele que guarda no coração as
palavras deste livro. 8Eu,
Yao'khanan, sou aquele que vi e ouvi todas estas coisas. E quando as vi e
ouvi, lancei-me por terra para adorar o Anjo que me tinha mostrado tudo
aquilo.9Mas, ele impediu-me: Não, não faças tal coisa!
Porque eu sou teu companheiro de serviço, assim como dos teus irmãos, os que
pregam em Shuam (Nome) de UL, e de todos os que aceitam o que está revelado
neste livro. Só YAOHUH deves adorar. 10Não
mantenhas em segredo as revelações que acabaste de pôr por escrito,
mandou-me Ele.
Porque já está próximo o tempo em que elas se vão cumprir.11Quem
pratica o 12pecado que continue a praticá-lo. Quem é mau que continue a
sê-lo. Quem é justo continue sendo justo. Quem é santo que se torne ainda
mais santo. 12Virei
em breve, diz, trazendo a recompensa que cada um merece de acordo com as
suas obras.13Eu sou o Alef e o Tov, o primeiro e o último,
a origem e o fim de tudo.
Amnao!
...a vida eterna é esta: que te conheçam a Ti só, como
o único UL'HIM, verdadeiro; e, a Yaohu’shua hol’Mehushkyah, aquEle
que Tu enviaste – Jo 17:3.
NOTA FINAL: Aqui usamos a palavra "deus" por
termos usado citações de bíblias trinitarianas... Mas tenha em conta que
esta palavra (pagã) não deve ser usada e quando necessário, deve ser
substituída por UL [CRIADOR - para o Filho] ou UL'HIM [um
superlativo atribuído tão somente ao ETERNO - YAOHUH UL'HIM].
|