Os adventistas do
sétimo dia concordam que, segundo as Escrituras, o Dia da Expiação é o
décimo dia do sétimo mês judaico: "Isso vos será por estatuto perpétuo: no
sétimo mês, aos dez dias do mês, afligireis as vossas almas, e nenhuma obra
fareis, nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vós. Porque
naquele dia se fará expiação por vós, para purificar-vos: e sereis
purificados de todos os vossos pecados perante o Messias".– Lv
16:29-30.
Por
Sydney Cleveland
-
Edição de oCaminho -
Os adventistas do
sétimo dia também concordam em que qualquer calendário judaico indicará que
o sétimo mês judaico é o mês a que os judeus chamam de "Tishri". Para ajudar
o leitor, os doze meses judaicos estão alistados abaixo, tendo o número de
dias de cada mês e seu correspondente aproximado no calendário gregoriano:
-
Nisã (30 dias)
- março/abril
-
Iyyar (29 dias)
- abril/maio
-
Sivã (30 dias)
- maio/junho
-
Tammuz (29
dias) - junho/julho
-
Av (30 dias) -
julho/agosto
-
Elul (29 dias)
- agosto/setembro
-
Tishri (30
dias) - setembro/outubro
-
Cheshvan (29 ou
30 dias) - outubro/novembro
-
Kislev (29 ou
30 dias) - novembro/dezembro
-
Tevet (20 dias)
- fezembro/janeiro
-
Sh'vat (30
dias) - janeiro/fevereiro
-
Adar (29 dias)
- fevereiro/março
Não há disputa
entre os adventistas do sétimo dia, cristãos e judeus quanto a essa
informação. Contudo, os adventistas do sétimo dia há muito têm ensinado que
no ano de 1844, o Dia da Expiação (o 10o de Tirshri) ocorreu em
22 de outubro. Os adventistas do sétimo dia teimosamente sustentam a data 22
de outubro basicamente porque Ellen G. White declarou ser correta e, admitir
mais este erro desta pretensa profetiza, desmoronaria a escatologia da IASD!!!
"O décimo dia do sétimo mês, o grande Dia
da Expiação, o tempo da purificação do santuário, que no ano de 1844 caiu em
22 de outubro, era considerado como o tempo da vinda do Messias. Isto estava
em harmonia com as provas já apresentadas de que os 2.300 dias terminariam
no outono. . . . o fim dos 2.300 dias no outono de 1844 permanece sem
impedimentos" – The Great Controversy [O Conflito dos Séculos], págs.
400, 457.
Esta alegação dos
adventistas do sétimo dia está em contradição direta com a data judaica para
o Dia da Expiação que em 1844 foi 23 de setembro. Isto é claramente
comprovado por enciclopédias e almanaques judaicos do século XIX, modernos
programas computadorizados de calendário e cálculos astronômicos feitos por
numerosos observatórios.
Está simplesmente
fora de questão, para os judaicos, que o Dia da Expiação em 1844 não foi em 23 de setembro.
Assim, no que concerne aos judeus ortodoxos/rabínicos, os adventistas do
sétimo dia estão equivocados em sua alegação de que o Dia da Expiação em
1844 caiu em 22 de outubro.
Para
comprovar,
por favor consulte no website
o item "The 2300 dias and October 22, 1844 - Wrong Day, Month, Year and
Event! [Os 2.300 dias e 22 de
outubro de 1844—dia, mês, ano e evento errados!]" (que também inclui um
link para um website judaico que tem um programa computadorizado
de calendário) - ou USE qualquer outra fonte para comprovar que o Yom Kipur
foi em 23 de setembro daquele ano [1844].
Esta recente
evidência era inesperada para os eruditos adventistas do sétimo dia e os
está forçando a admitir que em 1844 os judeus rabínicos/ortodoxos de fato
celebraram o Dia da Expiação (o 10o. de Tishri) em 23 de
setembro. Em resultado disso, esses eruditos estão agora cientes de que sua
data 22 de outubro está em sério descrédito, pois tinham ensinado que os
judeus rabínicos/ortodoxos também celebravam o Dia da Expiação em 22 de
outubro de 1844.
Discrepância de Um Mês—Como Explicar?
Os ASDs alegam
que em 1844 uma seita judaica bem pequena, os "caraítas", usavam um
calendário diferente e assim celebraram o Dia da Expiação (o 10o
de Tishri) em 22 de outubro, um mês depois dos judeus rabínicos/ortodoxos
que o fizeram em 23 de setembro. Assim, o ensino ASD todo com respeito aos
2.300 dias de Daniel 8:14, o Juízo Investigativo, o Grande Desapontamento, e
a entrada de Yaohushua no Santíssimo tem por fundamento somente as palavras de
sua profetisa Ellen G. White em sua alegação de que os caraítas celebraram o
Dia da Expiação em 22 de outubro de 1844. Se qualquer dessas asserções
estiver incorreta, então o adventismo do sétimo estará em séria dificuldade
teológica.
O que
os Adventistas dizem sobre os Caraítas
Quando os
adventistas do sétimo dia são pressionados a apresentar evidência
documentando que os caraítas de fato celebraram o Dia da Expiação (o 10o
de Tishri) em 22 de outubro de 1844, não podem fazê-lo. Em vez disso, como
prova, indicam informação no Seventh-day Adventist Bible Commentary
[Comentário Bíblico Adventista], e o livro de L. E. Froom Prophetic Faith
of Our Fathers [A Fé Profética de Nossos Pais]. Estas "provas" são
citadas abaixo:
SNOW, SAMUEL S. (1806-1870).
Congregacionalista, depois cético, mais tarde ministro milerita; iniciador
do "movimento do sétimo mês". Começando com um artigo escrito em 16 de
fevereiro de 1843, ele realçou o décimo dia do sétimo mês judaico, Tishri, o
dia judaico da expiação, como o verdadeiro fim da data profética dos 2.300
anos. Mais tarde ele estabeleceu o dia específico como 22 de outubro de
1844, que no nosso calendário equivaleria ao décimo dia do sétimo mês
naquele ano, segundo o velho calendário judaico caraíta. . . .
Em comum com
todos os adventistas, Snow ficou profundamente desapontado com a falha de o
Noivo descer do céu em 22 de outubro. Por um breve período ele questionou se
um erro havia sido feito na contagem profética do ano.
Contudo, logo
começou a pregar estranhas doutrinas, e publicou um periódico, chamado
Jubilee Standard, de março a agosto de 1843. Profundos conflitos se
desenvolveram entre ele e os mileritas, e ele se envolveu em extremo
fanatismo, e finalmente proclamou ser ele próprio Elias, o profeta. Logo
separou-se do adventismo de todas as formas. –The Seventh-day Adventist
Encyclopedia [Enclopédia Adventista do Sétimo Dia], vol. 10, p. 1357
Infelizmente,
conquanto os adventistas do sétimo dia aleguem que havia um "velho
calendário judaico caraíta", não conseguem apresentar nenhum! Faltando
evidência empírica de que o 10o. dia de Tishri em 1844 foi 22 de
outubro, os ASDs indicam aos pesquisadores a obra de L. E. Froom,
Prophetic Faith of our Fathers, p. 792, onde Froom tenta justificar a
data de 22 de outubro em "Evidência E" e ". . . F". Contudo, Froom não
apresenta nenhum documento caraíta para demonstrar que eles tiveram uma data
diferente dos judeus rabínicos para o Dia da Expiação em 1844.
Os adventistas
admitem que S. S. Snow era um indivíduo indigno de confiança. Contudo, as
bobagens de Snow vão além do simples engano. L. R. Conradi, um ex-adventista
do sétimo dia, registra a reivindicação de S. S. Snow de revelação divina
como fonte inicial para a data 22 de outubro de 1844: De 22 de março até 22 de outubro de 1844,
S. S. Snow, gradualmente obtendo uma poderosa influência sobre todos os
adventistas,
-
alegou que o
Pai lhe havia revelado que a data de 22 de outubro de 1844 era o dia
definido da vinda de Cristo para transformar os justos e destruir os
ímpios;
-
que o grande
dia do livramento era o ano jubileu do Dia da Expiação. (O fato) de que
esse ano jubileu ainda estava anos no futuro, e que o Dia da Expiação
judaico caíra em 23 de setembro, não o incomodavam.—The Foundation of
the SDA Denomination [O Fundamento da Denominação ASD], L. R. Conradi
(ex-ASD) p. 68, escrito em 1939.
Sendo que os
adventistas do sétimo dia já tinham uma profetiza, é compreensível que olhariam
com desfavor a alegação de S. S. Snow de revelação divina. Contudo, ao
desacreditar Snow, são deixados somente com uma fonte de evidência
corroborativa: "o velho calendário judaico caraíta".
Seria de
pensar-se que com tanta coisa pendente sobre um "velho calendário judaico
caraíta", os adventistas do sétimo dia o teriam reproduzido e distribuído
como folhas de outono! Contudo, nem sequer um "velho calendário judaico
caraíta" pode ser encontrado – sem dúvida porque não existe nenhum "velho
calendário judaico caraíta". Uma vez mais descobriremos os adventistas do
sétimo dia perpetuando mesmo suas doutrinas mais fundamentais sobre mitos.
Talvez fique tão
desapontado quanto eu pela falta de evidência para a crença adventista de
que o Dia da Expiação caraíta em 1844 deu-se em 22 de outubro. Contudo, não
devemos passar por alto a influência de Ellen G. White nesta questão. Em
vista de que a Sra. White apôs o seu selo de aprovação sobre a data 22 de
outubro, os adventistas devem crer em 22 de outubro a despeito de uma
montanha de evidências contrárias!
O que
os judeus e os Caraítas dizem sobre 22 de Outubro de 1844
No outono de 1998
correspondi-me com modernos judeus rabínicos e caraítas com respeito ao
"velho calendário judaico caraíta" e a possibilidade de que o Dia da
Expiação tenha sido celebrado em 22 de outubro no ano de 1844. Gostaria de
compartilhar com os leitores alguns de seus comentários:
Na realidade não há coisa tal como um
calendário caraíta perpétuo, uma vez que a real celebração de festivais
geralmente se determina por observação. Eles usam de fato calendários que os
ajudam a determinar "quando" calcular –
Dr. Daniel Frank
Diferentemente do
calendário rabínico, não existe calendário caraíta perpétuo - Dr. Philip E.
Miller, Bibliotecário, The Klau Library, Hebrew Union College-Jewish
Institute of Religion [Instituto Judaico de Religião], Nova York, NY.
No século 19 os
caraítas geralmente estabeleciam os feriados com base em cálculos muito
inexatos e primitivos, e não na real observação da Lua Nova. Ademais, nesse
período diferentes comunidades caraítas seguiam diferentes sistemas de
cálculo e podem ter variado por alguns dias em sua observância
— Nehemia
Gordon, Jerusalém, Israel (www.geocities.org/Athens/Forum/3384/karaitekorner-main.html)
Se os adventistas
(do sétimo dia) desejam reivindicar que todas as autoridades judaicas têm
estado erradas, e somente a pequena seita dissidente dos caraim ("caraítas")
tinha o Único e Verdadeiro Calendário — bem, eu gostaria de ver um
certificado com a assinatura do ETERNO nele! -
Will
Linden.
Não creio que
seja possível que o Yom Kippur (o Dia da Expiação) caísse tão
tardiamente como em 22 de outubro no calendário de Hillel. Julgo que a data
mais tardia em que poderia ter caído seria algum tempo em torno de 15 de
outubro —Tracey
Rich
O Dia da Expiação
nunca ocorreu tão tarde no ano quanto em 22 de outubro
—Prof. Prohofsky,
Purdue University.
Um rápido exame
em seu calendário (dos caraítas) confirma que está fora de sincronia com o
calendário de Hillel que os judeus rabínicos (não caraítas) utilizam
—
Tracey Rich
É importante que
os modernos pesquisadores entendam que os caraítas eram uma seita judaica
muito pequena e espalhada sem qualquer corpo governante central. Não havia
um calendário caraíta universalmente aceito, e assim é possível que várias
comunidades caraítas celebrassem seus festivais em diferentes dias, e
estivessem "fora de sincronia" com os judeus rabínicos. Contudo, a diferença
em 1844 teria sido de somente um ou dois dias, no máximo três dias; não um mês inteiro...
Por exemplo,
considerem como os cálculos caraítas modernos das fases da lua em 1844 e os
dias santos anuais em 1998/1999 diferem apenas ligeiramente daqueles
admitidos pelos judeus rabínicos:
Fases da Lua Calculadas em 1844 pelos:
Festival |
CARAÍTAS* |
JUDEUS RABÍNICOS**
|
Lua Nova
|
12 de setembro de 1844
|
14 de setembro de 1844
|
Lua Nova
|
28 agosto de 1844
|
28 de agosto de 1844 |
Dias Santificados/de Jejum Escolhidos em
1998/1999 Calculados pelos:
FESTA |
CARAÍTAS |
JUDEUS RABÍNICOS
|
Rosh Hashanah
|
22 de setembro de 1998
|
21 de setembro de 1998
|
Yom Kippur
|
1o de outubro de 1998
|
30 de setembro de 1998
|
Sukkot
|
6 de outubro de 1998 |
5 de outubro de 1998 |
Pesah
|
1o de abril de 1999 |
1o de abril de 1999
|
Desses cálculos
pode-se certamente argumentar que os caraítas poderiam ter celebrado o Dia
da Expiação no mesmo dia, ou ao menos dois dias antes ou depois, dos judeus
rabínicos. Contudo, existe documentação de que os caraítas celebraram o seu
Dia da Expiação no mesmo dia do judeus rabínicos: 23 de setembro!
Com a
palavra o rabino Caraíta Yusuf Ibrahim Marzuk
Um dos primeiros
céticos com respeito à crença adventista quanto ao Dia da Expiação ter caído
em 22 de outubro de 1844 foi o ex-pesquisador adventista do sétimo dia, E.S.
Ballenger.
Ballenger
escreveu em seu periódico The Gathering Call, maio/junho de 1941:
"22 de outubro de 1844 tem sido um tempo
crucial para os ASDs uma vez que seus pioneiros fixaram sobre tal data a
segunda vinda de Yaohushua; e ainda se apegam tenazmente à essa
data a despeito de todos os fatos ao contrário. O Dia da Expiação caiu em 23
de setembro de 1844, em vez de 22 de outubro. Isso pode ser facilmente
demonstrado consultando-se qualquer almanaque judaico da época, ou qualquer
autoridade judaica ortodoxa. Eles celebraram o Dia da Expiação em 1844 no
dia 23 de setembro".
Os defensores da
idéia (ASDs) declaram que conquanto os judeus ortodoxos possam ter celebrado
o Dia da Expiação em 23 de setembro, os judeus caraítas o observaram em 22
de outubro. Realizamos uma cuidadosa investigação, e descobrimos que esta é
uma falsa alegação. O rabino-chefe dos caraítas do Cairo, Egito, Youseff
Ibrahim Marzuk, em resposta a uma indagação quanto ao dia em que celebraram
a expiação em 1844, escreveu:
"Quanto às datas
da Páscoa e do Yom Kippur, são as seguintes: -Segundo os judeus caraítas, no ano de 1843 o Yom Kippur caiu numa quarta-feira, dia 4
de outubro, e exatamente a mesma data segundo os rabínicos. No ano de 1844,
caiu numa segunda-feira, 23 de setembro, tanto para os caraítas quanto para
os rabínicos".
Quem era o Rabino
Youseff Ibrahim Marzuk e por que sua resposta à consulta de Ballenger tinha
autoridade sobre tal questão? No processo de responder a estas perguntas eu
dediquei-me a uma pesquisa bastante ampla em websites caraítas e
recebi as seguintes informações via e-mail:
Sou levado a crer que o relatório de
Ballenger baseia-se em algum tipo de carta de Yusuf Ibrahim Marzuk. Isso
parece-me provável porque houve uma tal pessoa ativa na comunidade caraíta
do Cairo em 1941. Mourad el-Kodsi, em seu livro The Karaite Jews of Egypt
refere-se a Yusuf Ibrahim Marzuk como chefe da Comunidade caraíta nesse
período, conquanto el-Kodsi não faça menção à correspondência com Ballenger.
Na pág. 221 el-Kodsi escreve:
"Yusuf Ibrahim
Marzuk (1882-1952): membro do concílio religioso, então deputado da
comunidade por muitos anos. Às vezes, especialmente nos anos da década de
30, ele era a única autoridade. . . ."
Na pág. 59
el-Kodsi declara que Yusuf Ibrahim Marzuk era "o dirigente executivo da
comunidade" em 1940. Não pode haver dúvida que Yusuf Ibrahim Marzuk
mencionado por el-Kodsi é a mesma personalidade referida por Ballenger" —
Nehemia
Gordon, Jerusalém, Israel.
Confirmação
adicional da pesquisa de Nehemia Gordon ocorre com o Dr. Philip E. Miller,
que escreve: Marzuk era um homem muito instruído, e se
disse que as datas coincidiam, então provavelmente isso se deu.—
Dr. Philip E. Miller,
Librarian, The Klau Library, Hebrew Union College-Jewish Institute of
Religion, New York, NY
CONCLUSÃO
A alegação dos
adventistas do sétimo dia de que os caraítas celebraram o Dia da Expiação um
mês depois dos judeus rabínicos/ortodoxos é meramente um mito institucional
[admitir este erro faria com que esta denominação deixasse de existir por
ter sido fundada sobre esta doutrina]...
22 de outubro de
1844 é uma teoria não-bíblica, historicamente falida, sustentada
simplesmente sobre uma falsa profetisa, Ellen White [Ez 13:7]. Já passou do tempo para
os dirigentes adventistas admitirem a verdade a respeito de 22 de outubro de
1844. Contudo, em vista
do modo como a liderança adventista tem tratado toda outra evidência que
contradiz as crenças adventistas, este pesquisador não prenderá a respiração
na expectativa de tal admissão!
NOTAS:
* As fases
lunares caraítas eram calculadas com base no Ahmed's Moon Calculator
[calculador lunar de Ahmed] do
Dr. Monzur, utilizado pelos caraítas: (https://www.starlight.demon.co.uk/mooncalc/
** As datas de
festivais anuais e jejuns foram calculadas pelo Rabino Magdi Shamuel: (https://www.geocities.org/ SoHo/Atrium/4075/cal98-99.html).
*** As datas
rabínicas foram extraídas de The Jewish Holidays, A Guide & Commentary,
por Michael Strassfeld, pág. 241, Harper & Row, (c) 1985
Traduzido de:
DoveNET, A Christian Theological Resource Center
The Cleveland Bible Commentary, A Christian Theological
Resource
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