Introdução:
Muitas denominações religiosas tem proposto diferentes
interpretações sobre o tema em questão, tentando, por várias maneiras
arrolar seus adeptos entre os 144 mil selados do Apocalipse.
By
CINA
Edição de o Caminho
Os
futuristas, defensores da teoria do rapto secreto, tem defendido que estes
surgirão após a vinda de Yaohushua e serão poderosos pregadores na terra,
dentro do suposto sete anos de domínio sobre a terra.
As chamadas
"Testemunhas de Jeová" advogam que o assinalamento dos 144 mil seja evento
ainda em cumprimento. Qual seria de fato a verdade?
Sinal que
os identificam:
“Então,
ouvi o números dos que foram selados, quer centro e quarenta e quatro mil,
de todas as tribos dos filhos de Yaoshor'ul: ... Depois destas coisas, vi, e eis
grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos,
povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de
vestiduras brancas, com palmas nas mãos.” Ap 7:4,9.
Pontos a
Considerar:
-
Os versos referem-se a dois
grupos grande e totalmente distintos.
-
O primeiro conta com um
número de 144 mil
-
Existe ainda um outro grupo
com uma grande multidão
-
Os 144
mil são compostos exclusivamente de indivíduos das doze tribos de
Yaoshor'ul
-
Os salvos de todas as nações
formam a grande multidão. Aqui pode haver e há yaoshorul'itas naturais, o que
não acontece entre os 144 mil no qual não se incorpora gentio
E
disseram-me o número dos que foram assinalados dessa maneira: foram 144.000,
das doze tribos do povo de Yaoshorúl; 12.000 por cada uma das tribos:
Yaohu’dah, Ro’ul-ibén, Gaóld, Oshór, Neftali, Menashé, Shamiúl, Leví,
Ishochar, Zabulón, Yaohu’saf e Benyamín. Ap 7:4-8
Nos versos de
4 a 8 acima, podemos observar que são selecionados 12 mil de cada tribo,
sendo mencionados a descendência dos filhos de Yaoshor'ul.
Sendo assim,
de que forma alguns tentam agregar pessoas não yaoshorul'itas, ou
estrangeiras dentro
dos 144 mil?
-
Defendem eles que os 144 mil
assinalados não são apenas yaoshorul'itas naturais, mas que se trata também de
Yaoshor'ul espiritual abrindo assim espaço para os estrangeiros.
-
Em muitas passagens da Bíblia
é correto que o crente estrangeiro seja considerado yaoshorul'ita ou judaico;
como um todo [as duas Casas unidas]. No
entanto onde apresenta yaoshorul'ita e yaohudah'itas, no mesmo quadro, devemos
entender pessoas naturais desta ou daquela Casa; lembrando também que a
citação "gentio" se refere - biblicamente (não como hoje é ensinado na
"igreja" que acreditando que o ETERNO errou, precisou "substituir o seu
povo pelo que eles chamam de "gentios", ou seja, nós, os estrangeiros;
leia Rm 11:1-2) - exclusivamente aos descendentes da Casa de Yaoshor'ul
espalhados por entre as nações... Is 9:1; Mt 10:5.
Quem
YAOHUH UL'HIM chamou primeiro?
“Yaohushua enviou estes doze e lhes ordenou, dizendo:
Não ireis pelo caminho das nações, nem entrareis em cidade de samaritanos;
mas ide, antes, às ovelhas perdidas da Casa de Yaoshor'ul;” Mt 10:5.
Observe você que Yaohushua instruiu seus discípulos a irem
até as ovelhas perdidas da Casa de Yaoshor'ul, antes que fossem a outras
pessoas... Nas Escrituras, repito, estes da Casa de Yaoshor'ul são os gentios - Is 9:1.
“E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha
que o hol'Mehushkyah padecesse e, ao terceiro dia, ressuscitasse dos mortos; e. em
seu nome, se pregasse arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as
nações, começando por Yah'shua-oléym.” Lc 24:46,47
Dentre as últimas orientações dadas pelo Mestre, Ele
diz que por Yah'shua-oléym se começasse a pregação do evangelho. O próprio
apóstolo Sha'ul reconheceu este fato. Vejamos:
“Porque não me envergonho do evangelho de Cristo,
pois é o poder de YAOHUH UL'HIM para salvação de todo aquele que crê,
primeiro do judaico e também do grego.” Rm 1:16.
“Mas Sha'ul e Barnabé, usando de ousadia, disseram:
Era mister que a vós se vos pregasse primeiro a palavra de YAOHUH UL'HIM; mas, visto
que a rejeitais, e vos não julgais dignos da vida eterna, eis que nos
voltamos para os gentios.” At 13:46
A prioridade na recepção da mensagem redentora e
aproximação à verdade de YAOHUH UL'HIM foi um privilégio, primeiramente concedido aos
judaicos.
“Ressuscitando YAOHUH UL'HIM a seu Filho Yaohushua, primeiro o
enviou a vós, para que nisso vos abençoasse, e vos desviasse, a cada um, das
vossas maldades.” At 3:26
Ao ser procurado por uma mulher estrangeira, Yaohushua
enfatizou que o pão deveria ser alimento do povo de Yaoshor'ul, não devendo a
princípio ser compartilhado com um povo que não era Seu povo. O evangelho,
segundo a palavra é para salvação primeiro do judaico* e depois do grego
(estrangeiros), veja
o que temos em Mateus 15:22-28.
* Aqui, um termo genérico apontando para
Yaoshor'ul unido (as duas Casas - Ef 2:16).
“E eis que uma mulher Cananéia, que saíra daquelas
cercanias, clamou, dizendo: ó Messias, Filho de Daoud, tem misericórdia de mim,
minha filha está miseravelmente endemoninhada. Mas Ele não lhe respondeu
palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo:
Despede-a, que vem gritando atrás de nós. E ele, respondendo, disse: Eu
não fui enviado senão às ovelhas perdidas da Casa de Yaoshor'ul. Então
chegou ela e adorou-o, dizendo: o Messias socorre-me. Ele porém, respondendo,
disse: Não é bom pegar o pão dos filhos e deitá-los aos cachorrinhos.
E ela disse: Sim,o Messias, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que
caem da mesa dos seus donos. Então , respondeu-lhe Yaohushua e disse-lhe: Ó
mulher, grande é a tua fé. Seja isso feito para contigo, como tu desejas. E,
desde aquela hora, a sua filha ficou sã”.
Nota de oCaminho: Quando
Yaohushua veio e afirmou que estava fazendo isto pela Casa
de Israel/Yaoshor'ul, estava ciente que a Casa de Yaohu'dah
já estava ali reunida; faltava a outra Casa (Yaoshor'ul) que
profeticamente havia sido espalhada por entre as nações...
Seu objetivo era, portanto, cumprir as profecias sobre a
união das duas Casas!
As palavras
de Yaohushua confirmam o escrito do apóstolo Sha'ul. Antes de nós,
achegarmo-nos à palavra da salvação e encontrarmos o acesso, o israelita
recebeu as dádivas de YAOHUH UL'HIM;
“Qual é, logo, a vantagem do judaico? Ou qual a
utilidade da circuncisão? Muita, em toda maneira, porque, primeiramente, as
palavras de YAOHUH UL'HIM lhe foram confiadas” Rm 3:1,2
“Porque eu mesmo poderia desejar ser separado de
Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne; que
são yaoshorul'itas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e os concertos,
e a lei, e o culto, e as promessas; dos quais sãos os pais, e dos quais é
Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, YAOHUH UL'HIM bendito eternamente.
Amnao” Rm 9:3-5.
A Palavra sendo primeiramente anunciada aos
yaoshorul'itas,
mostra-nos que a princípio a Kehiláh foi formada exclusivamente de judaicos e
demais yaoshorul'itas. Estes são tidos como os primeiros frutos da pregação do
evangelho do reino.
“E olhei, e eis que estava o Cordeiro sobre o monte
Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que em sua testa tinham
escrito o nome dele e o de seu Pai... Estes são os que seguem o Cordeiro
para onde quer que vai. Estes são os que dentre os homens foram comprados
como primícias para YAOHUH UL'HIM e para o Cordeiro.” Ap 14:1, 4
Por primícias entendemos que seja os primeiros
frutos colhidos. A Bíblia mostra-nos que os primeiros frutos entre os
remidos pelo sangue do cordeiro dizem respeito aos yaoshorul'itas, a quem
Yaohushua
disse que primeiro deveria ser anunciado o evangelho, e de quem o apóstolo
falou como os primeiros receptores da mensagem. Sendo assim, como poderíamos
ter ainda no último século pessoas que façam parte dos 144 mil assinalados?
CRESCE A KEHILAH DA COMUNIDADE DE ISRAEL
Na festa
israelita que celebrava as primícias da colheita, o Pentecostes, estavam
presentes pessoas (judaicos e gentios*) de vários lugares, a quem
Kafós, cheio do
Santo Espírito ,
dirigiu palavras dizendo:
“Varões yaoshorul'itas, escutai estas palavras: a
Yaohushua, dos Nudtzoróth’dins, varão aprovado por YAOHUH UL'HIM entre vós com maravilhas, prodígios e
sinais, que YAOHUH UL'HIM por Ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis”
At 2:16-22
*Nota de oCaminho: devemos, pelo contexto,
discernir se Yaoshor'ul é uma referencia à Casa de Yaoshor'ul ou a
Yaoshor'ul como um
todo, ou seja, a nação de Yaoshor'ul formada pelas Casa de Yaoshor'ul + Casa de
Yaohu'dah.
Aqui o
apóstolo esclarecia o que houvera predito o profeta Joel/Yao'ul, e desta pregação
resultou o ingresso na Kehiláh de quase três mil vidas (judaicas).
“E disse-lhes Kafós: Arrependei-vos, e cada um de
vós seja batizado em Nome de Yaohushua hol'Mehushkyah para perdão dos pecados, e
recebereis o dom do santo Espírito . Porque a promessa voz diz respeito a
vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos
Yaohushua,
nosso Messias; chamar: E com muitas outras palavras isto testificava e os
exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. De sorte que foram batizados os que de
bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três
mil almas.” At 2:38-41
Deste ponto em diante a Kehiláh crescia constantemente:
“... louvando a YAOHUH UL'HIM e caindo na graça de todo o
povo. E todos os dias acrescentava o Messias à igreja aqueles que se haviam
de salvar.” At 2:47.
À media que os discursos eram feitos, a Kehiláh crescia
em número de integrantes yaoshorul'itas [judaicos e gentios (yaoshorul'itas)].
“Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e
chegou o números desses homens a quase cinco mil.” At 4:4.
Os sinais e prodígios, feitos pelo apóstolos, fazia
crescer o número dos que se juntavam ao número dos componentes da Kehiláh
primitiva.
“E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o
povo pelas mãos dos apóstolos. E estavam todos unanimemente no alpendre de
Shua'olmoh. Quanto aos outros, ninguém ousava ajuntar-se com eles; mas o povo
tinha-os em grande estima. E a multidão dos que criam no Messias, tanto
homens como mulheres, crescia cada vez mais.” At 5:12-14.
“Ora, naqueles dias, crescendo o números dos
discípulos,... E crescia a palavra de YAOHUH UL'HIM, e em Yah'shua-oléym se multiplicava
muito o número dos discípulos, e grande parte dos sacerdotes obedecia a fé.”
At 6:1,7
Entretanto, a Oholyáo vivia em paz em toda a
Yaohu’dah, Galiléia e Shuamor’yaohuh, crescendo com força e em número. Os
crentes aprendiam a caminhar no temor de UL e na força do RÚKHA HOL’KODSHUA
(YAOHUH, o Santo). At 9:31.
Deste ponto em diante, as portas da Kehiláh se abrem
para os povos convertidos. No entanto, não significa que nenhum israelita
(judaico e gentio)
não mais pudesse salvar-se, mas um endurecimento do povo de Yaoshor'ul, conforme
a predição do apóstolo Sha'ul, em sua carta aos Romanos no capítulo 11,
propiciou a abertura para que nós - nações - pudéssemos ser enxertados na oliveira, e
desta forma, passássemos a estar revestidos de Cristo, como descendência de
Abrul'han, e herdeiros da promessa.
Este grandioso crescimento da Kehilah deu-se em cerca
de trinta anos e dentro deste período aconteceu o assinalamento dos 144 mil
yaoshorul'itas descritos no Apocalipse.
O fim do assinalamento dos 144 mil marca o início do
endurecimento de Yaoshor'ul, no que diz respeito à aceitação do evangelho. Este
endurecimento perdura até o retorno do hol'Mehushkyah, quando houver entrado a
plenitude dos gentios (yaoshorul'itas). Rm 11:25,26
Como nação Yaoshor'ul está endurecido, o que não impede que
individualmente, um israelita (nação) aceite a Yaohushua hol'Mehushkyah. A partir deste endurecimento começou a formação da
grande multidão.
ISRAEL E KEHILAH (IGREJA): DOIS POVOS?
Absolutamente
que não! O judaísmo dos dias de Yaohushua estava decadente e a mensagem do
Mestre e seus apóstolos trouxe-lhes plena restauração. Note que estava nos
planos de YAOHUH UL'HIM reconstruí-lo para que o caminho às nações pudesse ser
aberto:
“Depois
disto, voltarei e reedificarei o tabernáculo de Daoud, que está caído;
levantá-lo-ei das suas ruínas e tornarei a edificá-lo. Para que
o resto dos homens busque ao Messias; e também todos os
gentios sobre os
quais o Meu Nome é invocado, diz o o Messias que faz todas estas coisas.” At 15:16,17
- Nações e gentios (yaoshorul'itas)!
Em Cristo,
o tabernáculo foi restaurado. Assim, a Kehiláh não é uma nova instituição,
mas a reconstrução do judaísmo puro e a continuidade dos planos divinos que
começaram em Abrul'han (MT 16:18). A Kehiláh verdadeira foi e é a única e legítima
representante de YAOHUH UL'HIM e Sua obra.
Importante: O sistema levítico ou aarônico para
expiação do pecado, bem como a lei mosaica relacionada a este, chegou ao
fim com o sacrifício real e definitivo de Yaohushua, o verdadeiro Cordeiro que
tirou o pecado do mundo. O sacerdócio que passou a vigorar a partir da cruz
é o de Molkhi-Tzaodóq, no qual Yaohushua foi constituído Sumo Sacerdote.
Daí por diante, mesmo que os judaicos prosseguissem
sacrificando animais, estes sacrifícios já não tinham nenhum efeito no plano
de salvação. A sombra, o típico, já estava extinto, dando lugar ao real.
Esta é uma grande diferença entre o povo de Yaoshor'ul que permanece endurecido
- inclusive esperando a reconstrução do templo para poderem VOLTAR a
sacrificar -
e o verdadeiro Yaoshor'ul, o verdadeiro judaísmo que cumpre os planos de
YAOHUH UL'HIM, a Kehiláh (IGREJA).
Na vinda de Yaohushua como rei, os olhos dos judaicos
naturais, serão abertos. Ao receberem o Rei e hol'Mehushkyah, em
Yah'shua-oléym, no
momento de aflição, reconhecerão que se trata do próprio Yaohushua a quem
rejeitaram durante todos estes séculos.
SITUAÇÃO DOS GENTIOS [REMANESCENTES DA CASA DE
ISRAEL] e DE NÓS, os DAS NAÇÕES
“Portanto, lembrai-vos de que vós, noutro tempo,
éreis gentios na carne e chamados incircuncisão pelos que, na carne, se
chamam circuncisão feita pela mãos dos homens; que, naquele tempo, estáveis
sem Cristo, separados da comunidade de Yaoshor'ul e estranhos aos
concertos da promessa, não tendo esperança e sem YAOHUH UL'HIM no mundo.” Ef
2:11,12
Note que os gentios chamados incircuncisão (não
circuncidados) estiveram sem YAOHUH UL'HIM, sem
esperança e, assim, sem direito às promessas feitas a Abrul'han e seus descendentes, e
sobretudo, separados da comunidade de Yaoshor'ul. Ora, se estavam separados da
comunidade de Yaoshor'ul, fica evidente que Yaoshor'ul sempre foi o canal utilizado
por YAOHUH UL'HIM para salvar e executar Seus planos e promessas. Observe que em
Cristo e consequentemente na Kehiláh, os gentio são incorporados na
comunidade de Yaoshor'ul. Sendo assim, concluímos que a Kehilah não é uma
comunidade estranha, mas sim o verdadeiro Yaoshor'ul.
“E, se sois de Cristo, então, sois descendentes de
Abrul'han e herdeiros conforme a promessa.” Gl 3:29. Para maiores detalhes você pode ler Efésios 2:13-22
Vale lembrar mais uma vez que Yaoshor'ul foi endurecido por
YAOHUH UL'HIM, cumprindo um propósito Divino, onisciente de suas escolhas... Desde então, como nação, este povo
permanece endurecido, o que nos permitiu, ser enxertados até que a plenitude
dos gentios haja entrado. Quanto a esta verdade não podemos permanecer ignorantes,
considerando a misericórdia do Pai para conosco.
Para estar bem esclarecido podemos ler as palavras de
Sha'ul em Rm 11:1,7,8,11,25,26 e Rm 9:27. Na vinda do
hol'Mehushkyah, Yaoshor'ul se converterá ao Messias e de suas impiedades serão purificados.
A GRANDE MULTIDÃO
Conforme já
mencionado, YAOHUH UL'HIM planejou a reedificação do Tabernáculo de
Daoud. Isto
deu-se com a organização e estabelecimento da Kehilah, o que possibilitou o
ingresso dos gentios convertidos à comunidade de Yaoshor'ul, como igreja, assim
como nós, os das nações... Outras citações
Bíblicas confirmam este propósito de YAOHUH UL'HIM.
“Como também diz em Oséias: Chamarei meu povo ao que
não era meu povo; e amada, à que não era amada.” Rm 9:25
“Vós que, em ouro tempo, não éreis povo, mas agora,
sois povo de YAOHUH UL'HIM; que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora,
alcançastes misericórdia.” I Pd 2:10
Com o centurião Cornélio e os seus, os gentios,
convertidos passaram a ser participantes da Kehiláh, não mais como
estrangeiros, mas como membros da família de YAOHUH UL'HIM.
“Assim que já sois estrangeiros, nem forasteiros,
mas concidadãos dos Santos e da família de YAOHUH UL'HIM; edificados sobre o
fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Yaohushua hol'Mehushkyah é a
principal pedra da esquina;” Ef 2:19,20
Observe que desta forma os gentios estavam no mesmo
fundamento de Yaoshor'ul, pois como pertencentes à Casa de Yaoshor'ul, deveriam
ceder ao propósito divino de is juntar à Casa de Judá. Fazendo de dois
povos, um, novamente - Ef 2:14.
“E abrindo Kafós a boca, disse: Reconheço, por
verdade, que YAOHUH UL'HIM não faz acepção de pessoas; mas que lhe é agradável aquele
que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.” At 10:35
“Na verdade, até aos gentios deu YAOHUH UL'HIM, o
arrependimento para a vida.” At 11:18
O
endurecimento do Yaoshor'ul - nação - em relação a hol'Mehushkyah, acabou por torna-lo uma pedra
de tropeço para eles, uma vez que como nação não mais o reconheceriam, até
que novamente Ele volte como Reis dos Reis.
“Pelo que também na Escritura se contém: Eis que
ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela
crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas,
para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram, essa foi a
principal da esquina; e uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para
aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também
foram destinados.” IPÊ 2:6-8
Mas Yaoshor'ul, que buscava a lei da justiça, não chegou
à lei da justiça. Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras
da lei. Tropeçaram na pedra de tropeço, como está escrito: Eis que eu ponho
em Sião uma pedra de tropeço e uma rocha de escândalo; e todo aquele que
crer nela não será confundido.” Rm 9:31-33
“A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se
cabeça de esquina.” Sl 118:22, Is 28:16
Mas vale recordar o que estudamos a pouco. Tropeçaram
para que caíssem? De modo nenhum, mas pela sua queda abriu-se a nossa
oportunidade, conforme disse o apóstolo Sha'ul aos Rm. E assim será até
que se dê a restauração completa de Yaoshor'ul com Cristo, na sua vinda, quando
a nação de Yaoshor'ul chorará e se converterá ao Messias.
Amnao!
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